Caso os nomes das variedades de pimenta se percam após o plantio, você pode distinguir as mudas de variedades amargas das doces pela aparência das mudas jovens. À primeira vista, parece que as culturas são completamente idênticas, mas existem alguns sinais que o ajudarão a distinguir com precisão as mudas de pimentão doce das pimentas picantes.
A essência do problema da polinização cruzada
As variedades de pimenta malagueta e pimenta para salada devem ser plantadas com uma distância mínima de 15 metros entre si. Isso é feito para evitar a polinização cruzada entre as variedades.
Sementes obtidas de hortaliças resultantes de polinização cruzada apresentam novas características de sabor. Essas plantas não devem ser replantadas.
Como distinguir plantas
Jardineiros raramente confiam na memória, por isso etiquetam todas as mudas plantadas. Mas às vezes, as coisas dão errado — por exemplo, durante os dias que uma pimenta leva para brotar, a etiqueta se perde, se apaga ou as sementes simplesmente são esquecidas. Nesses casos, não se desespere; depois que os brotos surgirem, você pode usar certas características para determinar a qual grupo pertencem as pimentas.
A diferença na aparência do arbusto
O primeiro método consiste em distinguir as diferenças pela aparência dos arbustos e das folhas. As variedades amargas têm folhas alongadas de larguras variáveis, enquanto as variedades doces têm folhas largas, arredondadas e um tanto curtas. As plantas amargas têm folhas de um verde escuro intenso, enquanto as variedades doces têm um verde suave. As folhas das variedades doces são mais delicadas e macias.
É possível distinguir as mudas pela espessura de seus caules, mas elas devem ter a mesma idade. O caule das pimentas malaguetas é muito mais fino e comprido, o que frequentemente faz com que ele se dobre sob o peso dos vegetais. Já o pimentão tem um caule mais grosso e curto.
Determinamos pelo sabor das sementes.
Quando as pimentas brotam, as sementes geralmente permanecem nas folhas cotiledonares. Remova-as cuidadosamente e lave-as em água corrente. Experimente-as para identificar facilmente a espécie da planta.
Se as sementes restantes tiverem um sabor picante, então a pimenta-do-reino é considerada amarga. As sementes restantes das pimentas para salada não terão amargor.
Você também pode se interessar por:É possível determinar pelas folhas?
Jardineiros experientes acreditam que a maneira mais confiável de identificar o tipo de pimenta não é pela aparência das folhas, mas sim pelo sabor. Experimente um pequeno pedaço de uma folha jovem.
Corte cuidadosamente a ponta da folha e prove. Se estiver amarga, o fruto resultante será picante e ardido.
Durante o período de floração
O período de floração também pode ser usado para distinguir as duas espécies. As pimentas picantes começam a brotar muito mais cedo do que as variedades doces. Os primeiros botões das pimentas picantes começam a se formar já 25 a 30 dias após o transplante para o local definitivo. Se suas mudas de pimenta florescerem em ambientes internos, você poderá evitar o transplante inadequado para o local definitivo.
Este método só é adequado se as mudas forem mantidas em condições de cultivo igualmente favoráveis, como manter os mesmos níveis de temperatura e umidade para as mudas de pimenta. Se as condições forem diferentes, a floração pode ser prejudicada e a causa pode não ser clara. Este método é útil se as mudas de pimenta florescerem antes de serem plantadas no solo. A solução é simples: remova as pimentas amargas e plante-as em outro lugar. As flores também devem ser removidas, pois provavelmente cairão após o transplante. Esperar que as pimentas floresçam no jardim é perigoso, pois uma ou duas mudas de pimenta em um canteiro com pimentões doces podem arruinar toda a colheita.
Diferenciamos pelo tipo de ovário.
As plantas também diferem no ovário jovem. As pimentas picantes produzem frutos pequenos e oblongos. Já os pimentões doces produzem um ovário pequeno e esférico, que gradualmente adquire uma forma oblonga à medida que crescem.
Este método de identificação é o mais questionável, pois o formato dos vegetais resultantes depende muito da variedade ou híbrido. Existem variedades de pimentas cujos vegetais são não apenas oblongos, mas também quadrados. Enquanto isso, alguns híbridos de pimentas doces ou para salada assumem um formato pontiagudo e alongado.
Intensidade do trabalho de assistência
Os pimentões doces são uma cultura delicada e exigem cuidados especiais. Cultivar pimentões a partir de sementes é difícil. Cuidar de mudas de pimenta em casa é mais simples.
Essa planta picante tolera facilmente flutuações de temperatura e alta umidade. Pimentas não gostam de luz solar direta; o ideal é plantá-las na sombra, por exemplo, perto de uma cerca ou embaixo de uma casa.
Você também pode se interessar por:Prevenção da polinização cruzada
Ao cultivar diferentes tipos de pimentas no mesmo jardim, colete e plante as sementes com cuidado. Para evitar confusão, siga estas dicas:
- Para o plantio, utilize apenas sementes comprovadamente eficazes e nas quais você confie.
- Ao semear ou colher sementes, cada espécie e variedade deve ser etiquetada.
- As variedades doces e amargas são semeadas em recipientes diferentes.
- Deve-se deixar um espaço de pelo menos 15 metros entre os canteiros de plantas doces e picantes.
O que fazer se um erro for cometido
Às vezes, ocorre confusão ao transplantar mudas para o local definitivo. Para evitar possíveis consequências desagradáveis, siga estes passos:
- Arbustos suspeitos são removidos pela raiz.
- Impeça o processo de polinização cruzada.
Se você não quiser remover pimentas do seu jardim, tente evitar a polinização cruzada. Escolha um dos seguintes métodos para fazer isso.
- Os insetos são os culpados pela polinização cruzada. Proteger as plantações de pimenta pode evitar alterações no sabor. Crie uma miniestufa com tábuas e cubra a parte superior com gaze.
- Se os arbustos estiverem espalhados pelo canteiro e não for possível construir uma cerca, você pode amarrar cada arbusto com gaze. Esconda todas as flores sob o tecido transparente para manter as abelhas fora do alcance.
- Para afastar os insetos das pimentas ardidas envoltas em gaze, você pode borrifá-las com água e mel. Dissolva 1 colher de sopa de mel em 1 xícara de água.
Você também pode se interessar por:Ao identificar pimentas picantes em meio às doces, a maneira mais eficaz é provar as sementes ou as folhas. Uma vez localizada a muda, ela deve ser removida do canteiro para evitar a polinização cruzada.

Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?