Obter uma colheita abundante de batatas sem usar diversos fertilizantes e seguir todas as orientações de cuidado necessárias é praticamente impossível. Portanto, escolher o fertilizante certo pode ser considerado a chave para uma boa colheita.
Se você não tem certeza de qual fertilizante escolher, dicas úteis e segredos de jardinagem certamente ajudarão. Batatas são um alimento básico em nossas mesas. Portanto, muitas pessoas se interessam pelos fertilizantes disponíveis para elas. Vamos analisar os principais.
| Orgânico | Minerais | Descansar |
|
Estrume
Composto vegetal
excrementos líquidos de pássaros
Gosma
adubo verde |
Fósforo
Azoto
Potássio
Complexo |
Cinzas de madeira
farinha de ossos
Lima |
Vale lembrar que a batata é uma cultura que produz rendimentos máximos se for fertilizada corretamente desde o início, no plantio. A fertilização desempenha um papel fundamental no cultivo da batata.
Isso ocorre porque as plantas de batata absorvem muito rapidamente todos os nutrientes de que precisam do solo. Portanto, o solo deve ser suficientemente rico nesses nutrientes, caso contrário, a produção será mínima.
Além disso, é impossível repor a deficiência de nutrientes em uma única aplicação. Portanto, a fertilização dos arbustos deve ser feita em duas etapas: antes da aração de outono e diretamente na cova antes do plantio.
Saiba mais sobre os diferentes tipos de fertilizantes.
Em primeiro lugar, as batatas realmente precisam de fertilizante orgânico. Composto, excrementos de pássaros e estrume são ideais.
Dentre os fertilizantes minerais, vale destacar o nitrato de amônio, a ureia, o superfosfato e o potássio. Os fertilizantes fosfatados e nitrogenados também apresentam bons resultados.
Em segundo lugar, nunca se deve fertilizar batatas com preparações que contenham cloro, nitrogênio ou cálcio.
Fertilizantes minerais
Dentre a vasta gama de fertilizantes minerais disponíveis, a batata é a que mais necessita de potássio. A cinza de madeira contém a maior concentração dessa substância. As batatas também precisam de ureia (carbamida).
Além das cinzas de madeira, os jardineiros recomendam o uso de cloreto de potássio e nitrato de amônio. O nitrogênio também desempenha um papel importante no desenvolvimento dos arbustos. Escolhendo a dosagem correta, você pode obter arbustos mais altos e vigorosos. Se essa dosagem for excedida, o crescimento se deslocará do sistema radicular para as folhas.
Orgânicos
Os fertilizantes orgânicos geralmente contêm todos os nutrientes necessários para as batatas. Portanto, esses tipos de fertilizantes são considerados os mais importantes. Os fertilizantes orgânicos são facilmente absorvidos pelas plantas e promovem o acúmulo de húmus e dióxido de carbono no solo, o que permite o crescimento de tubérculos mais vigorosos.
Substâncias úteis como esterco curtido e excrementos frescos de pássaros incluem esses materiais. Diversos tipos de resíduos vegetais compostados e adubos verdes também podem ser utilizados.
Estrume
O adubo deve ser aplicado ao solo com antecedência para garantir que este esteja totalmente saturado com nutrientes benéficos durante o inverno. Isso é feito antes da aração, espalhando o adubo sobre a área na proporção de 5 a 10 kg por metro quadrado.
Vale lembrar também que somente esterco seco e curtido pode ser adicionado ao solo sob as batatas. Isso deve ser feito imediatamente antes do plantio, na proporção de 250 g de composto por cova.
O esterco de galinha também é um excelente fertilizante orgânico. Ele promove o rápido desenvolvimento dos tubérculos. No entanto, deve ser diluído ao ser aplicado no solo, caso contrário pode queimar as raízes das plantas.
O esterco é diluído em água na proporção de 1 para 10 e deixado em local aquecido por dois a três dias. Em seguida, os arbustos são fertilizados na raiz, na proporção de 1 litro de líquido por arbusto.
Características da alimentação por mola
O nitrogênio é considerado o elemento mais importante para o crescimento da batata. Ele é encontrado em maior quantidade nas cinzas de madeira e no esterco. No entanto, é importante lembrar que as variedades precoces requerem mais desses elementos do que as variedades tardias.
Isso se deve ao fato de que as variedades de batata de maturação precoce têm o período de crescimento mais curto, e as plantas simplesmente não têm tempo para "absorver" todas as substâncias orgânicas necessárias.
Os fertilizantes minerais, por outro lado, agem muito mais rapidamente e podem fornecer às plantas todos os micronutrientes benéficos de que precisam para crescer. Isso significa que elas recebem exatamente a quantidade necessária.
Ao plantar batatas, você pode usar diversos tipos de fertilizantes minerais:
- Sulfato de potássio – 2 kg por 100 m²;
- Nitrato de amônio ou superfosfato duplo – 1 kg por 100 metros quadrados;
- 5 kg de cinzas de madeira por 100 metros quadrados;
- Nitrofosfato e fertilizantes complexos – 4 kg por hectare.

Todas as substâncias listadas acima devem ser adicionadas diretamente em cada cova, seguindo as dosagens recomendadas. Os fertilizantes líquidos devem ser aplicados quando a parte aérea da planta atingir 10 cm.
Que fertilizantes devem ser usados no plantio de batatas?
Segundo as recomendações de jardineiros experientes, o ideal é adicionar composto e estrume, farinha de ossos e cinzas de madeira, além de diversos nutrientes como nitrato de amônio e ureia com superfosfato.
Que fertilizantes devem ser aplicados na primavera?
Como as raízes da batata só crescem na camada superficial do solo, o fertilizante deve ser aplicado diretamente na cova de plantio na primavera. É importante seguir a dosagem recomendada.
Se você aplicar esse tipo de fertilizante apenas na superfície do solo, todos os tubérculos que crescerem primeiro simplesmente ficarão verdes.
Se os arbustos forem de porte médio e o solo tiver fertilidade média, então não vale a pena adicionar mais de 2,5 kg de esterco, e a mesma quantidade de fertilizantes fosfatados e potássicos.
Nos casos em que a fertilidade do solo for muito baixa, será suficiente adicionar 100 kg de húmus e 4 kg de superfosfato misturados com 1,5 kg de nitrato de amônio.
Por exemplo, se optar por fertilizante orgânico, precisará apenas de 750 g de estrume seco e 200 g de cinzas de madeira para cada cova com uma muda. Se optar por fertilizante mineral, precisará de 150 g de farinha de ossos e 1 colher de sopa de nitrofósforo.
Todas as substâncias adquiridas em lojas agropecuárias devem ser aplicadas estritamente nas quantidades especificadas nas instruções.
Que fertilizantes devem ser aplicados após o plantio de batatas?
Após o plantio, além de afofar e amontoar a terra, é importante fertilizar as mudas. Durante esse período de desenvolvimento, elas mais precisam de nutrientes. A primeira fertilização deve ser feita em junho ou julho.
Assim que surgirem os primeiros botões, para garantir uma floração o mais rápida possível, deve-se realizar uma segunda adubação. Utilize 1 colher de chá de sulfato de potássio e 2,5 colheres de sopa de cinzas de madeira por metro quadrado.
A adubação final é feita quando os arbustos já estão floridos e é necessária para o amadurecimento mais rápido dos frutos. Aplique 2 colheres de sopa de superfosfato por metro quadrado.
Se o crescimento dos arbustos for lento, regue bem o solo ao redor de cada planta com uma infusão de verbasco e excrementos de pássaros. Tenha cuidado para que a solução não entre em contato com as folhas.
Alimentação radicular e foliar
Dependendo do tipo de fertilizante, a adubação deve ser feita por via radicular ou foliar. A opção mais simples é aplicar o fertilizante sob a raiz. Este método é aplicado imediatamente após o afofamento do solo para garantir que os nutrientes cheguem às raízes mais rapidamente.
Neste procedimento, são utilizadas substâncias orgânicas e inorgânicas. Vejamos algumas nuances da aplicação desses fertilizantes:
- Uma colher de sopa de ureia ou carbamida também pode ser dissolvida em um balde de 10 litros de água. Essa mistura é usada para regar as plantas após o afrouxamento do solo, mas antes da primeira amontoa de terra;
- A verbasco fermentada também é adequada para regar arbustos. Deve ser dissolvida na proporção de 1 litro para cada 10 litros de água;
- A infusão de ervas é outra opção de fertilização, aplicada em junho. Para isso, mergulhe uma grande quantidade de ervas daninhas em água, espere os resíduos fermentarem e, em seguida, regue as plantas ao redor da cova.
Jardineiros costumam usar os chamados agrotóxicos. Por exemplo, nitrato de amônio na proporção de 25 g para cada 10 litros de água, ou uma mistura de fertilizantes de potássio, nitrogênio e fósforo na proporção de 1:1:2.
Como as plantas de batata necessitam de suplementos nutricionais em todas as fases de desenvolvimento, a adição única da substância pode não produzir um resultado positivo.
Portanto, os jardineiros utilizam a adubação foliar. Isso geralmente é feito à noite para evitar danos ou queimaduras na planta. Embora os micronutrientes benéficos entrem na planta em taxas diferentes e através das folhas, algumas partes da planta absorvem os nutrientes melhor do que outras.
É importante também estar sempre atento à condição das folhas. Folhas saudáveis fornecem micronutrientes à planta muito mais rapidamente do que folhas doentes. Em qualquer caso, o ideal é utilizar fertilizantes como infusão de urtiga, humatos e ácidos fosfórico e ureico.
Se o solo for franco-arenoso ou arenoso, o ideal é escolher fertilizantes ricos em nitrogênio. Por exemplo, uma mistura de ureia de baixa concentração. A adubação subsequente será realizada da seguinte forma:
- A primeira é feita com uma solução à base de ureia duas semanas após o aparecimento dos primeiros brotos. Esta solução conterá: monofosfato de potássio (200 g), água (10 l), ureia (150 g) e ácido bórico (10 g);
- Essa mistura é adicionada em duas etapas e diluída;
- As alimentações subsequentes são realizadas com uma solução não diluída em intervalos de 14 dias.
Isso maximizará a ativação de todos os processos que ocorrem nos diversos sistemas da planta, além de aumentar sua resistência às doenças mais comuns.
Para 1 litro desta solução, utilize 25 g de superfosfato, 3 g de cloreto de potássio e a mesma quantidade de nitrato de amônio, além de 0,2 g de sulfato de cobre. Misture tudo, deixe em infusão por 4 horas, coe até obter o volume desejado e aplique na planta.
Fertilizantes à base de fósforo podem aumentar significativamente a produtividade da batata e o teor de amido em cada batata. Este fertilizante pode ser aplicado às plantas de batata aproximadamente 30 dias antes da data prevista para a colheita.
Para garantir que os frutos sejam saborosos e evitar a formação de cáries, é recomendável aplicar fertilizantes contendo boro e manganês. Esses fertilizantes são aplicados como parte de um programa de fertilização foliar.
Os humatos são utilizados no tratamento de plantas após estas apresentarem pelo menos cinco folhas completamente desenvolvidas. Devem ser observados intervalos de pelo menos 14 dias entre as aplicações.
Jardineiros que preferem fertilizantes naturais preparam uma infusão de urtiga. Para isso, os caules e as folhas da planta são mergulhados em água e deixados em infusão em um local quente. Após 10 dias, a solução pode ser aplicada nos arbustos.
Como adicionar terra
Existem 3 métodos de aplicação de fertilizantes no solo:
- Básico;
- Pré-semeadura;
- Como fertilizante.
Com o primeiro método, os fertilizantes são adicionados antes do preparo do solo, ou diretamente durante o preparo, antes do plantio. Somente seguindo esse cronograma é possível obter a nutrição máxima das plantas.
Quando os fertilizantes são aplicados simultaneamente ao plantio, esse método é chamado de pré-semeadura.
A fertilização consiste na adição de misturas especiais de nutrientes às plantas durante a estação de crescimento. Esse procedimento é realizado na primavera ou no outono.
No final do outono, antes das primeiras geadas, adiciona-se estrume fresco, turfa e excrementos de pássaros ao solo. Na primavera, fertiliza-se com húmus, estrume e composto. Esses elementos são melhor incorporados em solo seco.
Fertilizantes inorgânicos podem ser usados em qualquer época do ano. Por exemplo, o nitrofósca é aplicado durante o preparo profundo do solo no outono, e se o solo estiver muito pesado, utiliza-se o nitroamofósca.
O Ammophos é adequado como fertilizante líquido. É utilizado na primavera. Essas preparações são pulverizadas sobre as plantas ou adicionadas à cova de plantio antes do plantio das batatas.
Tecnologia
Vale ressaltar que toda a adubação radicular deve ser feita apenas em tempo bom. Isso se deve a certos fatores específicos relacionados à fotossíntese.
Os jardineiros sabem que o sistema radicular das batatas se desenvolve nas camadas superficiais do solo. Portanto, qualquer fertilizante aplicado diretamente nos buracos de plantio chegará às plantas muito rapidamente.
Em relação à fertilização foliar, recomenda-se aplicá-la à noite ou em dias nublados. A exposição à luz solar pode fazer com que o fertilizante seque rapidamente, o que pode causar queimaduras nas plantas.
Além disso, pulverize os arbustos suavemente pelo menos 2 a 3 horas antes da chuva prevista. Isso permitirá que o fertilizante seja totalmente absorvido.
A tecnologia para aplicação de fertilizantes inorgânicos em batatas é a seguinte:
- É sempre recomendável adicionar 150 a 200 gramas de cinzas de madeira em cada buraco previamente, e depois preenchê-lo com terra;
- Após o surgimento dos primeiros brotos, a primeira fertilização deve ser feita com ureia na proporção de 40 g para 20 litros de água. Aplique 500 ml sob cada arbusto;
- As plantas precisam de uma segunda adubação após o início da brotação. Para isso, dissolva 25 g de sulfato de potássio em 15 litros de água e adicione 25 g de cinzas de madeira. Aplique 1 litro da solução por planta.
- Para garantir que os tubérculos se formem o mais rápido possível, alimente os arbustos com verbasco líquido (300 g) e 2 colheres de sopa de superfosfato. Deixe agir por 30 minutos e, em seguida, regue a planta com 500 ml.
Calcula corretamente a quantidade de fertilizantes necessária.
A quantidade de fertilizante aplicada dependerá da fertilidade do solo. Se o solo for fértil, vale a pena adicionar de 2 a 2,5 kg de superfosfato e esterco, além de até 2 kg de potássio por 100 metros quadrados.
Se o solo tiver fertilidade média, precisaremos de mais fertilizante. Portanto, precisaremos adicionar de 3 a 4 kg de esterco, a mesma quantidade de fertilizante nitrogenado, 3 kg de potássio e 4,5 kg de fertilizante fosfatado.
Se o solo estiver muito empobrecido, precisaremos de ainda mais fertilizante. Isso significa que precisaremos adicionar 100 kg de esterco, 1,5 kg de nitrato de amônio e 3,5 kg de fertilizante superfosfato.
É importante sempre lembrar que nutrientes em excesso não trazem benefícios. Portanto, siga rigorosamente todas as recomendações referentes às taxas de aplicação de fertilizantes.


Datas de plantio de batata de acordo com as fases da lua para 2021 na região de Moscou
Variedades de batata: nomes com fotos, descrições e características.
Quando colher batatas em 2020 de acordo com a lua e qual a melhor forma de armazená-las.
Lista de variedades de batata com nomes, descrições e fotos.
Rússia
Ótima dica, muito obrigado.