Uvas Cardinal: características e descrição da variedade, plantio e cuidados.

Uva

Variedade de uva Cardinal

A uva Cardinal é uma variedade clássica na viticultura. Foi desenvolvida em meados do século XX na Califórnia, EUA. Os criadores F. Harmon e E. Snyder basearam seu desenvolvimento nas variedades Alphonse Lavallee e Queen.

Surgiu na Rússia em 1958, mas só foi registrada no Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento Genético em 1974. Seu cultivo é permitido nas regiões do Cáucaso e do Baixo Volga.

Características das uvas

Esta variedade de uva é considerada de maturação precoce, amadurecendo entre 105 e 120 dias após o início da estação de crescimento. Apesar de ser um híbrido, isso não impede que os melhoristas a incorporem em novas linhagens e desenvolvam variedades novas e mais avançadas. A produção comercial é de 11 toneladas por hectare. Uma única videira produz de 20 a 25 quilos.

As uvas podem ser transportadas por longas distâncias. Quando mantidas na temperatura e umidade corretas, conservam seu sabor e aparência por até três meses. São suscetíveis a doenças fúngicas e virais, sendo frequentemente afetadas por míldio e oídio. Também são extremamente sensíveis a mudanças bruscas nas condições climáticas. Videiras desprotegidas congelam no inverno.

Leia também

Uvas Black Pearl: Características e Descrição da Variedade, Plantio e Cuidados

A uva Black Pearl é uma variedade clássica de uva para vinho, mas muitos jardineiros acreditam erroneamente...

Descrição dos arbustos

Os arbustos desenvolvem-se vigorosamente e apresentam folhagem densa, atingindo uma altura de 3 a 3,5 metros. As trepadeiras não amadurecem completamente em um ano, apenas a parte inferior. As lâminas foliares são grandes, pentalobadas e cordiformes. A superfície das folhas é lisa, pubescente e verde-clara. A trepadeira produz de 40 a 70 ramos frutíferos por temporada, cada um com 1 a 2 cachos.

Descrição de cachos e bagas

Os cachos têm formato cônico ou cilíndrico. As flores são pequenas e verde-claras. Os cachos são de densidade média, com espaços visíveis entre as bagas. Cada cacho atinge de 25 a 30 centímetros de comprimento e pesa apenas de 300 a 600 gramas. As bagas são grandes, ovais ou redondas, pesando de 5 a 7 gramas cada. Pequenas rugosidades e sulcos são visíveis em toda a superfície das uvas. A casca é densa, coberta por uma espessa camada cerosa, e tem uma cor vermelha intensa com um tom violeta.

A polpa é densa, suculenta e translúcida, com um tom esverdeado. Três a quatro sementes estão localizadas no centro. As uvas têm uma textura crocante. O sabor é equilibrado, com um balanço entre o levemente ácido e o doce. As uvas amadurecem de forma irregular no cacho. No interior, onde a luz solar é fraca, elas permanecem semiverdes. Apesar disso, a variedade "Cardinal" recebeu uma pontuação de 8 em 10 em uma competição de degustação. As uvas são usadas frescas, para suco e como ingrediente principal em compotas.

Vantagens e desvantagens

A variedade "Cardinal" absorveu as melhores características de seus pais. Entre suas vantagens, os viticultores destacam:

  • curto período de maturação. As primeiras bagas amadurecem no início de agosto;
  • alto rendimento;
  • armazenamento de longo prazo;
  • alto nível de transportabilidade;
  • resistência ao calor;
  • Sabor excelente.

As desvantagens da variedade são:

  • Condições climáticas instáveis ​​durante a estação de crescimento levam à queda dos ovários;
  • No inverno, será necessário abrigo, pois as videiras e os rebentos não são resistentes a temperaturas inferiores a -10-15°C;
  • não resistente às principais doenças fúngicas e virais;
  • É necessário bastante fertilizante. A quantidade e a qualidade das bagas dependem da época da aplicação do fertilizante.

Tecnologia agrícola da variedade

A variedade "Cardinal" é exigente em termos de condições de cultivo. Recomenda-se plantá-la em regiões com invernos amenos e onde as temperaturas da primavera não apresentem grandes variações. O solo preto é ideal para o cultivo da uva. Solos argilosos e franco-arenosos reduzem significativamente a produção desta fruta.

Reprodução

O melhor método para propagar uvas é por enxertia de estacas em porta-enxerto de outra variedade de uva. Recomenda-se enxertar em variedades resistentes como 'Ifc X Berlandieri' e 'Berlandieri X Riparia'. Prepare o material de enxertia no final do outono, quando o fluxo de seiva tiver cessado completamente. Corte seções da videira a partir do meio do caule, onde tenham aproximadamente 7 a 10 milímetros de diâmetro. Pelo menos quatro gemas devem permanecer na estaca. Para conservar o material de enxertia até a primavera, cubra as extremidades com parafina, embrulhe-as em papel e guarde-as em uma prateleira baixa na geladeira ou na adega.

Conselhos úteis!
Para tratar estacas com parafina, pegue dois frascos de meio litro. Encha um com água fria e o outro com água fervente. Coloque uma vela de parafina grossa no frasco com água fervente. Ela deve dissolver completamente no líquido. Pegue a estaca e mergulhe-a a 10 cm da extremidade na mistura de parafina quente e, em seguida, imediatamente na água fria. Uma película de parafina deve se formar nas extremidades, protegendo a estaca.
Leia também

Uvas Maiden: características e descrição da variedade, avaliações

As uvas Maiden são um membro notável da família da videira. Ao contrário das uvas comuns, elas não produzem…

Enxerte as videiras no final de abril ou início de maio, quando já não se prevê uma queda nas temperaturas.

Enxertia de estacas:

  1. Selecione um porta-enxerto de videira antigo.
  2. Corte o arbusto inteiro, deixando apenas um toco.
  3. Limpe o toco para que sua superfície fique lisa.
  4. Usando um machado pequeno, divida o toco exatamente ao meio.
  5. Corte um dos lados do recorte em ângulo, em ambos os lados.
  6. Insira a estaca no toco rachado e amarre-a firmemente com corda ou tecido grosso.
  7. Cubra o local da enxertia com argila ou piche de jardim para evitar que fungos ou vírus entrem nas rachaduras.
  8. Regue com 30 litros de água. Cubra o solo sob o arbusto com serragem.

Cuidando das uvas

Importante!
Durante o período de amadurecimento das frutas vermelhas, não se deve regá-las, pois a umidade fará com que elas rachem.

Rega

A variedade 'Cardinal' aprecia umidade, mas em moderação. Regue a planta a cada duas semanas, desde o início da abertura das folhas até que os frutos estejam tecnicamente maduros. O consumo de água por arbusto é de 30 a 40 litros.

cobertura

Fertilize as plantas com fertilizantes complexos antes da floração e durante a formação dos frutos. Aplique fertilizante líquido no solo pela primeira vez. cobertura Uma solução à base de 10 litros de água, 30 gramas de superfosfato, 20 gramas de ureia e 30 gramas de sulfeto de potássio. Regue as videiras uma segunda vez com a mesma solução, mas sem a ureia. No outono, adicione esterco bem curtido às videiras. Use dois baldes por videira. Espalhe a matéria orgânica ao redor de todo o perímetro do tronco.

Proteção contra doenças

Para reduzir a probabilidade de doenças fúngicas, trate os arbustos na primavera com calda bordalesa (preparação: 100 gramas de sulfato de cobre, 120 gramas de cal viva, 10 litros de água) ou qualquer outro fungicida.

Aparar

No outono, deixe de 5 a 7 brotos em cada arbusto. A carga em um único caule não deve exceder 6 gemas para garantir que os cachos sejam o mais densos possível e que as bagas sejam grandes.

Preparando-se para o inverno

A variedade 'Cardinal' requer proteção mesmo em regiões mais quentes da Rússia. Após a poda, dobre cuidadosamente a videira rente ao solo, cubra-a com palha, serragem e, em seguida, com filme plástico. Outra alternativa é amontoar terra para proteger as videiras e as gemas do congelamento. A terra deve cobrir completamente todos os ramos.

Avaliações

Tamara Nikolaevna, região de Samara.

A videira "Cardinal" está sendo cultivada na minha dacha há três anos. Raramente preciso cuidar dela, e a produção do primeiro ano não foi grande. Os cachos eram compridos e as bagas grandes. Na primavera, eu alimento as videiras com uma solução fraca de caldo de galinha. Preparo da seguinte forma: pego 1 quilo de esterco fresco, adiciono um balde de água, mexo e deixo fermentar por duas semanas. Após 14 dias, diluo um litro da infusão em um balde de água e despejo sob a videira. Espero uma colheita maior no próximo ano.

Fedor Nikanorovich, região de Krasnodar.

Cultivo a variedade de uva "Cardinal" no meu terreno há 10 anos. Ela adoece com frequência, claro, mas minha família e eu adoramos tanto o sabor e o tamanho das uvas que não consigo me desfazer delas. Para prevenir doenças, pulverizo as videiras duas vezes na primavera. Na primeira vez, uso uma solução de sulfato de cobre (100 gramas de solução em 10 litros de água) quando os botões ainda não abriram. Na segunda vez, pulverizo os brotos quando as folhas estão quase totalmente abertas. Uso Ridomil ou Quadris para a prevenção de doenças. A eficácia deles dura até o outono. Se eu tratar as plantas todos os anos, elas ficam praticamente livres de doenças.

Variedade de uva Cardinal
Comentários sobre o artigo: 1
  1. Sergey Alexandrovich

    Plantei uma muda de Cardinal, originária da Sérvia, na minha dacha em 2013. O arbusto produz um vigoroso crescimento anual e uma excelente colheita. É conduzido com uma estrutura em forma de leque, de quatro braços, sobre um suporte de plano único.

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates