Tipos de fertilizantes nitrogenados para pepinos: regras e época de aplicação.

pepinos

O nitrogênio é um dos três macronutrientes essenciais para o metabolismo normal do pepino. Esse composto químico é responsável pela vegetação e pelo crescimento da massa verde. A deficiência de nitrogênio, que tem diversas causas, pode causar doenças graves nas plantas. Para enriquecer a composição química do solo, são utilizados fertilizantes nitrogenados, cada tipo com suas próprias regras de aplicação.

Por que os pepinos precisam de fertilizantes nitrogenados?

O nitrogênio (N) é responsável pelo crescimento e desenvolvimento da flora, mas é rapidamente perdido pelas culturas, especialmente em cultivos intensivos. Como resultado, o solo se esgota a cada ano. No entanto, o uso de fertilizantes nitrogenados ajuda a manter e até mesmo aumentar a camada fértil do solo, sem a qual uma colheita abundante de pepinos é impossível.

O papel do nitrogênio no cultivo de hortaliças

O nitrogênio é um componente encontrado em quase todas as partes do citoplasma das células vegetais, incluindo suas proteínas, clorofila, a maioria das vitaminas, ácidos nucleicos e enzimas. Processos fisiológicos essenciais em pepinos ocorrem somente com a participação desse composto químico. Ele é responsável pela nutrição geral. Plantas jovens necessitam especialmente desse elemento durante o período de crescimento ativo do caule e das folhas. O papel do nitrogênio no desenvolvimento do pepino também se deve ao fato de que ele tem um impacto maior na qualidade e quantidade da colheita do que o fósforo e o potássio.

Por que sua deficiência é perigosa?

As plantas obtêm do solo todos os macro e micronutrientes necessários para o seu desenvolvimento. No entanto, após cada safra em que os agricultores cultivam diversas culturas sem repor as reservas de nutrientes do solo, a composição química deste se deteriora. Plantas com deficiência de nitrogênio têm seu crescimento mais lento. Caules e folhas tornam-se finos, flácidos e amarelam rapidamente. Os botões florais se desenvolvem pouco e caem antes de amadurecerem completamente. Por fim, as plantas morrem sem atingir seu potencial genético.

Sinais de deficiência e excesso de nitrogênio no solo com fotos

Os pepinos são exigentes quanto à composição química do solo. Se o nitrogênio for insuficiente, as hortaliças reagem rapidamente. Os principais sinais que indicam a falta desse macronutriente na área ou que ele está sendo mal absorvido pelas raízes das plantas são:

  • descoloração das folhas e frutos - eles ficam verde-claros;
  • formação de brotos em forma de bico no topo dos pepinos;
  • amarelecimento das lâminas foliares na parte inferior;
  • Interrupção do desenvolvimento dos enteados, os brotos param de se desenvolver.

Se você notar algum desses sintomas, aplique uma pequena quantidade de fertilizante mineral ou orgânico contendo nitrogênio na planta e observe sua reação. Aplicações frequentes podem ser prejudiciais, pois o excesso de nitrogênio favorece o desenvolvimento de doenças. Solos com alto teor de nitrogênio favorecem o crescimento de fungos. Concentrações excessivas de nitrogênio também causam deficiência de potássio. A deficiência de potássio (K) afeta negativamente a qualidade dos frutos.

Para a sua informação!
Com uma alta concentração de nitrogênio no solo nos estágios iniciais de desenvolvimento da cultura, o crescimento ativo da massa verde ocorre em detrimento da floração e da formação de frutos.

Características e tipos de composições nutricionais

Os fertilizantes nitrogenados são suplementos que contêm o composto químico de mesmo nome. Eles estão disponíveis em duas formas: mineral e orgânica. Os melhores resultados são obtidos com a combinação de diferentes fertilizantes. O fertilizante mais adequado é determinado com base no estágio de crescimento do pepino. Além disso, os fertilizantes nitrogenados podem ser encontrados em diferentes formas: granulados, em pó e líquidos.

Orgânicos

Os fertilizantes naturais exigem um preparo prévio, e às vezes demorado, antes da aplicação. No entanto, devido aos compostos orgânicos que contêm, a sobredosagem é menos provável do que com os fertilizantes minerais, que são misturas concentradas de nutrientes. Este tipo de fertilizante é mais barato e, se desejado e se os ingredientes estiverem facilmente disponíveis, pode ser preparado em casa.

Estrume

Devido à alta concentração de ureia no produto, ele não deve ser aplicado fresco. Isso pode queimar o sistema radicular da planta. Os arbustos de pepino são adubados nas raízes misturando uma infusão de verbasco com água na proporção de 1:10. Além disso, para melhorar a camada de húmus, espalhe o adubo bem curtido (com pelo menos um ano de idade) ao redor do perímetro do tronco da árvore.

excrementos de pássaros

Antes de adicionar esse tipo de matéria orgânica, prepare uma infusão. As fezes precisam fermentar. A mistura é deixada em repouso por vários dias, sendo mexida regularmente. Inicialmente, a matéria orgânica é diluída em água na proporção de 1:10. Após duas semanas de desenvolvimento (com semeadura direta), as plantas jovens são adubadas com uma preparação ainda menos concentrada: a infusão é diluída na proporção de 1:5.

Turfa

Um bom fertilizante para pepinos, aplicado durante o preparo do solo no outono, está disponível em qualquer loja de jardinagem. Durante a estação de crescimento, a turfa também é usada como cobertura morta, atuando também como fertilizante. No entanto, se o solo for ligeiramente ácido, use-a com cautela para evitar acidificá-lo em excesso.

Lodo

A matéria orgânica extraída do fundo de reservatórios é rica em diversos minerais, incluindo nitrogênio. Este remédio natural é utilizado principalmente para melhorar a fertilidade de solos arenosos. O lodo é espalhado em uma camada fina e seco ao sol por 2 a 3 dias. A mistura resultante é então aplicada ao redor do tronco da árvore. A espessura não deve exceder 1,5 cm.

Composto

Um fertilizante eficaz para pepinos pode ser facilmente preparado a partir de restos vegetais em uma pilha ou buraco de compostagem. Adicione o fertilizante aos buracos de plantio, misturando-o com a terra para evitar que o nitrogênio liberado pela decomposição queime as raízes. O ideal é adicionar o composto no outono: ele é um excelente agente afrouxador e fornece oxigênio às raízes das plantas de pepino.

Para a sua informação!
A cada três anos, recomenda-se semear adubo verde no canteiro de pepinos como fertilizante. Durante a aração de outono, basta incorporá-lo ao solo durante o preparo da terra.

Fertilizantes minerais

Os agroquímicos são divididos em três grupos: amônia, nitrato e amida. Os fertilizantes à base de amônia são aplicados durante o preparo do solo no outono e na primavera, após a colheita ou antes mesmo do plantio. Os fertilizantes à base de nitrato, como o nitrato de amônio, são utilizados durante o ciclo de crescimento. Os fertilizantes à base de amida (ureia) aumentam o pH, necessário para que o pepino permaneça neutro. Os fertilizantes deste grupo são utilizados em diversas fases do cultivo da hortaliça, mas com cautela.

Ureia

O produto, que contém 47% de nitrogênio, é utilizado tanto na forma sólida quanto líquida. Na forma sólida, os grânulos são incorporados ao solo, pois o gás benéfico evapora ao entrar em contato com o ar. A solução líquida (1:10) é aplicada via foliar nas plantas para reverter rapidamente os sinais de deficiência de nitrogênio e restaurar o crescimento normal da cultura.

Nitrato de cálcio e nitrato

Esses compostos alcalinos são adicionados a solos altamente ácidos, pois os compostos nitrogenados são facilmente absorvidos. O teor de nitrogênio do agroquímico é de 15%. O nitrato de cálcio é altamente higroscópico. É benéfico aplicar o fertilizante durante o plantio ou a semeadura, pois estimula o crescimento dos brotos. Durante períodos de cultivo intensivo, é utilizado como suplemento para plantas que apresentam murchamento de frutos e folhas caídas.

Sulfato de amônio

Fertilizante mineral solúvel em água. Seus ingredientes ativos são enxofre e nitrogênio, cada um contendo 20% de cada. Devido ao efeito acidificante do sulfato de amônio, pode ser necessário adicionar calcário como neutralizante quando aplicado em canteiros de pepino. A proporção é de 1:1. Antes de aplicar o fertilizante, umedeça bem o solo.

Nitrato de amônio

O agroquímico está disponível comercialmente em pó ou granulado. É altamente solúvel em água. O nitrato pode ser usado em vários estágios do ciclo de crescimento. A taxa de aplicação depende do método de aplicação:

  • A solução é aplicada como fertilizante para irrigação, após a dissolução de 60 g do pó em 10 litros de água;
  • Os grânulos são colocados nos sulcos na proporção de 5 g por área de 1 m².

Quando e como aplicar fertilizantes corretamente

Como o nitrogênio estimula o crescimento da massa verde em pepinos, misturas de nutrientes que o contenham são adicionadas inicialmente durante o preparo do solo para hortaliças no outono. Normalmente, utiliza-se matéria orgânica (húmus, composto). Nesse momento, pequenas quantidades de esterco podem ser adicionadas para remover a amônia acumulada durante o inverno e eliminar quaisquer infecções ou pragas. A segunda adubação é realizada duas semanas após a germinação, no caso de semeadura direta.

Para a sua informação!
No cultivo de pepinos a partir de mudas, a adubação nitrogenada é realizada 10 dias após o plantio das mudas nos canteiros.

https://youtu.be/4ryUW6Rl8FU

Durante o período de floração

Os fertilizantes nitrogenados para pepinos, tanto em cultivo interno quanto externo, são eficazes antes da formação da inflorescência, pois estimulam o crescimento vegetativo. No entanto, uma vez que a cultura entra na fase de floração, a adubação nitrogenada não deve ser completamente abandonada. Durante esse período, as plantas devem ser regadas com uma mistura de nutrientes composta por 15 g de ureia e a mesma quantidade de superfosfato duplo por 10 litros de água.

Na fase de frutificação

Durante a colheita, não se aplica nitrogênio, pois o excesso pode interferir na absorção de potássio. A deficiência desse nutriente encurta o processo de frutificação, fazendo com que os frutos não amadureçam e desenvolvam um formato curvado. A exceção é a deficiência de nitrogênio. Nesse caso, as plantas são adubadas via foliar com uma solução completa de nitroammofosca. Uma solução de trabalho é preparada misturando 30 g da solução em 10 litros de água.

Características da adubação de pepinos com nitrogênio

Para o pleno desenvolvimento das hortaliças, todos os macronutrientes são essenciais, incluindo o nitrogênio. No entanto, a escolha do tipo e método de aplicação desse composto químico é influenciada não apenas pelo estádio de desenvolvimento da cultura, mas também pelas condições de cultivo. Em estufas, os fertilizantes minerais completos são preferíveis, enquanto os compostos orgânicos são eficazes em canteiros abertos.

Em uma estufa

Em solo protegido, os canteiros são enriquecidos com nitrogênio 14 dias antes do plantio das mudas ou da semeadura. Dissolva 15 g de ureia, 30 g de superfosfato e 20 g de sulfato de potássio em 10 litros de água. Este volume de solução é suficiente para 1 m². Para economizar tempo no preparo da mistura aduba, prepare um recipiente com antecedência. Repita a adubação duas semanas após a germinação das sementes.

Em campo aberto

Na horta, as plantas de pepino precisam de mais umidade. No início do seu desenvolvimento, a rega com água pura deve ser alternada com misturas ricas em nitrogênio, como soluções de excrementos de pássaros ou verbasco. Estas são preparadas a partir de uma infusão concentrada diluída em água na proporção de 1:10. Se houver deficiência de nitrogênio, recomenda-se a adubação foliar com nitrato de amônio pela manhã.

Quais são os perigos da sobredosagem de fertilizantes?

Apesar dos efeitos benéficos do nitrogênio, sua presença no solo não deve ser excessiva. Altas concentrações ou aplicações frequentes de fertilizantes nitrogenados também têm um impacto negativo. No primeiro caso, há um alto risco de queimar o sistema radicular dos pepinos. E com a aplicação intensiva de nitrogênio, a floração, e muito menos a frutificação e a colheita, podem não ocorrer.

Para a sua informação!
A sobredosagem de agroquímicos nitrogenados com efeito acidificante pode levar ao aumento do pH do solo e à morte das plantações.

Avaliações

Irina, 56 anos:

"Cultivo pepinos na minha horta todos os anos. Tento adicionar nitrogênio ao preparar os canteiros no outono, já que uso matéria orgânica. Tive uma experiência ruim logo no início, quando adicionei esterco parcialmente decomposto na primavera, antes da semeadura. Como resultado, não vi um único broto. O grilo-toupeira, que estava no esterco, comeu todas as sementes."

Oleg, 62 anos:

"Cultivo hortaliças há muitos anos e nunca tive problemas. No entanto, não deixo de melhorar a camada superficial do solo, pois sei que ele fica muito empobrecido sem fertilizante. Todo outono, adiciono composto orgânico ao solo e, na hora do plantio, coloco de 5 a 10 gramas de nitrato de amônio nas covas. Durante a floração e a frutificação, prefiro usar agrotóxicos complexos que contenham nitrogênio. Não notei nenhum sinal de excesso de nitrogênio."

Para cultivar plantas saudáveis ​​e obter uma colheita abundante, o solo deve conter não apenas fósforo e potássio, mas também nitrogênio. Os fertilizantes nitrogenados ajudam a repor as camadas de solo empobrecidas de forma oportuna, e seus efeitos benéficos só são alcançados quando usados ​​corretamente.

Tipos de fertilizantes nitrogenados para pepinos
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates