Plantio de mudas de pimenta em 2024 de acordo com o calendário lunar para diferentes regiões.

Pimenta

A pimenta tem um longo período de cultivo. Leva pelo menos quatro meses da germinação à colheita. Portanto, na maioria das regiões da Rússia, o vegetal é cultivado a partir de mudas. Esse método permite uma colheita mais precoce. O plantio em dias favoráveis, de acordo com o calendário lunar, melhora a germinação, resultando em plantas saudáveis ​​e uma colheita abundante. Este artigo detalha o momento e o processo em si, passo a passo, do início ao fim.

De qual pimenta você gosta mais?
Doce (búlgaro)
2,17%
Apimentado
97,83%
Votou: 46

Prazos

A fase lunar, a época de cultivo da variedade escolhida e o clima regional têm um impacto significativo no plantio. O método de cultivo do vegetal — em canteiros abertos ou em estufa — também é levado em consideração.

De acordo com o calendário lunar

Para hortaliças cujos frutos crescem acima da superfície do solo (como é o nosso caso), os períodos de plantio mais favoráveis ​​ocorrem durante a fase crescente da lua. Nessa época, sob a influência da gravidade da Lua, a seiva da planta flui para cima.

Portanto, a parte aérea dos arbustos se desenvolve mais ativamente. Durante a lua minguante, o fluxo de fluidos se inverte. Consequentemente, as sementes de pimenta plantadas nessa época têm dificuldade para germinar e as mudas crescem fracas.

Importante!
As fases da Lua Cheia e da Lua Nova são consideradas de transição. Durante esses períodos, qualquer plantio é proibido.

Ao escolher a época certa para semear pimentas O signo do zodíaco pelo qual o corpo celeste passa também é levado em consideração. Os signos mais férteis são considerados Touro, Câncer, Capricórnio, Peixes e Escorpião.

Mês Dias favoráveis Dias desfavoráveis
Janeiro 12-24 11, 25
Fevereiro 11-23 10, 24
Marchar 11-24 10, 25
abril 9-23 8, 25

Por região

Outro fator importante a considerar ao escolher a época certa para o plantio é o clima da região de cultivo. As pimentas são plantas que adoram calor.

Plantar hortaliças cedo em canteiros desprotegidos em climas rigorosos não produz os resultados desejados. Mesmo uma geada passageira pode matar as plantas jovens.

Prazos por região:

  1. Na região de Moscou e em outras regiões da zona central, cultivam-se variedades precoces e de meia estação. Início de março.
  2. A Sibéria tem um clima rigoroso. As variedades de maturação tardia simplesmente não têm tempo de amadurecer, mesmo quando cultivadas a partir de mudas. Final de março.
  3. Os Montes Urais têm condições climáticas semelhantes às da Sibéria. Variedades de ciclo precoce e médio também são cultivadas aqui. Final de março.
  4. No clima frio da região de Leningrado, as variedades de porte baixo com ciclo de crescimento curto se adaptam melhor. Meados de março.
  5. No Extremo Oriente, apenas as pimentas precoces são cultivadas em canteiros sem proteção. As variedades de meia estação só podem ser cultivadas em estufas. Final de março.
  6. A região sul da Rússia possui um clima quente. Todas as variedades de pimenta se desenvolvem bem nessa região. O plantio das sementes começa em fevereiro.

Época de semeadura e plantio de mudas

Para cultivar pimentas com sucesso a partir de sementes, é importante considerar a época de crescimento da variedade escolhida. As variedades de maturação precoce são semeadas mais tarde do que as outras. Elas se desenvolvem mais rapidamente. Se forem plantadas junto com variedades de maturação média e tardia, as mudas irão superá-las em tamanho.

As mudas de variedades de maturação precoce estão prontas para o plantio em seu local definitivo após 60 dias. São necessários mais 6 dias para a germinação das sementes. Para variedades de meia estação, esse período é de 76 dias, e para variedades de maturação tardia, 81 dias. Para determinar a data exata da semeadura, considere quando as temperaturas do ar e do solo na região estiverem adequadas para o transplante das plantas para o exterior.

A partir da data estimada de plantio, conte para trás o número de dias necessários para o desenvolvimento das mudas. Isso resulta na data estimada de semeadura.

Leia também

As principais diferenças entre mudas de pimentão doce e pimentão picante
Se você perdeu a noção das variedades de pimenta após o plantio, pode distinguir as mudas de pimenta amarga das de pimenta doce pela aparência das plantas jovens. À primeira vista, as plantações parecem completamente…

 

O processo básico passo a passo

Geralmente, utiliza-se uma mistura de terra pronta para vasos para o cultivo de pimentas. Solos adequados incluem aqueles específicos para pimentas, tomates, tomatillos e outras solanáceas. Esses solos podem ser adquiridos em qualquer loja de jardinagem. Como alternativa, você pode preparar sua própria mistura de terra para vasos utilizando os seguintes ingredientes:

  • 2 partes de solo para gramado;
  • 1 parte de húmus;
  • 1 parte de areia de rio;
  • 1 parte de turfa.
Importante!
Qualquer substrato destinado ao cultivo de mudas deve ser desinfetado antes do uso. Isso pode ser feito aquecendo-o em um forno, congelando-o ou mergulhando-o em uma solução quente de permanganato de potássio.

Leia também

Pimentas malaguetas de interior: como cultivá-las e cuidar delas em casa.
Muitos jardineiros preferem cultivar plantas frutíferas em ambientes internos. Hoje em dia, não só os limoeiros, mas também as pimentas ornamentais estão disponíveis como plantas de interior. É impressionante…

 

Preparação das sementes

As sementes compradas em lojas não precisam de preparo antes do plantio. Geralmente, elas já foram desinfetadas e tratadas com estimulantes de crescimento. Podem ser semeadas secas.

Se você mesmo coletou as sementes, elas precisam ser desinfetadas antes do plantio. Primeiro, descarte as sementes inadequadas. Para isso, deixe-as de molho em água com sal por 10 minutos. Descarte as sementes que flutuarem, pois elas não germinarão. Enxágue as sementes restantes em água limpa.

As sementes são então imersas em uma solução rosa de permanganato de potássio por 15 minutos. Esse tratamento destrói os patógenos em sua superfície. A desinfecção é realizada em temperaturas entre 40°C e 45°C. O líquido frio é ineficaz e as soluções quentes matam as sementes.

Em seguida, você pode germinar as sementes. Para isso, coloque um pano de queijo úmido em um recipiente e espalhe as sementes sobre ele. Cubra o recipiente com um saco plástico para criar um efeito estufa e coloque-o em um local quente e escuro. Assim que os brotos surgirem, você poderá começar a semear.

Semeadura

É mais prático semear as sementes em recipientes individuais. Pastilhas de turfa ou pequenos copos de papel grosso ou plástico funcionam bem. Este método permite cultivar pimentas sem transplante. Claro que também pode começar as mudas em vasos comuns. Depois, quando a terceira folha verdadeira se formar, transplante-as para os copos individuais.

Preencha caixas de 10 cm de altura com solo preparado e rico em nutrientes. Nivele a superfície e faça sulcos de 1,5 cm de profundidade. Coloque as sementes a 3 cm de distância umas das outras e cubra com uma camada de solo. Ao semear em recipientes individuais, coloque 2 a 3 sementes no centro, à mesma profundidade. Após a germinação, selecione a muda mais forte.

A bandeja de mudas é coberta com filme plástico para aumentar a umidade. Para garantir uma germinação rápida, mantenha a temperatura entre 25°C e 28°C. Mantenha o recipiente no escuro até que a germinação ocorra. Assim que os brotos aparecerem, transfira os recipientes para um local bem iluminado e reduza a temperatura para 18°C.

Importante!
Para garantir o desenvolvimento adequado, forneça de 12 a 14 horas de luz natural. Se necessário, instale lâmpadas para iluminação adicional.

Cuidado

As mudas de pimenta devem ser regadas regularmente, monitorando a umidade do solo. Evite deixar o solo secar mais de 1 cm e evite o excesso de água para prevenir a acidificação. A afofagem regular do solo ajuda a prevenir a formação de crostas.

Para umidificar, use água macia a uma temperatura ligeiramente acima da temperatura ambiente. Água da torneira comum pode ser usada, mas deixe-a repousar por dois dias primeiro.

Antes do transplante para o local definitivo, as mudas são fertilizadas três vezes. A primeira aplicação é feita 15 dias após a germinação, quando surgem duas folhas verdadeiras. As mudas são fertilizadas novamente quando outro par de folhas se forma.

A última porção de nutrientes é adicionada 5 dias antes do transplante para o local definitivo. São utilizados fertilizantes contendo potássio, nitrogênio e fósforo.

Nitrophoska, que contém todos os nutrientes necessários em uma concentração equilibrada, é adequado para essa finalidade. O fertilizante é aplicado na forma líquida, dissolvendo 1 colher de chá do produto em 1 litro de água.

O sistema radicular das pimentas é muito sensível. Portanto, o ideal é cultivá-las sem transplante. Caso o transplante seja inevitável, transplante as mudas com o torrão de raízes para minimizar danos às raízes. Ao transplantar para vasos individuais, não plante as mudas muito fundo.

Transferir

As mudas são transplantadas para o local definitivo quando a temperatura do ar atinge +15°C. Nas regiões do sul, isso pode acontecer já em março, enquanto nos Urais e na Sibéria, somente na primeira quinzena de junho. O canteiro de mudas deve ser colocado em uma área bem iluminada e protegida do ar frio. O local deve ser afastado dos pimentões para evitar a polinização cruzada. Os seguintes itens devem ser adicionados ao solo antes do plantio:

  • 10 kg de húmus;
  • 40 g de superfosfato;
  • 5 litros de cinzas de madeira.

As plantas são plantadas em 2 a 3 fileiras. O espaçamento entre elas depende da variedade, altura e extensão do arbusto.

Características do cultivo

Após o replantio, regue as plantas a cada 2-3 dias, dependendo das condições do solo. Regue o canteiro quando o solo estiver seco a uma profundidade de 2 a 4 cm. No dia seguinte à rega, afofe a terra. Ao regar, evite o excesso de água para não encharcar o solo. A irrigação por gotejamento é o método mais conveniente.

Duas semanas após o transplante das plantas para o local definitivo, aplique o primeiro fertilizante. O fertilizante nitrogenado é adicionado para promover o crescimento rápido e a formação adequada do arbusto.

Após três semanas, repita a aplicação de fertilizantes potássicos e fosfatados. Os nutrientes são então aplicados de acordo com o mesmo cronograma, alternando entre os diferentes fertilizantes. Além disso, realiza-se periodicamente a pulverização foliar com soluções de micronutrientes.

Para uma melhor frutificação, as pimenteiras são conduzidas em 2 ou 3 hastes. Em algumas variedades, essa condução começa ainda na fase de muda. Isso é feito removendo-se a gema apical que se forma na bifurcação da haste.

Todas as folhas e flores que se formam abaixo desse ponto também são removidas. Até 30 frutos são deixados em cada planta. Os pontos de crescimento são então beliscados e os ovários em excesso são removidos. Isso garantirá que toda a energia da planta seja concentrada no amadurecimento dos frutos.

As sementes de pimenta são semeadas para a produção de mudas em dias favoráveis, determinados pelo calendário lunar. O clima da região também é levado em consideração. Para preservar as mudas e garantir o desenvolvimento adequado, as plantas adultas são transplantadas para o local definitivo após a chegada do clima quente.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates