Para obter altas produtividades, os jardineiros utilizam diversos fertilizantes. Entre eles estão o vermicomposto e um extrato líquido feito a partir dele, chamado vermiculita.
Os suplementos orgânicos contêm um grande número de microrganismos, aminoácidos, vitaminas, enzimas e hormônios de crescimento, que têm um efeito positivo na saúde das plantas e aumentam a frutificação. O chá de vermicomposto é fácil de fazer em casa usando vermicomposto comprado em lojas ou preparando-o em minhocários.
O que é vermicomposto e qual a sua importância?
Biohúmus – matéria orgânica obtida através da atividade vital de minhocas. Na natureza, esses invertebrados processam ativamente restos de plantas, folhas caídas e fungos. Os resíduos resultantes, os coprólitos, entram no solo e são facilmente absorvidos pelas plantas.
Especialistas observam que o vermicomposto é quase oito vezes mais valioso que o composto comum. O vermicomposto melhora a estrutura do solo e acelera o crescimento das plantas. O vermicomposto promove:
- Aumentar a imunidade;
- rápida adaptação das culturas após o transplante;
- aceleração da frutificação;
- melhorar o sabor das frutas;
- Bloqueia os efeitos dos nitratos.
O fertilizante não se acumula no solo, podendo ser usado em todas as estações. Além disso, a valiosa matéria orgânica elimina diversas pragas que vivem no solo do jardim (grilos-toupeira, larvas-arame).
Para obter fertilizante orgânico criar vermesEssas são principalmente minhocas vermelhas da Califórnia, bem como da raça Prospector. As primeiras se distinguem pela alta produtividade e longo ciclo de vida. No entanto, como foram criadas no clima quente da Califórnia, são exigentes em termos de condições de criação, principalmente em relação à temperatura.
A espécie de minhoca Staratel foi desenvolvida na Rússia, tornando-a mais adequada para ambientes com temperaturas variáveis. Essas minhocas são fáceis de manter, recolhendo-se para camadas mais profundas do solo durante os períodos frios até a chegada do clima mais quente, e não são exigentes quanto à alimentação. O biohúmus é utilizado por jardineiros em terrenos particulares, bem como em escala industrial. Há uma distinção entre fertilizante seco e líquido (vermichai).
O fertilizante vermicomposto está disponível nas seguintes formas:
- grânulos;
- pastas;
- extrato (forma líquida).
Você também pode se interessar por:O fertilizante seco é incorporado ao solo, observando-se a dosagem prescrita. Cada cultura de hortaliças tem sua própria dosagem, assim como arbustos de frutos silvestres e árvores frutíferas.
O vermicomposto líquido é produzido misturando substrato seco com água. A proporção típica é de uma parte de fertilizante para uma parte de água, misturada até completa dissolução. As partículas de vermicomposto se dissolvem lentamente, portanto, o fertilizante deve ser preparado com algumas horas de antecedência.
O que é chá de vermicomposto feito a partir de biohúmus?
Um fertilizante líquido – o chá de vermicomposto – possui um alto teor de nutrientes. Ingredientes:
- vitaminas de vários grupos;
- minerais;
- humatos;
- sulfatos;
- elementos solúveis em água;
- enzimas.
O chá é benéfico para o crescimento de hortaliças, flores e plantas ornamentais. Está disponível comercialmente em garrafas, e os jardineiros também podem preparar o fertilizante em casa, diluindo o substrato seco em água.
O fertilizante orgânico líquido é um auxílio confiável para jardineiros na luta por uma boa colheita. Ele ajuda a:
- Criar um microclima favorável ao crescimento e desenvolvimento das plantas;
- aumento da produtividade agrícola;
- aceleração do tempo de colheita;
- Melhorar o sabor de frutas e vegetais.
A adubação foliar com chá de vermicomposto acelera a fotossíntese, previne a queda de frutos e protege as plantas contra pragas. Quando aplicada às flores, melhora o crescimento da planta e produz flores exuberantes e vibrantes.
Os benefícios do uso de vermichai em hortaliças e frutas (leguminosas, batatas, tomates e berinjelas) foram comprovados na prática. Sua eficácia também foi observada quando usado como cobertura para gramados e campos de golfe.
Como se faz o macarrão vermicelli
Preparar um fertilizante à base de chá para jardinagem é fácil. Se você tiver fertilizante seco, dilua-o com água nas proporções corretas. Como alternativa, você pode fazer chá de minhoca usando minhocas e uma composteira caseira. Os benefícios são duplos:
- receber vermicomposto;
- O vermichai está sendo preparado.
Durante os meses mais quentes, a composteira de minhocas é instalada ao ar livre. Para produzir vermicomposto e aletria durante todo o ano, é necessário um espaço dedicado. Um porão, uma lavanderia ou um depósito são todos adequados.
Como fazer uma composteira de minhocas
Para Arranjo de uma criação de minhocas Você precisará comprar uma ou mais colônias de minhocas (minhocas Staratel ou minhocas californianas são adequadas) e preparar um substrato nutritivo. Você também precisará de caixas ou recipientes de plástico para encher com o composto.
Os seguintes itens são usados como recipientes:
- cubos de plástico;
- banheiras pequenas;
- caixas.
Três recipientes são empilhados uns sobre os outros, com furos feitos no fundo dos dois de cima. Uma torneira ou um orifício selado para escoar o líquido deve ser instalado no terceiro.
O recipiente de tamanho médio está preparado para a introdução das minhocas:
- O fundo é revestido com agrofibra que permite a passagem de umidade;
- Coloque uma camada de composto bem curtido;
- Solte as minhocas no recipiente.
Toda a estrutura é instalada em uma sala onde a temperatura se mantém entre 15ºC e 17ºC. Após cerca de dois dias, adiciona-se uma porção de restos de comida à composteira. Os seguintes alimentos são utilizados para a alimentação:
- borra de chá e café;
- folhas de repolho branco;
- Cascas de banana e maçã;
- descascar batatas, cenouras, beterrabas;
- feno;
- migalhas ou crostas de pão;
- serragem.
Evite adicionar cascas de frutas cítricas, restos de carne, cebola e alho. Evite também alimentos cozidos, que apodrecem rapidamente. Todos os restos de comida devem ser triturados e o teor de umidade da compostagem nutritiva deve ser monitorado regularmente.
Você também pode se interessar por:Parâmetros ideais do substrato para minhocas:
- Falta de iluminação adequada (a composteira de minhocas está localizada em um local com pouca luz);
- Umidade de 70 a 80%;
- Temperatura variando de +15ºC a +27ºC.
Umidade insuficiente e temperaturas elevadas podem matar a população de minhocas. Revolva o composto periodicamente e regue-o com água morna. A água da torneira (mesmo a decantada) não é adequada para a criação de minhocas, pois contém cloro, que é prejudicial a elas. Use água de poço ou água de furo artesiano.
As minhocas californianas desenvolvem-se lentamente e processam os resíduos de forma deficiente em baixas temperaturas. As suas temperaturas ideais situam-se entre 24ºC e 27ºC, enquanto as minhocas Starateli prosperam entre 15ºC e 20ºC.
Após cerca de duas semanas, a ração é espalhada por toda a superfície da composteira. Uma nova porção só é adicionada depois que as minhocas tiverem processado a ração anterior. Não exceda a dosagem recomendada, caso contrário as minhocas não ficarão ativas.
O recipiente do meio irá encher-se gradualmente e, quando restarem aproximadamente 3-5 cm, pare de alimentar os invertebrados. Eles são mantidos em jejum por vários dias e, em seguida, outra porção de alimento é colocada no recipiente superior. Os invertebrados famintos irão subir gradualmente pelos orifícios no fundo para se alimentar, e o conteúdo do recipiente do meio é utilizado como vermicomposto. Leva aproximadamente 30-35 dias para o recipiente do meio encher-se completamente.
O recipiente inferior serve para coletar o líquido. À medida que as minhocas processam os resíduos, elas excretam coprólitos. Esse líquido escuro (quase preto) escorre para baixo e é coletado periodicamente por meio de uma torneira ou um orifício específico. Isso produz um chá de vermicomposto concentrado. Ele é então colocado em garrafas hermeticamente fechadas e armazenado em local seco e aquecido.
Vermica de biohúmus: aplicação
Jardineiros usam o vermichai como fertilizante, preventivo contra infecções e estimulante.
Uso:
- Para a imersão das sementes (dilua 1:20 em água). O tempo de imersão varia para cada cultura: cebolas devem ficar de molho por meia hora antes do plantio, sementes de rabanete por 10 a 12 horas, leguminosas por até 5 a 6 horas e melões por 24 horas.
- Ao regar os tomates, dilua o concentrado em água 50 vezes.
- Para adubação foliar de qualquer planta no jardim ou horta, dilua 1000 vezes.
Fertilize pela manhã ou no final da tarde, pois os componentes do fertilizante são mal absorvidos pelas plantas em clima quente. Utilize a solução diluída em até 3-4 horas. Não a armazene.
Para obter os melhores resultados, é aconselhável não aplicar fertilizante quando as temperaturas caírem abaixo de 14-15 graus Celsius. As plantas da família Solanaceae são fertilizadas com Virmichael durante a floração e a frutificação. No jardim, a adubação deve ser feita no momento da formação dos botões e do fim da floração.
A adubação foliar é aplicada pelo menos 2 a 3 vezes por estação. Para melhorar a estrutura do solo, o chá é aplicado duas vezes: no início da estação e no final do verão, após a colheita.
Cronograma aproximado de alimentação para tomates:
- Uma semana após o transplante das mudas das caixas e copos para o local definitivo, prepare uma solução de fertilizante na proporção de 1:50 e aplique um balde de fertilizante por metro quadrado de plantio;
- Durante a formação do ovário do tomateiro, utilize uma solução de 1:10. Regue na raiz. O líquido do vermicomposto promove a saúde da planta e reduz o risco de queda do ovário.
- Pulverize os tomates com vermicelli diluído a cada 10-14 dias. Prepare uma nova porção da solução para cada aplicação, aplicando-a em ambos os lados das folhas. Aplique aproximadamente dois litros por 100 metros quadrados de solo.
- A rega é recomendada quando o crescimento do tomateiro diminui (devido a condições desfavoráveis, tempo nublado ou frio). Borrife água nas folhas ou regue entre as fileiras. Isso aumenta a tolerância ao estresse e a resistência a doenças, resultando em tomates mais saborosos e doces.
Aplique nas folhas usando pulverizadores ou aspersores de jardim. Regue dentro dos buracos ou sulcos, tomando cuidado para não lavar a terra ao redor das raízes.
Fertilizar plantas de interior com vermicomposto é benéfico. Para melhorar o crescimento, realçar as qualidades decorativas e aumentar a resistência ao estresse, uma aplicação a cada 2-3 meses é suficiente. Dilua meio copo de vermicomposto líquido concentrado em cinco litros de água e regue as plantas delicadamente. O sedimento no fundo da solução também pode ser usado como fertilizante. Ao usar vermicomposto como fertilizante em ambientes internos, podem aparecer mosquitos, portanto, fique atento.
Armazenando macarrão
Se você tiver sua própria composteira de minhocas, poderá produzir vermicelli concentrado regularmente. Ele não é adequado para uso como fertilizante em sua forma pura, por isso é armazenado em recipientes herméticos. Tem uma validade de até dois anos. Conforme necessário, o concentrado pode ser diluído em água nas proporções necessárias e usado como cobertura do solo.
As bactérias aeróbicas presentes no líquido absorvem ativamente o oxigênio. Alguns jardineiros congelam o excesso da solução preparada. No entanto, essa solução oferece pouco benefício, por isso recomenda-se calcular a dosagem e diluir a quantidade necessária. É fácil preparar chá de vermicomposto em casa. O uso desse valioso fertilizante aumentará a produtividade das colheitas, reduzirá o risco de doenças e pragas nas plantas e melhorará a condição do solo do seu terreno.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes