A variedade de pepino Eliza F1 é um híbrido produtivo. Está inscrita no Registro Estatal. Apresenta bons rendimentos tanto em campo aberto quanto em estufas. É cultivada em quase toda a Federação Russa, com exceção do Extremo Norte. Também é amplamente difundida na Ucrânia, Moldávia e Bielorrússia. A variedade Eliza é a preferida tanto por agrônomos em fazendas quanto por jardineiros em suas casas de veraneio.
Características do arbusto e do fruto
Os pepinos são variedades indeterminadas. Essas plantas apresentam um grau moderado de ramificação. Cada nó pode apresentar de um a três ovários, predominantemente femininos. As folhas são verde-escuras e não muito grandes. Esta é uma variedade de maturação precoce. A frutificação começa de 60 a 65 dias após o surgimento dos primeiros brotos. As sementes são facilmente encontradas em lojas especializadas. O material de plantio é produzido pela empresa agrícola Gavrish; as sementes são embaladas em sacos de papel impermeáveis.
Os frutos amadurecem rapidamente. Os pepinos têm uma aparência atraente. Esses pequenos frutos podem decorar qualquer mesa, até mesmo uma mesa festiva. Descrição:
- comprimento 6-8 cm;
- formato cilíndrico;
- A pele verde-clara apresenta pequenas protuberâncias com espinhos claros;
- Pequenas faixas claras percorrem toda a extensão.
O fruto tem uma textura firme e crocante. Essa qualidade é normalmente preservada durante o enlatamento e o armazenamento a longo prazo. As crianças adoram os pepinos Eliza por seu sabor doce e suculento. O amargor é raro. O peso médio de um pepino é de 60 a 65 g.
Os frutos podem permanecer amarelos por um longo período após a colheita. Em condições frescas e secas, podem ser armazenados por até 4 a 5 semanas. A polinização por insetos não é necessária.
Características do cultivo
Os pepinos Eliza podem ser cultivados a partir de mudas ou por semeadura direta. Ao plantar sementes para obtenção de mudas, é necessário realizar um teste de germinação. Para isso:
- Dissolva 1 colher de chá de sal em um copo de água.
- As sementes são colocadas neste copo.
- Aquelas que se depositam no fundo serão o melhor material para plantio.
Antes do plantio, as sementes devem ser tratadas, descartando-se as deformadas, mofadas ou manchadas. O solo deve ser preparado adequadamente. Para isso, utilize partes iguais de:
- húmus;
- areia;
- grama.
Misture tudo cuidadosamente e coloque em vasos de turfa ou recipientes pequenos. No entanto, o solo mais adequado para mudas é aquele retirado da estufa onde os pepinos serão cultivados. As plantas se adaptam a esse solo mais rapidamente após o plantio.
Jardineiros recomendam este método de plantio. É o mais seguro para a planta e causa menos trauma às mudas durante o transplante. Coloque 1 ou 2 sementes em cada recipiente, cubra levemente com terra, cubra com filme plástico e coloque em um local aquecido. Assim que os brotos começarem a aparecer, retire o filme plástico e coloque as mudas no local mais iluminado da casa — uma janela voltada para o sul é ideal.
A semeadura das mudas começa em maio e, no final de junho, elas podem ser transplantadas para o local definitivo. Leve em consideração as condições climáticas. Se as temperaturas noturnas caírem abaixo de 15°C,ONesse caso, ainda não vale a pena transplantar as mudas. Os brotos jovens são muito sensíveis às variações de temperatura e podem morrer.
O solo dos canteiros deve ser preparado no outono:
- Primeiro, você precisa remover todas as ervas daninhas e adicionar húmus e palha.
- Os canteiros passam o inverno nessas condições e, na primavera, os jardineiros tratam o solo contra doenças e pragas, adicionam micronutrientes essenciais e começam a plantar as mudas.
As camas devem ser colocadas em áreas ensolaradas e bem ventiladas, mas correntes de ar devem ser evitadas.
Funcionalidades da página inicial:
- Antes de plantar as mudas nos canteiros, é necessário fazer depressões com no máximo 3 cm de profundidade.
- Plante um arbusto em cada cova. A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 60 cm. O adensamento pode levar ao apodrecimento e à morte da planta.
Jardineiros recomendam adicionar esterco curtido antes do plantio. Não adicione esterco fresco! Este atuará como fertilizante e aquecerá as raízes da planta. Adube a planta pela primeira vez quando surgirem 4 a 5 folhas. Você também pode usar uma infusão de verbasco. Para isso, dilua 0,5 kg de esterco bovino em 10 litros de água e deixe em infusão por 5 a 7 dias. Se não houver esterco bovino disponível, pode-se usar esterco de aves. A concentração dessa solução deve ser menor. Essa infusão nutrirá a planta com micronutrientes. A próxima adubação deve ser feita após 10 dias. A terceira e última adubação é feita quando os embriões começarem a emergir. Em vez da infusão de verbasco, você pode usar uma solução de superfosfato (na proporção de 1:10 litros de água).
Quando os frutos amadurecerem, você pode aplicar cinzas de madeira. No entanto, tome cuidado para que não entrem em contato com as folhas ou raízes, pois isso pode causar queimaduras. Jardineiros recomendam o uso de uma infusão de ervas, principalmente urtiga. Deixe em infusão por cerca de 10 dias antes de usar. Quando os arbustos começarem a dar frutos, você pode usar nitrato de amônio ou ureia diluídos em água.
Quanto à rega, deve ser regular. Use água morna e decantada. Regue pela manhã para evitar queimaduras solares nas folhas.
O cultivo direto a partir de sementes é semelhante ao cultivo de mudas. No entanto, lembre-se de plantar as sementes no solo após o risco de geadas ter passado e as temperaturas diurnas estarem em torno de 25°C. OC. Imediatamente após a semeadura, o solo deve ser suficientemente umedecido e o canteiro coberto com filme plástico ou tecido não tecido. Regularmente:
- regar as plantas;
- afrouxar;
- Cubra o solo com cobertura morta.
Assim que os arbustos crescerem, o material de cobertura deve ser removido para não interferir no seu crescimento livre.
Recomenda-se o uso de estacas para a variedade de pepino Eliza para promover o crescimento e desenvolvimento normais. Ao conduzir a planta, remova os brotos laterais para estimular a frutificação e o rápido crescimento dos frutos.
Doenças e pragas
Jardineiros e agrônomos acreditam que a variedade é resistente a doenças comuns do pepino, como oídio, podridão radicular, cladosporiose e mosaico.
Os remédios mais comumente usados para doenças e vírus:
- No oídio Recomenda-se o uso de fungicidas ou de uma solução preparada de enxofre coloidal para tratar as plantas.
- Em caso de cladosporiose, a planta precisa ser pulverizada com calda bordalesa e a rega deve ser reduzida por um período.
- Em caso de infestação por mosca-branca, devem ser utilizadas folhas de tabaco e os arbustos devem ser capinados regularmente.
- Quando aparecer formigas na horta e para combatê-las, você deve regar o solo com água fervente ou preparações que contenham cloro.
O cuidado regular com as plantas evita que os pepinos sejam infectados por diversas doenças.
Avaliações
Ana, 42 anos
Este é o meu primeiro ano plantando a variedade Eliza F1. Já estou muito satisfeita com os resultados. Os pepinos são pequenos e têm casca fina. Adoro especialmente a polpa suculenta e a crocância. Raramente crescem demais e têm formato praticamente uniforme. Já fiz vários potes de conserva. Recomendo a todos que experimentem cultivar essa variedade.
Sergey, 52 anos
Adoro jardinagem. Decidi experimentar esta variedade. Plantei as mudas eu mesma e depois as transferi para uma estufa. Oito das dez sementes germinaram. A variedade é bastante fácil de cuidar e praticamente não encontrei doenças nos arbustos. No entanto, antes do plantio, tratei as sementes com Maxim. Os pepinos ficaram deliciosos e suculentos. Esta variedade de pepino tem uma desvantagem: não é possível cultivar as sementes em casa, pois é um híbrido com o marcador F1. Vou procurar sementes semelhantes no próximo ano.
Dentre a grande variedade de sementes, a variedade Eliza apresenta muitas vantagens. Até mesmo jardineiros iniciantes podem cultivar pepinos. O ideal é começar com mudas. Isso reduz o risco de as sementes não germinarem ou serem danificadas por baixas temperaturas.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas