Cultivar manjericão em um jardim exige atenção especial do dono se ele ou ela quiser colher uma boa quantidade, em vez de uma folhagem murcha que cresce com pouco ou nenhum cuidado.
Solo para o cultivo de manjericão
O cultivo da planta requer um solo favorável e bem preparado, o que significa que você precisará trabalhar para criar as condições ideais para o cultivo do manjericão.
As melhores plantas para o cultivo de manjericão em canteiros são leguminosas, batatas, tomates e pepinos, pois necessitam de um suprimento constante de matéria orgânica. O preparo do solo para o cultivo de manjericão ao ar livre deve começar no outono, com os canteiros sendo bem revolvidos e fertilizados.
Nesse caso, a pá é aprofundada em 25 cm, quase até a profundidade de uma baioneta, e cerca de 5 kg de composto, 25 g de superfosfato e cerca de 15 g de sal de potássio são adicionados para fertilizar o solo.
Propagação de plantas por meio de mudas
Cultivar manjericão a partir de mudas é uma solução bastante comum para obter um cultivo e colheita rápidos. As mudas são semeadas no final de março ou início de abril, a uma profundidade de 1 cm.
Para acelerar o processo de germinação, a temperatura deve ser mantida a 27 graus Celsius por aproximadamente 10 dias. Em seguida, transplante os brotos para recipientes menores.
Esses recipientes com as mudas são colocados em uma estufa, onde são fertilizadas e aclimatadas. Durante o estágio da primeira folha, fertilizantes minerais devem ser aplicados, mas somente se as mudas não estiverem crescendo bem.
Você também pode se interessar por:Elas são transplantadas para pequenos buracos com até 8 cm de profundidade, e antes de colocar a muda, deve-se despejar cerca de um litro de água.
Plante-a num vaso, mas posicione-o de forma que o botão principal e as folhas jovens fiquem ao nível do solo. Enquanto o manjericão estiver se estabelecendo, regue-o regularmente e, após essa fase, regue apenas quando necessário.
Você também pode se interessar por:Para obter um plantio mais denso, é necessário desbastar as plantas, removendo os caules superiores. As inflorescências também devem ser retiradas dos arbustos jovens. Além disso, as ervas daninhas devem ser removidas prontamente dos canteiros, as plantas devem ser regadas e o solo deve ser afofado.
Evite o plantio denso e a alta umidade do solo, caso contrário, o manjericão pode ser infectado por mofo cinzento.

Três benefícios do manjericão: é fácil de cultivar, faz bem à saúde e é uma decoração de interiores deslumbrante.
Manjericão na janela, cultivado a partir de sementes.