Quando plantar pimentões em campo aberto para que não congelem

Pimenta

Tradicionalmente, os jardineiros russos plantam as mudas de pimentão em campo aberto do final de maio até meados de junho. O momento exato é determinado levando-se em consideração diversos fatores: a variedade do pimentão, sua época de cultivo, as condições climáticas e o clima da região. Uma chuva repentina após o plantio de mudas pode causar uma onda de frio, queda de temperatura e geadas subsequentes. Nessas condições, pimentas não devem ser plantadas em canteiros abertos. Mudas congeladas precisarão ser resgatadas. Nem todas as plantas congeladas sobreviverão a essa situação. No entanto, existem maneiras eficazes de salvar mudas jovens.

Época ideal para o plantio de mudas de pimenta em campo aberto.

Os principais fatores a serem considerados ao determinar o momento ideal para o transplante de mudas de pimentão para canteiros abertos são:

  1. Época de cultivo. Isso depende das características da variedade da planta. Existem variedades precoces, de meia estação e tardias, e duas opções para isso. No primeiro caso, as sementes são semeadas em épocas diferentes, ou seja, do início de fevereiro até meados de março, com intervalos de 2 a 3 semanas. Essas mudas podem ser plantadas simultaneamente em meados de maio ou início de junho. A segunda opção envolve semear as sementes de pimenta ao mesmo tempo, com os frutos amadurecendo em épocas diferentes (em fevereiro). Na primavera, essas mudas são plantadas ao mesmo tempo, mas separadamente: as variedades precoces nos primeiros dez dias de maio, as variedades de meia estação 2 a 3 semanas depois e as variedades tardias um mês depois.
  2. Clima e tempo regionais. Na Sibéria e nos Montes Urais, as condições climáticas e as repentinas flutuações de temperatura dificultam o cultivo de pimentões em canteiros abertos. Nessas regiões, os jardineiros preferem plantar as mudas em estufas. Na região de Moscou e na região do Volga, as condições climáticas são um pouco melhores, mas mesmo assim, um abrigo aquecido é essencial, pelo menos durante o risco de geadas recorrentes. Produtores de hortaliças. plantado em terreno aberto Variedades de pimenta que suportam temperaturas mínimas noturnas de até +8°C a +10°C. O período ideal para o plantio de pimentas é nos primeiros dez dias de junho. Os climas mais favoráveis ​​para o cultivo de pimentas doces e picantes sem cobertura são os da Crimeia, do Cáucaso e do Território de Krasnodar.
    As plantas de diferentes épocas de crescimento têm tempo para amadurecer completamente e frutificar durante o longo verão. Elas não correm risco de geada; ondas de frio são raras nessas regiões durante a época de plantio. Todas as mudas podem ser plantadas aqui até o final de maio.
  3. Temperatura do ar. Pimentões são uma cultura que adora calor. Essa planta prospera em climas quentes e não tolera quedas bruscas de temperatura. As condições ideais para o crescimento e desenvolvimento normais das mudas são de 18°C ​​a 25°C. Se o tempo esfriar e houver risco de geadas recorrentes, as plantas cultivadas precisam ser resgatadas imediatamente. Mudas frágeis não devem ser deixadas congelar e morrer. Continue lendo para saber o que fazer antes e depois da geada.

Jardineiros que levam em consideração essas três condições para o cultivo bem-sucedido de pimentas ao ar livre sempre obtêm boas colheitas. No entanto, mesmo os cultivadores de hortaliças mais experientes não estão imunes aos caprichos da natureza.

Método para determinar o risco de geadas recorrentes

Para determinar por si mesmos se haverá geadas durante o período de plantio das mudas, os jardineiros devem monitorar atentamente a previsão do tempo nesses dias:

  • Após um dia quente e ensolarado, à noite (a partir das 19h) a temperatura do ar cai drasticamente;
  • Não há vento, o céu não está coberto de nuvens;
  • O ar está limpo, mas fresco; dá para sentir o frio.

Nessas condições, existe um risco real de congelamento do solo. À noite, as mudas podem congelar sem uma cobertura isolante especial ou outras medidas de proteção. No entanto, se o vento aumentar antes do anoitecer, o céu ficar nublado e houver formação de orvalho, a geada não as atingirá.

Interessante!
Jardineiros experientes usam sinais populares para detectar a chegada do frio: os pardais param de cantar e se escondem nos arbustos densos; os peixes param de morder a isca no rio; o fogo no fogão fica vermelho.

Sintomas e causas do congelamento de mudas

Em mudas de pimentão congeladas, os sinais aparecem imediatamente: as folhas murcham e ficam úmidas, cobertas de manchas escuras.

Os caules escurecem e desenvolvem mofo. As mudas parecem sem vida e murcham em direção ao solo. Esses sintomas são causados ​​pelos seguintes fatores:

  • As mudas foram transplantadas para o solo muito cedo; a temperatura do ar estava abaixo da mínima recomendada para o plantio (+10°);
  • Os pés de pimenta estão plantados em uma área sombreada, carecem de luz e calor;
  • Durante a irrigação, foi utilizada água fria;
  • A planta está apresentando deficiência de nutrientes necessários para o seu crescimento normal.

A gravidade dos danos causados ​​pela geada em mudas de pimentão depende da duração da exposição aos fatores adversos. Plantas expostas à geada por um período prolongado (1 a 2 semanas) têm poucas chances de sobreviver. Temperaturas abaixo de zero (-0°C) representam um risco ainda maior. A recuperação será demorada e nem sempre eficaz.

Métodos de proteção de mudas contra geadas recorrentes

Para reduzir a suscetibilidade das mudas a ondas de frio repentinas e como medida preventiva, as sementes e as mudas são aclimatadas:

  1. Endurecimento das sementes. Após a imersão, coloque as sementes de pimenta no compartimento inferior da geladeira uma vez a cada três dias. Inicialmente, por 10 a 15 minutos, aumentando gradualmente o tempo. Repita este procedimento de 2 a 3 vezes.
  2. Endurecimento das mudas. Um mês antes do transplante para o solo, as mudas também são aclimatadas. As plantas jovens são colocadas em uma varanda ou outro local mais fresco do que o ambiente interno. A frequência é idêntica à do primeiro método.
  3. Para aumentar a resistência das mudas à geada, elas são pulverizadas com soluções de micronutrientes ou fertilizantes húmicos.

Se houver ameaça de frio intenso para as plantas já plantadas, medidas mais eficazes deverão ser tomadas:

  1. Para proteger a área da fumaça, coloque pequenos montes de lenha úmida ou serragem, turfa, agulhas de pinheiro e restos de plantas nos cantos dos canteiros. O fogo não deve queimar com muita intensidade. As pequenas fogueiras gerarão fumaça, retardando assim a propagação do frio. Essa medida é mais eficaz em clima calmo.
  2. Irrigação por aspersão. Este método é conhecido há muito tempo pelos jardineiros. A umidade pode retardar o congelamento do solo, liberando calor para as plantas durante a noite. Regue abundantemente (duas vezes a irrigação normal) na base das mudas e em toda a superfície do canteiro. A irrigação deve ser feita durante o dia.
  3. Abrigo adicional. Este método utiliza material de cobertura feito de diversos materiais disponíveis: filme de polietileno de dupla camada com camadas de palha, juncos ou musgo. Alguns jardineiros até mesmo mantêm abrigos caseiros feitos de garrafas plásticas para essas ocasiões. Estes podem ser usados ​​por várias estações.

Em estufas, as mudas de pimentão são aquecidas com fogões a lenha e tanques de água quente. Se houver eletricidade disponível, o ambiente é aquecido com fornos elétricos e aquecedores portáteis.

Jardineiros têm segredos que também ajudam na retenção de calor: plantar mudas de 2 a 5 cm mais fundo do que o recomendado, afofar o solo e amontoar terra ao redor das mudas jovens. Em situações críticas, recomenda-se usar todos os métodos disponíveis simultaneamente. Nenhum deles prejudica a proteção das mudas contra o frio.

Interessante!
Você sabe que o risco de geada passou pelo som do cuco cantando na floresta. É hora de plantar mudas que gostam de calor.

Prevenção e tratamento

Prever ou determinar quando as geadas retornarão é bastante difícil, pois o clima pode mudar a qualquer momento. Portanto, é essencial proteger as mudas da possibilidade de geada o máximo possível. Medidas preventivas são fornecidas para esse fim.

Isolamento de camas

O solo aquecido protege as mudas do congelamento noturno. Durante o dia, o solo absorve o calor dos raios solares e o libera para as plantas à noite. Os jardineiros constroem canteiros elevados e aquecidos com materiais reciclados: tábuas, pedaços de ardósia, entulho de construção e tijolos.

Composto, folhas, restos de plantas, papel e pequenos tocos de árvores são usados ​​como enchimento. Aqui está uma maneira simples de criar canteiros isolados para mudas de pimentão:

  • Delimite a área com as dimensões de cama mais convenientes: 6x1 ou 5x0,8 m;
  • Remover o solo de toda a superfície até a profundidade da lâmina de uma pá;
  • Armazene solo fértil em um dos lados do terreno;
  • Monte uma estrutura de tábuas que se ajuste às dimensões da cama, instale-a e fixe-a com cavilhas;
  • Encha a cama acabada com elementos de aquecimento.

Coloque pedaços grandes de madeira, como tocos e galhos grandes, no fundo. Em seguida, adicione resíduos de papel, como livros, revistas e jornais. As camadas seguintes serão de galhos de arbustos triturados, folhas e composto. Adicione terra fértil até uma profundidade de 20 cm por cima.

Em maio e até o fim do frio, devem ser fixados arcos à estrutura para manter o filme de polietileno no lugar. O filme deve ser fácil de remover e recolocar para facilitar o cuidado com as mudas.

Aspersão

Se a previsão do tempo indicar uma onda de frio de curta duração com uma ligeira queda de temperatura para 0°C, então borrifar água será um método eficaz de proteção.

Isso é feito no início da noite, usando um regador de malha fina ou uma mangueira com bico de pulverização. O jato de água deve ser suave para evitar a erosão do solo. A umidade que cai sobre o solo o protege do resfriamento. À noite, o solo começa a liberar calor, aquecendo a superfície dos canteiros e protegendo as raízes.

Para uma proteção mais eficaz, uma cobertura isolante é estendida sobre as plantas. A umidade aquecida pelo solo se deposita na cobertura e aquece a parte superior das mudas de pimenta. Durante o dia, a cobertura é removida e as plantas são ventiladas. Deve-se observar que este método não pode ser usado em temperaturas abaixo de -1°C (1°F).

Fertilização

As mudas de pimenta são alimentadas de acordo com um cronograma específico, em intervalos de 10 a 14 dias. No entanto, durante períodos frios, as plantas necessitam de mais energia, que é rapidamente absorvida pelas mudas para seu próprio aquecimento.

Durante o tempo frio, fertilizantes nitrogenados são adicionados aos canteiros de mudas. Turfa ou esterco podreO nitrogênio entra em contato com o solo e essas reações liberam uma enorme quantidade de calor. Esse calor é capaz de aquecer todas as mudas, evitando o congelamento, mas uma certa quantidade não deve ser ultrapassada para evitar que as mudas sejam queimadas.

As mudas jovens absorverão todos os nutrientes necessários para se manterem aquecidas. Evite colocar cobertura morta perto dos caules das mudas. Durante o dia, se o sol começar a esquentar, afaste cuidadosamente a cobertura morta do caule principal para permitir que o calor chegue às raízes da planta.

Interessante!
Os biocoquetéis modernos para plantas são usados ​​regularmente durante o período de desenvolvimento das plantas. Entre eles, estão o Ecoberin, o Healthy Garden, o NV-101 e o Radiance 101. Esses produtos são usados ​​para pulverizar as mudas após a geada. As plantas devem ser umedecidas diariamente por duas semanas. Os resultados irão surpreender todos os jardineiros.

Restaurando pimentões congelados

Devido às circunstâncias da vida, às vezes é impossível tomar medidas preventivas com antecedência. E então os jardineiros se deparam com uma cena triste: um canteiro de pimentões, com apenas talos e folhas murchas e enroladas, parecendo trapos molhados.

Parece que tudo está perdido, nada pode ser salvo. Mas não desanime, pois ainda é possível que algumas mudas possam ser recuperadas. E é exatamente isso que esses jardineiros resilientes estão fazendo:

  • Regue as mudas com água fria para que a planta descongele gradualmente;
  • Pulverize os arbustos com produtos antiestresse (Epin-extra, Ecogel, Antistress, Zircon);
  • As folhas que não podem ser curadas são cortadas a 5-6 cm do caule principal. Esse "toco" impedirá que o tecido danificado se espalhe e preservará os ovários dos frutos na junção da folha com o caule.

Nem todas as mudas sobreviverão à forte onda de frio, mas há uma chance de que as medidas tomadas pelos jardineiros ajudem a salvar algumas delas.

Em um clima temperado plantar mudas de pimentão em campo aberto O plantio deve ser feito entre 4 e 14 de junho, quando as geadas já não representam uma preocupação. É importante planejar e implementar medidas para proteger plantas que gostam de calor, como pimentões, das ondas de frio. O clima é imprevisível e pode nevar até mesmo em junho. Não vamos confiar na misericórdia da natureza e devemos assumir a responsabilidade de preservar nossas mudas.

Plantando mudas de pimenta
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates