O vermicomposto é uma substância orgânica criada por minhocas. Sua atividade melhora a composição do solo. Quanto mais minhocas, melhor a composição. O vermicomposto pode ser usado sem restrições. Pode ser usado para fertilizar plantas de interior e aumentar a produtividade do solo do jardim. As minhocas processam o composto produzido pelo gado ou resíduos orgânicos suscetíveis à decomposição.
Biohúmus – o que é isso?
Na produção de vermicomposto, são utilizadas minhocas especiais da raça Californiana ou Prospector.
As principais propriedades do vermicomposto:
- Um produto biológico que não representa perigo para culturas ornamentais e frutíferas;
- A composição inclui compostos de fertilizantes húmicos e minerais.
O biohúmus possui uma composição multicomponente:
- A matéria orgânica é combinada com microelementos biológicos;
- Vitaminas, enzimas e hormônios necessários para a planta;
- ácidos essenciais.
O vermicomposto contém mais micronutrientes do que o esterco e é neutro (pH 6,8-7,4). Pequenos montes de terra fresca são frequentemente vistos no jardim. Trata-se de húmus, produzido por minhocas. As minhocas filtram o solo através de seus corpos, processando assim a matéria orgânica principal (esterco, grama e folhas).
Você também pode se interessar por:Após o processamento, os nutrientes podem ser absorvidos pelas plantas. O composto e o esterco não processados não são absorvidos pelas plantas por si só. Elas absorvem as propriedades benéficas do suplemento natural de húmus. Pode-se concluir que as minhocas são as principais produtoras de vermicomposto. O solo que elas processam é rico em micronutrientes, aminoácidos e antibióticos naturais.
O vermicomposto seco fortalece as plantas e melhora sua imunidade. As plantas desenvolvem uma resistência estável a doenças.
Efeito nas plantas
O vermicomposto tem um efeito positivo na germinação e no crescimento subsequente das plantas. Os elementos benéficos são retidos no vermicomposto por um longo período; eles permanecem em forma simples e são facilmente absorvidos.
O húmus contém substâncias estimulantes para o crescimento de mudas. Solos ricos em húmus reduzem os níveis de nitrato e radionuclídeos.
Efeito do vermicomposto nas plantas:
- O fertilizante não contém substâncias nocivas (bactérias, larvas, nitratos);
- O sistema imunológico das plantas melhora, elas ficam com uma aparência mais saudável e toleram melhor a seca e a geada;
- aumenta a germinação das sementes;
- A planta cria raízes com mais facilidade, o que é importante na hora de replantar;
- a quantidade da colheita aumenta;
- O sabor é aprimorado e o período de amadurecimento da fruta é reduzido.
Ao contrário dos fertilizantes que contêm elementos químicos, o vermicomposto oferece uma gama mais ampla de benefícios. Fertilizantes minerais que não são absorvidos pelas plantas podem permanecer no solo por um longo período. O solo torna-se ecologicamente saudável, o que beneficia as frutas. Frutas enriquecidas com vermicomposto têm um efeito benéfico na saúde humana. Os ácidos húmicos reduzem o risco de câncer no corpo humano.
Instruções de uso do fertilizante
O húmus tem usos versáteis. Pode ser usado em jardins e hortas, e como substrato para mudas de flores. O húmus também pode ser usado para tratar sementes.
O fertilizante pode ser usado no jardim em qualquer época do ano. O ideal é adicioná-lo na primavera, durante o preparo do solo. No outono, o húmus é utilizado na preparação do jardim para o inverno.
Existem 2 tipos de húmus:
- grânulos secos;
- forma líquida.
Os grânulos são incorporados ao solo. A solução líquida é utilizada para regar as plantas.
O húmus líquido é preferível. Ele é absorvido pelo solo melhor e mais rapidamente. A concentração do fertilizante é várias vezes maior do que a do húmus seco. Use este fertilizante em canteiros e para plantas de interior. É preferível para uso em campo aberto.
- como cobertura;
- para deixar as sementes de molho;
- para pulverizar plantas;
- Preparar o solo antes do plantio.
Biohúmus líquido – instruções de uso:
- Para preparar a solução, misture 1 parte da solução com 10 partes de água.
- Para aumentar a concentração, a dose pode ser aumentada.
https://youtu.be/F9PSAjoEk-M
Como usar o vermicomposto:
- Utilize uma solução líquida para a imersão das sementes antes do plantio. Dilua o vermicomposto líquido na proporção de 1 ml por copo de água.
- Como adubo para raízes.
- Aplique nas mudas e regue-as (dilua 5 ml em 1 litro de água fria) e regue 2 a 3 vezes por semana.
- Para fertilizar as batatas, utilize uma solução pronta (20 ml por 1 litro de água fria). Aplique no momento do plantio, adicionando-a em cada cova de plantio.
Você pode tratar os tubérculos antes do plantio.
O ideal é aplicar o fertilizante líquido antes do plantio de arbustos de frutos silvestres, adicionando a solução à cova antes do plantio. Para uma aplicação mais precisa, siga as instruções inclusas.
O fertilizante seco deve ser aplicado corretamente. Aqui estão as taxas de aplicação para vermicomposto:
- para batatas, na proporção de 200 g por 1 m²;
- Para morangos – 150 gramas por metro quadrado;
- Para tomates – 100 gramas por metro quadrado;
- Ao plantar árvores frutíferas, utilize até 10 kg por cova.
Os grânulos devem ser misturados ao solo e regados abundantemente. Em média, a taxa de aplicação recomendada é de 0,5 kg por metro quadrado. O vermicomposto é um fertilizante seguro e é praticamente impossível errar na quantidade aplicada.
Como fazer vermicomposto
É fácil de fazer em casa, economizando tempo e dinheiro. Veja como:
- Triture cascas de vegetais, cascas de frutas e sementes em um liquidificador.
- Se o fertilizante orgânico contiver muita umidade, seque-o adicionando serragem. Adicione Siyanie-3 à mistura resultante e mexa. Deixe descansar.
- Coloque a mistura em um recipiente com serragem. Armazene em temperatura não superior a 24°C por cerca de 7 a 10 dias. A mistura deve ter cheiro de chucrute; um cheiro de podre pode indicar alta umidade.
- Misture a mistura com o solo que contém as minhocas. Feche o recipiente para evitar que as minhocas escapem. Assim que as minhocas processarem a mistura, adicione uma nova porção de resíduos. Isso fará com que todas as minhocas se concentrem em um só lugar. Esse solo deve ser transferido para um novo recipiente.
- O fertilizante resultante está pronto para uso.
O húmus é um produto seguro. Os fabricantes o comercializam em sacos de polietileno para reter a umidade. Os grânulos secos não são inflamáveis e são resistentes ao fogo. usando vermicomposto Use luvas e lave as mãos com sabão após o uso. Em caso de ingestão, enxágue com água em abundância.
Você também pode se interessar por:Avaliações de consumidores
Jardineiros costumam compartilhar suas avaliações para trocar informações e experiências. Aqui estão alguns exemplos:
Olga, 32 anos
Sou apaixonada por agricultura orgânica. Costumo usar vermicomposto, um fertilizante orgânico. Aplico-o em todas as minhas plantações. As plantas respondem bem a ele, crescem mais rápido, florescem bem e a frutificação começa mais cedo.
Ivan, 60 anos
Já uso vermicomposto no meu jardim há vários anos. Não é barato. Dá para fazer vermicomposto em casa, mas para mim dá muito trabalho. As mudas e as plantas crescem melhor, e a qualidade e a quantidade da colheita melhoram. Uso o fertilizante em todas as minhas plantas. Também pode ser usado em arbustos e mudas jovens.
Maria, 41 anos
Adoro flores. Cultivo-as tanto no meu jardim como dentro de casa. Um dia, elas começaram a adoecer, então comecei a pesquisar sobre vermicomposto e seus benefícios. Agora, adiciono-o a todas as minhas flores. As plantas recebem nutrição completa, crescem melhor, ficam mais viçosas e florescem por mais tempo. Recomendo a todos os jardineiros e amantes de flores.
O vermicomposto é um fertilizante universal adequado para todos os tipos de plantas. É completamente seguro para uso e seus benefícios são enormes.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes