A batata é um alimento básico para os moradores de cidades e vilarejos na Rússia, Bielorrússia e Ucrânia. No entanto, essa hortaliça tão popular enfrenta inúmeros inimigos e doenças que podem frustrar todos os esforços humanos.
Há sempre alguém para combater esses infortúnios; existem vários métodos de tratamento e oportunidades para salvar as colheitas.
Possíveis pragas da batata
Besouro do Colorado
O principal flagelo das plantações de batata. A principal fonte de alimento do besouro são as batatas, desde as folhas até os tubérculos. Ele também se alimenta de outras espécies de solanáceas. Os inseticidas químicos incluem "Shedevr", "Prestige", "Batsikol" ou "Dendrobacillin". Remédios caseiros incluem a coleta manual de ovos, larvas e besouros adultos, e a pulverização das plantações com várias infusões e decocções de celidônia, absinto, cavalinha ou dente-de-leão, ou uma solução de cinzas de madeira. Cubra o solo entre as fileiras com uma mistura de serragem de bétula e abeto. Um remédio caseiro: dilua 1 kg de mostarda seca em 10 litros de água, adicione 100 ml de vinagre a 9% e misture tudo. Pulverize as folhas das batatas com a solução.
Vermes aramados
As larvas de todos os besouros-estaladores medem de 10 a 45 mm de comprimento. Elas se alimentam de tubérculos de batata, inicialmente roendo-os e fazendo buracos, e também podem roer brotos jovens de videira. Remédios populares incluem adicionar giz e fertilizantes de amônio (salitre) ao solo e espalhar cascas de ovos trituradas no chão. InteressanteAntes de cavar o terreno, é uma boa ideia adicionar sal ao solo uma vez a cada 7 anos. É muito eficaz! O solo "protegido" ajuda a combater as pragas.
cigarrinhas
Esses insetos se assemelham a pulgões ou besouros-da-batata. Eles danificam as folhas da batata, infectando-as com esporos de fungos e diversas infecções perigosas. Controle químico de pragas: Antes do plantio, os tubérculos de batata devem ser tratados com "Taboo" ou "Cruiser". InteressanteQuando o inseto aparecer pela primeira vez no canteiro, o espaço entre as fileiras deve ser pulverizado com "Karate Zeon".
grilo-toupeira
Atinge um tamanho de 5 a 8 cm e voa a uma altura de até 5 m. É um predador muito voraz, devorando toda a parte subterrânea da planta da batata. Métodos de controle: antes do plantio, os tubérculos são imersos em inseticidas modernos (substâncias tóxicas). Durante o período de crescimento, o solo é irrigado com compostos organofosforados específicos.
Roedores semelhantes a ratos
Representantes desse tipo de praga são ratos-do-campo, camundongos, hamsters, etc. O método de controle é a desratização utilizando todas as substâncias conhecidas.
Besouro de maio
O inseto mede até 31,5 mm de comprimento e tem o corpo vermelho ou vermelho-escuro. As larvas do besouro começam a se alimentar de raízes e tubérculos no segundo ano de vida. Os métodos químicos de controle incluem bazudina, antikhrushch, zemlin e pochin. Remédios caseiros incluem cavar o solo profundamente e adicionar uma solução de lavagem chamada "Belina" ou água sanitária; coletar as larvas manualmente; na primavera, regar canteiros de morangos e outras plantas com amônia diluída (na proporção de 10 a 20 ml por balde de água); tratar o solo e a folhagem de arbustos com uma infusão de cascas de cebola (na proporção de 100 g de matéria seca por balde de água, deixando agir por 5 dias); plantar trevo-branco rastejante perto de árvores frutíferas e arbustos; suas raízes acumulam nitrogênio, repelindo assim os insetos.
lesmas nuas
Os insetos se alimentam da parte aérea e das raízes. As medidas de controle incluem a aplicação de cinzas com adição de 25-30% de cal na proporção de 200-250 kg/ha e superfosfato na proporção de 300-600 kg/ha, além da pulverização das culturas com uma solução aquosa de sal de cozinha a 10%. A pulverização deve ser feita à noite, quando os insetos saem para se alimentar.
Besouro-da-batata
AtençãoUm pequeno inseto marrom ataca as folhas da batata, e as larvas consomem o sistema radicular da planta. Para controlar a praga, use o inseticida "Taboo" e trate as plantas com uma solução de fosfamida a 0,2% (trate as plantas a cada 10 dias até a formação dos tubérculos).
nematoides da batata
Os microrganismos são invisíveis a olho nu. Sua presença pode ser detectada pelo crescimento atrofiado das plantas.
Interessante!!! Método de controle agronômico: plantio de diferentes variedades de batata em um mesmo terreno.
traça da batata
As larvas da borboleta (lagartas leves) alimentam-se dos tubérculos da batata, destruindo também os caules da planta. Os métodos mais eficazes para controlar a praga são o controle de ervas daninhas e as armadilhas de feromônios.
traça da batata
As larvas da traça alimentam-se das folhas e raízes da batata. A traça é muito prolífica e pode produzir várias gerações de larvas. Os métodos de controlo mecânico incluem o armazenamento das sementes a uma temperatura de pelo menos 5 graus Celsius; garantir que os tubérculos estejam bem aquecidos antes da plantação; amontoar terra ao redor das batatas; e realizar aração profunda sazonal.
Pulgão grande da batata
O inseto dissemina dezenas de doenças virais. Os métodos de controle mecânico incluem a capina e a colheita completa das plantações. O controle químico envolve o tratamento das plantas com compostos organofosforados., e tratamento de tubérculos com piretróides e neonicotinóides.
Além dos predadores de solanáceas já mencionados, vale a pena destacar também: certas espécies de joaninhas, a mosca-espanhola (também conhecida como besouro-da-batata ou lagarta-espanhola), a joaninha-da-batata (joaninha-de-28-pontos), pulgões (que se alimentam da polpa das folhas), percevejos e lagartas-rosca. No total, as batatas são atacadas por 23 espécies de vírus, 6 espécies de bactérias, 9 espécies de pulgões, 68 espécies de lagartas, 38 tipos diferentes de fungos e 119 outros insetos. No ano passado, a mosca-espanhola também atacou plantações na região de Irkutsk.
Prevenção
Para preservar a saúde dos consumidores de batata, melhorar sua vida útil e aumentar a produtividade, agrônomos e jardineiros estão se concentrando em medidas preventivas contra pragas e doenças da solanácea. A rotação de culturas, a desinfecção e o uso de diversos adubos verdes estão sendo aprimorados. Percevejos do gênero Podisus e certas espécies de joaninhas ajudam no controle de diversas pragas. Cebola e alho, capuchinhas, tansy, calêndulas, coentro, tomilho, raiz-forte, hortelã-pimenta e mostarda são plantados perto dos canteiros de batata. Em caso de ataque repentino de doenças ou pragas, diversos remédios caseiros ou métodos de controle biológico são utilizados. Especialistas recorrem a substâncias tóxicas apenas em casos extremos, quando outros métodos de controle falharam. A escolha das medidas preventivas depende da capacidade e experiência do jardineiro.
Avaliações
A maioria dos produtores de batata relata que as pragas desenvolvem gradualmente uma relativa imunidade aos produtos químicos que utilizam regularmente. É aconselhável substituí-los periodicamente. Utilize ativamente remédios caseiros e novos produtos químicos na desinfecção do material de plantio. As aves, além dos próprios produtores, também podem ser inimigas diretas das pragas. Elas se alimentam de muitos dos insetos e vermes mencionados acima, ajudando a eliminá-los, pelo menos parcialmente, e assim salvando a colheita. É essencial fornecer comedouros para pássaros no inverno e bebedouros no verão.

Datas de plantio de batata de acordo com as fases da lua para 2021 na região de Moscou
Variedades de batata: nomes com fotos, descrições e características.
Quando colher batatas em 2020 de acordo com a lua e qual a melhor forma de armazená-las.
Lista de variedades de batata com nomes, descrições e fotos.