Segredos para cultivar uma colheita abundante de repolho chinês ao ar livre

Repolho

repolho chinêsA couve-chinesa é a variedade mais fácil de cultivar da família do repolho. É bastante fácil obter uma colheita precoce e saudável a partir de mudas ou semeando as sementes diretamente no solo, tornando o cultivo da couve-chinesa simples e rápido.

Peculiaridades do repolho chinês

A couve-de-Pequim, também conhecida como couve chinesa (por ser originária da China), amadurece muito mais cedo do que a couve branca. É uma planta anual resistente ao frio, que aprecia umidade e tem dias longos. Em campo aberto, as variedades precoces amadurecem em apenas 45 dias após o plantio. As variedades de meia estação rendem uma colheita em 60 dias e as tardias em 80 dias. A estrutura do vegetal é tal que a cabeça não possui talo — ela consiste inteiramente em centenas de folhas tenras e enrugadas em forma de roseta, que contêm até 80% de ácido ascórbico, uma quantidade significativa de sais minerais e, principalmente, uma grande quantidade de ferro. Essa composição torna a couve-de-Pequim um alimento muito benéfico para o corpo humano. Essa iguaria chinesa é consumida de diversas maneiras: é deliciosa em saladas frescas, conservas e pratos quentes.

Observe!

A couve-chinesa é o tipo de couve que amadurece mais cedo.

Cultivar repolho chinês geralmente é simples. No entanto, técnicas de cultivo inadequadas podem resultar na formação de talos com flores, que produzem sementes, em vez de cabeças. Se o repolho foi cultivado para propagação, não há motivo para preocupação. Porém, se o repolho foi cultivado para consumo e, em vez de cabeças bem definidas, surgem grandes inflorescências amarelas, então esqueça seu sabor requintado ou apresentação atraente.

Por falar nisso!

O repolho pode produzir brotos não apenas quando cultivado a partir de mudas, mas também quando semeado com sementes.

Datas de plantio

Na maioria dos casos, o espigamento (e, consequentemente, a perda da colheita) é causado pelo momento incorreto da semeadura das sementes de repolho Napa. Como mencionado anteriormente, o repolho Napa é uma hortaliça de dias longos, o que significa que, quando os dias têm mais de 12 horas de luz, seus processos biológicos se concentram na reprodução (floração e formação de sementes). Se a luz solar for insuficiente, a parte verde (o alimento que consumimos) cresce rapidamente. Portanto, para obter cabeças comestíveis, o repolho Napa deve ser semeado o mais cedo possível na primavera, quando os dias ainda são curtos. Alternativamente, para uma colheita no outono, o repolho é plantado no final do verão, quando os dias começam a encurtar. O momento da semeadura é determinado com base no método de cultivo da hortaliça — a partir de mudas ou sementes. Se forem escolhidas mudas, as sementes devem ser semeadas no final de março ou início de abril, ou em setembro. Quando cultivado a partir de sementes, os dias adequados para a semeadura no solo são de 10 a 20 de abril, ou de 19 de julho a 10 de agosto, durante o verão.

Conselho!

Se você deseja colher durante todo o verão, semeie as sementes em várias etapas, com intervalos de 7 a 10 dias.

Condições para o cultivo de repolho

Além dos prazos estabelecidos, para o cultivo bem-sucedido da couve, é necessária a presença de fatores adicionais:

  • A temperatura do ar deve ser de aproximadamente 13-20°C (55-68°F) – é nessa temperatura que os processos vitais da planta são ativados. Os brotos podem surgir a 5°C (41°F), mas nos estágios iniciais de crescimento, o ideal é manter as mudas a 18°C ​​(65°F), reduzindo ligeiramente a temperatura durante a formação da cabeça (para evitar a floração).
  • A umidade do ar deve estar entre 70% em dias nublados e 80% em dias ensolarados;
  • O solo deve estar completamente maduro no momento do plantio, ou seja, deve atingir uma temperatura de pelo menos 10 graus Celsius, ser solto, nutritivo e sempre úmido. A umidade ideal do solo no início da primavera é obtida com o derretimento da neve. O teor de umidade ideal é de 65%.

Métodos de cultivo

Para uma colheita mais precoce, o repolho é cultivado a partir de mudas. Você pode semear as sementes diretamente no solo, mas as cabeças amadurecerão de 10 a 12 dias depois.

A couve-chinesa prefere locais ensolarados e tranquilos, com solo solto e nutritivo, de preferência argiloso. As mudas secam em solos muito leves, e as que crescem em solos densos e pesados ​​são suscetíveis à hérnia das crucíferas. Fertilize o solo no outono, fornecendo matéria orgânica e minerais. A acidez não é prejudicial à couve-chinesa, mas a salinidade pode enfraquecer a planta. O excesso de acidez pode ser reduzido com cal, enquanto a salinidade pode ser reduzida com serragem ou palha. Como o principal produto deste vegetal oriental são as folhas, ele requer muito nitrogênio para o seu desenvolvimento. Recomenda-se plantar esta hortaliça após pepinos, abobrinhas, cebolas, tomates e leguminosas, pois estas culturas deixam uma quantidade suficiente de nutrientes.

Repolho a partir de sementes

Uma das características da couve-chinesa é a sua rápida germinação. Ela também tolera geadas, o que torna a semeadura ao ar livre o método mais adequado para o cultivo dessa variedade.

Se a temperatura do ar estiver entre 10 e 13 graus Celsius no momento da semeadura, as mudas aparecerão em 4 a 5 dias. Em climas mais frios, os brotos surgirão em uma semana. No entanto, não mantenha as mudas no frio o tempo todo, pois isso fará com que brotem em vez de produzirem folhagem comestível. Por outro lado, se estiver muito quente, as plantas florescerão.

Observe!

Especialistas recomendam o uso do método de semeadura em regiões do sul, onde o solo já está pronto para o plantio em meados da primavera. Em climas mais frios, é preferível cultivar a couve-chinesa a partir de mudas.

Se você quiser saborear repolho chinês no início do verão, escolha uma variedade de maturação precoce. Entre elas estão a Khibinskaya, Asten, Marfa, Mandarin e Lenok, que amadurecem já 55 dias após o surgimento dos primeiros brotos.

Semeie as sementes em sulcos longos e estreitos ou em pequenos buracos, caso não queira desbastar as mudas posteriormente. Como as sementes de repolho são muito pequenas e podem se perder facilmente no solo, é melhor compactar levemente o fundo dos buracos com a palma da mão. A profundidade de semeadura não deve ultrapassar dois centímetros. Cubra as sementes com terra seca e regue levemente com um aspersor. Polvilhe a terra com cinzas ou húmus para evitar que seque muito rapidamente.

As primeiras folhas crescem bastante e se espalham. Levando isso em consideração, os buracos devem ser espaçados em pelo menos 30 centímetros. Duas ou três sementes podem ser colocadas em cada buraco, permitindo identificar a melhor muda e descartar as demais. Para garantir uma germinação precoce, o canteiro deve ser coberto com plástico.

Conselho!

Embora a couve-chinesa seja resistente ao frio, ela não tolera temperaturas baixas prolongadas. Portanto, é melhor manter a área semeada no solo coberta até meados de maio, criando o clima necessário para as plantas.

Cultivo de verão

Para colher no outono, as sementes podem ser semeadas na segunda metade do verão. As condições de semeadura e cultivo são as mesmas que para o cultivo de hortaliças de primavera. No entanto, ao cultivar repolho no verão, será necessário reduzir artificialmente a quantidade de luz solar. Isso pode ser feito com o uso de Lutrasil. Manter o equilíbrio hídrico do solo também é importante — evite o ressecamento frequente do solo, típico do verão. No verão, o repolho deve ser regado com frequência, em dias alternados.

Observe!

Para obter sementes, a couve-chinesa é plantada durante períodos de dias curtos. Nesse caso, a temperatura não é importante para o crescimento.

Método de mudas

Muitos agricultores cultivam couve-chinesa a partir de mudas, o que lhes permite colher produtos frescos muito mais cedo do que o esperado. No entanto, esse método também tem suas desvantagens: as mudas não toleram bem o transplante. Contudo, esse problema pode ser evitado plantando as sementes em vasos de turfa, o que elimina a necessidade de transplante. Ao semear em recipientes para mudas, é importante garantir o solo correto. A mistura de solo deve ser solta e arejada. Uma mistura de húmus, grama, areia de rio, turfa e cinzas é a melhor opção para a semeadura. As sementes são colocadas no solo a uma profundidade de 1 a 1,5 centímetros. É importante manter o solo bem úmido.

A caixa de mudas deve ser colocada em um local quente e escuro até que os brotos surjam. No caso de mudas, os brotos aparecem já três dias após a semeadura. Se você não tiver certeza da qualidade das sementes ou quiser acelerar o processo de germinação, pode deixá-las de molho em um estimulante de crescimento (Epin, Heteroauxina) antes do plantio. Após a semeadura, cubra a parte superior da caixa com filme plástico. Assim que aparecerem brotos brancos, as mudas devem ser colocadas em uma janela ensolarada para receberem bastante luz solar. A temperatura ideal para o pleno desenvolvimento das mudas é de 18 graus Celsius. Para evitar que os brotos se estiquem e floresçam precocemente, a temperatura e a umidade do ar devem estar sempre dentro dos limites ideais.

Observe!

Utilizando o método de mudas, é possível obter várias colheitas por ano.

Após 30 dias (quando a planta já terá até 5 folhas), as mudas são transplantadas para o canteiro. Se o clima externo estiver frio, as mudas precisarão ser aclimatadas. Para isso, uma semana antes do transplante, movimente regularmente as mudas de repolho na varanda ou sacada para que se adaptem às novas condições climáticas.

Transplante as mudas utilizando o método de transbordo, ou seja, com o torrão de raízes ainda preso. Isso minimiza o risco de danificar as raízes frágeis. As mudas aclimatadas enraízam em 5 a 7 dias. Durante esse período, o solo deve ser coberto com composto orgânico.

Cuidados adicionais

Cultivar couve-chinesa apresenta desafios apenas nos estágios iniciais. Depois disso, ela não exigirá cuidados especiais. Dias curtos são essenciais para a couve-chinesa, mas ela produz uma boa colheita em locais ensolarados. A planta prospera em solos úmidos, mas não tolera excesso de água. A falta de água faz com que as cabeças fiquem pequenas e secas, enquanto o excesso de água leva ao desenvolvimento de doenças fúngicas. A irrigação por aspersão é adequada para a rega — as folhas enrugadas absorvem rapidamente o principal componente de sua composição, tornando-se mais suculentas e doces. Regue a couve a cada três dias, usando 500 mililitros de água por planta. Como alternativa, umedeça o solo uma vez por semana, aplicando 2 litros de água em cada cabeça.

Por falar nisso!

É preferível regar o repolho Napa com água da chuva. Observou-se que a água da chuva melhora a absorção de umidade pelas folhas, deixando-as suculentas e crocantes.

Enquanto outras variedades de repolho precisam de calor, o repolho Napa prospera em temperaturas abaixo de 20°C. Devido às características biológicas desse vegetal exótico, recomenda-se cobrir o canteiro durante períodos de frio repentino e chuva. Além disso, a cobertura protegerá o repolho dos danos causados ​​pela mosca-do-repolho.

A couve é exigente quanto à qualidade do solo – ele deve permanecer sempre solto e permitir a boa circulação de oxigênio e água. Portanto, uma das práticas agrícolas mais importantes no cultivo da couve é o afofamento do solo, que deve começar duas semanas após o plantio das mudas e 20 dias após a semeadura. Afofe o solo imediatamente após a rega, sem esperar que se forme uma crosta seca. O canteiro da couve deve estar completamente livre de ervas daninhas, caso contrário, elas irão sufocar o crescimento do sistema radicular, que já é frágil. Em dias particularmente quentes, quando a evaporação da umidade é mais intensa, é preferível cobrir o solo com cinzas de madeira ou uma fina camada de folhas secas.

Durante o período de crescimento, a couve-chinesa é fertilizada duas vezes. A primeira adubação é feita duas semanas após o plantio das mudas na horta. Um alto teor de nitrogênio no solo é essencial para a couve-chinesa. A adubação radicular é feita com uma solução de verbasco ou esterco de galinha, ou infusões de ervas. Durante a formação dos frutos, as mudas são pulverizadas com uma solução de ácido bórico. A cultura também necessita de cálcio. Este componente é adicionado durante o preparo do solo na primavera, colocando cascas de ovos trituradas nos sulcos. Se nenhum fertilizante foi aplicado ao solo no outono, então na primavera ele é fertilizado com sulfato de potássio, superfosfato e nitrato de amônio.

Pragas e doenças

A couve-chinesa cultivada ao ar livre é suscetível a pulgões, lesmas, moscas-brancas e percevejos. Essas pragas aparecem com mais frequência em canteiros densos, onde a umidade se acumula. O ideal é usar métodos tradicionais para controlar esses insetos, pois as folhas da couve acumulam nitratos. Plantar couve-chinesa perto de tomates, cebolas e alho reduz a atividade dos pulgões. Pulverizar com uma infusão de folhas de tomate ajuda a combater outros insetos. A infusão de alho também funciona bem. Uma boa capina, afofamento e desbaste ajudam a prevenir problemas com pragas em vários níveis.

As principais doenças das culturas são a canela-preta, a hérnia das crucíferas e o mofo cinzento. As infecções geralmente se desenvolvem devido a condições de cultivo inadequadas. Manter o solo limpo e ligeiramente úmido, espaçar as plantas e aplicar fungicidas como medida preventiva ajudarão a evitar essas doenças.

Colheita e armazenamento de vegetais

Quando plantado na primavera, o repolho amadurece no início do verão. Quando plantado no verão, amadurece em setembro. Na maturidade, o repolho apresenta folhas verde-amareladas claras, agrupadas em uma cabeça alongada e solta. As variedades de repolho de cabeça devem pesar até 300 gramas. O repolho de folhas maduro deve ter de 7 a 9 folhas. As variedades híbridas são colhidas quando ocorre a primeira geada. Não se preocupe com o congelamento do repolho: após o descongelamento, ele não perde sua qualidade comercial nem seu sabor. Essa característica permite a colheita até novembro. A primeira colheita de verão geralmente não tem uma longa vida útil, enquanto os frutos de outono permanecem comercializáveis ​​por 3 a 4 semanas. O repolho deve ser armazenado em local escuro com umidade acima de 70%.

Observe!

O repolho não deve ser armazenado junto com maçãs, pois estas liberam uma substância que faz com que as folhas do repolho murchem.

Quando armazenado na geladeira ou na varanda, o repolho pode durar até 4 meses.

Dicas para cultivar couve chinesa

Evite transplantar mudas, pois já está comprovado que esse método não preserva as raízes intactas. Cultive as mudas diretamente em recipientes individuais ou coloque as sementes no viveiro a uma distância adequada umas das outras para garantir que sobrevivam até serem plantadas no local definitivo.

As variedades folhosas são adequadas para o plantio no início da primavera, enquanto as variedades inflorescentes são adequadas para o cultivo no verão. Leve isso em consideração ao escolher as sementes.

Ao semear no solo, as sementes são colocadas em faixas ou buracos. Independentemente do método escolhido, será necessário desbastar as mudas após algumas semanas, removendo os brotos mais fracos.

Se você tem receio de que as plantas espiguem, opte por variedades híbridas de seleção holandesa – elas não são propensas a esse problema.

Conclusão

Qualquer jardineiro pode cultivar este vegetal exótico em seu próprio jardim. Embora a couve-chinesa exija cuidados especiais e possa ser um pouco exigente em algumas regiões, sua capacidade de produzir uma colheita precoce, aliada às suas propriedades benéficas, a torna uma adição valiosa para o seu jardim.

repolho chinês
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates