As arônias são uma fonte rica em minerais, vitaminas e microelementos benéficos; elas são usadas de diversas formas na medicina popular e na cosmetologia. A arônia, um arbusto ou pequena árvore com copa ampla, é uma planta ornamental de jardim. É muito fácil de cultivar, criando raízes e prosperando mesmo em climas rigorosos. O período de colheita depende do método de colheita e da região de cultivo.
Arônia: épocas de maturação e colheita
Para diversos fins, as bagas são colhidas no ponto ideal de maturação; em alguns casos, são deixadas na árvore por mais um mês. Em todas as regiões, as bagas da sorveira-preta amadurecem do início ao final de agosto. Elas ficam roxas escuras e são fáceis de colher, mas o sabor ainda é suave e bastante adstringente. Com o tempo, a adstringência diminui parcialmente e, na primeira quinzena de setembro, as bagas ficam mais doces. A arônia pode ser colhida após a geada; estará doce e não muito adstringente. Bagas congeladas não são adequadas para armazenamento prolongado ou secagem.
Do início da floração (junho-julho) até a maturação completa, geralmente leva de 10 a 12 semanas, embora esse período possa variar ligeiramente entre as diferentes variedades. No sul, as bagas amadurecem muito cedo, por volta de meados de agosto; na região de Moscou, na segunda quinzena de setembro; e nos Urais, na Sibéria e nas regiões do norte, nos últimos dias do outono.
Quando as arônias são colhidas em diferentes regiões?
- Zona central e região de Moscou – do terceiro trimestre de setembro até o final de outubro.
- Sul – a partir do início do outono.
- Sibéria, Urais, Leningrado e região de Vologda – a partir de meados de novembro.
Esses são períodos aproximados de colheita. A maturação pode ser determinada pela aparência, textura e sabor das bagas. Bagas de sorveira verdes (em ponto de maturação técnica) não são doces, são muito adstringentes e insípidas. Bagas totalmente maduras são levemente doces, de acidez média a leve e têm um suco roxo intenso e vibrante. Bagas esverdeadas têm um suco claro, lilás-azulado ou rosa.
Horários de coleta para preparações:
- Geleia. Use bagas firmes, mas não duras, e maduras; bagas ligeiramente queimadas pela geada também servem. Bagas secas, ressecadas ou podres estragam o sabor. Se as arônias forem usadas para colorir geleia feita com frutas de cor clara, podem ser usadas bagas ligeiramente verdes. A colheita ocorre do final de setembro até meados de outubro.
- Compota. Se a bebida for feita apenas com arônias, as bagas são colhidas não antes de outubro, quando estão maduras e doces. Para compota variada Utilizam-se frutos ligeiramente verdes, colhidos do arbusto no final de setembro. O sorveira combina bem com damascos, framboesas, maçãs e peras.
- Geleia, marmelada. Usam-se bagas de sorveira muito maduras, assim como as que foram ligeiramente congeladas. As arônias são colhidas em novembro.
- Vinho. Somente bagas macias, doces, suculentas e não adstringentes são utilizadas. Para a produção de vinho, elas são colhidas em meados do outono ou após a primeira geada leve.
- O licor deve ter um sabor levemente ácido (não muito forte), e a fruta deve estar firme, mas completamente madura. A colheita está prevista para o final de setembro ou outubro.
A colheita da arônia para congelamento começa no final de setembro, quando as bagas estão maduras e atingem seu teor máximo de açúcar. Bagas maduras (colhidas entre o final de outubro e meados de novembro), sem sinais de podridão ou outros danos, também são usadas para secagem. As bagas do sorveira são cortadas com seus cachos de flores, deixando pequenos ramos que podem ser amarrados em "buquês" de bagas secas.
Como colher
https://youtu.be/PeQt7dYZlnU
As bagas são colhidas de manhã ou à tarde, em tempo seco e sem vento. Bagas molhadas só são usadas para processamento rápido (no mesmo dia), caso contrário apodrecem rapidamente. As bagas são colhidas em recipientes de plástico, vidro, cerâmica, barro ou esmalte. Caixas de papelão resistentes e cestos de vime são aceitáveis, mas apenas se não se importar de sujá-los. Baldes ou tigelas galvanizados ou de alumínio prejudicam o sabor das bagas de sorveira, especialmente se as bagas ficarem neles por muito tempo.
As inflorescências são cortadas com ferramentas de jardinagem limpas e bem afiadas. Após a colheita, elas são inspecionadas e quaisquer frutos verdes, secos, excessivamente duros, podres e outros detritos são removidos. Frutos danificados pela geada podem cair em grande quantidade. Ao colher frutos de sorveira nessas condições, estenda uma lona plástica ou lutrasil ao redor do arbusto, inspecione os frutos caídos e descarte quaisquer frutos danificados.
Você também pode se interessar por:Como armazenar bagas de sorveira-preta
A arônia não se conserva por muito tempo em local quente; se não houver espaço na geladeira, as bagas devem ser processadas imediatamente. As bagas do sorveira-preta podem ser armazenadas frescas quase até o final do inverno. Os cachos são amarrados em um fio grosso e pendurados em um porão, sótão ou varanda. Outra opção é colocar as inflorescências em uma caixa de madeira, com musgo ou folhas secas (de árvores frutíferas ou samambaias) entre as camadas de bagas. A temperatura ambiente deve ser mantida entre 0 e 1 °C. Para esse tipo de armazenamento, as bagas devem ser colhidas do arbusto no início de outubro.
As bagas de arônia podem ser secas em local bem ventilado, dentro de casa, ou ao ar livre. As bagas são espalhadas sobre papel e penduradas. Ao secar ao ar livre, fique atento às condições climáticas e certifique-se de cobrir as frutas colhidas com um pano transparente para protegê-las de insetos, poeira e sujeira. Métodos rápidos de secagem incluem o uso de micro-ondas, forno (a 50–60 °C) ou um desidratador. As bagas de arônia secas podem ser armazenadas em um pano de algodão por até dois anos; após esse período, perdem suas propriedades benéficas.
A maneira mais fácil de preparar e armazenar arônias é congelá-las. Isso preserva suas vitaminas, oligoelementos e outras substâncias benéficas. Antes de congelar, lave as frutas em água corrente e seque-as bem. Primeiro, espalhe-as em uma única camada em uma assadeira e, depois de completamente congeladas, transfira-as para sacos ou recipientes plásticos.
Você também pode se interessar por:Ao se preparar para colher arônias, fique de olho na previsão do tempo e experimente as frutinhas. O ideal é colhê-las o mais tarde possível, mas se você não pretende fazer geleia, é melhor não esperar até a geada. As arônias secas podem ser adicionadas ao chá ou à compota de frutas secas, enquanto as congeladas podem ser usadas em tortas, milk-shakes e diversas sobremesas. O congelamento deixa as arônias um pouco mais ácidas, mas a adstringência desaparece, tornando-as uma guloseima popular para muitos.

Métodos de propagação da arônia para iniciantes com fotos passo a passo
Poda de Arônias no Outono: Um Guia Passo a Passo para Iniciantes
Como saber a hora certa de colher o espinheiro-negro
Shepherdia prateada no seu jardim