Durante os meses frios de inverno, as árvores e outras plantas perenes se adaptam às condições adversas. Uma das maneiras de sobreviver é perdendo suas folhas. A clorofila, que significa "folha verde" em grego, é responsável pela cor verde das folhas. Participando da fotossíntese, a clorofila absorve a energia da luz, sofre alterações como resultado da reação do dióxido de carbono com a água para formar carboidratos e oxigênio, e então retorna ao seu estado original. Quando a luz solar incide sobre as folhas, a clorofila absorve quase todas as cores do espectro, exceto o verde. O pigmento reflete essa cor. Portanto, os humanos veem apenas o verde refletido pelas folhas.
O outono traz mudanças às árvores e arbustos.
Em climas temperados, as quatro estações se alternam constantemente. Na primavera, com o derretimento da neve, as raízes começam a extrair nutrientes do solo, dissolvendo os nutrientes acumulados e distribuindo-os por toda a planta, o que faz com que os brotos inchem e as folhas surjam. Mas, com o passar do verão, por razões ainda desconhecidas, as folhas começam a ficar vermelhas e amarelas. Isso ocorre em momentos diferentes em cada espécie de árvore, e não simultaneamente. Outras, no entanto, permanecem verdes, desaparecendo sob a neve sem mudar de cor.
Você também pode se interessar por:Com a diminuição do calor e da luz, a fotossíntese fica mais lenta devido à falta de energia solar. Os nutrientes acumulados durante o verão movem-se gradualmente das folhas para as raízes, onde são armazenados até a primavera seguinte. Além disso, se a chuva for insuficiente, a árvore perde prematuramente as folhas para garantir umidade e nutrientes suficientes para a formação de brotos na próxima estação. Se houver nutrição e água em abundância, as plantas demoram a perder as folhas, permitindo que o processo de armazenamento de nutrientes continue o máximo possível.
Motivos para as mudanças
A decomposição parcial da clorofila resulta na formação de outros pigmentos responsáveis pelas cores amarela e laranja das folhas. O principal agente corante nesses pigmentos é um carotenoide encontrado na folha, mas a clorofila mascara essa cor. É por isso que algumas árvores ficam amarelas no final do verão. A cor vermelha das folhas se deve à antocianina, que se forma apenas como resultado da decomposição da clorofila devido à exposição ao frio. Isso explica por que algumas árvores ficam vermelhas no outono.
As cores das folhas são especialmente vibrantes durante outonos secos e ensolarados, com temperaturas entre 0 e 7 graus Celsius. Em tempo chuvoso, as folhas tendem a apresentar tons amarelo-acastanhados e vermelho-acastanhados opacos. Além disso, alguns cientistas argumentam que quanto mais pobre o solo, mais vermelhas as folhas ficam no outono e, inversamente, em solos mais férteis, o amarelo predomina na coloração outonal.
Por que as folhas caem das árvores, mas as agulhas de pinheiro não?
As folhas de outono, farfalhando sob os pés num dia ensolarado, exibem uma variedade de tons de amarelo, laranja e vermelho. Uma árvore, privada de nutrientes, é forçada a descartar o que considera desnecessário. As principais razões para a queda das folhas são:
- diminuir a intensidade da luz;
- falta de chuva;
- clima frio;
- Danos na folhagem.
Com a diminuição da luz solar e da temperatura do ar, a fotossíntese nas células vegetais torna-se mais lenta, levando a uma redução na produção de sacarose, que é a principal fonte de nutrição da planta. Para reduzir o gasto de energia, as árvores são forçadas a perder suas folhas.
A falta de chuva também provoca a queda das folhas. As plantas, tentando sobreviver, reduzem sua necessidade de umidade e descartam o excesso de material. As coníferas não são suscetíveis à queda de folhas no calor do verão porque suas agulhas são menores que as folhas. As árvores, pressentindo a aproximação do frio, acumulam recursos para sobreviver ao inverno e descartam o excesso de material.
As folhas são danificadas não apenas por insetos, mas também por condições climáticas adversas (vento, chuva). Além disso, ao final da estação, substâncias nocivas (metabólitos) se acumulam nelas. Acredita-se que, quando uma árvore perde suas folhas, ela se purifica. As folhas são presas à árvore por um pecíolo. Com a aproximação do outono, uma camada de células se forma na junção do pecíolo com o galho. Essas células crescem, bloqueando o acesso da folha à água e aos nutrientes. A ligação com a árvore enfraquece. Como resultado, uma rajada de vento é suficiente para arrancar uma folha do galho no outono.
Existem diversos fatores que ajudam as coníferas a reterem suas agulhas e não as perderem anualmente. São eles:
- Pequena área de folhas modificadas (agulhas), que ajuda a reter a umidade.
- As agulhas são cobertas com cera, o que ajuda a reter a umidade até a primavera.
- As células das agulhas contêm componentes com substâncias anticongelantes, graças às quais as árvores sobrevivem ao frio do inverno.
As coníferas também perdem suas agulhas, mas o fazem gradualmente, e o olho humano não percebe a mudança. Pinheiros e abetos trocam completamente sua "roupagem" em poucos anos.
Quando é que as diferentes árvores terminam a queda das suas folhas?
As árvores de folha caduca iniciam e terminam a queda das folhas em épocas diferentes no outono. Bétulas, tílias e freixos são as primeiras a amarelar. Assim que a clorofila começa a se decompor devido à redução da luz solar e do calor, as cores amarela e laranja aparecem imediatamente nas folhas. O processo de queda das folhas dessas árvores começa no início de setembro e dura cerca de três semanas.
Após as primeiras geadas, as folhas começam a ficar vermelhas e perdem a cor. bordo no outono, viburno e sorveira. A subsequente queda de temperatura leva a uma intensa queda de folhas em quase todas as árvores. As folhas caem completamente na segunda quinzena de outubro. E somente no inverno carvalho Não perde suas folhas amarelo-acastanhadas e permanece durante todo o inverno com a folhagem seca.
Você também pode se interessar por:Árvores e arbustos perenes
As coníferas são todas as espécies perenes, com exceção do lariço, que perde suas folhas (agulhas). Na natureza, ele cresce principalmente em áreas com invernos frios. No entanto, mais ao sul, encontram-se árvores e arbustos decíduos que permanecem verdes no outono. Entre eles, podemos citar:
- A madressilva é uma planta perene e pertence à família das corriolas;
- A urze é um arbusto baixo muito utilizado na criação de composições de jardim;
- O loureiro é uma árvore baixa com folhas grossas e brilhantes, usadas na culinária.
A queda das folhas é um processo biológico natural que ocorre na natureza todos os anos, ajudando as árvores a sobreviverem a condições climáticas adversas para que possam renascer na primavera.

Variedades de amoreira-preta e características de cultivo
Poda de árvores no inverno – tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.
Cuidados adequados com uma tangerineira em 12 passos simples