Quando e por que as folhas caem das árvores no outono?

Árvores

Todo evento e fenômeno que ocorre na natureza tem significado e benefício. Até mesmo a queda das folhas é significativa para a ecologia e os processos naturais. Ao caírem no solo, as folhas se tornam alimento para novas formas de vida vegetal e animal. Além disso, elas oferecem excelente proteção contra geadas para as raízes das árvores.

Quando e por que as folhas caem das árvores?

Geralmente se aceita que as folhas caem dos galhos das árvores em massa apenas no outono. Às vezes, quando ocorrem mudanças climáticas, as folhas caem durante todo o ano.

  • mudanças de temperatura;
  • redução na duração do dia;
  • tempo seco.

Ao longo do ano, as folhas caem devido a doenças e danos causados ​​por pragas. A indústria química próxima também faz com que as árvores percam suas copas.

A queda de folhas ocorre em todas as plantas, sem exceção, inclusive nas de interior. Até mesmo as coníferas perenes perdem suas agulhas periodicamente.

Duração das horas de luz do dia

No outono, os dias ficam gradualmente mais curtos. Com a diminuição da luz solar, as folhas produzem menos clorofila. Esse pigmento é responsável pela cor verde das folhas, absorvendo a luz e convertendo-a em nutrientes.

Devido à redução da clorofila, a fotossíntese fica mais lenta e a produção de sacarose (um elemento usado pelas plantas como alimento) diminui. Para evitar a morte por falta de nutrientes, as árvores começam gradualmente a perder suas folhas.

Observação!
Em áreas povoadas, há iluminação adicional na forma de postes de luz, faróis de carros e luzes de janelas. Às vezes, você notará que as árvores da cidade ainda não perderam suas folhas, enquanto na floresta, apenas os galhos nus são visíveis.

Dano

Durante o verão, as folhas se deterioram e caem no outono. Elas podem ser danificadas por insetos, doenças ou simplesmente desgastadas pelo tempo. Ao final do verão, a árvore está pronta para se renovar. No outono, o frio chega e a folhagem fica novamente estressada. Ela sofre com ventos frios, chuva e oscilações de temperatura. Todos esses fatores fazem com que as folhas mudem de cor e caiam.

Durante o verão, muitas substâncias nocivas se acumulam na massa verde. O excesso de sais e metabólitos se acumula ali. Para se purificar e remover substâncias desnecessárias, a árvore perde suas folhas durante o inverno.

Clima frio

No outono, toda a vegetação começa a se preparar para o período frio do inverno. Para sobreviver ao inverno, ela precisa de umidade e nutrientes. Para conservar esses nutrientes, as plantas perdem suas folhas. Esse processo de queda de folhas é um fenômeno natural e cíclico que não prejudica as árvores.

Acúmulo de nutrientes

Durante o frio do inverno, as árvores precisam de nutrientes para se alimentar. Durante o verão e o outono, as plantas acumulam os nutrientes necessários.

Primeiramente, a clorofila é decomposta em substâncias energéticas ricas em nutrientes. É por isso que as folhas perdem a cor verde, pois o pigmento verde que absorvia a luz solar durante o verão se perde das lâminas foliares. As folhas primeiro ficam amarelas ou vermelhas, e as árvores as descartam posteriormente.

Separar folhas de uma árvore

No verão, as folhas estão firmemente presas aos ramos onde brotam. Mas, gradualmente, forma-se uma camada suberosa entre o ramo e a base do pecíolo. É nesse ponto que os folíolos se separam. Por essa razão, é muito mais fácil remover as folhas dos ramos no outono do que no verão.

Uma vez que a camada de cortiça esteja completamente formada, a folhagem perde a sua ligação com a árvore-mãe. Qualquer stress mecânico (vento, chuva ou outros fatores naturais) faz com que as folhas caiam. Portanto, nem todas as folhas têm tempo de amarelar. As folhas restantes caem gradualmente sob o próprio peso.

O que acontece depois que as folhas caem?

Após as árvores perderem as folhas, elas entram em um estado de hibernação. É como um sono profundo. O crescimento das plantas cessa e as plantações simplesmente repousam até a primavera. Toda a energia e os nutrientes acumulados durante o verão são utilizados de forma gradual e parcimoniosa.

As folhas que permanecem no solo após a queda das demais protegem o sistema radicular das plantas-mãe. Elas atuam como uma espécie de cobertor, prevenindo danos causados ​​pela geada. Gradualmente, as folhas se transformam em húmus nutritivo, que nutre as plantas que despertam da dormência invernal na primavera.

Tempo seco

As folhas obtêm umidade através de suas raízes. No entanto, em dias quentes, a umidade evapora das lâminas foliares. Durante períodos de seca, a árvore perde algumas de suas folhas para sobreviver e conservar a umidade essencial.

Observação!
As coníferas têm agulhas menores e não precisam de tanta umidade quanto as árvores decíduas. Portanto, as agulhas permanecem nos galhos em todas as condições climáticas.

Os benefícios das folhas caídas

As pessoas tendem a pensar nas folhas caídas como detritos naturais que devem ser removidos no outono. Mas nenhum fenômeno natural acontece sem uma razão, portanto, o tapete de folhas no outono traz benefícios significativos que não devem ser ignorados.

  1. As folhas caídas são um fertilizante natural. Elas se decompõem rapidamente, enriquecendo o solo com nutrientes. As pessoas aprenderam a usar as folhas para nutrir suas hortas. Existe uma tecnologia específica para processar as folhas caídas e criar um composto nutritivo.
  2. Galhos e aparas se decompõem muito mais lentamente do que folhas. Eles melhoram a estrutura do solo, tornando-o mais solto.
  3. Bactérias e microrganismos benéficos que vivem no solo se alimentam da serapilheira. Na primavera, as plantas se alimentam dos resíduos dessas plantas.
  4. A camada de neve que cai torna-se um abrigo natural e quente para as plantas durante todo o inverno. O sistema radicular fica protegido de forma confiável, e o solo sob essa camada não congela, permanecendo solto e úmido.
  5. Quando as folhas caem, a polinização das plantas com flores torna-se mais eficiente. Quando os galhos estão despidos, não há obstáculos para o pólen disperso. Ele se espalha por uma área maior e atinge mais árvores.

Mas se as árvores crescem em uma área ecologicamente poluída, com muito tráfego ou uma fábrica de produtos químicos, as folhas nessas áreas absorvem e acumulam gases perigosos e metais pesados ​​durante o verão. Esses gases, posteriormente, tornam-se perigosos, infiltrando-se no solo e na água. Nessas áreas, as folhas caídas devem ser recolhidas e queimadas.

Árvores que não perdem as folhas

https://youtu.be/x8QflWkZHn8

Nem todas as árvores perdem as folhas no inverno. Essas são chamadas de árvores perenes. As coníferas permanecem verdes o tempo todo. Suas agulhas caem uma vez a cada dois ou três anos, mas isso não é perceptível para os humanos; acontece gradualmente. Uma árvore nunca perde toda a sua superfície de galhos.

As árvores perenes mantêm suas folhas durante todo o ano porque não são afetadas pelo frio. Uma camada especial de cera as protege da geada. As células contêm uma substância anticongelante que impede o congelamento da planta. As árvores decíduas, por outro lado, são muito sensíveis às ondas de frio. Portanto, quando o tempo esfria, essas árvores perdem suas folhas durante o inverno.

Observação!
A maior concentração de espécies de coníferas ocorre na região norte do país.

A queda das folhas pelas árvores no outono é uma parte natural do ciclo biológico. As folhas caídas garantem a sua sobrevivência no ano seguinte. Este processo ajuda as árvores a adaptarem-se às condições climáticas, a conservarem a humidade e a sobreviverem aos invernos rigorosos.

As folhas estão caindo
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates