As variedades de cereja mais resistentes à geada nos Urais e na Sibéria.

Cerejas

O clima rigoroso além dos Montes Urais não é ideal para o cultivo de uma fruta que exige tanto calor quanto a cereja. Mas os jardineiros são pacientes; eles experimentam, tentam e obtêm bons resultados. Foram desenvolvidas variedades de cereja que frutificam nos Urais e na Sibéria e sobrevivem com sucesso aos invernos rigorosos. Os catálogos dos fabricantes oferecem descrições detalhadas e fotos de variedades resistentes à geada, então, com os cuidados adequados, você poderá se deliciar com uma frutinha doce e saborosa.

Características do cultivo de cerejas nos Urais e na Sibéria

A região é conhecida por seus invernos rigorosos e verões curtos. No entanto, as diferenças climáticas entre as diversas regiões dos Urais e da Sibéria são bastante notáveis. O clima da Sibéria Oriental é rigoroso, com temperaturas que frequentemente atingem -45ºC a -50ºC, o que exige a seleção de variedades resistentes à geada, com formatos específicos e uma cuidadosa consideração da proteção contra geadas. A Sibéria Ocidental e os Urais têm climas ligeiramente mais amenos, mas ainda assim experimentam temperaturas excepcionalmente baixas, e os invernos são longos e rigorosos.

O calor constante chega tarde e o risco de geadas recorrentes é alto. Os jardineiros levam esse fator em consideração ao escolher variedades resistentes às geadas da primavera, com floração tardia, mas maturação precoce. Os verões são curtos, frequentemente quentes e com pouca chuva. As cerejeiras precisam de tempo para florescer sem serem atingidas por geadas recorrentes e produzir uma colheita rapidamente.

Observação!
As variedades de árvores frutíferas para essas regiões devem ser distinguidas não apenas pela alta resistência ao inverno dos botões florais, mas também da própria madeira.

Selecione espécies geneticamente modificadas para formar uma copa pequena. Árvores com 4 a 5 metros de altura são inerentemente suscetíveis ao congelamento e, portanto, inadequadas para plantio. As variedades adequadas devem tolerar bem a poda ou pertencer ao grupo rasteiro (decompositor), que pode ser facilmente coberto durante o inverno.

Variedades de cereja para a região dos Urais e Sibéria.

As variedades são classificadas de acordo com as seguintes características:

  • cor da fruta (amarela, vermelha, rosa);
  • Época de maturação das cerejas (precoces, semiprecoces, semi-tardias, tardias). As cerejas precoces amadurecem em meados de junho, enquanto as cerejas tardias estão prontas para a colheita no final de julho ou início de agosto;
  • De acordo com a altura do tronco, é aconselhável escolher variedades de porte baixo, utilizando a técnica de condução em arbusto, e também cultivar variedades rasteiras.

As características e descrições fornecidas são provisórias, pois os períodos de floração e frutificação variam dependendo das condições climáticas e dos cuidados. Segundo jardineiros, se a rosa-brava (Rosa canina) crescer espontaneamente em determinada área, a árvore frutífera certamente produzirá uma colheita abundante.

As melhores variedades de cereja para as regiões dos Urais e da Sibéria.

O principal critério na escolha de uma variedade de cereja para plantio na Sibéria e nos Montes Urais é a resistência ao inverno. Variedades que frutificam com sucesso no sul, devido às suas características, não terão um bom desempenho em climas rigorosos. Portanto, os melhoristas se concentraram principalmente no desenvolvimento de variedades resistentes à geada.

Os cientistas da Estação de Melhoramento de Bryansk (um grupo liderado por M.V. Kanshina) estão realizando um extenso trabalho, tendo conseguido desenvolver variedades de frutas, incluindo cerejas colunares, que podem suportar com sucesso temperaturas tão baixas quanto -30ºC a -35ºC.

O grupo de variedades precoces inclui:

  • Eu coloco A primeira colheita ocorre no 4º ou 5º ano de cultivo. Os frutos são de tamanho médio, em formato de coração e de cor vermelho-escura, tornando-se carmesim, quase pretos, quando muito maduros. Toleram bem invernos rigorosos, mas necessitam de proteção. A fruta é utilizada para processamento. A cereja Iput é considerada uma das melhores variedades para a produção de suco.
  • Fatezh – nomeada em homenagem a uma cidade na região de Kursk. Inscrita no Registro Estadual (desde 2001), recomendada para plantio na região Noroeste. Características: alta resistência ao frio na madeira, resistência média das gemas; tolerância à seca; autoincompatível. A primeira colheita de frutos ocorre no quarto ano. Os frutos são vermelho-amarelados, ligeiramente achatados e têm um sabor agradável;
  • Variedade de cereja preta Leningrad
  • A cerejeira Krasnaya Gorka é de porte baixo, atingindo de 2 a 2,5 metros de altura. Possui copa densa e requer poda regular. É extremamente resistente ao inverno (até -33ºC), raramente congelando, e a árvore se recupera rapidamente. Necessita de polinizadores (Raditsa, Ovstuzhenka). Os frutos são dourados com um tom púrpura, pesam de 4 a 6 g e têm um sabor agradável.
  • Chermashnaya – as bagas amadurecem em meados de junho. Os frutos são amarelos com um leve tom rosado, pesando de 3 a 5 g. A polpa é suculenta e doce, e o caroço é fácil de remover. A madeira é resistente a baixas temperaturas, mas os botões são mais vulneráveis;
  • Mayskaya é uma árvore com frutos pequenos (2-4 g) com uma "linha divisória". A cor é vermelho escuro. A polpa é densa e ligeiramente doce. Esta variedade não é adequada para processamento; é consumida fresca.
  • Ovstuzhenka é uma variedade de cereja muito conhecida entre os jardineiros. Produz uma boa colheita de frutos, que são de cor rubi, suculentos e têm polpa macia. Pesam de 4 a 6 g e amadurecem em meados de junho. Requer polinizadores (Tyutchevka, Iput).

As variedades cultivadas em Bryansk e Moscou se destacam pela maior resistência à geada e pelo excelente sabor. Nem todos acreditam que essa baga suculenta e doce tenha sido cultivada na Sibéria ou nos Montes Urais.

Das variedades de cereja de meia estação, as seguintes são adequadas para os Urais, Sibéria e Extremo Oriente:

  • A teremoshka é uma pequena árvore com ramos arredondados. Os frutos pesam de 5 a 6,6 g, são vermelho-escuros e doces. O caroço se separa facilmente da polpa e a pontuação de sabor é 4,7 na escala de degustação.Variedade de cereja Teremoshka
  • Annushka é uma variedade resistente ao frio. Produz brotos retos e ligeiramente engrossados ​​que formam uma copa arredondada. As folhas são grandes e verde-claras. A frutificação começa no 4º ou 5º ano. Os frutos são redondos, de cor vinho e têm polpa suculenta. Peso: 4-6 g. Sabor: 4,9 pontos.
  • "Memória de Astakhov" é uma nova variedade de cereja de frutos grandes, incluída no Registro Estadual em 2014. A árvore cresce até 3-4 metros e produz uma boa colheita de frutos em qualquer estação do ano. Os frutos são vermelho-rosados, pesam de 6 a 8 gramas e são deliciosos. Jardineiros das regiões dos Urais e da Sibéria elogiam bastante esta variedade, destacando sua resistência a baixas temperaturas (até -32ºC). Para a polinização, plante cerejas das variedades Iput, Ovstuzhenka ou Revna nas proximidades.
  • Adelina – produz frutos vermelhos escuros em forma de coração. Destinada à sobremesa. Autoincompatível com o cultivo em madeira, resistente ao inverno.

No final do mês, mais próximo do início de agosto, amadurecem as bagas das seguintes variedades:

  • Odrinka – desde 2004, a variedade está incluída no Registro Estadual. Esta cereja amadurece tardiamente, produzindo bagas grandes (até 7 g), redondas, com um funil estreito e pontos visíveis no centro. Sabor – 4,7 pontos (de um máximo de 5). A cor da fruta é carmesim e a polpa é suculenta. A frutificação começa no quinto ano;
  • A Bryanochka é uma árvore de porte médio com copa esparsa. Os frutos pesam de 4 a 5 g, têm sabor intenso e um pequeno caroço. Segundo uma avaliação de sabor, o sabor é 5 de 5. Para a polinização, é melhor plantar a variedade Tyutchevka.
  • variedade de cereja revna
  • Michurinskaya Late – uma variedade de crescimento rápido que produz bagas vermelho-escuras. A casca do fruto é firme, tornando-o adequado para transporte. Peso: 4-6 g;
  • A Tyutchevka forma uma pequena árvore com uma bela copa arredondada. A frutificação começa no quinto ano, com colheitas abundantes a partir do décimo ano de cultivo. Necessita de polinizadores (Raditsa, Iput). Tolera geadas até -25ºC; em temperaturas abaixo de -30ºC, os botões podem congelar. Os frutos pesam de 5 a 7 g, são redondos e vermelho-escuros com manchas. A polpa carnosa e doce exala suco. Os frutos são adequados para transporte.
  • A variedade Bryanskaya Rozovaya (Bryanskaya Rosa) está inscrita no Registro Estadual desde 1993. A árvore é de porte médio, com copa piramidal. Os frutos redondos pesam de 4 a 6 g, são amarelos com pintas roxas e o suco é incolor. O sabor é levemente ácido. Adequada para todos os tipos de preparo.
  • Veda – uma cerejeira doce adicionada ao Registro Estadual em 2009. Uma variedade versátil, seus frutos amadurecem tardiamente (no início de agosto), pesam de 4,8 a 5,1 g e têm um sabor rico e doce. Esta cerejeira requer muita água e pode suportar temperaturas de até -30ºC.

Entre as saborosas variedades resistentes ao inverno, destacam-se: Pervenets, Pervaya Lastochka, Kordia, Pink Pearl e Surprise.

Cerejeiras na Sibéria e nos Urais: plantio e cuidados.

De modo geral, as práticas de plantio e cultivo para esta cultura são padronizadas. No entanto, devido ao clima, certas nuances de cultivo devem ser levadas em consideração e as recomendações de melhoristas e jardineiros experientes devem ser seguidas. É essencial enxertar a cultura em um porta-enxerto específico (resistente à geada, adaptado às condições locais) e adquirir as mudas apenas de viveiros ou colecionadores.

Reunimos informações úteis sobre variedades de cereja e experiência de plantio na Sibéria e nos Urais, juntamente com estatísticas. Com essa experiência e essas dicas, você pode evitar erros e obter uma colheita saudável mesmo em regiões agrícolas de risco.

Preparação do local

Essa cultura do sul é exigente no que diz respeito ao plantio. Para garantir uma boa colheita, escolha um local ensolarado e protegido de ventos frios e correntes de ar.

Observação!
O nível da água subterrânea não deve ultrapassar 2 a 2,5 metros.

Não deve haver buracos ou áreas baixas nas proximidades; as próprias árvores devem ser plantadas em terrenos elevados. As cerejeiras não toleram rega excessiva, reagindo imediatamente ao excesso de umidade com crescimento atrofiado. A alta umidade do solo pode fazer com que o colo da raiz fique encharcado, causando o apodrecimento do tronco, o que, em última instância, leva à morte das árvores.

O solo deve ser solto, permeável e fértil. As cerejas preferem solos pretos, franco-argilosos ou franco-arenosos. O pH não deve ser inferior a 5,5. Solos ácidos devem ser tratados com calagem e farinha de dolomita. Os seguintes tipos de solo não são adequados para o plantio:

  • áreas argilosas;
  • turfeiras;
  • solos ácidos.

Para minimizar os efeitos de condições adversas, recomenda-se plantar árvores perto de um corpo d'água. Se o solo do local não for adequado para o plantio, prepare uma mistura de solo rica em nutrientes para a cova. Calcule o volume considerando que a planta crescerá com o tempo e suas necessidades nutricionais aumentarão.

Jardineiros com terrenos baixos devem instalar sistemas de drenagem e criar pequenos montes para as cerejeiras. Coloque placas de ardósia nos buracos de plantio para proteger o sistema radicular do excesso de água.

Prepare o local e a cova de plantio no outono, adicionando fertilizante. Não deixe a cova sem solução nutritiva até a primavera, pois a neve derrete e levará muito tempo para secar. A solução nutritiva deve ser:

  • estrume bem curtido ou composto;
  • húmus (1-1,5 baldes);
  • cinzas de madeira (1-1,5 litros);
  • superfosfato (100-150 g).

Em solos densos, adicione de 8 a 10 litros de areia de rio à mistura.

Época ideal para plantar cerejas

As mudas de cerejeira preparadas são plantadas. Na primavera, o plantio no outono está fora de questão. No entanto, como o risco de geadas recorrentes nessas regiões permanece até o final de maio ou início de junho, o trabalho está planejado para começar somente em meados de maio.

Aguarde até que a neve derreta completamente e o solo aqueça antes de plantar. Escolha arbustos com 1 a 2 anos de idade, sem danos na casca, nos galhos ou nos brotos da copa. A copa deve conter de 3 a 5 galhos, cada um com pelo menos 35 a 40 cm de comprimento.

Observação!
Se possível, escolha mudas de caule baixo ou com hábito rasteiro. Essas árvores serão mais fáceis de proteger durante o inverno nos primeiros anos de adaptação e estabelecimento.

Plantio: as principais etapas

Assim que o tempo esquenta, começa o plantio. As cerejeiras são plantadas de acordo com o padrão tradicional:

  • Em um buraco preenchido com uma mistura nutritiva, faça uma depressão grande o suficiente para acomodar as raízes da árvore;
  • Mergulhe as raízes em um estimulador de crescimento (respeite o tempo indicado nas instruções);
  • Coloque a muda no buraco e endireite as raízes;
  • Polvilhe com terra, compacte-a levemente e regue abundantemente.

O colo da raiz não deve ser enterrado profundamente. Deve ficar nivelado com o solo ou ligeiramente acima. Jardineiros experientes recomendam posicionar a muda em um ângulo, o que facilitará cobri-la no outono antes do inverno.

Cuidando da plantação

Após o plantio, a muda recebe cuidados completos. Ao contrário do que se imagina, as cerejeiras, que adoram calor, não exigem cuidados complexos. Os passos básicos são:

  • rega;
  • poda;
  • fertilização (não necessária no ano do plantio);
  • tratamentos preventivos;
  • cobertura morta.

As normas e a frequência de rega, bem como os tipos de fertilizantes aplicados, são determinados pelas condições específicas de cultivo da cultura, pela condição e idade da árvore.

Rega

Embora os verões na Sibéria sejam curtos, costumam ser quentes. Portanto, a rega regular e o monitoramento da umidade do solo são essenciais para esta planta que aprecia umidade. Evite o excesso de umidade e o ressecamento do solo. O primeiro faz com que as cerejeiras percam suas flores, enquanto o segundo leva ao apodrecimento da coroa e das raízes.

Observação!
Para manter o equilíbrio de umidade no solo, utiliza-se cobertura morta, colocando-a na área ao redor do tronco da árvore.

Se não houver cobertura morta, afofe a terra ao redor da árvore. É aconselhável aumentar a irrigação durante a época de floração das cerejeiras, pois isso aumentará a produção.

Fertilização

Durante o primeiro ano após o plantio, as cerejeiras não necessitam de fertilização adicional. A árvore se desenvolve bem com o fertilizante adicionado ao solo na cova de plantio. Posteriormente, as plantas são fertilizadas a cada estação com as seguintes soluções nutritivas:

  • Na primavera, são aplicados fertilizantes complexos (nitrofosfato);
  • Em pleno verão, adiciona-se superfosfato ao solo;
  • Ao final do período de verão – monossulfato de potássio, cinzas de madeira.

Ao cultivar cerejas em solos arenosos, pode-se adicionar matéria orgânica. Em todos os outros casos, esterco ou composto não devem ser adicionados. A experiência mostra que a suplementação de nitrogênio estimula o crescimento vigoroso da folhagem. Embora os brotos cresçam rapidamente, a lignificação é inibida. Isso tem um efeito prejudicial no desenvolvimento geral e na frutificação da cultura. Portanto, a suplementação de nitrogênio é recomendada apenas no início da primavera, em quantidades limitadas.

cobertura morta

A cobertura morta ao redor das cerejeiras produz bons resultados. Feno e palha são usados ​​para inibir o crescimento de ervas daninhas e reter a umidade.

A cobertura morta protege o solo do congelamento, impede a evaporação imediata da umidade e reflete a luz solar. Cobrir o solo com aparas de grama ou serragem substitui o revolvimento, simplificando a manutenção das plantas.

poda formativa

A cerejeira é uma árvore alta, mas na Sibéria e nos Urais, isso representa uma séria desvantagem. Essas árvores altas e vigorosas não podem ser protegidas durante o inverno, por isso a poda é utilizada para limitar o crescimento dos galhos.

Características da poda:

  • Remova os galhos que crescem em direção ao tronco. Eles não produzem frutos, mas absorvem muitos nutrientes. A poda reduz o estresse na árvore;
  • Corte os ramos laterais, deixando as pontas dos brotos intactas.

Existem várias opções para a formação da coroa:

  • forma rastejante (forma rastejante);
  • De camada única (sem condutor central), em forma de tigela. De 4 a 6 ramos esqueléticos permanecem na árvore;
  • Com poucos níveis, são formados três níveis, com um espaço de aproximadamente 60 a 80 cm entre eles.

Para retardar o crescimento dos ramos, remova o condutor, corte as áreas espessadas e os brotos deformados.

Observação!
Árvores baixas e compactas começam a dar frutos mais rapidamente em climas rigorosos.

Prevenção de doenças e controle de pragas

Um clima rigoroso é um dos fatores que protege as árvores de infecções e ataques de pragas. Nessas condições, as cerejeiras raramente são afetadas por doenças e insetos, embora a pulverização preventiva seja essencial.

Dentre os insetos, os seguintes são perigosos:

  • moscas-serra-da-cereja;
  • pulgão;
  • mosca-da-cereja;
  • Escala falsa de cereja.

Para prevenção, utilizam-se compostos biológicos (Fitoverm, Lepidocide) que não contêm toxinas nocivas. A vantagem desses inseticidas é que podem ser usados ​​conforme a necessidade, inclusive durante a floração e frutificação, sem o risco de prejudicar as árvores ou os insetos polinizadores. Em casos severos, o Actellic é eficaz contra as pragas, mas a pulverização das plantações com o composto deve ser feita somente após a colheita.

doenças da cerejaAs principais doenças das cerejas incluem:

  • coccidiose;
  • Clusterosporiose;
  • moniliose;
  • Queimadura bacteriana.

Para pulverização preventiva, utilize calda bordalesa (1%) e Horus (antes da floração). Para tratamento, pulverize as cerejeiras com Fitosporina e Tricodermatina aos primeiros sinais de infecção.

Os fungicidas químicos são eficazes, mas não seguros. É importante seguir as instruções, o momento certo para a aplicação e o período de formação e maturação dos frutos. O ideal é prevenir um surto, pois a doença se espalha rapidamente em verões quentes e com alta umidade, tornando muito mais difícil curar a árvore do que preveni-la.

Para aumentar a imunidade e a resistência ao estresse, recomenda-se o tratamento com Epin e Zircão. As cerejeiras devem ser pulverizadas após a frutificação, mais próximo do outono. As árvores tratadas suportam melhor o frio e os longos invernos nas condições adversas dos Urais e da Sibéria.

Preparando cerejas para o inverno

Um inverno longo representa um sério desafio para esta cultura que adora calor. Sem proteção e preparo, as cerejas não sobrevivem à geada e morrem. Portanto, os preparativos para o inverno começam já em agosto.

Principais eventos:

  • Dobrar os galhos das árvores até o chão. Esse método facilita a cobertura das plantações antes da chegada do frio;
  • Poda oportuna dos brotos e ramos da cerejeira;
  • Remova os brotos superiores se ainda não estiverem maduros. O grau de maturação é determinado pela lignificação; é importante que os brotos cheguem ao inverno fortes e lignificados. A poda apical acelera o processo e aumenta a resistência da árvore à geada.
  • Pulverizar (desfolhar) as folhas caso elas não tenham caído até meados de setembro. Aplicar uma solução de sulfato ferroso ou ureia para acelerar a queda das folhas e a formação de botões florais.

Os troncos e galhos das árvores que não se pretende dobrar são caiados com cal permanente. Argila, uma mistura de pimenta e verbasco são adicionadas à cal comum. A pintura com cal é feita após a queda das folhas.

Cultivo de cerejas na Sibéria e nos Urais em forma basal.

Os produtores que desenvolvem novas variedades de cereja resistentes ao inverno observam que as quebras de safra e os danos causados ​​pela geada podem ocorrer em qualquer ano. O clima rigoroso desta região é muito imprevisível, e nem mesmo os cuidados mais cuidadosos conseguem evitar os problemas.

Mas os jardineiros não perdem a esperança e optam pelo método da cerejeira trepadeira. Este método consiste em curvar a árvore em direção ao solo e plantar as mudas em um ângulo de 45 graus. A experiência demonstra que esse método protege as árvores de ventos fortes e geadas, permitindo que sobrevivam ao inverno com sucesso.

Que interessante!
Na Sibéria, o método de cultivo em forma de ardósia é chamado de "na palmilha".

Recomendações:

  • Ao plantar uma árvore, a muda é colocada em um ângulo no buraco de plantio;
  • Faz-se um pequeno monte no buraco e a cerejeira é colocada sobre ele;
  • O colo da raiz não está enterrado;
  • Árvores são plantadas perto de edifícios, cercas e sebes, que servirão de proteção para as cerejeiras trepadeiras.

Os ramos laterais são removidos prontamente, os brotos são encurtados e os ramos principais são curvados para baixo. Vantagens do cultivo rastejante:

  • As cerejas sobrevivem com sucesso ao inverno sob uma camada de neve;
  • Não há flutuações de temperatura, portanto as árvores estão em condições confortáveis;
  • Na primavera, as cerejeiras despertam na hora certa e começam a crescer rapidamente;
  • Os ramos localizados perto da superfície do solo aquecem mais rápido e melhor no verão, o que leva a um aumento da produção;
  • A madeira das árvores trepadeiras amadurece mais rápido, não sendo necessário podar os rebentos no final do verão;
  • É mais fácil cuidar dessas plantações do que de árvores verticais;
  • Cerejeiras cultivadas em bordas são menos suscetíveis a infecções e insetos.

Segundo os jardineiros, colhem-se mais frutos de cerejas cultivadas desta forma.

Erros comuns que os jardineiros cometem

Ao cultivar cerejas, até mesmo jardineiros experientes cometem erros em suas técnicas de cultivo, sem falar daqueles que estão começando agora. Aqui estão alguns erros comuns:

  • Seleção incorreta de variedades. Não existem variedades de cerejeiras adequadas para os Urais e a Sibéria; foram desenvolvidas variedades apropriadas para o cultivo e que se destacam pela resistência ao inverno. Estas devem ser priorizadas, mas é imprescindível garantir cuidados rigorosos.
  • violações da tecnologia agrícola;
  • A falta de conhecimento sobre as especificidades da cultura, os princípios de formação da copa e o cultivo em forma trepadeira. Ao decidir plantar uma cerejeira, é necessário estudar a literatura especializada, aprender com as experiências de outros jardineiros e considerar as recomendações dos produtores.
  • Violações na rotação de culturas na parcela. Cerejeiras são plantadas após macieiras e pereiras, excluindo culturas predecessoras como cerejeiras e ameixeiras;
  • Solo inadequado no local de plantio.

As primeiras colheitas plenas começam a aparecer após aproximadamente 4 a 5 anos (desde que as práticas agrícolas sejam adequadas e os cuidados sejam bons). Portanto, a paciência é essencial, e os resultados certamente serão satisfatórios.

Avaliações

Oleg, Satka

Meus pais têm várias cerejeiras crescendo em sua dacha. Meu pai sonha com uma colheita farta, mas até agora a safra não tem sido particularmente abundante. As bagas são doces e deliciosas, no entanto. Cultivamos Chermashnaya e Iput, mas não experimentamos outras variedades. No inverno, cobrimos as árvores com fibra agrícola, construímos uma estrutura e escondemos as copas. Claro, as bagas não têm o mesmo sabor das do sul, mas ainda assim as apreciamos.

Irma, Kurgan

A variedade Leningradskaya Chernaya está crescendo no meu jardim há três anos. Floresceu na primeira temporada e já deu frutos. Estou feliz como uma criança, ansiosa para colher minhas próprias amoras. A árvore já tem dois metros de altura, então a cubro durante o inverno. Eu também tinha outra variedade, a Chkalov, mas ela congelou no primeiro inverno. Acredito que muito depende do local de plantio e das condições climáticas, já que mesmo variedades resistentes ao inverno podem sofrer em circunstâncias imprevistas.

Cultivar cerejas doces na Sibéria e nos Montes Urais é uma tarefa desafiadora. Mas, escolhendo variedades resistentes ao inverno e fornecendo os cuidados adequados às árvores, você pode colher uma bela safra de frutos doces em 5 a 6 anos.

As melhores variedades de cereja para os Urais e a Sibéria.
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates