
Uma colheita de uvas bem-sucedida depende em grande parte de práticas agrícolas adequadas. Isso inclui o controle de doenças e pragas ao longo da temporada. Os tratamentos começam no início da primavera, e é importante saber quais produtos serão mais benéficos e eficazes durante esse período.
A pulverização oportuna na primavera minimiza o risco de as plantações serem atacadas por infecções e pragas perigosas. Os cuidados subsequentes são simplificados, eliminando a necessidade de produtos químicos agressivos no verão.
Por que cultivar uma vinha na primavera?
O principal objetivo dos tratamentos de primavera para as videiras é prevenir doenças e reduzir o risco de infestação por insetos. É mais fácil prevenir um problema do que gastar tempo e esforço posteriormente tratando as videiras ou eliminando ácaros ou pulgões.
Os tratamentos de primavera não substituem os tratamentos de verão, mas ajudam a reduzir significativamente o risco de doenças. O clima de verão é difícil de prever. Chuvas prolongadas, secas e temperaturas baixas afetam a saúde dos vinhedos e sua produção. As plantas tratadas são menos atrativas para pragas, reduzindo o risco de doenças e aumentando a produtividade.
Métodos:
- pulverização;
- cultivando o solo ao redor dos arbustos.
Os ramos, troncos, trepadeiras e círculos ao redor dos troncos das árvores são tratados.
São utilizados compostos químicos, preparações biológicas e remédios populares. Formulações eficazes e ambientalmente seguras, feitas com ingredientes naturais, são adequadas para a prevenção. No entanto, quando ocorrem infecções, estas costumam ser ineficazes, o que leva ao uso de produtos químicos.
O preparo do solo inclui afrouxar a camada superficial (até 13-15 cm) ao redor do tronco da árvore, cobrindo-a com composto e turfa.
Doenças da videira
Entre as infecções mais comuns que ameaçam a cultura estão:
- mofo;
- podridão cinzenta e preta;
- oídio;
- antracnose;
- septoria;
- clorose.
As infecções fúngicas são perigosas porque se espalham muito rapidamente pelas plantações, danificando brotos, folhas e os próprios frutos. Prevenção doenças mais eficaz do que o próprio tratamento, exigindo menos custos financeiros.
Quais pragas da videira precisam ser controladas na primavera?
Antes que o calor do verão chegue, é uma boa ideia tratar os vinhedos contra o perigoso e insidioso pulgão da filoxera. Não existem produtos eficazes para o controle de pragas, portanto, a pulverização preventiva é especialmente importante.
Entre os insetos que causam os maiores danos aos vinhedos estão:
- ácaros da videira (aranha, folha e feltro);
- enroladores de folhas;
- Besouros de maio.
As larvas das pragas hibernam no solo e em restos de plantas ao redor dos troncos das árvores. Com a chegada do clima mais quente, as pragas tornam-se ativas, passando da hibernação para um período de vigília e desenvolvimento. Durante esse período, é importante seguir o cronograma de pulverização recomendado.
Quando processar as uvas na primavera
Na maior parte das regiões da Rússia, a cultura é cultivada em estufa. No início da primavera, com a chegada do clima mais quente, as videiras são gradualmente descobertas, amarradas a arames de sustentação e arejadas após o período de inverno. Assim que a cobertura é completamente removida, começam os preparativos para a nova safra.
Prazos:
- Imediatamente após abrir os arbustos depois do período de hibernação. zona intermediária – Primeira quinzena de abril, final de março no sul. Eles dependem das condições climáticas, evitando que as vinhas, ainda frágeis após o inverno, sejam expostas a geadas recorrentes. Fungicidas são utilizados.
- A segunda pulverização das videiras ocorre na segunda quinzena de abril. Nessa época, os botões estão se abrindo e as primeiras folhas estão surgindo. Os inseticidas são utilizados para controlar pragas. Caso tenham sido detectados insetos nas videiras na temporada anterior, o tratamento com inseticida é repetido (aproximadamente 10 a 12 dias depois).
- O terceiro tratamento ocorre após a floração dos arbustos. Este procedimento final utiliza uma mistura de produtos.
A escolha do tratamento depende das variedades plantadas na área e do estado geral das plantas. Se as plantações estiverem saudáveis e não tiver havido surtos de infecções ou infestações de insetos no ano anterior, então remédios caseiros e produtos químicos de baixa toxicidade são suficientes.
Se houve infestações de pragas e doenças em temporadas anteriores, os tratamentos de primavera exigirão mais atenção. Remédios caseiros sozinhos não serão suficientes; inseticidas e fungicidas altamente eficazes são essenciais.
Como tratar as uvas na primavera
O arsenal de um jardineiro deve incluir várias ferramentas. preparações de pulverização videira.
Grupos de medicamentos:
- substância química (substância ativa – um composto de elementos químicos);
- biológico (baseado em bactérias que causam a morte de patógenos e microrganismos);
- Produtos preparados segundo receitas populares.
As composições também são divididas de acordo com sua finalidade:
- fungicidas (suprimem infecções fúngicas);
- inseticidas (destinados ao combate de pragas de insetos).
Na hora de escolher, leve em consideração as condições climáticas, as variedades de uva e sua resistência a doenças e pragas.
Produtos químicos
Para o tratamento das videiras na primavera, geralmente são utilizadas preparações universais com uma ampla gama de efeitos.
Mistura bordalesa
Agente protetor eficaz contra oídio e antracnose. Disponível em diversas concentrações.
- 3% - para pulverização antes da brotação
- 1% - após a floração dos arbustos.
Eficaz por 8 a 12 dias. Compatível com todos os principais medicamentos, com exceção daqueles que contêm tiram.
Sulfato de cobre
Refere-se a fungicida Agente de amplo espectro. Utilizado na prevenção de infecções fúngicas, sendo altamente eficaz.
Para tratamentos iniciais na primavera, utilize uma concentração de 300 gramas por balde de água; para tratamentos preventivos subsequentes, utilize 100 gramas por 10 litros. O efeito dura de 7 a 14 dias. Não utilize o produto durante o período de floração da videira.
Sulfato ferroso
A pulverização de vinhedos com uma solução de sulfato ferroso produz bons resultados. É utilizado para:
- Para proteger contra danos causados por mofo cinzento, bolor e antracnose;
- Adiar o início da brotação em caso de previsão meteorológica desfavorável.
Solução de trabalho: dilua 500 gramas do produto em um balde de água. Momento de aplicação: imediatamente após descobrir os arbustos, antes da brotação.
Ridomil Gold
Produto comprovado para o controle sistêmico e de contato do oídio. Classe de risco II.
O principal ingrediente ativo é o mancozeb.
Modo de usar: Utilize 10 gramas do produto para cada 4 litros de água. Os grânulos dissolvem-se rapidamente na água, proporcionando proteção por até duas semanas.
Quadris
Um produto altamente compatível com outros fungicidas. Ingrediente ativo: azoxistrobina. Efeitos: Contra doenças fúngicas (míldio, oídio). Época de aplicação: antes e depois da floração.
Além de suprimir infecções fúngicas, o Quadris ajuda a aumentar a produção de uvas e a melhorar o sabor dos frutos.
https://youtu.be/yChNVlyropI
Enxofre coloidal
Um produto de amplo espectro usado para prevenir o aparecimento de mofo e oídio. Possui efeito duradouro e é considerado um dos melhores preventivos de primavera.
Aplicação: Pulverize as videiras antes da brotação. Dosagem: 40 gramas por balde de água fria. Recomenda-se a aplicação simultânea com produtos à base de cobre.
Vermitek
Vermitek é um poderoso produto para o controle de pragas, especialmente contra ácaros e ácaros da coceira da videira. Penetra rapidamente no tecido vegetal e não deixa manchas na colheita.
Ingrediente ativo: abamectina. Modo de usar: diluir de 5 a 8 ml por balde de água.
Pulverize as plantas com Vermitek imediatamente após a abertura dos arbustos, durante o período de inchaço dos botões.
Bi-58
Uma nova geração de produtos utilizados em vinhedos é o BI-58, um inseticida de contato. Seu ingrediente ativo é o dimetoato. Na primavera, as videiras são pulverizadas com uma solução de BI-58 como medida preventiva contra ácaros, ácaros-aranha e pulgões.
Solução de trabalho: dilua uma ampola do produto (5 ml) em um balde de água.
Utilize a solução imediatamente após o preparo. A solução diluída de BI-58 não é adequada para armazenamento.
Agentes biológicos
Actofit
O produto contém substâncias produzidas por um fungo do solo que atacam pragas de insetos. O Actofit (também conhecido como agravertina ou acarina) é eficaz em videiras contra lagartas-enroladoras e ácaros.
Uso: Preventivo, aplicar imediatamente após o aparecimento dos insetos. Solução de trabalho: diluir 20 ml de Actofit em um balde com água. Recomenda-se adicionar aparas de sabão ou xampu à solução para melhor aderência. Aguardar dois dias.
Tricoderma
O produto é baseado no saprófito Trichoderma, que converte matéria orgânica em compostos inorgânicos. Ele suprime mais de 50 infecções diferentes e está disponível em forma granulada e líquida.
Não tóxico, compatível com outros produtos (misturas em tanque).
Solução de trabalho: dilua 50 ml do produto em um balde de água. É preferível usar água sem cloro. O primeiro tratamento deve ser feito no início da brotação e o segundo 20 dias depois (como medida preventiva). Recomenda-se tratar os arbustos em dias nublados ou após a chuva. O Trichoderma é altamente ativo em alta umidade.
Fitosporina
O produto é à base de bacilos do feno e também contém aditivos húmicos. É reconhecido entre os jardineiros pela sua eficácia.
Não há período de espera; os resultados dependem das condições climáticas. As videiras são tratadas na primavera, durante a brotação, e novamente após a floração.
Solução de trabalho: dilua 15 ml de Fitosporin em um balde de água. É melhor preparar primeiro uma solução concentrada (em dois litros de água) e depois diluí-la até completar dez litros de água.
Mikosan
Um bioproduto eficaz à base de micosana, uma substância derivada de células fúngicas. Utilizado em vinhedos como medida preventiva, oferece proteção contra doenças fúngicas e aumenta a resistência a condições climáticas adversas.
Época de aplicação: quando surgirem as primeiras folhas. Solução de trabalho: diluir 100 ml de Mikosan em 4 litros de água. Não utilizar em misturas com outros produtos biológicos.
Ecogel
O Ecogel é recomendado para irrigação das raízes das videiras e para pulverização antes da brotação das folhas. Contém quitosana, que ativa as funções protetoras da planta e ajuda a fortalecer sua imunidade.
Como resultado, as uvas conseguem resistir a doenças fúngicas e bacterianas perigosas. As plantas são regadas pelas raízes antes do surgimento das primeiras folhas e pulverizadas após o aparecimento das folhas.
Obtêm-se bons resultados com o uso dos biopreparados Planriz, Nematophagin e Gaupsin na primavera.
remédios populares
Tratamentos à base de produtos naturais ajudam a combater esporos de fungos e infestações de pragas. Estes incluem:
- bicarbonato de sódio;
- cinzas;
- iodo;
- casca de cebola;
- alho;
- permanganato de potássio.
Na primavera, é útil tratar as videiras com os seguintes compostos:
- Solução de leite. Adicione um litro de leite desnatado a um balde de água e mexa. Borrife para prevenir o oídio.
- Durante a fase de brotação, recomenda-se uma mistura de sabão de lavar roupa e cinzas. A mistura deve ser diluída na proporção de 1:1 em um balde com água fria.
- Uma solução de iodo protege contra o aparecimento de mofo cinzento: dilua um frasco em cinco litros de água e pulverize as videiras quando as folhas surgirem.
- A tintura de alho produz bons resultados. Ela ajuda contra todos os tipos de ácaros e sarna. Misture 50 gramas de dentes de alho amassados em 500 ml de água. Em seguida, dilua a mistura com água até completar um litro. Aplique nas videiras no início da primavera e novamente antes da floração.
- Antes e depois das cascas de cebola adquirirem a cor desejada, utilize uma infusão feita com elas. Para isso, pegue metade de um balde de dez litros de cascas, cubra com água e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 20 a 30 minutos. Em seguida, retire as cascas, deixe-as em infusão por 24 a 30 horas e coe. Adicione um pouco de mel (uma colher de sopa é suficiente), mexa e borrife nos arbustos.
Quais são alguns erros comuns que os jardineiros cometem?
Mesmo os viticultores experientes nem sempre tratam adequadamente as suas colheitas de primavera. Erros comuns:
- O não cumprimento dos cronogramas de tratamento é uma das consequências. A pulverização é realizada imediatamente após a abertura das videiras, mantendo-se os intervalos regulares, levando em consideração as condições climáticas e o estado das plantas. Não são realizados tratamentos durante o período de floração. Posteriormente, as medidas preventivas são retomadas, as plantações são monitoradas e o cronograma de aplicação é ajustado.
- As concentrações das soluções medicamentosas são alteradas.
- Falta de medidas preventivas. Jardineiros iniciantes, por estarem extremamente ocupados na primavera, muitas vezes negligenciam os tratamentos, o que leva a surtos de doenças e perdas nas colheitas.
Os tratamentos de primavera são uma parte importante da gestão agrícola global. Sem medidas preventivas, as videiras ficam vulneráveis a pragas e doenças. Os tratamentos realizados no final da primavera costumam ser ineficazes e o risco de danos à cultura e às plantas é elevado. Portanto, é melhor não experimentar; o ideal é seguir o conselho de especialistas e tratar as plantas de acordo com as recomendações.
Avaliações
Evgeniy, Belgorod
Sempre tenho colheita de uvas e considero os tratamentos de primavera muito úteis. Ao longo dos anos, desenvolvi meu próprio regime e, às vezes, faço ajustes. Normalmente, trato com Thanos e Topaz antes da floração. Após a floração, uso Topaz combinado com Ridomil. Isso controla completamente o oídio. O oídio aparece ocasionalmente, mas raramente.
Sergey, região de Kursk
Sempre pulverizo as videiras na primavera, mas o trabalho principal ainda se concentra no verão. Adapto sempre o meu cronograma às condições climáticas. No meu clima, os principais inimigos são o míldio e o oídio. Por isso, aplico Topaz e Ridomil em abril e Topaz após a floração. Nos últimos três anos, os verões foram agradáveis e secos, pelo que não houve míldio. Isto deve-se em parte às medidas preventivas.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações