Qual é a aparência de um sorveira no outono? Como cuidar dela?

Árvores

Uma grande variedade de plantas pode ser vista em parques, jardins e florestas. No outono, sua folhagem fica amarela e vermelha, parecendo que pequenas luzes se acenderam. Os frutos maduros só complementam o cenário. No final do outono, as sorveiras produzem bagas ricas em microelementos e vitaminas benéficas. A árvore é fácil de cultivar: requer poucos cuidados e é resistente à geada.

Características da planta

Os botânicos classificam o sorveira como um arbusto decíduo resistente à geada. Pertence à família Rosaceae. Sua área de distribuição é vasta, desde a região central da Rússia até o extremo norte. A árvore pode ser plantada em qualquer tipo de solo: prospera em areia, argila, solo preto e solo rochoso.

Características da planta sorveira

Tanto o sorveira-de-outono quanto o sorveira-de-inverno têm uma aparência impressionante. No final de outubro, as folhas ficam amarelas e os frutos amadurecem, tornando-se vermelhos. No entanto, também existem variedades com frutos brancos, laranja e escarlates. A altura das plantas varia de 80 cm (arbustos) a 1,5 m. O recordista é a sorveira-comum, que atinge 10 m.

Raízes bem desenvolvidas penetram profundamente no solo, onde alcançam o lençol freático. Portanto, a planta não necessita de rega frequente; ela extrai sua energia vital das profundezas da terra. Galhos retos se estendem a partir do tronco denso e resistente. Com a idade, esses galhos se curvam ligeiramente e adquirem uma tonalidade vermelho-acinzentada.

As bagas aparecem no verão e início do outono. No inverno, perdem o amargor e amadurecem completamente. Acumulam inúmeras vitaminas e seu sabor torna-se doce. O sorveira era reverenciado pelas antigas tribos escandinavas. Era considerada uma árvore masculina, capaz de proteger contra feitiçaria e inimigos militares. As bagas eram usadas na culinária para fazer geleias, molhos, compotas e vinho.

Condição da coroa

Os biólogos observam que as sorveiras podem ter diferentes tipos de folhas: compostas e simples. O tipo de planta depende de sua estrutura:

  • folha inteira;
  • real.

Condição da copa da árvore Rowan

O sorveira-comum possui folhas pinadas que formam uma copa vazada. Árvores com folhas sólidas podem ter folhas lobadas, serrilhadas ou simples. Os arbustos verdadeiros são mais valiosos, pois produzem frutos comestíveis de sabor agridoce. Independentemente do formato das folhas, a madeira é utilizada para fabricação de móveis, e a própria árvore é usada para decorar jardins e parques. Arbustos de porte baixo ficam belos individualmente, em grupos ou em alamedas.

Na primavera, os botões começam a abrir e as folhas estão completamente desabrochadas. Estas características são usadas para identificar a variedade de sorveira. Vários elementos grandes e pinados aparecem em um único caule, com o broto menor e único no ápice. As folhas compostas únicas atingem 12 cm de comprimento, com bordas serrilhadas e pontas agudas. A extremidade do caule delgado é pontilhada por pequenos elementos de base sólida.

No final da primavera, uma penugem visível surge nos ramos, cobrindo ambos os lados das folhas. No verão, ela desaparece, deixando apenas as partes firmes e flexíveis. Os pelos são essenciais para a capacidade da planta de reter umidade por mais tempo. Em junho e julho, a face superior da folha torna-se verde-opaca, fosca e áspera. A face inferior é coberta por uma camada branco-prateada, que lembra feltro ao toque.

No final do outono, as folhas do sorveira mudam de cor três vezes. Em setembro, ficam amarelo-vivo, passando gradualmente para um laranja mais suave. No final de outubro, a paleta de cores torna-se carmesim e escarlate.

Interessante!
A folhagem cai de forma irregular. Cada elemento pinado perde seus componentes minúsculos um a um, não todos de uma vez. Gradualmente, o pecíolo fica nu e, em seguida, se desprende da árvore.

Variedades por folhas

Existem diversas plantas de folha sólida que merecem atenção especial. Elas diferem na forma e tamanho de suas folhas, inflorescências, cor e época de maturação de seus frutos. Variedades incomuns Rowan:

Rowan Aria

  • Ária;
  • Intermediário;
  • Folhas de sabugueiro;
  • Kene;
  • Glogovina;
  • Folhas de amieiro.

A sorveira-brava (Aria), uma espécie incomum, cresce nas florestas esparsas da Europa Ocidental. Ela atinge 10 metros de altura, com uma copa de 8 metros de diâmetro. Suas folhas se assemelham às do amieiro — sólidas, redondas e pontiagudas na extremidade. O broto mede 15 x 10 cm. No verão, é verde, com a parte inferior esbranquiçada, como se estivesse polvilhada com farinha. No início do outono, a sorveira-brava parece estar coberta por uma tinta bronzeada.

A variedade intermediária ou sueca é representada por árvores solitárias e altas (até 12 m). É nativa das florestas escandinavas, bálticas e da Europa Central. No verão, as folhas desta sorveira são verdes e cobertas de pelos, e no outono adquirem uma tonalidade avermelhada. A copa é ampla, circular ou oval.

Sabugueiro

O sabugueiro pode ser encontrado no Krai de Khabarovsk, em Sakhalin, em Kamchatka e até mesmo no Japão. A planta assemelha-se a um arbusto: sua altura máxima não chega a 2,5 metros, com uma pequena copa oval e folhas verde-acastanhadas. Os ramos são ímpares, com pontas agudas, e atingem um comprimento de 18 cm. Um único pecíolo pode sustentar de 7 a 15 folhas.

A sorveira-de-kene é nativa da região central da China. Prefere climas quentes, bastante umidade e solo macio. Sua copa ornamental atinge de 3 a 6 metros de altura. As folhas imparipinadas adquirem uma tonalidade carmesim no outono, e os frutos brancos amadurecem no início do inverno.

A sorveira medicinal, ou sorveira-de-glogovina, é encontrada na Crimeia e no Cáucaso. Essas árvores altas, que chegam a 25 metros de altura, distinguem-se pelas suas folhas em forma de coração, de cor verde-oliva. No verão, são verde-escuras e cobertas de pelos, e no outono, tornam-se amarelas e alaranjadas.

Interessante!
Arbustos com copas piramidais crescem na China, Coreia e Japão. Seus troncos marrons brilhantes atingem 18 metros de altura, e suas folhas longas e ovais são nervuradas.

Variedades por fruto

Os botânicos desenvolveram diversas cultivares interessantes da sorveira comum. Elas diferem na altura do tronco, no tamanho da copa e na velocidade de maturação dos frutos. As seguintes variedades são resistentes à geada:

Rowan Businka

  • Conta;
  • Escarlate grande;
  • Titânio;
  • Sobremesa;
  • Michurinskaya;
  • Licor.

A Businka é uma planta rasteira com frutos vermelhos. Os primeiros frutos aparecem 4 a 5 anos após o plantio e têm sabor semelhante ao do cranberry. A Sorveira-escarlate produz frutos mais cedo, mas são ácidos e ligeiramente amargos. A Sorveira-titã amadurece anualmente e é um arbusto de porte baixo. Os frutos são vermelho-escuros, cobertos por uma camada esbranquiçada.

Esta variedade de sorveira de mesa requer fertilização constante, caso contrário, a planta ficará pequena. Os frutos amadurecem anualmente; as bagas escuras e suculentas têm um sabor ligeiramente ácido.

Árvore Michurin de tamanho médio

 

Interessante!
A sorveira-de-jardim (Michurin), de porte médio, é muito apreciada por jardineiros devido aos seus grandes frutos, doces e com sabor agridoce. Esta planta, também conhecida como sorveira-de-jardim, é adequada para a produção de vinho. Sua aparência e sabor lembram os da arônia-preta.

As bagas amarelas e brancas podem crescer em jardins. Embora essas variedades sejam raras, produzem uma grande quantidade de frutos. Os ramos ficam tão carregados de frutos que quase se curvam até o chão. As bagas são suculentas e doces, adequadas para fazer geleia, licor e xarope. Além de seu valor prático, o sorveira é usado como uma planta ornamental vibrante para decorar jardins.

Plantando sorveira

Melhor Comece a plantar sorveiras. no outonoSe não for possível enxertar uma muda em outubro, você pode plantá-la no início da primavera, em meados de abril. Para isso, cave um buraco com 80 cm de profundidade e 60 cm de largura. Embora o sorveira não seja exigente quanto às condições climáticas, é recomendável fertilizar o solo. Utilize uma mistura de 100 g de potássio, 200 g de superfosfato e 5 kg de húmus ou turfa.

Plantando sorveira

A muda é colocada na cova e a terra ao redor é compactada. Durante o tempo frio, ela é protegida com galhos e brotos de pinheiro. Um local adequado para o plantio é uma faixa ao longo de uma cerca. A distância entre os troncos deve ser de 4 a 5 metros. Após o plantio, a muda é regada abundantemente.

A propagação do sorveira é feita por enxertia, utilizando espinheiros ou árvores semelhantes. Estacas dormentes ou gemas são enxertadas em outubro-novembro, e a brotação deve ser feita em junho. Os brotos jovens receberão umidade e nutrientes da árvore-mãe, pois o sorveira possui um sistema radicular muito forte.

Você pode propagar a planta por sementes; este método é mais simples que o anterior. Semeie as sementes em campo aberto no outono. 150 sementes por metro linear são suficientes. Cubra o solo com folhas secas e agulhas de pinheiro. As sementes germinam muito rapidamente, mas frutificam mais tarde.

Instruções de cuidado

Rowan é fácil de cuidar. Mas existem procedimentos, que deve ser seguida:

  • rega periódica;
  • Podar os ramos para dar forma à copa;
  • afrouxando o solo;
  • Controle de doenças e pragas.

Regando o sorveira após o plantio.

Após plantar a muda no solo, faça uma poda na copa e, na primavera, corte também os ramos que surgirem. Alguns precisarão ser removidos até o primeiro broto. As sorveiras adultas precisam ser desbastadas, removendo os brotos velhos e internos, bem como quaisquer brotos sem frutos. Esse trabalho deve ser feito no final de outubro ou em março.

Adultos precisam ser fertilizadas e alimentadasIsso só se aplica a plantas frutíferas. Além da água, as sorveiras são regadas com complexos de nitrogênio, fósforo e potássio. Também é necessário trate-o contra pragasA árvore é suscetível a doenças como ferrugem, todos os tipos de necrose, mancha cinzenta e oídio. Para prevenir a infecção, mudas e plantas adultas devem ser pulverizadas com inseticidas ou outros produtos químicos.

Características da planta, formato das folhas, variedades de frutos, regras de plantio e recomendações de cuidados — tudo isso está incluído na descrição do sorveira. No outono, a árvore pode ser podada, suas sementes e frutos colhidos e replantados. Os frutos do arbusto são usados ​​para fazer geleias, compotas e bebidas alcoólicas caseiras; eles contêm muitos elementos benéficos e complexos vitamínicos. Além disso, os galhos carregados de frutos embelezam o jardim no outono.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates