Variedade de pepino Phoenix: descrição, características e avaliações.

pepinos

A variedade foi desenvolvida na década de 1980 por A.V. Medvedev. Uma versão melhorada, Phoenix Plus, foi desenvolvida em 1993. Esses vegetais de maturação tardia começam a frutificar de 55 a 65 dias após a germinação. O período de colheita se estende até a primeira geada, rendendo até cinco quilos por metro quadrado. São resistentes a todos os tipos de oídio e ao vírus do mosaico do pepino, e são polinizados por abelhas. Preferem sol pleno e solo fértil e quente, e toleram bem mudanças bruscas de temperatura e seca.

Descrição

Phoenix 640 e Phoenix são variedades não híbridas que se desenvolvem com sucesso em canteiros abertos ou sob cobertura plástica temporária. Esses pepinos receberam esse nome após uma epidemia de oídio que devastou outras variedades.

Atenção!
A região de Moscou, a Sibéria e os Montes Urais são áreas ideais para o cultivo da variedade Felix.

Existe uma linha de variedades que têm a palavra "fênix" em seus nomes:

  • 640;
  • F1;
  • Mais.

São da mesma variedade, mas suas características diferem significativamente; na hora de escolher, é preciso verificar o nome.

Arbustos de Fênix:

  • de tamanho médio;
  • Trepadeiras de até três metros de comprimento, ramificadas, descomplicadas e tenazes.

Pode ser cultivada em treliças, com suportes simples ou sem eles. Os brotos laterais são espaçados o suficiente para garantir boa permeabilidade ao oxigênio e prevenir o crescimento de fungos. As pequenas folhas nos brotos impedem a evaporação da umidade, garantindo que toda a umidade chegue ao fruto. Esta variedade de pepino produz principalmente flores femininas, que se agrupam em cachos, aumentando sua produtividade.

Os frutos desta variedade podem atingir até 16 cm de comprimento e pesar entre 150 e 190 gramas. Recomenda-se a colheita a cada dois ou três dias. Os pepinos são alongados e triangulares quando cortados. São verde-escuros com listras longitudinais brancas e a superfície é coberta por protuberâncias com espinhos brancos. A casca é grossa e, se não for bem regada, pode desenvolver um sabor amargo. O sabor é considerado acima da média; esta variedade de pepino é adequada para saladas devido ao seu tamanho grande, mas muitas pessoas também a utilizam para conservas.

A única desvantagem é o amargor quando regada com pouca água. A variedade produz frutos grandes, o que os torna inadequados para enlatamento.

Este tipo apresenta mais vantagens do que outros tipos:

  • toleram bem as diferenças de temperatura;
  • Pode ser armazenado por até 15 dias;
  • resistente a fungos e doenças virais;
  • transportável;
  • Sabor maravilhoso, crocante e suculento;
  • A aparência comercial desta variedade é superior a 85%;
  • um período de frutificação bastante longo.

Resistência a doenças e pragas

Essa variedade é uma das mais resistentes. É resistente a todos os tipos de pragas. Pode ser atacada por:

  • ácaro-aranha;
  • mosca broto;
  • pulgão do melão.

Para eliminar essas pragas, é aconselhável pulverizar a plantação com uma solução de tabaco.

É essencial monitorar cuidadosamente as plantas durante a estação de crescimento. Como medida preventiva, pulverize com uma solução de amônia (10 ml para cada 10 litros de água). Devido à sua estrutura, os pepinos são suscetíveis a:

  • vírus;
  • fungos.
Atenção!
Essa variedade é suscetível à podridão radicular ou podridão branca. A podridão branca pode ser eliminada removendo as áreas afetadas e substituindo o solo por solo saudável. No entanto, se o pepino estiver infectado com podridão radicular, não há nada a fazer — a planta morrerá.

Solos muito secos ou muito úmidos podem causar essas doenças. Portanto, o ideal é controlar a irrigação e fixar os caules em suportes, o que reduzirá as chances de infecção e desenvolvimento de fungos nos pepinos.

Crescente

Antes do plantio, o solo precisa ser fertilizado. O ideal é afofá-lo e usar composto de folhas secas do ano anterior ou esterco para fornecer nutrientes adicionais. Plante os pepinos na primeira quinzena de junho.

  • chernozems;
  • relva;
  • solos argilosos.

O solo deve ter pH neutro; solos salinos ou muito ácidos não são adequados para esta variedade. O solo não deve reter umidade, deve ser nutritivo e leve.

As sementes devem ser semeadas no início de maio em recipientes especialmente preparados. O transplante para o exterior deve ser feito no final de maio ou início de junho. Se a semeadura for feita diretamente no solo, deve ser realizada no início de junho, quando o solo já estará aquecido e o risco de geadas terá passado.

Funcionalidades da página inicial:

  • Semear em intervalos de 10 a 15 centímetros;
  • A distância entre as fileiras deve ser de 40 a 50 cm;
  • Plante as sementes a uma profundidade máxima de um centímetro e meio.

Antes do plantio, instale suportes para que os galhos se agarrem a eles em vez de ficarem apoiados no chão, facilitando a colheita. Isso também reduzirá o risco de infecções virais e fúngicas.

Conselho!
Cubra temporariamente as mudas. Esta variedade, como todos os pepinos, não gosta de correntes de ar. Isso protegerá os pepinos enquanto ainda são jovens; assim que os ovários se formarem e os caules estiverem mais fortes, a cobertura poderá ser removida.

Assim como outros pepinos, esta variedade prospera em solos úmidos. No entanto, a rega deve ser moderada para garantir o desenvolvimento adequado dos frutos. A rega deve ser moderada até o surgimento dos primeiros frutos, quando as camadas superficiais do solo secam. Após o início da frutificação, regue com mais frequência. A falta de umidade fará com que os pepinos fiquem amargos. Evite, porém, o excesso de água ou o encharcamento do solo, pois isso favorece o crescimento de fungos.

Quando a quinta folha surgir, corte a ponta do caule. Se dois ovários se formarem nos ramos laterais e estes crescerem mais de 30 centímetros de comprimento, podem ser removidos. Isso não é necessário, mas o importante é beliscar o caule principal o mais rápido possível.

Durante a época de crescimento, os pepinos precisam ser fertilizados com substâncias orgânicas e minerais:

  1. Forneça nitrogênio aos alimentos até que os ovários apareçam.
  2. Em seguida, pare no fósforo-potássio.
Fertilizante

Adicione fertilizante orgânico diretamente nos canteiros. Fertilize a cada 15 dias até que os frutos apareçam.

A colheita deve ser feita no momento certo, pois isso estimula o surgimento de novos frutos. As folhas inferiores devem ser removidas. Os frutos podem ser colhidos até o final do outono.

Avaliações

Os pepinos são fáceis de cultivar e produzem uma colheita abundante. Amadurecem tarde, mas continuam a produzir frutos até à primeira geada, permitindo uma boa colheita mesmo no início do outono. Os jardineiros recomendam a variedade doméstica Phoenix, pois os seus frutos não só são saborosos como também são altamente resistentes a doenças.

Galina Yu, 42 anos de idade.

Este ano plantei várias variedades de pepino, mas devido a alguns problemas, não consegui cuidar delas adequadamente. Apenas uma variedade rendeu colheita – os pepinos Phoenix. Estavam um pouco amargos, mas perfeitos para saladas; até consegui fazer conserva com alguns.

Andrey K, 51 anos de idade.

Venho plantando essa variedade há vários anos. Também escolho a variedade "Phoenix Plus"; ela é um pouco menor que a "Phoenix" e ideal para conservas. Além disso, não fica amarga se não for regada adequadamente.

Anatoly U, 46 anos de idade.

Sempre recomendei esta variedade de pepino aos meus amigos, pois são perfeitos para o plantio em diversas regiões do país e sempre produzem uma colheita abundante. Durante toda a época de frutificação, consigo colher até três baldes por dia (colho os pepinos dia sim, dia não). Antes, eu os cultivava apenas para consumo próprio, mas agora posso vendê-los, pois ficam com uma ótima aparência após o transporte e podem ser armazenados por até 10 dias.

Os pepinos são resistentes à maioria das doenças e pragas, o que permite uma manutenção mínima. A variedade Phoenix é adequada para uso comercial, pois se comporta bem durante o transporte e mantém sua aparência comercial por um longo período.

Fênix
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates