Com a chegada do outono, surge uma época favorável para o plantio, incluindo o da tuia. Plantar tuia no outono é mais vantajoso do que no verão ou na primavera, tornando-a uma escolha popular entre os jardineiros. Cultivadores experientes oferecem recomendações e conselhos sobre o processo de plantio, suas especificidades e um guia passo a passo.
Sobre os benefícios do plantio de outono
No outono, após a colheita, você tem tempo livre, então pode escolher uma muda de árvore, fertilizar o solo e começar o plantio. Você decidiu plantar sua tuia no outono e tomou a decisão certa porque:
- O solo já está saturado de umidade e nutrientes desde o verão;
- As mudas podem ser adquiridas com um desconto significativo;
- Não é necessário comprar cobertura morta especial, use uma pilha de folhas de outono ou grama cortada;
- Não há sol forte nem calor intenso;
- risco mínimo de contrair doenças;
- Após o período de inverno, a capacidade imunológica da tuia será fortalecida.
Apesar das vantagens, ainda existem riscos. Uma possibilidade é que você tenha plantado sua tuia na época errada do outono. Por exemplo, se você a plantou durante uma geada e não isolou o solo adequadamente, o sistema radicular frágil não sobreviverá à geada e a árvore morrerá.
Características do plantio de tuia no outono
A tuia é considerada uma planta de baixa manutenção e prospera quando todas as condições necessárias para o seu cultivo são atendidas. Dedique um pouco de tempo para aprender as nuances antes do plantio e você poderá desfrutar de uma copa verdejante e exuberante durante todo o ano.
- Se você escolheu uma muda de raiz nua, deve plantá-la entre o final de agosto e outubro. A época de plantio varia dependendo do tipo de planta. Mudas cultivadas em vasos podem ser plantadas até o início de novembro; elas são mais resistentes a geadas.
- Ao plantar no outono, não é aconselhável fertilizar;
- É essencial usar cobertura morta para isolar o sistema radicular;
- O plantio deve ser feito antes da primeira neve;
- Após o plantio, a árvore deve ser protegida da luz solar e a copa da geada.
Antes do plantio, selecione uma muda de alta qualidade com um bom sistema radicular e determine o local onde a árvore será cultivada. A vida futura da planta, sua saúde e sua aparência dependem da execução correta dessas tarefas simples.
Escolhendo uma página de destino
A tuia não gosta de luz solar direta, portanto, escolha um local com pouca luz ou luz difusa. O ideal é escolher um local protegido de ventos vindos do norte, pois uma árvore pequena pode se curvar ou quebrar devido às correntes de ar constantes. Na sombra de árvores grandes, a planta crescerá lentamente, por isso é melhor plantá-la a certa distância de árvores mais altas. O nível do lençol freático na área de plantio pode ser baixo. A tuia prospera em solo úmido, então essa é uma boa opção.
Você também pode se interessar por:Mesmo que você já tenha plantado a planta, mas percebeu que o local estava incorreto, ainda há tempo para replantá-la. Uma tuia leva aproximadamente cinco anos para se adaptar completamente a um local específico. Portanto, espere até o outono e replante a planta.
Escolhendo uma muda
Para comprar uma boa muda de árvore, vá a um viveiro. Escolha mudas em mercados ou feiras de jardinagem, mas com muita atenção. Uma muda saudável deve ser:
- com brotos inteiros e de boa qualidade;
- com sistema radicular ramificado;
- com um torrão de terra ligeiramente úmido.
Examine cuidadosamente as agulhas da árvore. Elas devem ser verdes e densas. As agulhas de uma planta saudável devem estar bem juntas, quase até o centro do tronco, sem falhas. Se estiver comprando uma planta em vaso, vire o vaso de cabeça para baixo. Raízes excessivamente grandes saindo pelos orifícios de drenagem são um sinal claro de que a árvore está crescendo demais. Além disso, ao comprar uma planta em vaso, certifique-se de que o solo cubra completamente o sistema radicular. Não deve haver raízes aéreas.
O processo de aterrissagem
Você comprou uma muda e a levou para sua casa de campo, escolheu um local e agora pode começar o plantio. Primeiro, você precisa preparar um buraco, adicionar drenagem e, em seguida, melhorar a fertilidade do solo. Se o solo já for fértil e contiver bastante matéria orgânica e minerais, não há necessidade de fertilizá-lo. Uma explicação detalhada de como plantar tuia no outono, incluindo o procedimento e instruções passo a passo, é fornecida abaixo.
Preparando a cova
Antes de cavar o buraco, examine o sistema radicular das mudas. Usando uma fita métrica ou simplesmente a olho nu, estime o comprimento aproximado da raiz e dobre essa medida. Essa medida corresponde à profundidade do buraco de plantio. O ideal é plantar as tuia a uma profundidade de 50 a 70 cm, não mais do que isso. O diâmetro do buraco não deve ser superior a 1 m.
Ao plantar várias árvores em um mesmo terreno, mantenha uma distância de pelo menos meio metro entre elas. O plantio muito próximo resultará em superlotação, o sistema radicular não receberá nutrição suficiente e a árvore acabará adoecendo. Para as tuia, o ideal é optar por um padrão de plantio escalonado; isso é conveniente tanto para as plantas quanto para sua manutenção.
Drenagem
Para evitar que o solo onde a árvore cresce fique encharcado, deve-se colocar uma camada de drenagem antes do plantio. Isso absorverá o excesso de umidade e, se o nível do lençol freático for baixo, protegerá a tuia da podridão no solo. Os seguintes métodos são os mais comumente usados para drenagem:
- argila expandida;
- pequena pedra triturada;
- tijolo triturado.
Solos argilosos, em especial, necessitam de boa drenagem. O material sólido deve ser triturado em pequenos pedaços ou migalhas antes de ser despejado na cova. Em seguida, uma camada de drenagem de aproximadamente 15 a 20 cm é colocada na cova. Essa profundidade é suficiente para o cultivo de tuia.
Preencha com substrato
Quanto mais fértil o solo, melhor a planta ficará. Ao cavar o buraco, divida o solo em duas camadas: uma camada inferior e uma camada superior. A camada superior é considerada mais valiosa porque contém nutrientes. O solo para a tuia deve ser composto de:
- uma mistura de turfa, areia de rio e solo na proporção de 1:1:2;
- uma mistura de solo foliar, areia, turfa e húmus numa proporção de 2:2:1:3;
- Uma mistura de solo de turfa, areia e húmus na proporção de 3:1:2.
Preencha o buraco até a metade com terra nutritiva para vasos, depois retire a muda do recipiente e cubra-a com a terra restante, juntamente com o torrão de raízes. O colo da raiz da planta deve ficar exposto, não coberto com terra. No entanto, se ficar muito alto, a jovem tuia pode começar a secar. O ideal é que o colo da raiz fique nivelado com a superfície do solo.
Cuidados pós-operatórios
Imediatamente após o plantio, regue a planta para compactar o solo e eliminar bolsas de ar. Para um enraizamento rápido, utilize suplementos para raízes como Kornevin, Zircon ou Epin. Cubra a área ao redor do tronco da árvore com uma mistura de turfa e, em seguida, com galhos de pinheiro. Lascas de madeira, composto ou casca triturada também podem ser usados como cobertura morta. A cobertura morta facilitará o estabelecimento da planta em seu novo local, a protegerá da geada e reterá a umidade do solo. A camada de cobertura morta não deve exceder 7 a 10 cm de espessura.
Você também pode se interessar por:Além da cobertura morta, os cuidados adicionais consistem em:
- Remoção de brotos secos. Este procedimento deve ser realizado na primavera e no final do outono;
- Formação da copa. Para garantir que a planta cresça bonita, ela precisa ser podada. A copa se forma enquanto a planta ainda está crescendo;
- Fertilização. A planta perene requer suplementação regular;
- Rega regular. Se houver seca ou se não chover por muito tempo, a árvore precisa ser regada;
- Tratamentos para controle de doenças e pragas. O pó de Karbofos e fungicidas são os mais utilizados nesses tratamentos.
A tuia não é considerada uma planta exigente, mas se alguma das condições acima não for atendida, sua aparência pode ser afetada imediatamente. Por exemplo, se não estiver recebendo nutrientes ou água suficientes, as agulhas começarão a amarelar e o crescimento da planta diminuirá. Se você notar esses sinais, considere se está cuidando da planta adequadamente.
Fertilizantes para coníferas
Jardineiros iniciantes costumam se perguntar se é possível fertilizar uma árvore imediatamente após o plantio. A resposta é não. A adubação radicular deve ser feita apenas a cada 2-3 anos. Se o solo for pobre, a fertilização deve ser anual. Caso fertilizantes minerais tenham sido adicionados no plantio, a próxima fertilização não deve ser feita por mais 2 anos, pois o solo ainda estará suficientemente fertilizado.
A melhor época para aplicar fertilizante é na primavera e no outono. Na primavera, é melhor aplicar matéria orgânica, mas apenas com um teor mínimo de nitrogênio, pois a árvore não reage bem a ela. Húmus e composto são bons fertilizantes para a planta. No final do verão e no outono, é preferível usar fertilizantes à base de potássio e fósforo: superfosfato, sulfato de potássio ou outros sais de potássio.
Como se proteger do inverno
Antes do inverno, certifique-se de cobrir a árvore jovem. Seu sistema radicular ainda é frágil, portanto, as geadas podem ser devastadoras. Cubra o solo com turfa e envolva a árvore em um material leve e respirável. Nunca use tecido ou filme preto para cobri-la. A fotossíntese continua o ano todo, sem interrupção, então a tuia precisa de luz. Escolha um dos seguintes materiais de cobertura:
- pano de saco;
- gaze;
- spunbond;
- agrospan;
- arte;
- lutrastil.
Quando nevar, remova a neve dos galhos para evitar que eles cedam. Cobrir a tuia é necessário quando as temperaturas de inverno na região não sobem acima de -15°C (-15°F) e geadas de -30°C (-30°F) ocorrem regularmente. Para a Rússia central e meridional. Cubra a árvore para o inverno. Isso só é necessário até a planta atingir 3 a 4 anos de idade. Depois disso, a planta sobrevive ao inverno sem problemas.
Tipos de erros de aterrissagem
Jardineiros inexperientes às vezes cometem erros, e suas ações incorretas têm consequências trágicas. Para plantar tuia corretamente no outono, preste atenção aos erros mais comuns:
- O torrão de raízes está danificado, o que significa que há risco de danificar o sistema radicular. Ao retirar a planta do vaso, envolva o torrão em gaze para evitar que a terra se espalhe.
- Tamanho incorreto do buraco de plantio. Um buraco muito pequeno, assim como um muito grande, causará crescimento lento da planta. Isso pode ser corrigido simplesmente replantando a planta em um novo buraco do tamanho correto.
- Falhas na própria técnica de plantio: aprofundamento do colo da raiz e falta de drenagem afetam negativamente o crescimento da tuia;
- Proteção durante o inverno. Se o inverno for ameno e você tiver envolvido a planta em 2 a 3 camadas de juta, é provável que ela superaqueça.
Você também pode se interessar por:Como existem diversas variedades de tuia, os procedimentos de plantio no outono variam. Por exemplo, a tuia Smaragd deve ser plantada logo no início do outono; não é recomendável plantá-la no final de outubro.
Dicas para jardineiros
Se você nunca cultivou essa planta antes, escolha a variedade que melhor se adapta ao clima da sua região. A tuia ocidental é uma boa opção para jardineiros iniciantes, pois é fácil de cuidar e se adapta a qualquer clima. Siga algumas dicas simples e práticas; elas ajudarão no cultivo e nos cuidados:
- Para regar, use água fria e ligeiramente dura. Você pode filtrar a água ou deixá-la decantar. A quantidade recomendada de água para uma árvore é de 10 litros;
- No calor do verão, para manter a coroa fresca, regue-a com uma mangueira. Certifique-se de ajustar a pressão da água; ela não deve ser muito forte.
- Ao podar, remova aproximadamente 1/3 do número total de brotos. As ferramentas (tesoura de poda, faca) devem estar limpas. Você pode tratá-las com permanganato de potássio para desinfecção;
- Caso surjam brotos mortos ou agulhas escurecidas, remova imediatamente as áreas danificadas. A demora na remoção das áreas já danificadas aumenta o risco de desenvolvimento de microrganismos patogênicos e cria um ambiente favorável para insetos.
Plantar uma tuia adicionará um toque de verde notável ao seu jardim. A árvore complementa ciprestes, hortênsias, acácias e astilbes. Se plantar várias, poderá criar uma bela sebe. Uma tuia saudável é uma solução ideal para o paisagismo, pois pode ser podada para se adequar a qualquer ideia de jardim.

Variedades de amoreira-preta e características de cultivo
Poda de árvores no inverno – tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.
Cuidados adequados com uma tangerineira em 12 passos simples