Como conservar cogumelos ostra em casa para o inverno (+18 fotos)?

Preparativos para o inverno

Os cogumelos em conserva são um prato popular que marca presença tanto nas mesas de festas quanto nos cardápios do dia a dia. Na antiguidade, eram reverenciados como um tônico devido ao seu alto teor de vitaminas. Um dos cogumelos mais facilmente encontrados hoje em dia é o cogumelo ostra. Ele cresce selvagem, é cultivado comercialmente e é completamente seguro. Os cogumelos ostra podem ser fritos, em conserva, salgados ou usados ​​em outros pratos.

Características da espécie e propriedades úteis

Os cogumelos ostra crescem de uma forma única: em troncos e tocos de árvores. A tecnologia moderna permite que você os cultive em cascas de girassol, serragem ou até mesmo palha de cereais.

O cogumelo possui um chapéu arredondado, denso e relativamente largo, de cor cinza-claro ou branco-acinzentado, com superfície lisa e brilhante. É mais fino nas bordas do que no centro. As características de um cogumelo jovem são o seu chapéu convexo e ligeiramente curvado, que se achata à medida que o cogumelo amadurece. O estipe é curto, quase invisível, com apenas 3 cm de espessura e 5 cm de comprimento. Com a idade, torna-se mais firme, denso e resistente. A carne é branca, tornando-se amarela em cogumelos mais velhos.

Os cogumelos ostra são considerados um alimento dietético, contendo apenas 0,34 gramas de gordura. No entanto, são ricos em proteínas benéficas, o que lhes valeu o apelido de "cogumelo carnívoro". Além disso, este presente da natureza é um tesouro de nutrientes. Contém zinco, potássio, fósforo, ferro e vitaminas B1, B2 e D2. Os cogumelos ostra melhoram a digestão, desintoxicam o organismo e normalizam o funcionamento intestinal. Os médicos recomendam seu consumo após a quimioterapia e para pessoas com doenças cardíacas.

Preparando cogumelos ostra para conserva em casa

Preparar cogumelos ostra para cozinhar não exige muito tempo nem esforço. Eles não precisam ser lavados ou descascados cuidadosamente, pois crescem sem contato com o solo. A única coisa que talvez seja necessário fazer é enxaguá-los. No entanto, isso deve ser feito com muito cuidado, pois a polpa é muito frágil e pode se romper.

Em seguida, é necessário cortar a base dura — o ponto de fixação dos corpos de frutificação. Recomenda-se cozinhar os chapéus e os talos separadamente devido às suas diferentes densidades. Portanto, separá-los é o segundo e último passo no preparo dos cogumelos ostra antes do cozimento.

Alguns chefs recomendam ferver os cogumelos ostra antes de os conservar em vinagre. Isso deve ser feito em bastante água (quatro vezes a quantidade de cogumelos). Assim que ferver, adicione sal — 3,5 colheres de sopa para cada meio quilo de cogumelos ostra, adicione os chapéus e reduza o fogo para baixo. Cozinhe os cogumelos ostra por 7 a 8 minutos, depois retire-os, escorra a água e deixe esfriar.

Conselho!
Para evitar que fiquem quebradiços, não os coloque na geladeira até que estejam completamente frios.

Métodos para conservar cogumelos ostra em vinagre para o inverno.

Cozinheiros experientes conhecem inúmeras receitas deliciosas de conservas. As mais comuns são as conservas a frio e a quente. Existem também muitas variações usando coentro e tomilho, cravo e alho. Para conservar este produto maravilhoso para o inverno, vale a pena familiarizar-se com a técnica de conserva.

Frio

Coloque os cogumelos preparados em uma panela com sal polvilhado no fundo. Recomenda-se usar 200 g de sal para cada 2 kg de cogumelos. Coloque os cogumelos com a parte lisa do chapéu voltada para baixo. Isso ajudará a salgar mais rapidamente. É melhor não salgar os talos, pois são bastante fibrosos. Você pode usá-los para fazer caldo.

Os chapéus dos cogumelos são polvilhados novamente com sal, adicionando-se especiarias a gosto. Isso deve ser feito camada por camada, terminando com sal. Uma prensa é colocada sobre a última camada, e os cogumelos são deixados nessa condição por 5 dias à temperatura ambiente antes de serem refrigerados. Após 7 a 10 dias, podem ser consumidos.

Quente

Os cogumelos ostra, salgados pelo método a quente, são deliciosos. São fáceis de fazer em casa. Tudo o que você precisa é de água, açúcar, especiarias e, claro, os cogumelos. Adicione os ingredientes preparados à água fervente e cozinhe, retirando cuidadosamente a espuma que se formar. Após dez minutos, desligue o fogo.

Coloque os cogumelos ostra nos frascos preparados e despeje cuidadosamente a salmoura quente em que foram cozidos. Adicione o alho, feche bem as tampas e guarde em local fresco. Após apenas 24 horas, você poderá saborear seus deliciosos picles caseiros.

Ao fazer a conserva a quente, você pode adicionar folhas de cerejeira e endro. Coloque os cogumelos ostra preparados em água fria, leve para ferver e escorra. Adicione meia cebola, sal e uma folha de louro à água nova e cozinhe em fogo baixo, retirando a espuma que se formar. Após meia hora, retire os cogumelos, deixe escorrer e disponha-os em camadas em potes de vidro, intercalando com alho picado, folhas de cerejeira e endro.

Despeje a salmoura fervente sobre tudo, adicione óleo de girassol e feche com tampas de nylon. Esses cogumelos podem ser armazenados na geladeira por seis a oito meses. Aqui estão as quantidades exatas necessárias para 2 kg de cogumelos ostra:

  • 70 g de sal grosso;
  • 2 cebolas;
  • 4 dentes de alho;
  • 10 pimentas-da-jamaica;
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal para cada frasco de um litro;
  • 3 peças de louro;
  • 10 folhas de cerejeira;
  • 5 guarda-chuvas de endro.

Com coentro e tomilho

O coentro e o tomilho dão um sabor único aos picles. Coloque-os em potes esterilizados com cogumelos, alho e outros temperos. O tomilho fresco fica melhor no fundo, junto com pimenta-do-reino e um pouco do alho fatiado. Adicione o coentro, o restante do alho e o sal, juntamente com os cogumelos ostra. Cubra tudo com azeite e leve à geladeira.

Para 300 g de cogumelos, utilize as seguintes proporções de ingredientes:

  • 3 dentes de alho;
  • 10 g de tomilho;
  • 7 unidades de sementes de coentro;
  • 6 unidades de pimenta-do-reino preta;
  • 0,5 colher de chá de sal de cozinha.

Com cravos e alho

Uma receita bastante interessante de cogumelos em conserva com cravo e alho. Para um quilo de cogumelos, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 60 g de sal grosso;
  • 3 cravos-da-índia;
  • 3 dentes de alho;
  • 2 unidades de endro com guarda-chuvas;
  • 1 folha de louro;
  • Pimenta-da-jamaica e pimenta-do-reino, 4 unidades de cada.
  • 0,5 litro de água.
Cogumelos ostra salgados com cravo-da-índia
Cogumelos ostra salgados com cravo-da-índia

Os cogumelos preparados devem ser colocados bem compactados no fundo de um frasco esterilizado e seco, com a parte lisa voltada para baixo. Agora você pode preparar a salmoura. Adicione as bagas de pimenta-do-reino preta e pimenta-da-jamaica, as folhas de louro, os cravos-da-índia, o endro e os dentes de alho inteiros descascados à água fervente com sal. Ferva por 5 a 7 minutos e coe. Despeje este líquido sobre os cogumelos ostra, cubra com tampas de plástico e leve à geladeira. Consuma em até 7 dias.

Opção rápida

Se você não quiser esperar que os cogumelos sejam salgados, pode usar esta receita para cogumelos levemente salgados. Para 2 kg de cogumelos ostra, você precisará de:

  • 1 litro de água;
  • 90 g de sal grosso;
  • 10 g de açúcar;
  • Folha de louro, pimenta, ervilhas pretas.

Coloque o açúcar, o sal e as especiarias em uma panela com água e leve ao fogo até ferver e dissolver completamente. Despeje a salmoura resfriada sobre as frutas preparadas e guarde em local fresco. Estará pronto para consumo após 24 horas.

Respostas às perguntas mais frequentes

Os cogumelos ostra precisam ser fervidos primeiro?
A tecnologia moderna tornou possível o cultivo de cogumelos em condições artificiais. Muitas vezes, eles nem sequer tocam o solo. Portanto, não é necessário fervê-los antes do processamento. Se você tiver alguma dúvida sobre a limpeza da área onde os cogumelos cresceram na natureza, pode fervê-los após deixá-los de molho em água à temperatura ambiente por uma hora para remover qualquer excesso de detritos ou poeira.
Que tipo de recipiente você usa para conservar cogumelos em conserva?
Na hora de conservar cogumelos, os utensílios certos são cruciais. Vidro, cerâmica, esmalte ou madeira são os melhores. Aço, mesmo o inoxidável, não é recomendado, pois os compostos orgânicos secretados pelos cogumelos podem reagir com ele, o que certamente afetará o sabor. Tenha cuidado com o plástico, optando por plástico próprio para alimentos.

Em que condições os cogumelos em conserva devem ser armazenados?
Existem recomendações sobre como armazenar cogumelos já em conserva. Aqui estão as principais:

  • A temperatura do ar deve estar entre 2 e 4 graus Celsius. Se a temperatura for mais baixa, o sal congelará; se for mais alta, favorecerá o crescimento de bactérias nocivas.
  • O quarto deve estar seco e bem ventilado;
  • Os frutos devem ser armazenados completamente em líquido, sem talos salientes;
  • É importante monitorar o teor de sal, pois qualquer alteração, em qualquer direção, estragará o produto ou o tornará desagradável ao paladar;
  • Evite cobrir o frasco com recipientes de plástico, papel ou sacos. Isso permite a evaporação, e a umidade é um ambiente propício para a proliferação de bactérias.
Em que pratos você pode usar cogumelos ostra salgados?
Assim como todos os outros cogumelos, os cogumelos ostra salgados são um prato maravilhoso por si só. São deliciosos como aperitivo, adicionados a saladas, sopas e diversos acompanhamentos.

Os cogumelos ostra são incrivelmente saudáveis ​​e igualmente deliciosos. São apreciados fritos, refogados, salgados e em conserva, e adicionados a uma variedade de pratos. Os cogumelos ostra podem ser conservados em vinagre frio, quente ou rapidamente, utilizando diversos temperos. É importante seguir as instruções de armazenamento adequadas para o produto em conserva.

Cogumelos ostra
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates