Pimentas malaguetas - as melhores variedades para cultivo em campo aberto.

Pimenta

Existem muitas variedades de pimentas, divididas em duas categorias: doces e picantes. Estas últimas são menos comuns em jardins, embora sejam muito mais fáceis de cuidar. Não precisam de poda, raramente são suscetíveis a doenças ou pragas e a maioria tolera bem mudanças bruscas de temperatura.

No entanto, nem todas as variedades de pimenta são adequadas. para cultivo em campo aberto. Ao escolher determinadas espécies para plantio, vale a pena prestar atenção ao seu método de propagação e aos cuidados subsequentes: algumas devem ser plantadas em quantidades extremamente limitadas devido ao seu odor forte, enquanto outras requerem condições de cultivo específicas.

Descrição das melhores variedades precoces de pimentas para cultivo em campo aberto.

Para obter uma colheita abundante no menor tempo possível, você pode plantar em sua horta pimentas que frutificam em média em 70 a 75 dias. Essas geralmente produzem pimentas pequenas, pois amadurecem rapidamente, embora existam exceções. Uma de suas principais vantagens é o rápido desenvolvimento, durante o qual são resistentes a pragas e não necessitam de tratamento.

Você deve prestar atenção às seguintes variedades precoces:

  • Impala é um híbrido precoce caracterizado por alta produtividade e adequado tanto para cultivo ao ar livre quanto em estufa. A planta é bastante alta e vigorosa, com um sistema radicular bem desenvolvido. A Impala possui numerosas folhas, o que a ajuda a sobreviver facilmente ao calor intenso. Um único arbusto pode produzir até 12 frutos, que medem de 15 a 18 cm de comprimento e pesam até 80 g.

    Impala
    Impala
  • A pimenta Ostryak é uma variedade apreciada por sua maturação precoce e qualidades decorativas. Seus frutos maduros são utilizados na culinária, pois seu pequeno tamanho os torna ideais para conservação e rápido processamento em molhos. Em campo aberto, a Ostryak cresce até 50 cm de altura e, em estufas, até 1,5 m. As pimentas têm formato triangular com a ponta curvada, pesando de 5 a 8 g. Elas são presas ao caule por um pedúnculo de tamanho médio. A variedade é resistente à seca prolongada e à baixa luminosidade.

    com
    com
  • A pimenta Tula é uma variedade precoce, mas possui o período de maturação mais longo de todas — 90 dias. Ela cresce como um arbusto de porte médio, produzindo frutos únicos em formato de cone, que podem pesar até 20 g à medida que a planta se desenvolve. A produção média é de 0,5 kg por planta, o que é bastante alta. A polpa do fruto é muito picante.

    Tula
    Tula
  • A pimenta Chilean Heat também é uma variedade de maturação precoce, mas é necessário aguardar pelo menos 110 dias antes da colheita. Esta pimenta tem um formato cônico, ligeiramente curvado, atingindo aproximadamente 20 cm de comprimento. Possui um aroma forte, porém agradável, e um sabor vibrante. Esta variedade é extremamente fácil de cultivar: algumas adubações são suficientes para uma grande colheita.
  • A pimenta habanero é a variedade mais popular, conhecida por muitos apreciadores de pratos picantes. A habanero possui as seguintes características:
    • O fruto, pendurado num longo pedúnculo, tem formato de coração e pesa em média 15 g;
    • É uma das variedades de pimenta mais picantes;
    • As sementes são a parte mais saborosa da planta;
    • A pimenta geralmente tem uma superfície irregular, coberta de dobras e rugas;
    • Um arbusto de tamanho médio pode produzir até 90 frutos;
    • Os pimentões geralmente não são vermelhos brilhantes, mas sim alaranjados.

      Habanero
      Habanero

Características das variedades de maturação média e tardia

O cultivo de variedades de frutificação tardia é preferível para regiões mais ao sul, pois reduz o risco de danos causados ​​por geadas. No entanto, algumas das variedades apresentadas são resistentes ao frio, e a Vizier é uma delas.

Dentre as variedades de ciclo tardio e médio, vale a pena prestar atenção às seguintes:

  • A pimenta-de-astracã é uma variedade de meia estação e a mais cultivada. É uma planta compacta, que atinge até 50 cm de altura. Os frutos são vermelho-vivo, em formato de cone e têm uma superfície lisa e brilhante. Medem em média de 5 a 9 cm de comprimento e de 2 a 2,5 cm de diâmetro. Esta variedade caracteriza-se pela alta produtividade e, para maximizar a colheita, recomenda-se o plantio das mudas em solo argiloso e bem drenado. Os frutos são utilizados na produção de licores de pimenta e temperos picantes.

    Astracã
    Astracã
  • A pimenta Ram's Horn também é uma variedade de meia estação. Embora seja uma planta difícil de cultivar, os frutos resultantes possuem sabor valioso e qualidades ornamentais: seu sabor é picante e intenso, o aroma é bastante forte e a pimenta em si tem formato cônico. Ela é alongada e enrugada, principalmente no caule, e mais lisa na ponta, que pode ser curvada. O arbusto é ramificado, atingindo 60 cm de altura. A principal exigência para o cultivo é um solo seco, caso contrário as pimentas não terão um sabor picante.

    Chifre de carneiro
    Chifre de carneiro
  • A pimenta-caiena é uma espécie relativamente nova com formato típico de pimenta, mas o fruto raramente ultrapassa 1,5 cm de tamanho. Apesar do pequeno porte, o arbusto cresce até 1,2 m e até 3 m em solo protegido. A pimenta em si é oca, com paredes de no máximo 2 mm de espessura. Frequentemente apresenta formatos não apenas oblongos, mas também que lembram cerejas e azeitonas. Os frutos podem pender do caule, como na maioria das variedades, ou se projetar como velas.

    Pimenta-caiena
    Pimenta-caiena
  • A pimenta Tabasco é uma variedade de pimenta cultivada principalmente para molhos. Embora seja perene, raramente cresce por mais de dois ou três anos. Semelhante à pimenta Caiena, é uma planta arbustiva que atinge 1,5 metros de altura. O diâmetro médio é de 1 metro.
    Pimenta Tabasco
    Pimenta Tabasco

    Os frutos, com no máximo 4 cm de diâmetro, nascem em cachos voltados para cima nos arbustos. Um único arbusto pode produzir inúmeros frutos. Eles são amarelo-esverdeados no início do amadurecimento, tornando-se posteriormente de um vermelho intenso. A planta é considerada uma das mais produtivas e fáceis de cuidar, podendo ser cultivada facilmente em campo aberto.

  • Vizier. Esta planta de maturação tardia produz uma das pimentas mais incomuns, com formato semelhante a um turbante. Seu cultivo é rentável, pois sua produtividade é alta em comparação com outras variedades, e a pimenta em si é muito resistente a doenças. A Vizier é cultivada para conservas e para a produção de condimentos picantes. Características gerais:
    • É uma planta alta, semi-espalhada, mas ao mesmo tempo compacta;
    • Peso da fruta – 10-30 g;
    • A época da colheita vai de agosto a outubro;
    • A pimenta é decorativa, tem um aroma intenso e um nível médio de picância;
    • Na maioria das vezes, os frutos são carnudos e de cor vermelho-escura, mas podem apresentar uma tonalidade amarela ou esverdeada.

      Vizir
      Vizir

Descrição das variedades mais populares e mais apreciadas

A escala de Scoville é usada para determinar a ardência, permitindo uma avaliação comparativa de qualquer pimenta. Para entender melhor o quão ardido um produto é, os seguintes tipos podem ser comparados:

  • Qualquer pimentão – 0 SHU;
  • Tabasco – 5000 ECU;
  • Habanero – 100.000 ECU.

Entre as variedades de pimenta mais picantes para cultivo em solo aberto, destacam-se as seguintes:

  1. Uma das espécies mais cultivadas é a Trinidad Scorpion (1,46 milhão de SHU), uma variedade de pimenta. Ela recebe esse nome devido à pequena cauda esférica ou em forma de coração na extremidade do fruto. A planta é um pequeno arbusto, que cresce até 1 m de altura. As folhas, assim como a própria pimenta, têm superfície irregular. O sistema radicular é pouco desenvolvido. Os frutos são grandes, com diâmetro médio de 10 cm. Os principais requisitos para o cultivo são a adubação e o plantio com espaçamento de 40 a 50 cm entre as plantas, em local protegido de ventos fortes.

    Escorpião de Trinidad
    Escorpião de Trinidad
  2. A pimenta Scotch Cap (100.000 SHU) é uma das pimentas com formato mais peculiar, recebendo esse nome por sua semelhança com um chapéu escocês. Não é recomendável diluí-la em grandes quantidades, pois ingerir um pedaço maior que a cabeça de um alfinete pode causar dormência e tontura.
    boné escocês
    boné escocês

    A planta não é particularmente alta — cerca de 60 cm — mas é robusta e forte. Quando maduras, as pimentas são pequenas, achatadas e têm a pele enrugada e brilhante. As pimentas Scotch Bonnet existem nas variedades laranja e vermelha. Embora todas as pimentas sejam muito picantes, elas deixam um leve sabor residual de maçã ou cereja.

  3. A pimenta Super Chili (50.000 SHU) é um híbrido de maturação precoce e muito picante, que atinge de 40 a 60 cm de altura. Os frutos não ultrapassam 6 a 7 cm de comprimento, nascem em pecíolos sob as folhas e mudam de cor, passando de verde para um tom cereja intenso à medida que amadurecem. Podem pesar até 25 g, dependendo dos cuidados. O ciclo de cultivo dura 70 dias. As pimentas Super Chili são consumidas secas e frescas, e menos frequentemente em conserva. Devido à sua ardência intensa, não devem ser plantadas no mesmo canteiro que pimentões para evitar a polinização cruzada.

    Pimenta Super Chili
    Pimenta Super Chili

Plantio de sementes e cuidados adicionais com pimentas em campo aberto.

Antes do plantio, as sementes precisam ser preparadas. Primeiro, selecione-as, descartando as vazias. Isso pode ser feito colocando-as em um copo com água salgada. As sementes boas flutuarão, enquanto as inadequadas afundarão. Após a seleção, desinfete-as: mergulhe as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio por meia hora, enxágue e prepare uma nova solução.

  • Dissolva uma colher de chá de nitrofóska em um litro de água morna;
  • Deixe as sementes lá por um dia.
Deixar as sementes de pimenta de molho antes do plantio.
Deixar as sementes de pimenta de molho antes do plantio.

O próximo passo, que não deve ser negligenciado, é o endurecimento. Coloque as sementes na geladeira por dois dias, depois armazene-as a 18°C ​​por mais um dia e, em seguida, refrigere-as novamente por alguns dias. Depois, transfira-as para um pano de queijo úmido, cubra com filme plástico e aguarde a germinação.

Para plantar sementes germinadas, você precisará de solo rico em micronutrientes e vários pequenos recipientes de turfa. Adicione cascalho fino no fundo, cubra com terra e faça buracos de 1 cm de profundidade. Em seguida, mergulhe as sementes nos buracos, cubra com terra e regue com água filtrada. Cubra os recipientes com filme plástico e deixe-os em local fechado a 15 °C.

Cuidados subsequentes com os brotos:

  1. Remova a película uma semana após o surgimento das mudas.
  2. Regue-as 1 a 2 vezes por semana.
  3. Providencie uma iluminação brilhante e difusa. Se usar lâmpadas fluorescentes, mantenha-as acesas por no máximo 2 horas.

    Iluminação para mudas
    Iluminação para mudas
  4. Quando duas folhas aparecerem em cada broto, as mudas estarão prontas para a colheita.
  5. As mudas adultas devem ser plantadas quando as temperaturas diurnas não caírem abaixo de 20°C. Em campo aberto, as plantas devem ser espaçadas de 15 a 20 cm.
  6. A rega deve ser frequente, mas em pequenas quantidades. Em clima quente, você pode umedecer o solo até duas vezes por dia.
  7. Quando as plantas se esticam, precisam de suporte, caso contrário quebrarão sob o próprio peso.
Observação!
A colheita pode ser feita no outono, antes que os pimentões fiquem completamente vermelhos. Pimentões colhidos prematuramente podem amadurecer sozinhos, deixando espaço na planta para pimentões verdes.

Perguntas frequentes sobre cultivo

O que observar ao comprar sementes?
Evite comprar sementes tratadas termicamente (secas a 40 °C ou mais): isso pode ser identificado por manchas escuras e estrias alaranjadas. Também é importante prestar atenção ao tamanho e à condição das sementes. Sementes pequenas raramente germinam, e sementes deformadas ou quebradas não produzirão plantas saudáveis.
Qual é o tipo de pimenta mais picante?
A Carolina Reaper foi reconhecida como a truta mais picante em 2013 e continua sendo até hoje. Molhos feitos com ela são seguros para consumo em quantidades muito pequenas. O consumo da truta crua é fortemente desaconselhado, pois pode causar irritação estomacal.

Como aumentar a porcentagem de germinação das sementes?
Diversos fatores influenciam a germinação das sementes:

  • idade: quanto mais velha for, menos sementes germinarão;
  • Prazo de validade: o plantio após 4 a 5 anos de armazenamento não produzirá muitos brotos;
  • Condições de armazenamento: As condições ideais para armazenar material de plantio são em local seco, à temperatura ambiente, envolto em tecido de linho.

As variedades picantes são relativamente fáceis de cuidar, e cultivar qualquer variedade a partir de sementes é fácil até mesmo para jardineiros iniciantes. Mesmo as baixas taxas de germinação não devem desanimá-lo: essas variedades são muito picantes, e até mesmo um único fruto dura bastante tempo para o preparo de pratos apimentados.

Pimenta
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates