Existe morango branco? Como cultivá-lo?

Morango

Os morangos brancos são o resultado do cruzamento de duas espécies de morango: o morango da Virgínia e o morango chileno. Essas frutas incomuns têm cor creme, às vezes com um leve tom rosado ou amarelado. Os cultivadores combinaram nessa variedade características como produção consistente, tolerância a pragas, resistência à seca e à geada, além de ser hipoalergênica, tornando-a uma escolha popular entre os jardineiros.

Qual a diferença entre morangos brancos e morangos comuns?

A cor vermelha dos morangos de jardim, mais comuns, deve-se à proteína Fra a1 (alérgeno 1 da Fragaria). Essa proteína também pode causar reações alérgicas. A principal diferença entre os morangos brancos e os verdes é genética: a cultivar não possui a enzima responsável pela coloração. Quando maduros, os morangos verdes ficam brancos como a neve ou ligeiramente cremosos. No entanto, algumas variedades adquirem um leve tom avermelhado, quase imperceptível, devido ao baixo teor de pigmento.

Os morangos brancos produzem frutos menores (até 25 g), mas são muito suculentos e nutritivos. Eles também possuem outras características distintas:

  • Não há contraindicações para o uso;
  • Aroma e sabor incomuns com notas de morango silvestre, abacaxi, amora e até mel de tília;
  • não é atrativo para pássaros;
  • boa tolerância ao calor e ao frio
  • facilidade de cuidado;
  • Alto rendimento e estabilidade;
  • resistência a muitas doenças específicas;
  • Remontância da maioria das variedades.

Características do cultivo

Para obter uma colheita abundante de frutos brancos com sabor único, você deve primeiro determinar o local de plantio dos seus morangueiros. A rotação de culturas é fundamental: solanáceas, pepinos e framboesas não são as melhores opções para o plantio subsequente. Como os morangueiros não precisam ser replantados por cinco anos, o ideal é utilizar solo fértil previamente ocupado por leguminosas ou adubação verde.

nuances de plantio

Os morangos brancos devem ser plantados em áreas ensolaradas com lençol freático profundo. A proximidade com o lençol freático pode levar ao acúmulo de água nas raízes e ao desenvolvimento de podridão. Os canteiros devem receber sol da manhã e da tarde para evitar que os brotos queimem. Os morangos prosperam em solos neutros a ligeiramente ácidos. Se o pH estiver acima de 6,5, aplique calcário na área. Esse procedimento é realizado no outono, cavando o solo a uma profundidade de uma pá e meia, adicionando simultaneamente matéria orgânica (húmus e composto).

Para a sua informação!
Em climas quentes, o ideal é esperar até o outono para plantar. Plantar seis semanas antes da chegada do frio permitirá que as mudas criem raízes e produzam uma colheita abundante na próxima estação.

Em climas temperados, os arbustos são plantados em campo aberto entre maio e junho. Recomenda-se seguir os seguintes passos para o plantio:

  1. Os buracos são cavados com 10 cm de profundidade, a uma distância de 20 cm uns dos outros, com um espaçamento entre linhas de 40 cm.
  2. Despeje meio litro de água em cada buraco, plante os arbustos e endireite as raízes.
  3. Os morangueiros são cuidadosamente cobertos com terra até o colo da raiz, e os canteiros são cobertos com mulch para evitar a evaporação rápida da umidade e manter o solo solto ao redor do tronco.

Como cuidar de morangos brancos

A planta possui um sistema radicular superficial e fibroso que necessita de umidade, mas não consegue obtê-la em uma camada de um metro de profundidade. O sistema de irrigação ideal é a irrigação por gotejamento, que fornece uma quantidade precisa de água às raízes. Após a irrigação, o espaçamento entre as fileiras é afrouxado, removendo-se simultaneamente as ervas daninhas. Isso garante solo solto e uma maior superfície de nutrição. Em regiões quentes, onde a umidade evapora rapidamente, a área ao redor dos troncos das árvores é coberta com cobertura morta.

https://youtu.be/SayQtMqh_kc

Para garantir uma frutificação abundante, os morangueiros precisam ser adubados. Essa importante prática agrícola é realizada três vezes por temporada:

  1. Na primavera, o arbusto de frutos silvestres é adubado com ureia ou com uma solução de excrementos de pássaros preparada na proporção de 1:20.
  2. Durante a fase de brotação, os arbustos são alimentados com superfosfato.
  3. Ao preparar as plantas para o inverno, adiciona-se sulfato de potássio à mistura de fertilizantes, o que fortalece o sistema imunológico e permite que elas sobrevivam com sucesso ao inverno.

Após a frutificação, os morangueiros são podados, deixando-se apenas um terço do comprimento total de cada folha e removendo-se todos os estolões. Todos os restos de plantas são removidos, pois podem servir de excelente abrigo para pragas durante o inverno. Em climas temperados e do norte, os morangueiros brancos são cobertos para proteger as plantas dos danos causados ​​pelas baixas temperaturas. Utilizam-se folhas caídas do jardim e, em invernos rigorosos, ramos de pinheiro.

Para a sua informação!
Apesar da excelente imunidade da baga, como medida preventiva na primavera, ela é pulverizada com uma mistura em tanque contendo inseticidas e fungicidas.

Os morangos brancos são uma subespécie criada pelo cruzamento de duas variedades típicas. Graças aos esforços dos melhoristas, é possível cultivar morangos únicos em um terreno que não causam alergias em pessoas sensíveis ao pigmento vermelho.

Morango branco
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates