
A uva Jupiter foi desenvolvida no Arkansas, EUA, em 1998 e introduzida na Rússia alguns anos depois. Não há informações precisas sobre as variedades parentais. Após breves testes em diversas regiões do país, a Jupiter conquistou um lugar de destaque entre as melhores variedades de uva sem sementes.
A variedade é cultivada ativamente em casas de veraneio e em escala industrial.
Características das uvas Jupiter
As bagas amadurecem muito cedo, levando de 105 a 110 dias desde o brotamento até a colheita. Em regiões mais quentes, a colheita ocorre no início de agosto e, em regiões mais frias, até meados de setembro. O híbrido começa a frutificar aos três anos de idade. É altamente resistente ao inverno, suportando geadas de até -27°C (80°F) sem danos, mas apenas com boa cobertura de neve. Jupiter é resistente a ataques de vespas e tem resistência moderada a doenças (oídio, míldio e mofo cinzento).
Descrição do arbusto e dos frutos
Os arbustos que crescem em suas próprias raízes são de porte médio, apresentando pouco crescimento em uma única estação. Quando a variedade Jupiter é cultivada em porta-enxerto, o arbusto se desenvolve mais rapidamente e atinge maior altura. As trepadeiras são marrom-avermelhadas ou marrom-claras, com folhas grandes, verde-escuras, trilobadas e ligeiramente recortadas. Até seis inflorescências se formam em um único broto, as flores são bissexuais e a variedade produz frutos sem a necessidade de polinizadores.
Os cachos são alados, em forma de cone, moderadamente densos e pequenos, com peso médio de 200 a 300 gramas, podendo alguns cachos individuais pesar até 500 gramas. As bagas têm aproximadamente 5 a 7 gramas de peso, são ovóides-oblongas com ponta aguda, vermelhas quando maduras e vermelho-azuladas com uma densa camada fosca quando completamente maduras.

Uva Northern Shoulder: Características e Descrição, Plantio e Cuidados
A Plechis do Norte é uma das variedades de uva mais antigas, usada principalmente para a produção de vinho…
A polpa é suculenta e carnuda, com consistência semelhante à de uma marmelada, e a casca é fina e firme. Não há sementes, embora pequenos resquícios possam ser encontrados ocasionalmente. O sabor é muito bom, um característico sabor de "Isabel" ou moscatel duquesa, com um aroma leve e discreto. O suco de uva Jupiter contém até 21% de açúcares e muito pouca acidez (4 a 6 gramas).
Indicadores de rendimento, use
A produtividade é alta, dependendo do método de poda. Em vinhedos comerciais, colhem-se anualmente de 200 a 250 centners de uvas por hectare. As bagas mantêm sua aparência atraente por muito tempo e não racham durante o transporte ou nas videiras (devido ao excesso de água ou à maturação excessiva). São versáteis em seus usos: diversas aplicações no processamento, vinificação, secagem e congelamento.
Vantagens e desvantagens
Entre as desvantagens, destacam-se a resistência relativamente baixa da variedade Jupiter a fungos e o peso leve de seus cachos. No entanto, o arbusto tolera facilmente até 45 botões, os cachos amadurecem completamente e não requerem desbaste, mantendo a produção do híbrido sempre alta. Passemos agora às qualidades positivas:
- ausência de sementes;
- alto rendimento;
- Bom sabor e apresentação das frutas vermelhas;
- versatilidade de uso;
- bom amadurecimento dos brotos;
- As bagas permanecem nos cachos por muito tempo, caem apenas quando estão muito maduras, não racham durante o transporte e em alta umidade;
- resistência à geada;
- entrada precoce na fase de frutificação;
- Híbrido de maturação precoce;
- As videiras que sofreram danos ligeiros ou moderados devido à geada têm a capacidade de se recuperar em pouco tempo;
- A colheita deve ser armazenada em local fresco por até 3 meses;
- Fácil de cultivar.
Outra vantagem importante é que as estacas de Jupiter enraízam muito rapidamente, tornando a propagação fácil mesmo para iniciantes. No entanto, o ramo deve ser retirado apenas de um arbusto maduro e frutífero (com mais de 4 ou até 5 anos de idade).
Características do cultivo
As videiras da variedade Jupiter devem ser plantadas em locais ensolarados e quentes, protegidos de ventos fortes e correntes de ar frio. O ideal é plantá-las no lado sul ou sudoeste de casas ou outros edifícios. Evite plantar esta variedade em áreas com lençol freático elevado. As videiras de pé franco podem ser cultivadas junto a cercas, enquanto as plantas enxertadas devem ser sustentadas por estruturas arqueadas.
As estacas enraizadas podem ser plantadas desde a primavera, após as últimas geadas, até as primeiras geadas do outono (em local protegido). O enxerto das estacas no porta-enxerto é feito quando a videira está dormente. Ao plantar várias estacas, espace-as a 3 metros de distância.
Regar, adubar e podar
Se a cova de plantio for preparada adequadamente (incluindo a adição de fertilizante), a adubação só será necessária após a planta entrar na fase de frutificação. A primeira aplicação é feita na primavera, a segunda imediatamente após a floração e a terceira antes do inverno. Fertilizantes orgânicos (líquidos) e minerais são adequados; todos os fertilizantes devem ser usados com moderação. Na primavera, é aconselhável adicionar cinzas de madeira ao solo em uma aração superficial (500 gramas por metro quadrado).
Na ausência de chuva, regue durante a floração e, quando os frutos atingirem o tamanho de ervilhas, aplique pelo menos 3 baldes de água por arbusto. Regas adicionais são necessárias durante períodos prolongados de seca. Após cada rega ou chuva, afofe a terra ao redor dos troncos das árvores. É melhor não deixar o solo descoberto para evitar a evaporação rápida da umidade. Aplique uma camada de cobertura morta (até 3 cm) ao redor dos troncos. Serragem bem curtida, húmus ou musgo podem ser usados.
O ideal é formar o arbusto em um cordão horizontal de dois braços, deixando no máximo 45 brotos. A poda principal é feita no outono, após a queda das folhas. Cada broto jovem deve ser encurtado em pelo menos 7 ou 9 gemas. Na primavera, antes que as gemas inchem, remova todos os ramos que não sobreviveram ao inverno. Se desejar, você pode rejuvenescer o arbusto podando os ramos em excesso ou muito compridos e removendo aqueles que crescem para dentro, formando uma copa densa.
Tratamentos preventivos
Independentemente das condições de cultivo, as uvas Jupiter necessitam de proteção contra fungos e diversas pragas. A pulverização preventiva deve ser realizada quatro vezes ao ano.
- antes da brotação;
- 2 semanas antes do início da floração;
- imediatamente após a floração;
- após a queda das folhas.
Nos três primeiros tratamentos, os viticultores costumam usar 3% de calda bordalesa ou Thanos (de acordo com as instruções). No outono, é preferível usar sulfato ferroso. Antes do inverno, todos os resíduos vegetais são removidos do vinhedo.
Júpiter pertence a passasNo entanto, produz bagas excepcionalmente grandes para esse tipo de variedade. Outra vantagem significativa do híbrido é a facilidade de cultivo. Os cientistas John Clark e James Moore criaram uma variedade de uva verdadeiramente excelente e notável, que está rapidamente ganhando popularidade entre jardineiros na Rússia, Ucrânia, Moldávia, Bielorrússia e outros países.
Avaliações
Marta
Meu vinhedo está localizado na região de Krasnodar. Cultivo uvas da variedade Jupiter há oito anos, tendo coberto as videiras apenas no primeiro ano. As videiras começaram a frutificar na safra seguinte e colhi 6 quilos de uvas de cinco videiras. Agora, a produção é muito maior. O amadurecimento é irregular, com uvas rosadas, vermelhas e azuis em um mesmo cacho. Após a colheita, o cacho amadurece ainda mais. Não faço tratamento contra pragas, apenas contra doenças. Utilizo diversos produtos, geralmente o que tenho à mão.
Kirill
Experimentei as uvas Jupiter de um amigo e gostei muito do sabor — incomum e distinto. Enxertei-as em um vinhedo antigo; as videiras eram altas, com os maiores cachos pesando até 800 gramas, mas o sabor não era exatamente o que eu queria. Quatro anos atrás, plantei uma muda de Jupiter e lá estava — o mesmo sabor e aroma, mas os cachos eram pequenos e soltos. A videira enxertada produziu consistentemente altas safras, e as videiras de pé franco também foram impressionantes, produzindo de 4 a 5 cachos no primeiro ano. Não as cubro no inverno; faço dois tratamentos — imediatamente após a brotação e antes do inverno — e não tive nenhum problema com doenças.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações