Ao escolher abóboras para armazenar durante o inverno, é importante considerar as melhores variedades. Estas devem ser abóboras de maturação tardia. Elas amadurecem em meados do outono e podem ser armazenadas em uma adega ou em uma varanda envidraçada por até um ano.
Variedades de abóbora
Existem muitas variedades que podem durar até a primavera. Ao escolher abóboras para armazenamento a longo prazo, estas são as mais indicadas:
- Zhdana. Uma variedade de maturação precoce caracterizada por polpa doce e firme. Resiste bem ao estresse mecânico externo e a pragas de insetos;
- Yanina. Este vegetal é recomendado para quem está de dieta. Sua polpa é firme e doce, sendo um bom substituto para o açúcar no mingau.
- Slavuta. Uma variedade de maturação tardia. Resistente a doenças e pragas, por isso tem uma longa vida útil;
- Arbatskaya. Amadurece no final da temporada. A polpa é doce e firme, frequentemente usada em sobremesas;
- Polianina. Fruto cilíndrico, abóbora doce.
Você também pode se interessar por:Todas essas variedades toleram bem doenças, transporte e estresse mecânico. Devido às suas propriedades, são escolhidas para armazenamento a longo prazo.
Condições e tempo de armazenamento
O local ideal é um porão ou adega, pois é fresco, úmido e protegido da luz solar direta. Para garantir que a abóbora permaneça saborosa e comestível, a temperatura deve ser mantida entre 5°C e 10°C.
A geada pode arruinar a colheita. Portanto, se a temperatura externa estiver baixa, a abóbora precisa ser protegida da geada.
A abóbora não deve ser armazenada na geladeira. Em temperaturas abaixo de 0°C, a polpa fica aguada e o sabor se deteriora. A abóbora pode ser armazenada na geladeira por no máximo 1,5 meses sem se deteriorar.
O vegetal se conserva no congelador por 7 a 10 meses. Ele não deve ser congelado inteiro. Primeiro, descasque-o e corte-o em pedaços. Estes podem ser guardados em um recipiente ou saco plástico.
Você também pode se interessar por:Os vegetais geralmente têm uma vida útil de um ano. Em condições inadequadas de armazenamento, esse período pode ser reduzido em vários meses.
Métodos de armazenamento
Antes de guardar a abóbora, deixe-a secar ao sol por alguns dias. Isso removerá o excesso de umidade e quaisquer cortes ou outros danos irão cicatrizar e se tornar menos problemáticos.
- Porão. Armazene a colheita em prateleiras ou estantes. Não a deixe no chão, pois ela estragará rapidamente. No mínimo, use paletes ou bandejas;
- Apartamento. Escolha um local sem luz solar direta. Se você pretende armazenar as abóboras por um longo período, organize-as de forma que não se toquem. Os talos devem estar voltados para cima.
- Varanda. Uma varanda sem vidros não é adequada, pois as abóboras congelarão e estragarão muito rapidamente. Uma varanda envidraçada e isolada é adequada se você forrar o chão com um cobertor velho ou várias camadas de papelão. As abóboras devem ser cobertas para mantê-las aquecidas e protegidas do sol.
Se você for guardar abóboras em um apartamento onde as luzes ficam acesas o tempo todo, cubra-as com um pano grosso. Isso deve bloquear a entrada de luz.
Preparando a adega
Antes de armazenar sua colheita em uma adega, você precisa preparar o local. Para isso, siga estes passos:
- Limpe e ventile o cômodo, eliminando a umidade e o mofo. Seque-o completamente. Verifique o sistema de ventilação;
- Elimine o mofo e as pragas. Para isso, trate a adega com cal ou um inseticida à base de enxofre. Faça isso uma vez no outono, antes de armazenar qualquer vegetal.
- Remova quaisquer detritos: poeira, restos da colheita anterior e vegetais velhos. Estes podem ser consumidos imediatamente (se não estiverem estragados);
- Prepare prateleiras ou estantes e forre-as com papel ou palha.
Depois de preparar a sua adega, guarde as abóboras nela. Para evitar que estraguem, faça isso corretamente:
- Não guarde vegetais em prateleiras vazias;
- Coloque a plantação de forma que os frutos não toquem nas paredes, pois é aí que a umidade se acumula devido às mudanças de temperatura;
- Coloque os talos por cima. Isso ajudará você a monitorar o estado da abóbora e a saber rapidamente se ela está estragada.
- Os vegetais não devem se tocar. Não os empilhe uns sobre os outros nem os junte. Isso ajudará a prevenir a infecção a partir de uma única fruta doente.
- Ao remover uma abóbora estragada, substitua a palha ou o papel sobre o qual ela estava apoiada.
Verifique o estado de todas as abóboras aproximadamente uma vez por mês. Ventile o ambiente regularmente para evitar que elas manchem ou estraguem.
Você também pode se interessar por:Com os devidos cuidados e preparo, as abóboras podem ser armazenadas em uma adega por até um ano. Mesmo após dois meses, os vegetais estarão tão maduros e saborosos quanto no dia da colheita. Para isso, é necessário monitorar a colheita, ventilar a adega e manter uma temperatura e umidade estáveis.

Cultivo de abóboras ao ar livre (da semente à colheita)
Doença do mosaico da abóbora e da abóbora-moranga