Se, ao explorar o jardim na primavera, você descobrir que a casca de uma cerejeira está rachada, expondo o tronco, essa descoberta não deve ser ignorada, pois pode danificar todo o jardim. A ferida atrai fungos e outras infecções, que gradualmente afetam toda a árvore e se espalham para as árvores vizinhas. O ideal é iniciar o tratamento imediatamente com medicamentos ou remédios caseiros. Para proteger o restante do jardim, medidas preventivas são essenciais.
Causas de rachaduras
Árvores frutíferas de caroço são propensas a rachaduras na casca, por isso as cerejeiras precisam ser monitoradas de perto, especialmente na primavera, após o derretimento da neve. Se você encontrar uma árvore ferida, inspecione todas as árvores próximas. As rachaduras podem ser causadas por diversos fatores, desde erros de fertilização até doenças e pragas.
Você também pode se interessar por:Condições meteorológicas
A principal razão pela qual a casca da cerejeira racha devido às condições climáticas são as mudanças bruscas de temperatura. Normalmente, no final do inverno, a árvore aquece durante o dia com o sol, o que inicia a liquefação natural da seiva. À noite, quando a temperatura cai drasticamente, o tronco congela novamente. A madeira perde densidade e pode rachar nas áreas mais afetadas.
A cereja é uma cultura delicada que depende da umidade do solo e do ar. Chuvas excessivas ou um lençol freático baixo podem encharcar o sistema radicular, reduzindo a produção. Se o solo não secar regularmente, a árvore murcha e morre.
Outra causa comum de rachaduras é a falta de preparo para o inverno. Jardineiros iniciantes cometem os mesmos erros que levam a doenças nas árvores, perda de colheitas ou morte das plantas.
Erros comuns no preparo de cerejas para o inverno:
- A adubação nitrogenada tardia estimula o crescimento de brotos jovens, o que significa que a madeira neles não tem tempo de amadurecer. Isso leva à morte de galhos ou rachaduras na casca em algumas áreas. A adubação nitrogenada é interrompida em meados do verão.
- A rega para repor a umidade deve ser feita tardiamente. As cerejeiras precisam ser regadas abundantemente (5 a 6 baldes por árvore) no final de setembro. Se isso for feito mais tarde, a planta terá dificuldade em sobreviver ao inverno.
- Poda tardia e excessiva. A modelagem incorreta e intempestiva da copa retarda a maturação da madeira. Isso pode fazer com que a casca rache com a chegada da primavera.
Pragas
Rachaduras na casca podem surgir devido à atividade de insetos. Muitos desses insetos danificam a madeira, levando à secreção de goma e à morte de partes da casca. Danos ao tronco ou aos galhos reduzem a resistência à geada. A capacidade da árvore de sobreviver às geadas de inverno torna-se mais difícil e a produção diminui gradualmente.
As principais pragas que causam rachaduras nas cerejeiras são:
- Lagarta-enroladora-da-casca. Pequenas mariposas marrons depositam seus ovos sob a casca. Logo, as lagartas eclodem dos ovos e começam a se alimentar da madeira. As áreas afetadas começam a secretar uma goma, obstruindo os poros, e a planta fica sem nutrientes e morre. Um sinal característico são protuberâncias marrons e irregulares no tronco e nos galhos (os excrementos dos insetos).
- Ácaro-aranha marrom. Essa praga deposita um grande número de ovos avermelhados na superfície dos galhos, conferindo-lhes uma aparência acastanhada. As lagartas, ao eclodirem, alimentam-se de brotos e folhas jovens. Elas retardam o crescimento dos ramos, interrompendo os processos metabólicos e causando rachaduras na casca.
- Besouro da casca. Ele penetra profundamente na madeira para depositar seus filhotes. Se não for controlado, os galhos quebram e a casca racha.
Doenças
As cerejeiras são frequentemente suscetíveis a infecções fúngicas e outras que penetram através de rachaduras na casca. Essas doenças levam à redução da produção, queda de folhas, crescimento atrofiado e danos à madeira.
Doenças comuns da cereja:
- Fungo falso de isca. Este fungo instala-se em áreas danificadas da parte inferior do tronco. Cresce como protuberâncias amarelo-acastanhadas. Preenche a madeira por dentro com apodrecimento, amolecendo-a.
- Gomose. Uma grande quantidade de goma é liberada no local da rachadura. Com o tempo, os galhos começam a secar e, em seguida, o tronco.
- Moniliose. Uma infecção fúngica que se desenvolve em áreas danificadas do tronco ou dos galhos. Os esporos se espalham rapidamente por toda a árvore, causando sua morte.
- Cancro bacteriano. Doença incurável que causa a morte da casca e da madeira.
Tratamento de rachaduras em cerejas
Se as medidas preventivas falharem e a casca rachar, é necessário avaliar a extensão do dano. A profundidade e o tamanho da rachadura são cruciais. A árvore pode cicatrizar feridas menores sozinha; basta desinfetá-las com uma solução de sulfato de cobre a 3%. No entanto, se a ferida for profunda e extensa, sem intervenção proativa, a árvore morrerá ou enfrentará um longo período de recuperação.
Você também pode se interessar por:Primeiro socorro
Se uma rachadura profunda já tiver aparecido em uma árvore, ela deve ser tratada rapidamente. Qualquer atraso resultará na proliferação de insetos ou infecções na ferida, o que exigirá muito mais esforço para repará-la. Para tratar a rachadura, você precisará de uma faca afiada para remover a madeira morta.
Eventos:
- Remova a superfície rachada com uma faca. Se a madeira por dentro estiver marrom, corte até expor a madeira saudável, verde-clara ou branca.
- Após remover o tecido afetado, limpe a superfície com lixa.
- Desinfete a ferida e toda a superfície da casca ao redor com sulfato de cobre a 3-5% ou outra preparação que contenha cobre.
- Preencha a rachadura com argamassa de jardim. Se for muito profunda, use uma mistura de cimento.
- Envolva a ferida com um pedaço de estopa e prenda com arame por cima.
Tratamento com medicamentos
https://youtu.be/mUph0qquKmw
Dependendo da gravidade dos danos na madeira, seleciona-se o tratamento adequado. Em qualquer loja de jardinagem, um vendedor pode ajudá-lo a escolher o produto certo para a sua situação específica. A maioria desses produtos é usada como medida preventiva contra rachaduras na casca, infecções fúngicas e bacterianas.
Lista de medicamentos:
- Calda bordalesa;
- sulfato de cobre;
- sulfato de ferro;
- ureia;
- Agentes cicatrizantes à base de cobre – Kurzat, Ordan, Abiga.
remédios populares
Há centenas de anos, os jardineiros usavam poções e decocções caseiras à base de esterco de vaca e fungicidas naturais para tratar as árvores. A vantagem dessas misturas é o baixo custo e o fato de seus ingredientes naturais serem ecologicamente corretos.
Receitas populares de misturas medicinais:
- Misture 1 kg de argila com verbasco. Aplique a mistura na rachadura e cubra com gaze ou uma bandagem para evitar que a chuva a remova.
- Misture 2 kg de esterco de vaca com 1 kg de cal seca, 1 kg de cinzas de madeira e um copo de areia fina de rio. Preencha a rachadura com a mistura e prenda com estopa ou uma bandagem.
Medidas preventivas
Monitorar constantemente a condição da casca e tratar prontamente árvores danificadas e doentes ajudará a prevenir rachaduras em plantas do jardim. Antes de tudo, é essencial inspecionar regularmente todo o jardim em busca de pragas e doenças. Tratamentos preventivos são essenciais a cada primavera para evitar a necessidade de tratamento das árvores.
Plano de ação:
- No outono, envolva o tronco com uma tela metálica para protegê-lo de roedores.
- Desenterre o tronco da árvore em volta antes do inverno.
- Para evitar queimaduras solares, pinte o tronco e os galhos secos da árvore de branco no outono.
- Remova os galhos secos e danificados o mais rápido possível.
- Na primavera, é essencial pulverizar o jardim com produtos fungicidas e inseticidas como medida preventiva.
Causas de cerejas rachadas
As frutas frequentemente racham devido ao excesso de umidade. Isso pode ser causado por rega excessiva ou por um verão chuvoso. Se a árvore ficar sem água no início do período de amadurecimento, seguido por chuvas torrenciais prolongadas, as frutas sempre acabam rachando. Isso ocorre porque as bagas se expandem rapidamente, impedindo que a casca fina se estique, fazendo com que elas se partam.
Você também pode se interessar por:A rega regular ajudará a prevenir o rachamento dos frutos da cereja. Em maio, os jardineiros devem fornecer à árvore umidade suficiente, a menos que tenha havido chuva forte. Assim que as cerejas começarem a amadurecer, a rega deve ser reduzida para evitar o estímulo do crescimento excessivo.
Produtos que fortalecem a casca ou a revestem com uma película, como Kalbit, Platinum, Aquilegia e solução de cloreto de cálcio, também podem ajudar a prevenir rachaduras. Esses produtos são pulverizados na árvore durante o período de formação dos frutos.
Avaliações
Ivan, 43 anos
No meu jardim, para evitar rachaduras, sempre faço sulcos nas minhas cerejeiras no quinto ano de vida. Usando uma faca afiada, corto uma faixa de 15 cm de comprimento ao longo do tronco, com 2 a 3 mm de profundidade. Faço isso até onde consigo alcançar. Isso reduz a pressão na casca e ajuda a aumentar a espessura do tronco. Assim, nunca se formam rachaduras.
Marina, 38 anos
Para evitar que as cerejeiras rachem, sempre rego o tronco e os galhos à noite, na primavera, para impedir que a casca congele. Quando a temperatura cai à noite, forma-se uma crosta de gelo na superfície, protegendo a madeira da geada.

As melhores variedades de cereja para a Rússia central
Como cuidar das cerejas no outono: preparando-as para o inverno.
Como podar uma cerejeira: um guia ilustrado para iniciantes
Como e quando plantar cerejas na região de Moscou