Por que as mudas de repolho estão murchando e morrendo, e o que devo fazer?

Repolho

As mudas estão murchando.

A colheita depende da saúde das mudas. Um problema comum no cultivo de repolho é o murchamento. Se o repolho estiver murchando, é importante determinar a causa e agir imediatamente.

Razões

A couve é uma planta resistente ao frio. As condições ideais de cultivo são temperaturas entre 16 e 20 graus Celsius (61 a 68 graus Fahrenheit). Se o ar ao redor das mudas estiver seco e quente (temperaturas acima de 25 graus Celsius), elas não prosperarão e dificilmente se desenvolverão. A luz também é importante para a couve. Sem luz suficiente, o crescimento das mudas será lento e, consequentemente, a colheita será perdida.

Condições de cultivo desfavoráveis ​​afetam negativamente as mudas. Razões pelas quais as plantas murcham:

  • ar excessivamente quente e seco (é por isso que é quase impossível cultivar plantas fortes em um apartamento com aquecimento central);
  • Composição incorreta do solo, excesso de nutrientes;
  • deficiência mineral;
  • excesso de umidade;
  • solo ácido;
  • O solo não fica solto após a rega;
  • luz solar direta;
  • danos ao sistema radicular;
  • doença.
Conselho!

Assim que as mudas aparecerem nos vasos, elas precisam ser colocadas em um local fresco por alguns dias.

Sinais

É fácil perceber quando as mudas de repolho estão com dificuldades. O crescimento diminui drasticamente e as folhas murcham. A planta inteira se curva e pode até cair no chão. Ao primeiro sinal disso, medidas imediatas devem ser tomadas para recuperar a planta.

Tratamento

Uma vez identificada a causa do murchamento do repolho, o tratamento deve começar. Jardineiros utilizam diversos métodos para "reviver" as mudas, dependendo da situação:

  1. O excesso de fertilizante pode ser removido regando as plantas abundantemente. É importante permitir que a água escorra livremente pelos orifícios de drenagem.
  2. Se a aparência indicar falta de algum micronutriente, este deve ser adicionado ao solo o mais rápido possível ou deve-se realizar um tratamento foliar.
  3. Se houver excesso de umidade, você precisa reduzir a frequência da rega.
  4. Se as mudas sofrerem com a luz solar direta, a janela deve ser sombreada ou as plantas devem ser movidas para um local mais interno.
  5. Se o repolho estiver doente, é necessário tratar a própria doença (a hérnia das crucíferas, a podridão negra e outras doenças fúngicas levam ao murchamento).

Variedades resistentes

A variedade de repolho é selecionada com base nas suas necessidades e no clima regional. Variedades precoces e resistentes:

  • Cossaco;
  • Rinda;
  • Junho;
  • Tobia.

Devem ser semeadas cedo e podem ser consumidas no verão. As variedades tardias podem ser plantadas mais tarde; amadurecem no outono e também se conservam bem durante o inverno. Variedades tardias resistentes:

  • Agressor;
  • Amager;
  • Valentina;
  • Kolobok;
  • Mara.

Prevenção

.

Para evitar a queda das mudas, você deve cuidar adequadamente do repolho e tomar medidas preventivas:

  1. Escolha sementes de boa qualidade, com data de validade recente, e mantenha a embalagem fechada. É melhor não armazenar sementes de repolho depois de abertas.
  2. Prepare seu próprio solo. Misture partes iguais de turfa e húmus. Adicione 10 colheres de sopa de cinzas para cada 10 kg de solo. Evite usar solo de um canteiro onde já se cultivou repolho, pois bactérias patogênicas podem persistir no solo e infectar as mudas jovens.
  3. Semeie as sementes 2 meses antes do transplante previsto para o canteiro.
  4. O material de semente deve ser previamente desinfetado e imerso em água.
  5. Antes de semear, regue o solo abundantemente e volte a regar apenas depois que os brotos aparecerem.
  6. Mantenha uma distância de pelo menos 2 a 3 cm entre as mudas.
  7. A couve precisa de luz, mas não de luz solar direta.
  8. Após cada rega, afofe a terra para garantir a ventilação das raízes.
  9. Para o pleno desenvolvimento das mudas de repolho, é necessário manter uma temperatura baixa no ambiente.
  10. Antes de transplantar para o jardim, aclimate as mudas na varanda ou perto de uma janela aberta.
  11. Aplique fertilizante duas vezes durante o período de desenvolvimento das mudas.
  12. Quando as mudas tiverem crescido 4 folhas, transplante-as para o local definitivo.
Conselho!

Durante todo o período de crescimento das mudas, é muito importante evitar correntes de ar.

Avaliações

Svetlana S.

No ano passado, plantei repolho em terra comprada no mercado e, algumas semanas depois das mudas brotarem, elas murcharam completamente e começaram a secar. Não consegui salvá-las, então tive que replantá-las com uma variedade diferente. Usei terra do meu jardim para o replantio, mas adicionei cinzas e um pouco de turfa. Reguei com moderação e protegi as mudas da luz solar direta (minhas janelas ficam voltadas para o sul) e, no fim, elas prosperaram. A colheita foi razoável, embora um pouco mais tarde do que eu havia planejado. Então, acho que depende mais da variedade e da composição do solo. E mudas murchas não têm como ser salvas.

Olga Nikolaevna

Enquanto morava em apartamento, não conseguia cultivar mudas de repolho (tinha que comprá-las já prontas no mercado). Mas assim que nos mudamos para nossa própria casa, as mudas cresceram bem, sem secar ou murchar. Aparentemente, tudo se deve ao ar muito seco e quente.

Conclusão

As mudas de repolho são delicadas e exigem cuidados especiais. Seguindo algumas orientações básicas de cultivo, você pode evitar que as plantas murchem e, consequentemente, colher uma safra abundante da sua horta.

As mudas estão murchando.
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates