A última atividade na lista de trabalhos de outono na vinha é a cobertura das uvas para o inverno, necessária não só nas regiões do norte, mas também e em climas temperados. Mesmo as variedades resistentes à geada podem sofrer com flutuações repentinas de temperatura, invernos com pouca neve ou precipitação excessiva. É impossível dar uma resposta definitiva sobre como proteger adequadamente as uvas; os métodos e materiais de cobertura ideais dependem das condições específicas de cultivo.
Quando e que tipo de abrigo é necessário?
A cobertura de inverno é necessária para proteger as videiras e as raízes das temperaturas congelantes, dos ventos frios e do excesso de neve. Existem muitas opções de cobertura de inverno para uvas, cuja escolha depende das condições climáticas e do estado da planta.
Características das uvas
Ao escolher uma opção para o inverno, é preciso considerar a potencial vulnerabilidade de um arbusto específico:
- Nem todas as variedades de uva toleram o frio igualmente bem. Os indicadores de resistência à geada, especificados na descrição da variedade, ajudarão a determinar o momento e a densidade da cobertura.
- A resistência à geada em plantas jovens é menor em comparação com arbustos maduros devido à camada de casca mais fina.
- Uma planta que produziu uma grande colheita é mais suscetível ao congelamento do que outras menos produtivas, já que a frutificação consome muitos recursos, enfraquecendo a trepadeira.
Grau de proteção
Quando se trata de fornecer abrigo, não confie no princípio de "quanto mais, melhor". Não se trata tanto de isolar as videiras do ar frio, mas sim de proporcionar condições ideais de inverno; caso contrário, as plantas podem apodrecer.
De acordo com o nível de proteção, existem 3 tipos de abrigo:
- Amontoamento ou enterramento. Este método garante uma boa invernada das uvas, desde que as temperaturas não desçam abaixo de -15°C. É aconselhável utilizá-lo para proteger variedades resistentes à geada.
- Cobertura parcial. Este método é utilizado em regiões com invernos amenos e com neve. A cobertura visa principalmente a proteção das raízes. A parte inferior da planta é coberta com uma camada de solo, uma fibra agrícola ou lona é colocada sobre as trepadeiras e, por cima, uma fina camada de cobertura morta (5 cm).
- Cobertura completa. Adequada para invernos rigorosos. As trepadeiras, cobertas com uma espessa camada de cobertura morta, são ainda protegidas com telas ou material espesso.
Momento da colocação sob abrigo
Cobrir uvas para o inverno Na zona temperada, isso deve ser feito por volta de meados de novembro. Na Rússia central (região de Moscou), o procedimento geralmente é realizado no final de novembro ou início de dezembro. O outono siberiano pode exigir que você cubra seus arbustos já em setembro.
Você não deveria cubra as uvas Em temperaturas acima de zero, especialmente em outonos chuvosos, as videiras encharcadas podem rachar com o frio. O ideal é realizar esse procedimento quando o solo já estiver congelado e não for descongelar novamente.
As videiras toleram facilmente geadas de até -5°C. Quando plantadas no solo, é benéfico mantê-las a temperaturas entre -5°C e -8°C por 3 a 5 dias — geadas leves aumentam sua tolerância ao frio. Se a variedade de uva não for resistente à geada, temperaturas abaixo de -10°C serão críticas, e -12°C matarão a planta.
O procedimento para cobrir as uvas
O principal objetivo da proteção de inverno é isolar as raízes. Se a trepadeira congelar, a planta ainda pode ser recuperada, mas o congelamento das raízes resultará na morte de toda a planta. Portanto, independentemente do método de proteção, as raízes devem ser cobertas com uma camada de terra e, em seguida, com pelo menos 5 cm de cobertura morta.
Métodos de plantio de vinhas
Antes Cubra as uvas para o inverno.A trepadeira deve ser retirada do suporte e colocada no chão. Em regiões com invernos amenos e com neve, sem risco de degelo, os ramos podem ser colocados diretamente no chão. Caso contrário, recomenda-se uma das seguintes opções:
- Método de trincheira. Este método é adequado para uvas cultivadas em regiões com invernos rigorosos ou sem neve e em áreas expostas ao vento. É ideal para amontoar terra ao redor das videiras. Cave um sulco de 30 cm de profundidade perto da videira e coloque os ramos amarrados dentro dele. Para proteção adicional contra geadas, os ramos podem ser envoltos em juta.
- Método de plantio horizontal. Este método é recomendado se o solo puder descongelar durante o inverno, bem como quando a cobertura morta for feita com materiais propensos à umidade. As trepadeiras devem ser dispostas sobre uma camada de tábuas, troncos, galhos de pinheiro e ramos de árvores.
Tipos de abrigo
Depois de plantadas no solo, as videiras devem ser cobertas com uma camada isolante. Existem dois princípios para cobrir as videiras:

- Úmido. As trepadeiras são cobertas com cobertura morta — palha, galhos de pinheiro ou terra. Este método é útil se houver muita neve no inverno ou flutuações significativas de temperatura. É comumente usado em regiões zona intermediária.
- Seco. As uvas são cobertas com proteções ou materiais impermeáveis, e uma camada de cobertura morta é colocada por cima. Isso protege as uvas de geadas fortes e ventos intensos. Esse método é utilizado em regiões do norte onde não há risco de degelo no inverno.
Cobrir uvas jovens
Para cobrir arbustos e mudas anuais, é necessária uma tecnologia especial:
- As videiras anuais são baixas, permitindo que os ramos permaneçam com suporte. Uma estrutura em forma de cone deve ser instalada ao redor da videira. Isso pode ser feito fincando estacas no chão e amarrando-as umas às outras nas extremidades, ou utilizando uma cerca de arame.
- A estrutura deve ser coberta com agrofibra ou outro material. Se a cobertura não for respirável, deixe uma abertura para ventilação.
- O espaço entre a cobertura e o arbusto deve ser preenchido com cobertura morta solta - folhas, palha ou ramos de abeto.
Força maior
Se o jardineiro demorou a colocar a cobertura, mas a geada foi seguida de queda de neve, há uma chance de a planta não ter sofrido danos graves. Nesse caso, é necessário cobrir o arbusto com uma camada de neve de meio metro.
Se a temperatura cair drasticamente e a neve se acumular no solo úmido, a videira deve ser elevada acima do nível do solo, coberta com ramos de abeto ou tábuas e envolta em fibra agrícola. Uma camada de neve deve ser acumulada por cima.
Caso ocorra um degelo, cubra as videiras conforme planejado. Se a neve permanecer até a primavera, as uvas poderão passar o inverno protegidas da neve.
https://youtu.be/pyPBQmFVXas
Materiais de cobertura
A escolha do material de cobertura depende da temperatura e da precipitação típicas. Características importantes do material incluem:
- densidade;
- impermeabilidade;
- permeabilidade ao ar.
Amontoar terra ao redor
Para proteger o arbusto criando um monte de terra, use solo solto, de preferência arenoso-argiloso. O solo argiloso retém a umidade ao redor das trepadeiras, que, ao congelar, danifica a madeira. Na primavera, o solo pesado aquece lentamente, tornando impossível remover a cobertura a tempo.
O solo para a amontoa deve estar seco e preparado com antecedência. Muitas vezes, retira-se solo entre as fileiras, mas isso é perigoso se a videira for velha e alta, pois as raízes que alcançam essa área podem congelar.
Antes de amontoar terra, as videiras devem ser colocadas em uma vala. Se houver previsão de geadas fortes, deve-se colocar uma camada de folhas caídas ou palha no solo. Cada camada deve ter 15 cm de espessura; o número de camadas depende do isolamento térmico necessário, mas a camada superior deve ser de terra. A espessura total da camada de cobertura pode variar de 15 a 50 cm. O diâmetro do monte deve corresponder ao tamanho do sistema radicular; o mínimo é de 30 cm (para videiras de um ano).
Cobertura morta
Para cobertura de inverno, a cobertura morta deve ser leve e solta. Em todos os casos, é preferível colocar as trepadeiras sobre uma manta; caso contrário, cada material tem seus próprios requisitos de instalação:
- Galhos de pinheiro. A melhor opção para as videiras são os galhos de abeto, que permitem a circulação de ar e retêm a neve. As substâncias contidas nos galhos de pinheiro ou abeto repelem roedores e impedem o desenvolvimento de fungos e mofo sob a cobertura. A camada deve ter cerca de 30 a 40 cm de espessura.
- Palha. Recomenda-se aplicá-la em duas camadas, pois as geadas se intensificam. Uma camada de 40 cm é necessária. Prenda a palha por cima com neve ou uma cobertura de tecido não tecido, caso contrário, o vento a levará. O junco pode ser usado como substituto da palha.
- Folhas de árvores. O material deve estar seco, mas as folhas caídas devem ser secas imediatamente após a coleta, e não antes de serem empilhadas. O método de cobertura é semelhante ao de cobrir com palha.
- Serragem. Possui excelentes propriedades de isolamento térmico, mas absorve umidade facilmente e a retém por um longo período, portanto, só pode ser usada em cultivos a seco. Várias camadas de filme plástico devem ser colocadas sob a trepadeira e, após a cobertura com essa película, devem ser instaladas proteções de ardósia ou madeira sobre a planta.
Proteção contra neve
Não é necessário adicionar nenhuma camada extra entre o arbusto e a neve. Se houver neve suficiente e não houver risco de degelo, você pode colocá-lo diretamente sobre os galhos, em uma camada de 40 a 50 cm.
A camada de neve acima do arbusto deve ser levemente compactada para evitar que seja levada pelo vento. Recomenda-se colocar as trepadeiras sobre uma esteira sob essa "cobertura morta".
Ardósia ou madeira compensada
Os materiais são usados como escudos no método de abrigo seco. Neste caso. solo sob a videira As trepadeiras devem ser revestidas com filme plástico e cobertas com uma camada de folhas ou palha. Placas de ardósia ou compensado devem ser instaladas sobre as trepadeiras para formar um telhado inclinado. As juntas entre as placas devem ser cobertas com um material impermeável (filme plástico, feltro para telhado) e, em seguida, cobertas com terra para fixá-las. As placas podem ser isoladas colocando-se juta, papel ou caixas de papelão por cima, que devem então ser cobertas com camadas de folhas e terra.
Materiais artificiais
Em casos raros, materiais de cobertura sintéticos podem ser usados como proteção independente para as uvas; mais frequentemente, são combinados com cobertura morta, montes de terra ou escudos.
- Agrofibra. Este material só pode ser usado sem isolamento adicional em regiões mais ao sul. Nesse caso, é permitido cobrir ou envolver as videiras sem removê-las das treliças. Invernos mais frios ou alternância entre degelos e quedas de temperatura exigirão uma camada mais espessa de cobertura morta. O spunbond é permeável à umidade, portanto, uma manta deve ser colocada sob as videiras.
- Manta asfáltica para telhados. Adequada para cobrir videiras cultivadas em invernos amenos, mas sem neve. As videiras devem ser colocadas em sulcos e cobertas com a manta asfáltica. O material é impermeável à água e ao ar, permitindo a ventilação. Se as geadas se intensificarem sem neve, deve-se colocar uma camada de cobertura morta sobre a manta asfáltica.
- Filme plástico. Este material é usado quando é importante evitar que a precipitação caia sobre as videiras. No entanto, o filme plástico não protege contra geadas; ele só pode ser usado como uma cobertura adicional, por exemplo, junto com a cobertura morta. A cobertura é feita como uma estufa — o material deve ser esticado sobre arcos instalados acima da videira. As bordas do filme devem ser cobertas com terra, deixando uma abertura em um dos lados para a circulação de ar. É importante haver um espaço de ar entre o filme e as videiras; as áreas em contato com a cobertura fina congelarão.
- Película de polímero. Uma das principais desvantagens de cobrir com película é a formação de condensação na superfície interna do material. Isso pode tornar os arbustos suscetíveis a danos causados por fungos e apodrecimento. No entanto, se você usar uma película de polímero refletiva de alta densidade, os problemas de umidade serão eliminados.
Proteger o abrigo contra fungos e roedores.
Alguns materiais de revestimento promovem o desenvolvimento de doenças ou colônias de pragas, por isso é preciso tomar cuidado para proteger as uvas.
- Ratos ou camundongos podem entrar por baixo da cobertura e roer os ramos, por isso iscas envenenadas devem ser deixadas perto do arbusto. A cobertura morta com palha, serragem e folhas secas favorece a infestação por roedores.
- É importante que as folhas usadas para cobertura morta de arbustos não estejam infectadas por fungos. Utilize apenas material de árvores saudáveis.
- O uso de filme plástico como material de cobertura aumenta o risco de crescimento de fungos nas uvas. Esporos de fungos podem permanecer no filme do ano anterior, portanto, ao reutilizar a cobertura, trate-a com sulfato de cobre (4%) e deixe-a secar sem enxaguar.
- Feixes secos de ervas repelentes de insetos, como tansy, absinto, calêndula e malmequer, podem ser colocados ao redor do arbusto.
O clima de outono pode ser imprevisível, por isso é importante monitorar as temperaturas para garantir a proteção oportuna das vinhas. É crucial selecionar o tipo de proteção e os materiais adequados ao clima para garantir que as uvas não sejam danificadas pelo frio, calor, umidade ou fungos.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações