É necessário cobrir a tuia no inverno? Se sim, como?

Árvores

Como cobrir uma tuia

Um representante impressionante da família dos ciprestes é a bela tuia. Ela é considerada de baixa manutenção, mas requer alguns cuidados no inverno. Cuidados inadequados ou fora de época no outono podem levar à morte da árvore. Jardineiros experientes que cultivam tuia mesmo em climas desfavoráveis ​​compartilharão segredos sobre como protegê-la durante o inverno.

Preciso cobrir a tuia durante o inverno?

Uma planta adulta com 5 anos ou mais não precisa de abrigo, mesmo em temperaturas de -30°C. A árvore tolera bem geadas leves, passa bem o inverno e não é afetada por baixas temperaturas. Geadas representam uma ameaça para plantas jovens. Árvores com menos de 4 a 5 anos têm galhos frágeis. Quando a neve cobre os galhos, eles se deformam e quebram sob o peso.

Outro perigo para a árvore é o sol de inverno. Ele é muito forte, por isso os galhos da tuia frequentemente sofrem queimaduras solares e as agulhas desbotam. Mesmo que a copa não esteja exposta à luz solar direta, as agulhas podem sofrer desidratação. Se a tuia não tiver sido preparada para o inverno, é provável que desenvolva os seguintes problemas:

  • Os brotos ficarão tortos e feios;
  • A cor da coroa mudará para verde-amarelado;
  • As agulhas vão secar e depois cair.

Para evitar que isso aconteça e preservar a planta, providencie um abrigo para ela. A tuia ficará ilesa durante o inverno e continuará a encantá-lo com sua bela aparência na primavera e no verão, adicionando um toque de esplendor ao seu jardim.

Como cobrir uma tuia

Cobrir uma tuia para o inverno é um processo simples, mas um pouco trabalhoso, pois exige precisão. Comece amarrando os galhos da árvore com barbante grosso. Não aperte demais, ou os galhos ficarão sobrecarregados. Apenas prenda a copa para que a neve não se acumule. Junte os galhos em direção ao centro da árvore e comece a amarrá-los em círculo. Comece na base da árvore e vá subindo gradualmente.

Se a sua região costuma ter fortes nevascas durante o inverno, pode ser uma boa ideia construir uma estrutura para proteger a árvore. Crave três estacas de metal ou madeira no chão perto da árvore. Elas devem se encontrar em um único ponto, logo acima da copa. Em seguida, envolva a estrutura com um material respirável. Certifique-se de prender bem o material à estrutura para evitar que seja levado pelo vento. Amarre-o com barbante, por exemplo.

Atenção!
As tuia jovens e baixas podem ser cobertas com caixas de madeira no jardim.
Thuja cobre

Lojas com uma grande variedade de ferramentas de jardinagem às vezes vendem capas protetoras especiais para plantas. Compre uma; elas são fáceis de usar e duram décadas. Basta colocar a capa sobre sua tuia e endireitá-la, e a planta ficará linda durante todo o inverno, até o início da primavera. Na primavera, retire a capa, lave-a e deixe secar; você não precisará dela até o outono.

Outro método para cobrir as agulhas é instalar uma proteção solar. Pode ser uma caixa de madeira ou um dispositivo feito em casa. Crave estacas no chão paralelas umas às outras. Cubra o espaço entre as estacas com feltro para telhados ou uma tela solar especial. Essa cobertura impedirá que as agulhas queimem, mesmo na primavera, quando o sol está muito forte.

Para proteger sua tuia durante o inverno, siga algumas dicas úteis:

  • Árvores de um e dois anos são as primeiras a serem cobertas, mesmo antes da queda de neve;
  • Se muita neve caiu durante o inverno, remova-a do abrigo;
  • A cobertura pode ser removida depois que a neve começar a derreter.

É mais fácil cobrir uma árvore com duas ou três pessoas. Peça ajuda a alguém da sua família e vocês terminarão em poucos minutos.

Isolamento das raízes

Além de manter a coroa aquecida e protegida do sol, é preciso considerar como isolar o sistema radicular. As raízes das plantas jovens ficam expostas à geada, e a planta morrerá rapidamente se as raízes congelarem. Métodos adequados para isolar o sistema radicular incluem:

  • Turfa ou qualquer outro componente orgânico. O principal requisito é que a cobertura morta tenha uma camada solta;
  • Uma mistura de folhas caídas no outono com terra ou húmus. Além de fornecer proteção contra o frio, essa mistura se tornará um excelente fertilizante para o sistema radicular;
  • serragem, palha.

A camada de cobertura morta deve ter pelo menos 5 cm de espessura, mas não mais que 10 cm. Coloque a cobertura morta perto do tronco da árvore e, em seguida, espalhe capim-de-cabo por cima. Isso protegerá o sistema radicular de roedores e compactará a cobertura morta.

Observação!
Antes de aplicar a cobertura morta, regue o solo 3 a 4 dias antes. O solo deve estar úmido. As raízes precisam de umidade para o inverno que se aproxima.

Como escolher o material de revestimento

Ao escolher um material para cobrir sua tuia, considere sua permeabilidade. Ele deve ser altamente permeável e permitir a passagem de ar. Evite usar materiais que não permitam a passagem de ar, como filme plástico. Isso criará um efeito estufa, fazendo com que a árvore apodreça, perca suas agulhas e fique doente. Os melhores materiais para cobertura de inverno incluem:

  • spunbond;
  • lutrasil;
  • agrospan;
  • agrotérmico;
  • arte;
  • pano de saco;
  • gaze.

Escolha um material branco; além de proporcionar calor, ele refletirá a luz solar da árvore, evitando que as agulhas queimem. Portanto, se você escolheu feltro preto para o telhado, cubra-o com um lençol branco ou uma capa de edredom.

Como conservar uma tuia em um vaso

Se a sua tuia ainda for pequena, provavelmente ainda está no vaso. Cobri-la não será um problema. Basta transferir a planta do exterior para um cômodo fresco quando o tempo esfriar, colocando o vaso em um porão, adega ou varanda envidraçada. A faixa de temperatura ideal para a tuia passar o inverno é considerada entre 4 e 10 graus Celsius. Certifique-se de que o ambiente não esteja muito úmido, regue bem a planta e envolva-a em papel kraft. O ideal é que o cômodo tenha uma fonte de luz, como uma pequena janela. Você pode levar a tuia para um cômodo fresco durante o inverno, mas mantenha a planta longe de radiadores e abra uma janela para entrada de ar fresco.

Qual é o melhor momento para fazer a cobertura?

Os requisitos de proteção de inverno para as tuia variam de acordo com a região. Isso depende da chegada do frio em cada região, da duração do inverno e da temperatura média. Por exemplo, no sul do país, a árvore não precisa ser coberta durante o inverno. Ela cresce facilmente tanto em jardins quanto em florestas. No entanto, em outras regiões, preservar a tuia durante o inverno exige um pouco mais de esforço.

Zona intermediária

O frio na zona temperada começa no final de outubro ou início de novembro. Nessa época, quando ainda não há neve, uma camada de 5 centímetros de cobertura morta é colocada ao redor do tronco da árvore, coberta com galhos de abeto, e a árvore é deixada para hibernar. Por volta da segunda metade do inverno, a partir do final de janeiro, telas refletoras de luz solar são instaladas perto da árvore para proteger as agulhas. Envolver a copa com fibra agrícola não é necessário, pois as temperaturas na zona temperada raramente caem abaixo de 20 graus Celsius, e o superaquecimento é perigoso para a árvore.

Região do Volga

O inverno chega à região do Volga no final do outono, portanto, os preparativos para o inverno podem começar no final de outubro. Na região do Volga, assim como na parte central do país, as tuia são geralmente protegidas do frio com cobertura morta. A camada pode ser mais espessa, com cerca de 10 cm de altura. Apenas as árvores jovens devem ser protegidas do frio. Pegue uma garrafa plástica de 5 litros, corte o fundo e cubra a árvore com ela. Para evitar que a cor manche o plástico, envolva-a em uma fronha branca. Se a sua tuia tiver mais de 4 anos, não a cubra durante o inverno; ela sobreviverá bem sem cobertura.

Urais e Sibéria

Na região norte do país, o inverno chega muito cedo, já em meados de outubro, por isso os preparativos começam mais cedo do que na Rússia central. Primeiro, o solo é coberto com uma camada de 10 cm de turfa ou serragem. Galhos de abeto são colocados sobre a cobertura. Em seguida, constrói-se uma estrutura de arame em forma de cone. Fibra agrícola ou qualquer outro material protetor é esticado sobre o arame e preso com barbante para evitar que se solte. Além da estrutura de arame, pode-se envolver a tuia com tecido não tecido. Na Sibéria, a cobertura da árvore só é removida em meados de março, pois as geadas persistem por um longo período na região.

Tipos dos erros mais comuns

Jardineiros inexperientes que nunca cultivaram uma planta antes costumam cometer muitos erros logo de início. Como resultado, a árvore não consegue suportá-los e acaba secando ou apodrecendo. Aqui estão alguns dos erros mais comuns na prática agrícola:

  • Durante o inverno, as copas das árvores jovens são deixadas descobertas;
  • Utilize fertilizantes destinados a árvores de folha caduca (complexos de nitrogênio);
  • Não cubra as agulhas com protetor solar;
  • O abrigo foi removido muito cedo.

Uma etapa importante no desenvolvimento da árvore é a formação da copa. Se ela não for formada corretamente, a planta perderá sua aparência imediatamente. Portanto, após remover a cobertura, a tuia precisa ser podada. Para a poda, use tesouras de poda; elas são fáceis de usar. Primeiro, remova os galhos secos e doentes com agulhas amareladas do topo e do meio da árvore; estes já estão mortos. Se a copa estiver excessivamente densa, desbaste-a um pouco. Isso aumentará a circulação de ar e reduzirá o risco de ataques de pragas. Para incentivar sua tuia a crescer mais para os lados do que para a altura, corte parte da copa. A poda apical estimula o crescimento de brotos laterais, que se tornam mais ativos. Existem três tipos de poda de tuia:

  • Espiral. A forma mais comum de poda da tuia. No geral, a árvore se assemelha a um grande cone, afinando no topo;
  • Esférica. Esta opção é adequada para dar forma a copas baixas. A planta fica ótima em uma casa de campo de verão ou em um jardim de inverno;
  • Topiaria. A copa é moldada em qualquer forma geométrica: um losango, um quadrado ou uma esfera. Lojas de jardinagem vendem estruturas metálicas para criar a copa, que depois são usadas para a poda.
Observação!
A coroa precisa ser formada no segundo ano após o transplante da cultura para o local definitivo.
Thuya

A tuia será a principal decoração da sua região se você cuide dela adequadamenteProteja-a do frio externo, pode a copa e regue-a regularmente. Uma árvore saudável e bonita agrada aos olhos e atrai a atenção de todos ao redor. A tuia pode viver por décadas, independentemente da região onde for plantada, portanto, se você gosta de plantas perenes, esta é uma escolha óbvia.

Como cobrir uma tuia
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates