
Muitos jardineiros removem as folhas inferiores do repolho para reduzir o risco de doenças e facilitar os cuidados com a planta. Embora esse procedimento, sem dúvida, danifique a planta e tenha seus críticos, em alguns casos, seu uso é justificado. O método de poda utilizado é igualmente importante: a qualidade da poda determina se os benefícios superam os danos causados à planta.
Papel e valor
As folhas inferiores ou externas são um órgão completo da planta de repolho, desempenhando diversas funções, portanto, sua remoção pode afetar negativamente a condição da planta e o volume da colheita.
- Todas as partes do repolho participam da fotossíntese; a perda de qualquer uma delas interrompe os processos metabólicos.
- As folhas inferiores (verdes) são necessárias para que o repolho acumule nutrientes provenientes das raízes, que posteriormente são redirecionados para as folhas internas (brancas), que formam a cabeça.
- As folhas que as recobrem desempenham uma função termorreguladora; sem essa proteção, o garfo pode sofrer tanto de superaquecimento quanto de hipotermia.
- A "casca" verde que envolve a cabeça do repolho é coberta por uma camada que a protege da penetração de microrganismos patogênicos e danos causados por pragas.
- Durante períodos de seca, as partes central e intermediária do repolho podem receber umidade temporariamente das folhas externas. Além disso, as folhas inferiores sombreiam a área ao redor do caule, retardando a evaporação da água do solo. O repolho é uma hortaliça que aprecia umidade, portanto, o estresse hídrico afeta rapidamente o desenvolvimento da cabeça do repolho.
Quando podar
A perda das folhas inferiores é sempre estressante para o repolho, mas em algumas situações, a poda pode ser considerada aconselhável.
A remoção pode ser necessária:
- Se a parte inferior de uma planta de repolho começar a apodrecer, é necessário remover as partes mortas, que não fornecem mais nutrientes, enquanto seus tecidos em decomposição criam um ambiente favorável ao desenvolvimento de microflora patogênica.
- Se as folhas impedirem que a água chegue às raízes durante a rega, elas interferem no processo de amontoamento de terra, que é importante no cultivo da couve.
Folhas secas ou mortas podem ser removidas completamente, pois a planta já extraiu seus nutrientes. No entanto, folhas amareladas, porém frescas, continuam a fornecer nutrientes ao repolho através de seus pecíolos. Se necessário, recomenda-se aparar parcialmente essas folhas.
- Assim que a cabeça do repolho estiver formada e começar a amadurecer, as folhas velhas que estiverem no chão devem ser cortadas para evitar doenças fúngicas. Com a chegada das chuvas de outono, elas provavelmente apodrecerão.
- Se uma planta estiver infestada por pulgões, a remoção das folhas inferiores, onde os insetos estão aninhando, pode ser uma alternativa aos tratamentos químicos nocivos. Este método deve ser usado apenas em casos extremos, quando os remédios caseiros e os métodos de remoção mecânica falharem e a infestação ameaçar a cultura. As folhas removidas devem ser queimadas.
Não é recomendável cortar:
- Antes da formação da cabeça do repolho, é necessário que a roseta tenha pelo menos sete folhas para que a cabeça se forme. Além disso, a poda no início do desenvolvimento atrasa a formação do ovário, pois a planta gastará parte de sua energia cicatrizando os cortes. Como resultado, quando você colher o repolho, a cabeça será menor do que poderia ser.
- Folhas verdes e até amarelas, saudáveis. Os repolhos continuam a extrair nutrientes ativamente dessas folhas, o que faz com que seu peso aumente rapidamente durante os estágios finais de desenvolvimento. Preservar as folhas inferiores é especialmente importante para as variedades de repolho de meia e final de temporada.
- Não remova as folhas verdes e firmes dos repolhos após a colheita. Mesmo depois de cortados, os repolhos continuam absorvendo nutrientes dessas folhas, o que pode fazer com que o peso de um repolho aumente em até 15% do seu peso total após ser separado do caule.
Razões controversas para a poda incluem as seguintes situações:
- Rachaduras na cabeça, típicas de variedades precoces de repolho. Nesse caso, qualquer método para reduzir o consumo de água da planta será eficaz — cortar a raiz ou puxar a cabeça para arrancá-la. No entanto, sem experiência com essas manipulações, remover as folhas será uma tarefa mais simples.
- Controle da mosca-da-couve e da lagarta-rosca. Embora parcialmente racional, a poda por si só não é suficiente para combater esses insetos. Tanto o solo quanto a própria planta precisam ser tratados, portanto, cada jardineiro deve avaliar a conveniência de causar estresse adicional à planta.
- Folhas soltas. Se a parte central do repolho não estiver firme um mês antes da colheita (por volta de meados de setembro), retire todas as folhas do talo. Essa é uma medida eficaz, mas priva o repolho de alguns nutrientes, impedindo seu ganho de peso. É melhor adubar a planta com fósforo e potássio.
Uma forma eficaz de prevenir o amolecimento do solo é usar uma moderação razoável na adubação nitrogenada.
O procedimento de remoção correto
Se você decidir podar seu repolho, deve tomar cuidado para minimizar o estresse na planta e evitar quaisquer possíveis consequências negativas do procedimento.
Regras para a remoção das folhas inferiores:
- Para podar, é preciso escolher um dia seco.
- As folhas não devem ser arrancadas, mas sim cortadas com cuidado.
- Os cortes devem ser polvilhados com cinzas de madeira para evitar que vírus e bactérias penetrem no tecido vegetal.
- Pode-se remover uma folha da planta por semana. O corte anterior deve cicatrizar antes de remover a próxima folha.
A quantidade e a saúde das folhas no caule do repolho afetam o rendimento e a qualidade da colheita, portanto, elas só devem ser removidas quando absolutamente necessário. Seguir as recomendações de poda permite remover a parte inferior da planta de repolho com perdas mínimas, mas é impossível evitar completamente danos à colheita. A poda só é absolutamente necessária quando ocorre apodrecimento, pois, nesse caso, toda a planta está em risco.

Calculamos os dias favoráveis para a semeadura de mudas de brócolis em 2021 de acordo com a lua.
Dias favoráveis para o plantio de couve-flor em 2021: tabela por dia e mês
Dias favoráveis para a colheita de repolho para armazenamento em 2020 e dicas de armazenamento.
Por que as raízes e os talos do repolho devem ser deixados nos canteiros durante o inverno?