Ao contrário da cereja comum, a cereja-feltra é resistente à geada e fácil de cuidar. Já no segundo ano, começa a produzir frutos saborosos e saudáveis, com polpa delicada, agridoce. Este arbusto, ou mais comumente, árvore, também é conhecido como cereja-chinesa. Seguindo as práticas de cultivo adequadas, uma única planta pode produzir aproximadamente 15 kg de frutos de cor vermelho-escarlate intenso.
Descrição da planta
A planta deve seu segundo nome, "cerejeira chinesa", ao seu habitat natural (China Central), de onde começou a se espalhar graças ao trabalho de melhoristas no desenvolvimento de variedades. A planta, que pode atingir até 3 metros de altura, desenvolve-se em duas formas: arbusto e árvore. Seus graciosos brotos formam uma copa densa e oval. As pequenas folhas têm uma textura áspera que lembra feltro.
No final da primavera, a copa se enfeita com flores rosadas por cerca de duas semanas, desbotando para um tom quase branco ao final dessa fase vegetativa. No final de junho, a cerejeira-de-feltro produz bagas doces e perfumadas. Os frutos ovais, de cor escarlate e polpa firme, pesam cerca de 4 gramas. Com plantio e cuidados adequados, uma única planta pode render até 15 kg.
A cultivar é mais compatível com ameixas do que com cerejas comuns. Também é frequentemente cruzada com pêssegos, damascos e ameixas-cereja. Comparada às cerejas comuns, a cereja-feltra apresenta as seguintes diferenças:
Você também pode se interessar por:- frutificação precoce – no segundo ano após o plantio;
- amadurecimento rápido e;
- rendimento estável;
- resistência ao gelo – para as espécies típicas até -40 °C;
- decoratividade;
- ausência de crescimento radicular;
- Imunidade à coccimose.
https://youtu.be/38roGOKzaKA
Características do cultivo
Para garantir uma produção consistentemente alta ao longo do ciclo de vida da cereja-de-feltro, é importante seguir as práticas de cultivo recomendadas, tanto para o cuidado quanto para o plantio. Se a planta for plantada em um local sombreado e úmido, o crescimento será lento e as bagas ficarão sem sabor. Nem a fertilização regular nem o afofamento do solo melhorarão a situação.
nuances de plantio
As cerejeiras-de-feltro são plantadas em locais ensolarados com lençol freático baixo para evitar o apodrecimento das raízes. Como a planta se cruza, duas ou três outras plantas de variedades diferentes são plantadas nas proximidades.
Você também pode se interessar por:O plantio é realizado na primavera, antes do início do fluxo da seiva, levando em consideração as seguintes nuances:
- Cave buracos com 50 cm de profundidade e 1 m de distância entre eles.
- Despeje um punhado de superfosfato e sulfato de potássio nas depressões e misture os grânulos com o solo.
- Para garantir um melhor enraizamento, as raízes da muda são encurtadas em 20 cm e, em seguida, o material de plantio é colocado nos buracos.
- Estas últimas são cobertas com o solo extraído, que é compactado de forma a não deixar bolsas de ar em torno das raízes, o que poderia provocar o desenvolvimento de fungos.
- Os círculos ao redor dos troncos das árvores são cobertos com turfa.
Segredos do cuidado
Para garantir um crescimento saudável e frutos abundantes, as cerejeiras em feltro requerem cuidados regulares. No entanto, isso não exige muito tempo ou esforço, pois consiste em algumas adubações, regas moderadas, afofamento periódico e poda. A poda, após a muda estar estabelecida, ajuda a formar uma copa adequada e também serve para sanitização. Atividades principais:
- Rega: Regue a cerejeira-de-feltro moderadamente para evitar o encharcamento das raízes. Faça sulcos ao redor do tronco e regue. Este procedimento deve ser realizado à noite, após a camada superficial do solo estar seca.
- Cultivo do solo – o afrouxamento regular e a cobertura com turfa ou serragem ajudam a manter uma boa aeração. À medida que as ervas daninhas crescem, elas são removidas, proporcionando à cerejeira uma superfície de nutrição maior.
- Adubação: Se o fertilizante foi aplicado no plantio, comece a enriquecer o solo com nutrientes a partir do terceiro ano de crescimento. Após o derretimento da neve, aplique nitrato de amônio ao redor do tronco. Durante a brotação, adicione superfosfato e sulfato de potássio para prolongar a floração e a frutificação. A adubação com uma mistura semelhante é repetida no outono. Isso fortalece o sistema imunológico da planta, ajudando-a a sobreviver ao inverno sem abrigo, mesmo em regiões mais ao norte.

- Poda: Após o plantio, para criar uma copa bonita, as mudas são podadas a uma altura de 40 cm. No ano seguinte, todos os ramos são podados em um terço do seu comprimento, após a identificação de 3 a 5 ramos esqueléticos. Posteriormente, a cada primavera, antes do início da brotação da seiva, realiza-se uma poda sanitária, removendo os ramos que crescem para dentro, bem como os ramos danificados, doentes e infrutíferos.
A cereja-de-feltro é uma fruta de alto rendimento. Seguindo as orientações corretas de plantio e cuidado, você poderá desfrutar de uma colheita abundante e confiável de frutos saudáveis todos os anos.
Você também pode se interessar por:Ao contrário da cereja comum, a cereja-feltra é resistente à geada e fácil de cuidar. Já no segundo ano, começa a produzir frutos saborosos e saudáveis, com polpa delicada, agridoce. Este arbusto, ou mais comumente, árvore, também é conhecido como cereja-chinesa. Seguindo as práticas de cultivo adequadas, uma única planta pode produzir aproximadamente 15 kg de frutos de cor vermelho-escarlate intenso.


Adubação da cerejeira no outono: poda, cuidados, replantio, proteção de inverno.
Instruções passo a passo sobre como plantar cerejeiras no outono
Transplante de Cerejeiras no Outono – Guia Passo a Passo
Tudo sobre a variedade de cereja Turgenevskaya
Ns
Boa tarde
Margarita, por favor, me diga, é necessário arrancar as flores da cerejeira-de-feltro no primeiro ano após o plantio (durante a primeira floração)?