O hidrohumato e o óxido de turfa são produtos que estimulam o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Quando aplicados ao solo, têm um efeito abrangente: reforçam a imunidade das culturas agrícolas, aumentam a sua resistência aos fatores climáticos e incrementam a produtividade. As fórmulas de humato foram desenvolvidas por cientistas do Instituto de Gestão da Natureza da Academia Nacional de Ciências da Bielorrússia. São produzidas em pó e em concentrado líquido, não se acumulam nas frutas e são seguras para consumo humano.
Diferenças e descrição do hidrohumato e do óxido de turfa.
Os humatos contêm compostos biologicamente ativos e nutrientes que estimulam o desenvolvimento das plantas. O complexo contém um espectro de aminoácidos, ácidos orgânicos — principalmente succínico e málico —, micronutrientes e macronutrientes. Todos esses compostos, ao ascenderem pelo caule da planta, penetram nas membranas celulares e ativam as propriedades de transporte do fluido intercelular.
O tratamento acelera a germinação das sementes e o enraizamento das mudas, promove a formação do ovário e aumenta o número de inflorescências. A produção de hortaliças aumenta em média de 25 a 30%, e a de raízes e tubérculos, de 15 a 20%. O sabor dos frutos também melhora.
A diferença entre os medicamentos é mínima. Ingredientes:
- aminoácidos - 16 nomes;
- ácidos fúlvicos (ácidos orgânicos fracamente concentrados);
- macroelementos - cálcio, fósforo, magnésio;
- microelementos - ferro, zinco, enxofre, selênio;
- compostos proteicos;
- ácidos húmicos;
- Mono e polissacarídeos.
A primeira fórmula desenvolvida foi para o Oxidato de Turfa — um fertilizante universal para uso em campo aberto, estufas e parapeitos de janelas. O Hidrohumato é um derivado do Oxidato com uma concentração de nutrientes cinco vezes maior, adequado apenas para culturas agrícolas.
Está disponível em formas semelhantes: solução e pó.
Você também pode se interessar por:Graças ao uso de:
- Você pode dispensar os fertilizantes químicos;
- Aumenta a resistência às mudanças de temperatura e à atividade da flora fúngica;
- Aumenta a resistência da planta ao estresse;
- O crescimento e a formação dos frutos são acelerados;
- A produtividade das colheitas aumenta.
Os produtos de melhor qualidade são produzidos na Bielorrússia. Fertilizantes similares também são fabricados em fábricas russas, mas sua eficácia é menor. O prazo de validade é de três anos a partir da data de fabricação.
Óxido de turfa
É preferível adquiri-lo na forma de solução — um líquido marrom escuro. Seu propósito original era aumentar a tolerância à seca. Quando usado ao ar livre ou em estufa, não é recomendado eliminar completamente os fertilizantes orgânicos e minerais, mas essa suplementação reduz o consumo em média de 18 a 30%. Pode ser aplicado em todas as fases — no plantio, durante a brotação e durante a floração e frutificação.
Existem algumas diferenças na aplicação para culturas específicas de jardim. Portanto, é importante ler as instruções com atenção.
Métodos de utilização
A eficácia do tratamento pré-semeadura foi comprovada. Dilua 1 ml da preparação em 1 litro de água decantada e deixe as sementes de molho. A solução quebra a casca da semente, estimulando a germinação.
As sementes de beterraba, cenoura e pepino devem ser deixadas de molho por 24 horas, enquanto as sementes de solanáceas devem ser deixadas de molho por 48 horas. O ideal é transplantá-las imediatamente para o solo ou para vasos de turfa, mas, caso isso não seja possível, as sementes precisam ser secas. Para isso, espalhe-as em uma única camada sobre papel toalha e seque-as com leves batidinhas.
Para as batatas, a solução é preparada numa proporção diferente: 30 ml por balde de água (10 litros). As sementes de repolho não são deixadas de molho. Primeiro, as mudas são cultivadas e, em seguida, são diluídas com argila a uma concentração de 1% (como para pepinos e tomates) para criar uma "pasta". As raízes são mergulhadas nessa pasta para acelerar o enraizamento.
Repita o tratamento após 14 dias. A rega das raízes deve ser feita com a solução de tratamento na mesma concentração (1%). Posteriormente, a pulverização deve ser limitada às partes verdes, em intervalos de 30 dias.
Para aumentar a germinação e em climas instáveis, você pode aplicar fertilizante adicional a cada rega. Basta adicionar 100 ml de óxido de turfa a cada balde de água. A proporção da solução para pulverização é de 100 ml para 10 litros.
Após preparar a horta para o inverno, recomenda-se regar com uma solução diluída de humato na proporção de 100 ml para 50 litros de água, ou seja, 5 litros por metro quadrado. Caso não ocorra geada, repita o tratamento. Para aumentar a resistência à geada das culturas remanescentes durante o inverno, pulverize com uma solução a 1%. A aplicação dessa solução em pepinos e tomates prolonga o período de cultivo em 2 a 3 semanas. O amadurecimento continua mesmo quando a temperatura média diária cai para 14-16 °C.
Você também pode se interessar por:Se você não tiver um copo medidor à mão, pode usar métodos improvisados: 1 colher de chá = 4 ml, 1 colher de sopa = 12 ml. Medir com a tampa do recipiente também é prático. Uma garrafa de 1 litro contém 6 ml; uma garrafa de 5 litros contém 20 ml. A tampa de uma garrafa de 2 litros, menos comum, contém 10 ml. Para preparar a solução para imersão das sementes, você precisará de uma pipeta: 20 gotas = 1 ml de estimulante de crescimento.
Hidrohumato de turfa
Os efeitos deste produto são mais pronunciados. Além das propriedades já descritas, ele repõe macro e micronutrientes, restaura a estrutura do solo e normaliza os processos de oxidação-redução.
Antes de diluir a solução de trabalho, certifique-se de ler as instruções. Como mencionado, a concentração varia de acordo com o fabricante. Se estiver usando o produto original, adicione 0,02 ml a 1 litro de água em vez de 1 litro, o que equivale a 4-5 gotas. Se o rótulo indicar "Fabricado na Rússia", use uma solução a 1% para imersão das sementes. A mesma solução deve ser usada para pulverização foliar.
O primeiro tratamento é feito no momento do plantio, seguido por um segundo tratamento 4 dias depois, e então a cada 15 dias. Se houver infestação por pragas, realize pulverizações não programadas. Durante o período de crescimento, passe a irrigar as raízes.
As instruções para o uso da turfa Hydrohumate em pepinos contêm orientações específicas:
- Deixe de molho em uma solução a 1% por 24 horas, da mesma forma que quando se usa o Óxido de Turfa.
- Após o plantio, que deve ser feito imediatamente, sem deixar as sementes secarem, regue pela primeira vez quando surgirem 2 folhas completamente desenvolvidas e, em seguida, após 4.
- Após o plantio no solo, a rega das raízes deve ser feita a cada 10 dias.
Pulverização não programada - aos primeiros sinais de doenças fúngicas.
Durante o período de brotação, para prevenir doenças infecciosas e aumentar a resistência às variações de temperatura, realiza-se o tratamento foliar com uma solução mais concentrada: 4 ml por litro de água.
Durante a estação de crescimento, o tratamento deve ser continuado a cada 30-45 dias. É importante avaliar a condição das plantas. Mesmo um jardineiro inexperiente pode determinar se a frequência de pulverização e rega precisa ser aumentada ou diminuída. Se houver deficiência de nutrientes, as folhas perdem a turgidez e a formação de ovários fica mais lenta. Se houver excesso de nutrientes, a massa foliar aumenta, mas a formação de ovários continua baixa.
Você também pode se interessar por:Não misture fertilizantes de húmus com fertilizantes que contenham fósforo. Formam-se compostos insolúveis que impedem a absorção do fósforo pelas plantas, esgotando o solo. A germinação das sementes é retardada e a fotossíntese é prejudicada.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas