A variedade de pepino Konni F1 é conhecida pelos jardineiros russos há quase duas décadas. Ela é escolhida por seu excelente sabor, facilidade de cultivo e maturação precoce. A descrição e as fotos do híbrido nos catálogos são atraentes e, como indicam as avaliações, os resultados na prática correspondem às características declaradas.
Descrição do pepino Connie F1
O híbrido inicial foi desenvolvido pela Associação Biotekhnika (São Petersburgo). A Connie F1 foi registrada no Registro Estadual em 1999 e é recomendada para cultivo em todo o país.
Ganhou popularidade entre os jardineiros e é cultivada em muitas fazendas para venda e processamento. É valorizada por seu longo período de frutificação, rápida adaptação a diversas condições e pela possibilidade de ser plantada tanto em canteiros abertos quanto em estufas.
Principais características
O pepino Connie F1 é um híbrido de meia estação, com os primeiros frutos colhidos em apenas 47 a 50 dias. Os arbustos são vigorosos, indeterminados e o caule cresce sem restrições. Os brotos laterais atingem tamanho médio e a folhagem é densa. As lâminas foliares são verde-escuras com superfície enrugada.
A variedade Connie apresenta hábito de floração feminino, com ovários que se formam em cachos. Cada axila pode conter de 3 a 8-9 ovários, sem flores estéreis. Este pepino é partenocárpico e não requer polinização. Este híbrido é menos dependente das condições climáticas, produzindo pepinos consistentes sem sacrificar a produtividade.
Os pepinos são lisos e atraentes, com no máximo 9 cm de comprimento. Quando cortados, são arredondados, com polpa suculenta e crocante. A superfície é finamente sulcada, a casca é fina e coberta por uma pubescência esbranquiçada e sem espinhos. O fruto é verde brilhante e o interior contém uma polpa densa e sem cavidades, com poucas sementes.
Quem já cultivou o pepino Connie destaca seu excelente sabor, aroma característico e crocância. Ele é geneticamente modificado para não ter amargor. Os frutos são uniformes, têm ótima aceitação no mercado e são adequados para armazenamento de curto prazo.
Uso:
- para saladas;
- conservas;
- conservas;
- conservação.
Os pepinos não crescem demais e, mesmo quando colhidos de forma irregular, mantêm seu sabor e cor. São ideais para transporte de longa distância.
Vantagens e desvantagens da variedade
O híbrido é cultivado desde 1999 e, apesar do grande número de novas variedades, o pepino Connie continua popular.
É valorizado pelas seguintes qualidades:
- fácil manutenção;
- simplicidade;
- boa colheita de pepinos (rendimento de 9 a 16 kg por "quadrado");
- Excelente sabor de pepino;
- maturação precoce;
- retorno a longo prazo dos pepinos.
Os pepinos em conserva da Connie se destacam por suas altas qualidades comerciais, razão pela qual são muito procurados pelos compradores.
O híbrido é resistente às principais doenças das culturas e raramente é afetado por oídio e podridão radicular. Produz bem em ambientes fechados e de forma consistente em canteiros a céu aberto. Não sofre com condições adversas ou flutuações de temperatura e tolera baixa luminosidade e seca moderada.
Pepinos em conserva e em potes são deliciosos, preservando seu sabor e crocância característica. O processo de enlatamento impede que a polpa fique oca.
Imperfeições:
- a necessidade de formar um arbusto vigoroso (para obter o rendimento máximo);
- É impossível coletar sementes para semeadura, visto que Connie é um híbrido heterótico de primeira geração (classificado como F1).
Os híbridos retêm todas as suas características apenas na primeira geração, portanto, coletar sementes deles é inútil. Se você quiser cultivar pepinos, precisará comprar novas sementes a cada estação.
Características do cultivo
O método de cultivo é padrão: por meio de mudas ou semeadura direta no solo (em canteiros elevados ou em estufa). Esta última opção é adequada para regiões mais ao sul; os jardineiros geralmente semeiam os pepinos em vasos e depois os transplantam para seus locais definitivos.
Semeadura de sementes
A data de semeadura é determinada com base no local de cultivo e no clima local. Ao semear diretamente no solo, este deve atingir uma temperatura de 15ºC; a mesma temperatura deve ser alcançada ao plantar mudas de pepino. Conte 20 a 25 dias a partir da data estimada de plantio, adicionando mais 4 a 5 dias para a germinação, para chegar à data aproximada de semeadura.
Para mudas, use copos e vasos de turfa.
Os fabricantes indicam na embalagem das sementes se é necessário algum tratamento adicional. No entanto, a maioria dos híbridos já está totalmente preparada para o plantio.
Plantio no solo, estufa
Quando cultivadas a partir de mudas, estas são plantadas no solo com 22 a 25 dias de idade. Em climas temperados, são plantadas em canteiros elevados no final de maio e, em regiões mais ao norte, no início de junho.
O plantio de mudas em estufas deve ser feito com 10 a 15 dias de antecedência. Para protegê-las de possíveis ondas de frio, cubra-as com material não tecido. Plante de 2 a 3 arbustos de Connie por metro quadrado. Este híbrido vigoroso requer uma grande área de cultivo; plantas muito próximas umas das outras produzirão frutos mais lentamente.
Matéria orgânica (esterco de vaca, composto decomposto, húmus) e cinzas são adicionadas ao solo previamente. As mudas são plantadas com cuidado, evitando danificar as raízes do pepino. Copos de plástico são práticos, pois podem ser abertos e a planta removida juntamente com o torrão de raízes.
Cuidado
Após o plantio, os pepinos não devem ser regados por 4 a 5 dias, permitindo que as plantas se adaptem e desenvolvam seu sistema radicular. Posteriormente, regue regularmente e abundantemente, levando em consideração a condição da planta e as condições climáticas.
Com o início da frutificação, aumente a frequência da rega (especialmente para pepinos cultivados em estufa). Utilize apenas água decantada e aquecida (entre 20ºC e 22ºC).
A rega é combinada com coberturaDurante a fase de formação da massa verde, são adicionados suplementos de nitrogênio (verbasco, ureia); a partir da brotação, o nitrogênio é reduzido, dando-se prioridade aos fertilizantes de potássio e fósforo.
Diagrama aproximado:
- antes da floração – matéria orgânica, Agricola-5;
- na fase de floração – humatos, sulfato de potássio, superfosfato;
- Na fase de frutificação – nitrofóska, grikola-5, fertilizante universal Barrier.
Fertilize as plantas à noite ou de manhã cedo, seguindo as doses recomendadas de fertilizante. Após a rega e a fertilização, afofe a terra, evitando a formação de uma crosta dura. A partir do segundo semestre do verão, quando os pepinos estão crescendo rapidamente, recomenda-se perfurar o solo várias vezes com um forcado em vez de apenas afofá-lo. No cultivo em estufa, monitore a umidade do ar e do solo. Os pepinos prosperam em climas quentes, mas não toleram seca ou correntes de ar.
Você também pode se interessar por:Proteção contra pragas e doenças
Para prevenir o aparecimento de pragas, os pepinos são pulverizados:
- infusão de pó de tabaco, camomila (contra percevejos do pepino);
- uma solução do medicamento Actofit (contra moscas-brancas);
- Decocção de talos de tomate (contra ácaros).
O híbrido Connie é resistente a várias infecções, mas apenas com práticas agrícolas adequadas e tratamentos preventivos. Jardineiros frequentemente cultivam diferentes variedades e híbridos em seus jardins, portanto o risco de infecção está sempre presente.
É dada especial atenção às plantas em estufas, pois esses ambientes criam condições favoráveis para infecções fúngicas e bacterianas.
Prevenção:
- Tratamento das sementes antes da semeadura em uma solução de Epin, sulfato de zinco;
- Pulverizar os arbustos com calda bordalesa e oxicloreto de cobre (duas vezes por temporada).
Colheita
Os primeiros pepinos são colhidos aproximadamente 47 dias após a germinação. Este híbrido caracteriza-se por um período de frutificação prolongado, pelo que a colheita de pepinos se estende até ao outono.
Embora os frutos não cresçam demais nem amarelem, o ideal é colher os pepinos a cada 2 ou 3 dias. Isso permite que todos amadureçam, aumentando a produção total. Os primeiros lotes são usados para saladas de verão e para consumo fresco, enquanto os pepinos colhidos em agosto e setembro são usados para conservas e marinadas.
Você também pode se interessar por:Avaliações
Irina, Veliky Ustyug
Cultivo o híbrido Connie há muito tempo. Planto 10 mudas por estufa. Antes, cultivava em uma estufa de plástico, mas há três anos planto em uma estufa de policarbonato. Me agrada em todos os lugares com sua colheita e sabor excelente. Começo a colher os pepinos no início ou meados de julho, e eles duram até o outono.
Elvira, região de Moscou
Nos últimos 6 a 8 anos, tenho plantado apenas híbridos nos meus canteiros. A variedade Connie é uma das minhas favoritas porque exige cuidados mínimos e sempre produz uma boa colheita. Mesmo em anos ruins, colho pepinos aos baldes. Não gosto muito de pepinos compridos, então prefiro variedades tipo pepino-empanado que não crescem demais. Acredito que a Connie seja adequada para todos os jardineiros; mesmo aqueles com pouca experiência conseguirão colher frutos.
Oleg, Novosibirsk
Sempre cultivo muitos pepinos; passo o verão inteiro na minha dacha. Cultivo de 5 a 6 variedades na estufa e outras 3 a 4 nos canteiros, experimentando diferentes a cada ano. Mas também tenho minhas favoritas, incluindo a Connie. Quando a comprei, pensei que fosse um híbrido estrangeiro, mas acabou sendo uma variedade local, cultivada aqui mesmo. Ela cresce bem e não é particularmente suscetível a doenças. Os pepinos frutificam rapidamente; a Connie cresce em um canteiro coberto com lutrasil. Eu gosto muito do sabor e da polpa firme e suculenta.
O híbrido Connie F1 é um produto valioso dos melhoristas russos, que se destaca pela frutificação consistente e pelo excelente sabor. Este pepino raramente é afetado por doenças e produz altos rendimentos em qualquer estação do ano.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas