Mulheres podem comer cogumelos durante a amamentação (+21 fotos)?

Cogumelos

Os cogumelos são um alimento muito saudável, contendo inúmeras vitaminas e minerais benéficos. No entanto, também são um alimento altamente alergênico. Além de causarem reações alérgicas, os frutos podem dificultar a digestão, causando desconforto intestinal e abdominal.

Existem contraindicações para o uso de cogumelos silvestres na alimentação, como durante a infância. Além disso, o consumo de certos tipos de cogumelos durante a amamentação pode ser prejudicial ao bebê.

Possíveis malefícios dos cogumelos para a mãe e o bebê.

O maior risco do consumo de cogumelos durante a amamentação é a capacidade desses cogumelos de acumularem radionuclídeos, sais de metais pesados ​​e outras substâncias tóxicas, que podem ser absorvidas pelo leite materno e causar intoxicação grave no organismo do bebê em desenvolvimento. Algumas espécies podem formar esporos que, ao serem inalados, chegam aos pulmões, provocando reações alérgicas e espasmos da musculatura lisa brônquica.

Propriedades dos cogumelos
Propriedades dos cogumelos

Os cogumelos contêm quitina, uma grande quantidade de fibras e carboidratos, o que os torna um alimento pesado que pode afetar negativamente a motilidade intestinal e causar aumento da produção de gases. Em bebês, isso pode levar ao aumento da fermentação intestinal, causando flatulência e cólicas.

O bebê pode apresentar desconforto intestinal ou vômito. Casos de intoxicação são comuns. As frutas também são muito agressivas para o fígado, vesícula biliar e rins, podendo desencadear uma exacerbação de doenças gastrointestinais inflamatórias (gastrite, colite) tanto na mãe quanto no bebê.

A decisão de consumir ou não cogumelos durante a gravidez e a amamentação é individual e deve ser tomada por cada mulher, levando em consideração as características do seu organismo e o horário de alimentação do bebê.

Observe!
Com a alimentação mista, o risco de consequências negativas decorrentes da violação da dieta materna é menor.

Cogumelos que podem ser consumidos durante a amamentação e seus benefícios.

Os cogumelos contêm várias vezes mais proteína do que a carne e os vegetais, mas sua digestibilidade é ligeiramente menor. Eles também contêm aminoácidos, vitaminas, fibras e minerais não encontrados em outros alimentos. Os cogumelos são ricos em iodo (I), cálcio (Ca), fósforo (P) e zinco (Zn). Essa composição os torna considerados um bom agente antiviral. Suas propriedades antioxidantes podem ser usadas na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.

Composição química dos cogumelos
Composição química dos cogumelos

Mulheres grávidas e lactantes podem consumir pequenas quantidades de cogumelos após o devido cozimento. Mães que amamentam podem consumir cogumelos cultivados em fazendas orgânicas e em estufas que não tenham sido tratados com produtos químicos. As variedades mais seguras são os cogumelos-de-paris e os cogumelos ostra-cinzentos.

Os cogumelos são cultivados em instalações industriais especiais, por isso apresentam baixos níveis de toxinas. Seu alto teor de água melhora a digestão, ajuda a eliminar o excesso de minerais e toxinas do organismo e aumenta a produção de leite materno.

Os cogumelos são de fácil digestão e podem ajudar a regular o trânsito intestinal e aliviar a prisão de ventre. Pratos que os contêm são pobres em gordura e carboidratos simples. Os cogumelos cozidos têm um baixo valor energético (25-40 kcal/100 g), que varia de acordo com o método de preparo.

Os cogumelos ostra também são seguros. Eles são frequentemente incluídos em dietas devido ao seu alto teor de proteína e fácil digestibilidade, bem como à grande quantidade de fibras alimentares. Essas fibras estimulam a digestão, têm um efeito positivo na microbiota intestinal e ajudam a eliminar toxinas do organismo.

Cogumelos silvestres como o porcini e o cantarelo podem adicionar variedade à dieta da mulher durante a amamentação. Os cogumelos porcini têm alta capacidade de absorção e podem acumular radionuclídeos e nitratos. O ideal é introduzi-los na dieta após a transição para a alimentação mista ou após a introdução de alimentos sólidos para o bebê. Eles retardam a digestão no estômago, mas também fornecem energia e força, além de fortalecer o sistema imunológico.

Quando preparados corretamente, os cantarelos não só podem adicionar variedade à sua dieta, como também proporcionar benefícios para a saúde: possuem propriedades adaptogênicas, essenciais para a rápida recuperação da mulher após o parto e mudanças no estilo de vida.

Consumo seguro de cogumelos durante a amamentação

Mães que amamentam não devem introduzir este produto na alimentação do bebê antes de completarem 4 a 6 meses de lactação. Recomenda-se o consumo no máximo algumas vezes por mês.

Conselho!
A quantidade diária recomendada não está claramente definida, por isso é aconselhável limitar-se a uma porção de 50 a 70 gramas.
Se uma mulher notar sinais de intoxicação, alergia alimentar ou mal-estar estomacal, deve procurar atendimento médico imediato e eliminar o alimento da sua dieta. Em casa, pode realizar uma lavagem gástrica e tomar absorventes (carvão ativado, Atoxil).

Processamento

Durante a gravidez e a amamentação, devem ser consumidos apenas cogumelos frescos. Cogumelos secos ou congelados, assim como cogumelos estragados, podres, com vermes ou que apresentem danos mecânicos significativos, nunca devem ser consumidos. Pratos cozidos ou assados ​​são permitidos.

Processamento de cogumelos
Processamento de cogumelos

Antes de cozinhar, selecione cuidadosamente todos os cogumelos. Em seguida, lave-os bem, removendo quaisquer raízes ou musgo. Enxágue novamente. Para garantir que o produto esteja bem cozido ou frito, corte os chapéus em pedaços pequenos e uniformes.

Ao preparar o molho, use apenas óleo vegetal de alta qualidade ou creme de leite com baixo teor de gordura. Adicione sal, pimenta-do-reino moída ou outros temperos a gosto para realçar o sabor e o aroma. Em hipótese alguma adicione maionese, ketchup ou temperos picantes (pimenta, páprica) ao prato.

Receitas saudáveis ​​com cogumelos

Uma mulher em período de amamentação pode consumir os seguintes pratos saudáveis ​​com cogumelos:

  • Mingau com cogumelos:
    • cogumelos – 150 g;
    • cereais (arroz, trigo sarraceno) – 1 xícara (100 gramas);
    • meia cenoura.
    • meia cebola;
    • Óleo de girassol ou azeite – 15 ml.

      Mingau com cogumelos
      Mingau com cogumelos

    Pique os legumes e refogue-os levemente em óleo vegetal. Adicione os cogumelos picados à panela e cozinhe em fogo baixo por 10 a 15 minutos. Adicione o cereal, tempere com sal e despeje água fervente sobre a mistura. Tampe e cozinhe em fogo baixo até que os legumes estejam macios.

  • Caçarola:
    • Cogumelos ostra (podem ser substituídos por cogumelos champignon) – 400 g;
    • peru – 600 g;
    • creme – 250 g;
    • 2 cebolas médias;
    • Queijo cottage – 250 g;
    • óleo de girassol (azeite ou linhaça) – 2 colheres de sopa.

      caçarola de cogumelos
      caçarola de cogumelos

    Pique finamente os cogumelos ostra e o peru. Unte uma assadeira com óleo vegetal. Misture todos os ingredientes, exceto o queijo cottage. Adicione o creme de leite, o sal e a pimenta e despeje tudo na assadeira. Misture o queijo cottage com o restante do creme de leite e espalhe por cima. Asse por 45 minutos a 200 graus Celsius.

  • Salada de champignon:
    • cogumelos – 250g;
    • Peito de frango – 300 g;
    • fígado de galinha – 100 g;
    • queijo;
    • pepino – 1 unidade;
    • creme azedo – 100 g;
    • Sal e pimenta a gosto.

      Salada de frango com cogumelos e queijo
      Salada de frango com cogumelos e queijo

    Cozinhe os cogumelos, o peito de frango e o fígado separadamente. Corte tudo em tiras. Misture e tempere com creme de leite. Adicione sal e pimenta a gosto. Polvilhe com queijo ralado.

Restrições e contraindicações

Se uma mulher tiver dúvidas sobre a qualidade e a segurança dos cogumelos, é melhor evitá-los. Durante a amamentação, evite completamente cogumelos crus, malpassados ​​ou em conserva, e consuma apenas pratos preparados adequadamente. Cogumelos em conserva podem causar intoxicação, azia, desconforto estomacal e até cólicas em bebês.

Importante!
O consumo de cogumelos, em qualquer forma, é contraindicado para mulheres que sofrem de úlceras pépticas ou gastrite.

Respostas às perguntas mais frequentes

Existem muitas dúvidas sobre o consumo de cogumelos durante a amamentação. Aqui estão algumas delas e suas respectivas respostas:

O que fazer se uma mãe que amamenta for envenenada por cogumelos?
Caso tenha ocorrido intoxicação e a mãe apresente os primeiros sintomas: tontura, náusea, inchaço, fraqueza e/ou vômito, deve-se realizar uma lavagem gástrica. Para isso, misture um litro de água morna com uma pequena quantidade de permanganato de potássio e beba a solução em pequenos goles, induzindo em seguida o vômito.

Um enema de limpeza pode remover qualquer resíduo do intestino. Em seguida, devem ser utilizados adsorventes, como carvão ativado, carvão branco ou Polysorb. Se a febre aumentar ou os sintomas persistirem, é necessária hospitalização. A amamentação deve ser interrompida ao primeiro sinal de sintomas.

É possível comer cogumelos crus durante a amamentação?
Não. Mães que amamentam não devem consumir cogumelos sem tratamento térmico.
Quantos cogumelos você pode comer durante a amamentação?
A porção recomendada não depende apenas das preferências alimentares da mulher. A quantidade de cogumelos que uma mãe que amamenta pode consumir durante os primeiros meses de lactação não deve ultrapassar 50 gramas. Se o bebê estiver em alimentação mista, a porção pode ser aumentada para 100 g. Não é recomendado consumir este produto mais de uma vez por semana.
Um bebê pode ser envenenado se a mãe comer cogumelos?
Se a mãe não apresentar sintomas de intoxicação, o bebê também estará seguro. No entanto, se a mãe apresentar náuseas, tonturas ou febre, é melhor evitar amamentar por um tempo, pois as toxinas podem passar para o leite materno.

A questão de se uma mãe que amamenta pode ou não consumir cogumelos ainda é controversa, visto que eles podem ser tanto benéficos quanto prejudiciais devido à sua toxicidade. Caso uma mulher decida incluí-los em sua dieta, é importante escolher apenas variedades seguras e os métodos de preparo mais adequados ao planejar seu cardápio.

https://www.youtube.com/watch?v=1bE-3sNCVyk

Cogumelos
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates