
A qualidade da futura colheita depende diretamente da escolha da variedade de uva correta. A Rubinovy Yubiley é uma variedade de baixa manutenção que produz frutos em abundância. Bagas grandes e doces, cachos firmes e uma videira robusta — essas são as características que os viticultores citam em suas avaliações.
Características e descrição da variedade
As bagas de cores vibrantes da uva Ruby Jubilee atraem a atenção de qualquer pessoa que passe por perto. Amadurecem no final de agosto, com um período de frutificação que dura de 120 a 130 dias. Os frutos são redondos e pesados, com uma única baga podendo facilmente pesar até 20 g. A casca apresenta uma combinação de vermelho e rosa com reflexos amarelos. A casca fina é quase imperceptível ao paladar. A polpa da baga é doce, com um leve sabor adocicado no final. O teor de açúcar varia entre 15 e 17 g/l, e a acidez entre 6 e 7 g/l. Devido à sua casca fina, porém resistente, as bagas suportam bem o transporte, sendo cultivadas para consumo comercial. As uvas Ruby Jubilee são consumidas frescas, mas as bagas também são adequadas para a produção de vinhos e licores caseiros. As donas de casa utilizam as folhas da uva para fazer dolma (um tipo de pastel indiano) – são resistentes e bonitas.
A videira é de porte médio, raramente ultrapassando 5 m de comprimento. A plantação é conduzida a um suporte ou treliça. A poda é necessária uma ou duas vezes por ano. A melhor produção é observada quando a videira possui no máximo 30 gemas. De 6 a 8 gemas são podadas de cada vez. As videiras produzem cachos de uvas com peso aproximado de 700 a 800 g. O amadurecimento é bom, com as bagas amadurecendo simultaneamente. Os ramos maduros ficam marrons com folhagem verde-escura. A floração ocorre rapidamente no verão. As flores são hermafroditas, portanto, não necessitam de polinizadores para a frutificação.
A variedade Ruby Jubilee é amplamente cultivada na Península da Crimeia, na região de Rostov e no Krai de Krasnodar. Seu cultivo é menos comum na região de Moscou e na região de Leningrado devido à sua baixa resistência à geada. Os brotos podem suportar temperaturas de até -20°C (-4°F), mas só sobrevivem ao inverno se estiverem cobertos. O tempo chuvoso e nublado afeta a qualidade dos frutos e a produção, por isso a Ruby Jubilee é cultivada principalmente no sul do país.
A variedade é considerada resistente a muitas doenças da videiraA variedade Ruby Jubilee é pouco suscetível ao míldio e ao oídio, e resistente à podridão e a outras bactérias. É necessário tratamento preventivo, realizado duas vezes ao ano: na primavera e no outono. Para o tratamento, utilizam-se sulfato de cobre, calda bordalesa ou outros fungicidas.
O Jubileu de Rubi possui diversas qualidades positivas:
- Frutos grandes e bonitos de cor incomum;
- colheita estável;
- fortes qualidades imunológicas;
- Brotos vigorosos e frutos abundantes;
- Não é exigente quanto ao solo de plantio.
Uma desvantagem do cultivo desta variedade é a sua atração por vespas. Para protegê-la, considere fornecer uma cobertura especial para as uvas ou adquirir armadilhas para insetos. Os pássaros às vezes atacam as bagas, mas podem ser facilmente repelidos com uma tela fina.
Como plantar
O ideal é que o terreno para o cultivo de uvas esteja localizado no lado sul ou sudoeste. É importante considerar a proteção contra o vento; uma cerca no lado norte, por exemplo, pode ser utilizada. As uvas não devem ser cultivadas perto de árvores, pois a sombra é prejudicial. O nível do lençol freático deve ser de pelo menos 1,5 metros. O preparo do solo para o plantio das uvas é feito no outono ou na primavera. Cave buracos de plantio com 70 a 80 cm de profundidade e aproximadamente o mesmo diâmetro. Primeiro, preencha o buraco com um balde de qualquer material de drenagem, depois adicione ½ kg de superfosfato e um balde de composto orgânico.
Para plantar uma muda O plantio começa na primavera, no início ou meados de abril. Durante 24 horas, a muda é imersa em uma solução que estimula o desenvolvimento e o crescimento do rizoma. O estimulante de crescimento deve ser composto por ácido succínico, humato de sódio e hormônio enraizador. Essa mistura de nutrientes fortalecerá as raízes, permitindo que se adaptem rapidamente ao novo local. As raízes da muda são colocadas em um buraco preenchido com solo fértil e enterradas, deixando o colo da raiz exposto. Nas duas primeiras semanas de crescimento, as mudas recebem alguma sombra.
Como cuidar
Durante o primeiro ano de cultivo, a muda é regada com pouca frequência (uma vez por mês), o solo é afofado e são aplicados fungicidas para controlar doenças e pragas. A primeira rega é feita imediatamente após o plantio da muda em seu local definitivo. Após a rega, o solo é afofado e quaisquer ervas daninhas que aparecerem são arrancadas. Quando as primeiras folhas começarem a crescer ativamente, o tronco é limpo da camada de solo. Em junho, um buraco é feito ao redor da planta para permitir que as raízes superficiais se aclimatem à temperatura ambiente. Se as raízes não forem aclimatadas, a planta se desenvolverá lenta e pouco vigorosa. O buraco é preenchido somente em meados de agosto, quando a temperatura cai consideravelmente.
As videiras podem ser conduzidas desde o primeiro ano de cultivo. O broto mais forte e vigoroso é deixado, e os demais são cortados. As podas subsequentes são realizadas no outono, após a colheita, e na primavera. Galhos velhos e secos e brotos fracos são removidos primeiro. A poda requer tesouras de poda ou uma faca afiada; quebrar galhos é indesejável, pois pode danificar a videira.
Como se proteger do inverno
Ruby Jubilee quase sempre precisa de abrigo. A exceção são as regiões do sul com invernos amenos. Preparando-se para o inverno O plantio começa em outubro. As videiras são podadas e retiradas de seus suportes. Uma vala é cavada perto do local onde as uvas serão cultivadas. Turfa é colocada na vala e as mudas são dispostas sobre ela. As mudas são então cobertas com terra. Uma camada de celofane ou feltro para telhado é colocada sobre o canteiro. Quando a neve cobre o solo, ela é amontoada sobre a cobertura. Na primavera, a neve acumulada é removida, caso contrário, o derretimento da neve carregará o solo.
Avaliações
Pavel, do Krai de Krasnodar fala:
"A variedade Ruby Jubilee me chamou a atenção por suas belas bagas. Cultivo-a no meu jardim há quatro anos. A frutificação ocorre todos os anos e é consistente. As bagas são sempre doces e grandes, sem tendência a encolher. No ano passado, comecei a usar fertilizante. Alimentei as videiras antes e depois da floração com um suplemento de potássio (1 colher de sopa para cada 10 litros de água). A frutificação começou duas semanas antes do habitual."
Ana, da região de Ivanovo diz:
"Eu estava preocupada que as mudas não criassem raízes no solo devido à sua baixa resistência à geada. Algumas plantas morreram, mas a maioria sobreviveu. Plantei as uvas em abril, em meados do mês, mas a primavera chegou tarde e as noites estavam frias. As plantas restantes floresceram e espero colher em breve."

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações