
A Moldova é uma das variedades de uva mais famosas. Mesmo quem nunca cultivou uvas provavelmente já provou a Moldova e se lembrou de suas bagas doces e suculentas. Essa variedade é frequentemente encontrada nas prateleiras dos supermercados, pois é cultivada em escala industrial. Esta variedade é fácil de cuidar e cultivar. Você pode obter o máximo rendimento estudando suas características, descrição, avaliações e conselhos de viticultores experientes.
Características e descrição da variedade
O nome sugere a terra natal histórica da variedade de uva, já que foi cultivada na Moldávia. A Moldova é um produto de seleções das décadas de 1960 e 1970. As uvas foram criadas pelo cruzamento das variedades estrangeiras Seyve Villar e Guzal Kara. Os bagos são quase pretos com um tom púrpura. A casca possui uma camada cerosa que protege os bagos contra danos e rachaduras. No interior da fruta, encontra-se uma polpa branco-avermelhada com 2 a 3 sementes. A polpa é doce, mas ligeiramente ácida. O teor de açúcar é de 17 a 18% e a acidez de 7 a 10 g/l. Todos os bagos são colhidos em um único cacho, pesando de 500 g a 1 kg. Os bagos em si não são grandes, mas de tamanho médio, pesando no máximo 6 a 7 g cada. As uvas têm de 2 a 3 cm de comprimento.
A variedade Moldova é cultivada para diversos fins, pois é versátil. É adequada tanto para uso comercial quanto para consumo humano. As bagas são utilizadas. para cozinhar compotas e geleias. Sua doçura as torna uma combinação perfeita com frutas cítricas e outras frutas, criando um sabor harmonioso. Vinhos e outras bebidas destiladas são aromatizados com as uvas. A Moldova é reconhecida como uma variedade de alto rendimento. A frutificação começa no segundo ano após o plantio e aumenta anualmente. O pico da colheita ocorre quando a planta atinge de 8 a 10 anos de idade. Um único arbusto pode render até 150 kg de bagas. Em escala industrial, o rendimento é de 150 a 200 centners de bagas por hectare. O amadurecimento leva de 150 a 160 dias a partir do início da brotação, e a colheita começa não antes de meados de setembro.
A variedade Moldova atinge até 6 metros de altura. Como todas as castas de uva, necessita de tutoramento em treliça ou outro suporte. Produz rebentos vigorosos, pelo que a videira precisa de ser conduzida e os rebentos em excesso removidos. A poda impacta diretamente a produção: a condução excessiva ou insuficiente da videira leva a uma frutificação deficiente e à redução da qualidade das bagas. A variedade é praticamente imune a doenças. Doenças como oídio, filoxera e míldio não a afetam, uma vez que é imune a elas. A Moldova é ligeiramente menos suscetível à clorose e à fomopsis, embora tenham ocorrido casos de infeção.
A Moldávia foi originalmente dividida em zonas com base nas suas regiões do sul. É idealmente adequada ao seu clima ameno. crescer Em Sochi, Anapa, Crimeia, Rostov-on-Don, região de Rostov e Krai de Krasnodar. Embora esta variedade tenha boa resistência à geada até -20°C, não é adequada para plantio no norte do país.
As principais qualidades das uvas incluem:
- facilidade de reprodução e cuidados;
- rendimento elevado e estável;
- Boa vida útil e facilidade de transporte;
- Qualidades de sabor e aparência comercial;
- Imunidade a muitas doenças.
As uvas também têm suas desvantagens. Devido ao seu amadurecimento tardio, as bagas muitas vezes não têm tempo suficiente para amadurecer completamente antes da chegada da geada. Portanto, quando aterrissando na região de Moscou O sabor da Moldávia pode ser um pouco azedo.
Plantio e cuidados
As uvas da Moldávia são geralmente plantadas na primavera; o plantio no outono não é o ideal. Se você nunca cultivou uvas em seu jardim, pode plantá-las a partir de mudas. Ao comprar as mudas, preste atenção às raízes: elas devem ser saudáveis, lisas e brancas. O melhor é comprar as mudas no início ou meados de março, pois os botões nos ramos ainda não se abriram. Até 10 mudas são suficientes para o primeiro plantio; se desejar propagá-las, os brotos enraízam facilmente e a videira pode ser propagada por estacas.
Na Moldávia, o sol e o calor são essenciais, por isso o vinhedo está localizado em uma área protegida do vento, mas não sombreada. A falta de luz prolongará ainda mais o tempo de maturação. Se possível, prepare o solo para o plantio das uvas no outono ou início da primavera, após o derretimento da neve. Adicione húmus ao solo, com aproximadamente 10 kg de composto por metro quadrado. As uvas respondem bem à matéria orgânica, portanto, adicione uma xícara de cinzas de fogão por metro quadrado para aumentar a fertilidade.
As mudas de uva são plantadas a uma certa distância umas das outras, deixando 2 a 3 espaços entre as plantas. À medida que amadurecem, elas começarão a se ramificar e não interferirão umas com as outras. Imediatamente após o plantio, as mudas são regadas e o solo é coberto com serragem ou palha. As videiras são amarradas em um leve ângulo em relação ao solo. Conforme os ramos crescem, as amarras devem ser ajustadas para estimular o crescimento das videiras. Brotos laterais podem ser deixados nas mudas; a partir do segundo ano, brotos fracos de 15 a 20 centímetros de comprimento são encurtados, simplesmente quebrando-os na raiz. Esses brotos podem ser usados para produzir estacas, que serão adequadas para o plantio no ano seguinte.
Em meados de abril, são realizadas medidas preventivas contra fungos e outras doenças. doenças da videiraOs produtos mais utilizados são Azofos, enxofre coloidal, calda bordalesa e Quadris. Esses produtos devem ser usados de acordo com as instruções da embalagem. O primeiro tratamento geralmente é seguido por um segundo, 5 a 7 dias depois.
Abrigo para o inverno
Na Moldávia, a frutificação termina tarde, não antes de meados de outubro. Após a colheita dos últimos cachos, a folhagem verde restante é aparada. Diagrama estacas de galhos A vinha deve incluir a parte que ainda não amadureceu. Devem restar aproximadamente três rebentos frutíferos de cada lado. Antes do inverno, regue as videiras (2 a 3 baldes de água morna por videira) e espere que o solo seque. Por volta de novembro, retire as videiras da treliça e disponha-as cuidadosamente em cachos. Cubra os cachos com terra e turfa e, em seguida, com juta. Pode colocar celofane sobre a juta para proteger a planta da água. Este tipo de cobertura é suficiente para que as videiras da Moldávia sobrevivam mesmo a um inverno rigoroso e a uma primavera fria. As videiras só devem ser descobertas em abril.
Avaliações
Maxim, da Crimeia, escreve:
"A Moldávia é ideal por causa do ar marítimo e do clima ameno. Em três anos, as videiras já atingiram vários metros de altura e estão produzindo frutos em abundância. Não as cubro no inverno; elas sobrevivem a geadas leves em torno de 0°C e um pouco abaixo. Rego as plantas uma vez a cada 3-4 semanas; elas não precisam de rega frequente. Aproveitamos as uvas durante todo o outono e até fizemos geleia."
Vera, da região de Moscou, diz:
"Esta variedade é perfeita para a região de Moscou. No início, eu tinha medo que as uvas congelassem, mas nada aconteceu com elas durante o inverno. Eu as cobri com folhas e plástico, podei os brotos na primavera e elas floresceram no verão. Estou muito feliz com a variedade, e as uvas que produzem são incríveis! Doces, suculentas e escuras, exatamente como no sul. No geral, eu definitivamente recomendo a Moldávia para o plantio."

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações