A uva Victoria tem encantado os agrônomos com seus rendimentos consistentemente altos por décadas. A variedade é destinada ao cultivo. Não apenas nas regiões sul e central do país, mas também em regiões com climas mais rigorosos. Tolera bem as geadas de inverno e frutifica de forma confiável mesmo com alguns erros nas práticas agrícolas. Até jardineiros inexperientes conseguem cuidar da planta.
Características da variedade
'Victoria' pertence ao grupo das variedades híbridas de uva de mesa. Uva Obtida através de uma seleção complexa, a nova variedade foi criada por viticultores do Instituto de Pesquisa Vitivinícola Potapenko, dedicado à produção de vinhos. O resultado foi a variedade "Victoria", que se destaca pela maturação precoce, podendo a colheita começar entre 110 e 120 dias após o brotamento. Normalmente, os cachos maduros são colhidos a partir do início de agosto e se estendem até setembro. O tempo de maturação varia de acordo com a região de cultivo. Uma das maiores vantagens da variedade é a sua resistência à geada, suportando temperaturas de até -27 graus Celsius. Isso permite o cultivo da "Victoria" tanto em regiões do sul da Rússia quanto na região de Moscou, e, desde que protegida, pode ser cultivada até mesmo na Sibéria e nos Montes Urais.
As mudas crescem com vigor moderado; se enxertadas em um porta-enxerto vigoroso, as videiras crescerão mais rápido. As folhas são de tamanho médio, com cinco lóbulos, verde-escuras e ligeiramente pubescentes. Com práticas de cultivo adequadas, os brotos amadurecem bem. A propagação por estacas é simples; elas enraízam rapidamente e prosperam. As flores são femininas; para uma alta produção, uma variedade polinizadora com um período de floração semelhante ao da 'Victoria' deve ser plantada no jardim. As seguintes variedades são ideais:
- Kishmish radiata;
- Cristal;
- Agostinho;
- Bianca;
Os cachos são bastante grandes, pesando aproximadamente 500 a 700 gramas. Têm formato cônico e densidade média, podendo ser dispersos em alguns casos. As bagas são de tamanho médio, ovais, pesando de 6 a 8 gramas. A casca é fina, translúcida ao sol e quase imperceptível ao ser consumida. Apresenta coloração vermelho-framboesa e é coberta por uma leve camada cerosa. A polpa é carnuda, suculenta e crocante. O sabor é doce, levemente ácido, com notas de moscatel. O teor de açúcar das frutas chega a 19%, com acidez variando de 5 a 6 gramas por litro.
A uva Victoria é adequada para consumo in natura, bem como para suco, vinho e conservas. É adequada para transporte e armazenamento. Os bagos racham quando expostos a flutuações de umidade. Esta variedade é cultivada principalmente em quintais e pequenas propriedades rurais. A colheita pode começar já no segundo ou terceiro ano após o plantio. Não é rentável cultivá-la em escala industrial.
Doenças e pragas
A variedade 'Victoria' apresenta resistência moderada ao oídio e ao míldio, portanto, as plantas necessitam de tratamento preventivo com soluções apropriadas. uva Os ácaros da videira podem atacar as uvas. Podem ser detectados inspecionando cuidadosamente os arbustos; a sua presença provoca o aparecimento de protuberâncias características nas folhas. Tratamentos profissionais podem ajudar a combatê-los, mas lembre-se que o tratamento deve ser realizado pelo menos um mês antes da colheita. Outro problema são as vespas; elas não perdem a oportunidade de se banquetear com as uvas doces. Para proteger contra pragas, os jardineiros plantam ervas repelentes de insetos e colocam recipientes com água adoçada por perto. Se as bagas racharem, devem ser cortadas imediatamente com uma tesoura de poda; caso contrário, o cheiro atrairá vespas.
Vantagens e desvantagens
Antes de plantar qualquer variedade de uva, é importante pesquisá-la minuciosamente. Cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Vantagens:
- indicadores de rendimento decentes;
- Apresentação atraente;
- Excelente sabor de frutos silvestres;
- Resistência a geadas até -27 graus;
- boa taxa de sobrevivência das estacas;
- Com os devidos cuidados, a maturação dos brotos atinge 100%;
Imperfeições:
- As bagas são propensas a rachaduras;
- Erros na tecnologia agrícola podem levar ao surgimento de frutos com formato semelhante ao de ervilhas;
Características do cultivo
O plantio de uvas não difere do plantio de outras variedades. As uvas crescem melhor em solo escuro, mas qualquer solo, exceto solo pantanoso, serve. São fáceis de encontrar, embora um local ensolarado e protegido do vento seja o ideal. Evite a proximidade com o lençol freático, pois isso causa o apodrecimento das raízes. Cave a cova de plantio com antecedência, de preferência no outono. Coloque um sistema de drenagem no fundo e preencha o espaço restante com uma mistura de solo, areia e húmus. Cinzas de madeira ou nitrofóssea podem ser adicionadas à mistura de solo. O plantio é melhor realizado em abril; no sul do país, o plantio também pode começar em setembro.
Nos primeiros dois anos, a planta requer cuidados mais minuciosos. Cobrir o solo ao redor do vinhedo com cobertura morta simplificará significativamente os cuidados. Regue conforme necessário, evitando tanto a alta umidade quanto a seca. As uvas reagem negativamente a quaisquer flutuações. Mesmo em regiões mais ao sul, é melhor cobrir as videiras durante o inverno no primeiro ano após o plantio. Plantas adultas só precisam de abrigo em regiões mais frias. Fertilize o solo a cada poucos anos; cinzas podem ser adicionadas anualmente. A adubação foliar com fertilizantes líquidos complexos é feita antes da floração e durante a formação dos frutos.
Deve-se dar especial atenção à poda. No outono cortar Brotos secos e engrossados. Deixe de 25 a 35 gemas. Recomenda-se polvilhar as áreas cortadas com cinzas de madeira. Durante os meses mais quentes, remova a maioria dos brotos laterais; isso promove uma boa circulação de ar e reduz o risco de doenças fúngicas. Recomenda-se também remover os cachos de uva inferiores; deixe 2 a 3 cachos por broto.
Avaliações
Alevtina Grigorievna
A "Victoria" é uma boa variedade de uva, com boa produção e bagas deliciosas. No entanto, seus requisitos de cultivo e cuidado são muito diferentes dos das variedades modernas. Ela cresce no meu jardim há mais de 20 anos, mas já estou pensando em substituí-la por outra variedade mais fácil de cuidar.
Masha
Há um ano, compramos uma casa com uma videira da variedade Victoria. A proprietária explicou como cuidar dela. Mesmo sem nunca ter cultivado uvas antes, tudo ficou muito claro para mim. Ao longo da temporada, segui todas as suas recomendações, aplicando fungicida nas plantas duas vezes, regando-as e removendo as ervas daninhas. Foi um investimento considerável, mas valeu a pena: em meados de agosto, a primeira colheita, cultivada por mim, estava madura.
Conclusão
A uva Victoria é uma excelente variedade resistente à geada, o que permite seu cultivo até mesmo na Sibéria e nos Montes Urais. Ela não é exigente em termos de condições de cultivo, mas com práticas agrícolas adequadas, os resultados superarão todas as expectativas. É cultivada principalmente em jardins; não é adequada para cultivo comercial.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações