Cultivar cerejas no seu jardim pode ser um desafio. Esta fruta delicada adora calor e requer cuidados especiais. Mesmo que se consiga colher, é preciso protegê-la dos pássaros. Os pássaros devoram as frutas doces, arruinando todo o trabalho. Nenhum método de proteção garante 100% de sucesso, mas a falta de medidas certamente resultará na perda de toda a colheita.
Quem come cerejas?
As cerejeiras atraem muitas espécies de pássaros com seus frutos. Melros, estorninhos, pardais e gaios são as aves mais comuns que se reúnem para se alimentar delas. Os corvos também apreciam essa iguaria doce. Se não forem tratadas, as cerejeiras e as cerejeiras-ácidas rapidamente se tornam infrutíferas. Mas os danos causados pelos ataques não param por aí; eles também danificam as próprias árvores. Ao pousarem em galhos jovens, os pássaros causam danos. Na temporada seguinte, elas não produzirão mais frutos após uma invasão como essa.
Se as bagas permanecerem na árvore, os danos que sofrerem podem torná-las um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Para proteger o pomar, utilizam-se apenas repelentes não prejudiciais; a destruição não é recomendada. Afinal, os pássaros coletam ativamente insetos dos pomares na primavera, protegendo as plantações de pragas.
Proteção contra pardais e estorninhos
Pardais são repelidos por um velho chapéu de pele preso no topo de uma árvore. Esses passarinhos têm muito medo de gatos, e o chapéu se parece com um gato enrolado. Jardineiros já perceberam esse truque há muito tempo, e alguns ainda o utilizam.
Proteger as cerejeiras dos estorninhos é um pouco mais difícil. Os estorninhos voam em grandes bandos. Essas aves se sentem mais seguras entre os seus do que sozinhas. No entanto, mesmo um bando inteiro pode ser distraído das bagas se objetos brilhantes e reluzentes forem pendurados nas cerejeiras. As aves prestarão atenção aos objetos e não notarão as bagas. Idealmente, os objetos devem balançar com o vento. Se estiverem imóveis e sem vento, os enfeites não serão uma distração tão eficaz.
Fabricação de cercas
Os estorninhos jovens são repelidos utilizando métodos mais complexos, pois são os mais vorazes. Eles são impedidos de chegar às cerejas maduras por um obstáculo real. Para isso, ergue-se uma cerca. O processo consiste em várias etapas:
- Prepare o material: 6 postes de madeira e uma rede sintética de malha fina. Substitua os postes por tubos de plástico — a opção mais prática.
- Para uma árvore adulta, o comprimento dos postes é de 4 a 5 metros, o comprimento da rede é de 10 metros e a largura da rede é de cerca de 4 metros.
- Utilizando arame ou corda, a rede é fixada ao poste em três pontos: no topo, no meio e na base.
- O cordão é passado ao longo da parte superior da rede, o que permitirá que ela seja apertada após a instalação da estrutura.
- Para instalar a cerca, são necessárias duas pessoas, que a posicionam em um ângulo ligeiramente inclinado em relação à árvore.
- Os postes laterais são amarrados com corda, e uma rede é esticada sobre o topo da árvore.
Você também pode se interessar por:Essa cerca impede que estorninhos e outras aves acessem a plantação de cerejas. Após a colheita das frutas, a rede é removida para evitar que os galhos cresçam e se desenvolvam adequadamente. As árvores são cobertas novamente no ano seguinte.
farfalhar e objetos brilhantes
Esses métodos simples são bastante eficazes. Ruídos de farfalhar são criados usando objetos que não estão mais em uso. Um método comum é usar fitas de gravadores que possam ter sido guardadas. Se você não tiver fitas, sacolas plásticas comuns de supermercado servem. Elas são penduradas em árvores, presas de forma que não voem. O principal requisito é o som de farfalhar que esses objetos produzem ao vento. Os pássaros ficarão desconfiados e não pousarão nas cerejeiras.
Um método bastante conhecido é o uso de objetos brilhantes. Eles refletem a luz solar, criando um brilho que afasta ladrões. Discos de computador antigos, pedaços de papel alumínio, enfeites de Natal e outros itens semelhantes são frequentemente usados para proteger o jardim. A maior concentração de objetos brilhantes deve estar nos galhos mais altos.
Repelentes ultrassônicos
As tecnologias modernas estão em constante evolução. Elas são utilizadas quando há uma necessidade urgente de salvar um jardim de invasores alados. Dispositivos especiais que produzem ultrassom estão disponíveis comercialmente. Embora esses sinais sejam inaudíveis para os humanos, eles instilam medo nas aves, fazendo com que elas evitem o jardim.
Esses dispositivos são seguros e não prejudicam plantas nem pessoas. Alguns modelos possuem luzes piscantes que se ativam quando pássaros se aproximam das árvores. São baratos. No entanto, os eletrônicos mais sofisticados são caros, então comprá-los para um jardim pequeno nem sempre se justifica.
Como funcionam as pistolas de gás?
Canhões de gás são uma solução não convencional para esse problema. Eles oferecem proteção confiável para plantações de cereja. Um dispositivo semelhante a um pequeno canhão é instalado no solo. Dentro dele, há um tanque de propano. Em intervalos predefinidos, o canhão dispara um jato, com som semelhante a um tiro ou uma forte explosão.
Um cilindro de 5 litros é projetado para 5.000 disparos desse tipo. Ao ouvi-los, ladrões alados não ousarão voar nem perto do jardim. No entanto, existe o perigo de que os estalos constantes não só protejam as plantas, mas também perturbem os jardineiros vizinhos.
Instalar um espantalho no jardim
Fazer um espantalho é o método mais antigo de proteger plantações. Cria-se uma figura que, à distância, se assemelha a um humano. Às vezes, eles têm a forma de falcões e outros predadores; esses espantalhos são vendidos em algumas lojas hoje em dia ou podem ser encomendados online. De qualquer forma, os pássaros evitarão voar muito perto. Quase qualquer objeto antigo pode ser usado para fazer um espantalho.
A estrutura geralmente é feita de pedaços de madeira pregados uns aos outros para formar um corpo com braços e pernas. Um balde ou panela velha costuma ser usado como cabeça. O espantalho é vestido com qualquer roupa velha, dependendo da imaginação do jardineiro. O importante é que essa estrutura dure por anos. Um espantalho também pode ser feito com um balão de ar quente, suspenso nos galhos mais altos. Esse espantalho balançará mesmo em tempo calmo, protegendo as frutas dos pássaros. Cebolas cortadas penduradas nos galhos também funcionam como repelente.
Infusões de alho e pimenta vermelha
Como os pássaros são atraídos pelas cerejas devido ao seu sabor doce, você pode fazer com que eles as detestem completamente. Tratar as cerejas com infusões de pimenta, alho e outros temperos pode ajudar. Essas infusões têm um aroma desagradável e um sabor amargo. O líquido é colocado em um pulverizador e aplicado uniformemente em todas as árvores. A principal desvantagem desse método é que exige a repetição da pulverização sempre que chove, o que é inconveniente. O tratamento deve ser realizado em tempo seco.
Ao aplicar a solução, trate as copas das árvores, pois é onde os pássaros costumam pousar. As infusões naturais são benéficas porque não prejudicam a planta e são completamente seguras para os humanos. Elas também são eficazes na proteção das cerejeiras contra pássaros. Essas infusões também repelem formigas e outros insetos nocivos.
Cobrindo árvores jovens
Quando as cerejeiras ainda não atingiram sua altura máxima, mas já estão carregadas de frutos, elas são cobertas. Criar uma barreira física pode ajudar a salvar o pomar. A principal regra é garantir que as cerejeiras recebam luz suficiente. Se as árvores não tiverem sol o bastante, elas adoecerão e murcharão, e os frutos não amadurecerão.
Você também pode se interessar por:Uma rede pode salvar a cerejeira. Uma rede com malha fina impedirá que os pássaros alcancem as bagas. Um tecido leve e de cor clara que permita a passagem de luz também funcionará. O material deve ser ventilado para permitir a circulação de oxigênio, caso contrário, a árvore simplesmente morrerá. Criar um abrigo é simples: enrole a rede ao redor da copa da árvore, cobrindo os frutos. Este método não funcionará em árvores com muitos galhos.
Quem protege a cerejeira preserva uma colheita completa de cerejas maduras. Qualquer pássaro adora se banquetear com as frutinhas suculentas, e um bando pode facilmente destruir toda a fruta do jardim, cultivada com tanto cuidado. Existem várias maneiras de proteger as cerejas dos pássaros. Cada pessoa escolhe o que melhor afasta os pássaros da cerejeira.

As melhores variedades de cereja para a Rússia central
Como cuidar das cerejas no outono: preparando-as para o inverno.
Como podar uma cerejeira: um guia ilustrado para iniciantes
Como e quando plantar cerejas na região de Moscou
Yaroslav Ivanov
Tentei vários remédios caseiros, mas o repelente de pássaros Citytek me salvou. Não só os pássaros, como também os ratos desapareceram.