Para garantir uma boa colheita, os jardineiros utilizam diversos fertilizantes e suplementos que enriquecem as plantas com nutrientes. Para reduzir o custo dos fertilizantes minerais, os produtores de hortaliças frequentemente utilizam matéria orgânica facilmente disponível. Alguns utilizam com sucesso cascas de ovos como fertilizante. As cascas de ovos são uma fonte de cálcio, fósforo e outros elementos, melhoram a estrutura do solo e protegem as plantas de pragas e doenças.
Propriedades úteis das cascas de ovos
O cálcio raramente é encontrado em sua forma pura na natureza. Normalmente, esse elemento químico ocorre como carbonatos e seus sais. Ele é encontrado nessa forma em muitos alimentos. Nas cascas de ovos, o cálcio está presente como carbonato. Essa substância compõe 95% da casca dura do ovo.
Além do cálcio, as cascas de ovos contêm outros 27 elementos químicos. Entre eles:
- carbonato de magnésio;
- fosfato de magnésio;
- potássio;
- enxofre;
- ferro;
- alumínio.
Cascas de ovos trituradas são úteis para alcalinizar o solo. Elas são adicionadas a solos argilosos, pesados e altamente ácidos. Um benefício adicional do uso das cascas de ovos dessa forma é o enriquecimento do solo com microelementos e minerais. As cascas de ovos soltam o solo, melhoram a aeração das raízes das plantas e as saturam com nutrientes.
Graças ao seu teor de cálcio, adicionar cascas de ovo melhora a drenagem do solo. O solo acima não racha e o sistema radicular não é danificado. Muitos jardineiros usam cascas de ovo para repelir pragas ou proteger contra certas doenças.
https://youtu.be/n7c2eKtBURQ
Coleta e preparação de conchas para uso.
Quando cascas de ovos não tratadas são armazenadas em ambientes fechados por longos períodos, desenvolve-se um odor persistente de sulfeto de hidrogênio. Isso é causado pela decomposição da proteína orgânica presente na parte interna das cascas duras. Para evitar esse odor desagradável, pré-trate a matéria-prima utilizando um dos seguintes métodos:
- Antes de serem armazenadas, as cascas de ovos são lavadas em água corrente. Isso remove completamente todas as membranas, vestígios de fezes e outras matérias orgânicas. A lavagem reduz ligeiramente a utilidade das cascas., mas impede a ocorrência de odores desagradáveis.
- Outro método de processamento consiste em assar as cascas no forno por alguns minutos. Esse processo acelera a secagem das cascas duras e facilita a moagem posterior.
Você também pode se interessar por:Depois que as cascas estiverem secas, triture-as até virarem pó usando qualquer método conveniente. Esse pó é ideal para adicionar ao solo ou fazer fertilizante. Para triturar, use um moedor de café, um moedor de carne ou simplesmente esmague-as com um pilão e um almofariz.
As cascas de ovos secas são armazenadas em caixas de madeira ou potes de vidro. Também podem ser colocadas em caixas de papelão ou sacos de papel. Guarde os recipientes em local seco e ventilado. Dessa forma, as propriedades benéficas das cascas de ovos são preservadas por vários anos.
Tintura em cascas de ovos
Essa infusão é frequentemente usada como fertilizante líquido. É adequada para mudas em ambientes internos, plantas de estufa ou ao ar livre e plantas de interior. Grandes pedaços de casca de ovo são usados para fazer esse fertilizante benéfico. É melhor usar cascas de ovos crus, pois elas retêm mais nutrientes.
Preparação do fertilizante passo a passo:
- Encha um frasco de vidro até a borda com metades de conchas.
- O espaço restante é preenchido com água quente.
- O recipiente hermeticamente fechado é deixado em infusão à temperatura ambiente.
- Agite o frasco diariamente. A tintura estará pronta quando o líquido ficar turvo e desenvolver um odor desagradável.
- O produto final é filtrado e diluído com água na proporção de 1:5.
Este fertilizante é usado para regar plantas e mudas. O fertilizante restante pode ser usado para preparar mais 2 ou 3 adubos. Alguns produtores de hortaliças usam neve derretida ou água da chuva em vez de água da torneira comum.
Usando pó de casca de ovo
A casca de ovo em pó é adicionada ao solo ao plantar mudas em seus locais definitivos. Para isso, coloque um punhado de cascas nos buracos preparados, espalhando o pó pelas laterais.
Especialmente Esse tipo de fertilizante é útil para tomates. e pimentões. Protege as plantas jovens da podridão apical. Melões, repolho e berinjelas respondem bem à adição de cascas de ovo. Ao plantar cebolas ou alho, adicionam-se cascas trituradas aos sulcos dos canteiros.
Para reduzir a acidez do solo no outono, adicione farinha de casca de ovo durante o preparo da terra. Adicione uma xícara de farinha por metro quadrado. Para soltar o solo, use uma farinha grossa. As cascas de ovo demoram a se decompor, portanto, esse fertilizante durará vários anos.
https://youtu.be/JlsQpIqHD5Y
Controle de pragas e doenças
Além de enriquecer o solo com nutrientes e melhorar sua estrutura, as cascas de ovos duras são às vezes usadas para repelir pragas e prevenir certas doenças das plantas. Ao plantar repolho, adicionar o pó na cova previne o desenvolvimento da hérnia das crucíferas.
Pedaços grandes de casca de ovo ajudam a controlar lesmas em plantações de hortaliças e frutos silvestres. Para isso, triture os pedaços grandes de casca de ovo e misture-os com partes iguais de carvão vegetal ou cinzas. Distribua a mistura resultante entre as fileiras de canteiros onde as lesmas têm maior probabilidade de aparecer. Os pedaços afiados de casca de ovo podem ferir os corpos delicados das lesmas, fazendo com que elas prefiram encontrar um lugar mais confortável para viver.
Você também pode se interessar por:Além de lesmas, esse método pode eliminar outras pragas que vivem no solo. Colocar pedaços grandes de casca de ovo no buraco ao plantar mudas pode proteger as plantas jovens de grilos-toupeira ou toupeiras.
As cascas de ovos podem ser coletadas regularmente e utilizadas como fertilizante natural. As cascas moídas são úteis para melhorar a estrutura do solo, enriquecendo-o com elementos benéficos e protegendo as plantas de doenças e pragas.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes