Como podar as videiras no outono para uma boa colheita: diagrama e vídeo para iniciantes

Uva

uva

Segundo viticultores experientes, a melhor época para a poda é o outono. A poda inadequada, ou a ausência total de poda, pode levar ao surgimento de doenças e afetar a produção. A poda de outono é a prática agrícola mais importante e deve ser realizada de acordo com todas as diretrizes.

Uvas - a estrutura do arbusto

Para podar corretamente, é preciso entender a estrutura da planta, a função de cada parte e as diferenças entre elas.

O que há no subsolo?

O sistema radicular principal, o tronco, localiza-se a uma profundidade de 30 a 60 cm no solo. No entanto, dependendo do terreno e do tipo de solo, pode atingir 4 metros ou mais. A base do tronco termina em um calcanhar. As raízes podem crescer até 3 metros de diâmetro. Portanto, é importante levar isso em consideração ao planejar o plantio próximo a videiras. Com o tempo, as raízes mais antigas morrem e novas se desenvolvem.

O que existe acima do solo?

A haste vertical acima do solo, da qual emergem os brotos, é chamada de copa. Os brotos laterais que crescem a partir da haste principal são chamados de braços ou ombros. Esta é a parte perene (antiga) do arbusto. Os ramos curtos que se estendem a partir dela são chamados de chifres.

Um ramo com 10 gemas (uma espécie de manga comprida) é chamado de escapo frutífero. Após o período de crescimento, ele é removido e um novo escapo frutífero é formado a partir dos brotos jovens que surgem no ramo substituto.

Uma trepadeira que apresenta um par de gemas (um pequeno ramo) remanescentes após a poda é chamada de ramo de substituição. Ele cresce abaixo da haste frutífera. Os brotos que crescem nele servirão para criar a ligação frutífera no outono. O ramo é composto pelas hastes frutíferas e pelo ramo de substituição.

Os espessamentos em um ramo são chamados de nós. Os entrenós podem variar em comprimento. A formação nos nós é chamada de gema. As gemas se formam nela. Há uma gema principal e várias gemas de substituição. Os brotos jovens que crescem da base das folhas são chamados de brotos laterais.

Gemas dormentes podem produzir novos brotos a partir do tronco. Ao rejuvenescer uma videira, essas gemas são deixadas no local, proporcionando nova vida. No entanto, se a videira estiver saudável, elas devem ser podadas, pois esses brotos jovens enfraquecem o crescimento e prejudicam a produção de frutos.

As gavinhas crescem a partir dos nós. Elas ajudam a planta a se fixar em suportes. Uma única gavinha pode suportar até 10 kg.

Importante!
Se uma gavinha crescer em um broto jovem após o segundo nó, esse crescimento não produzirá frutos. Da mesma forma, se uma gavinha aparecer após uma inflorescência, isso significa que não haverá mais inflorescências no ramo. Esses brotos devem ser removidos.

Por que fazer a poda?

O crescimento e desenvolvimento normais da planta dependem da nutrição do arbusto. A poda regula a distribuição de nutrientes por toda a trepadeira.

A polaridade vertical é o crescimento ascendente da planta em direção à luz. Todos os nutrientes são utilizados nesse processo de crescimento. A parte inferior da trepadeira, no entanto, sofre com a falta de nutrientes.

Para obter uma colheita A partir dos ramos superiores e inferiores, é necessário distribuir o suprimento de nutrientes por toda a planta. Após a poda, a polaridade se inverte e o arbusto começa a se desenvolver em todos os ramos (instinto de autopreservação).

Objetivo da poda:

  • aumentar a colheita;
  • tornar as bagas de melhor qualidade e maiores;
  • formar novos ramos frutíferos;
  • Rejuvenescer e melhorar a saúde da planta;
  • Remova galhos velhos e desnecessários para melhorar a penetração da luz solar e a troca de calor.

Regras de poda

É importante saber o que produz a colheita — a trepadeira longa, também conhecida como caule frutífero. E o crescimento do arbusto — o ramo de substituição, também conhecido como ramo curto.

Ao podar uma trepadeira, deixe um toco de cerca de 3 cm. Se remover mais do que isso, o ramo pode secar nesse ponto. Remova as trepadeiras jovens até a parte lenhosa.

Realize a poda sanitária: remova os ramos doentes e fracos. Os ramos jovens mais próximos do centro devem ser deixados para frutificação futura. Remova os ramos laterais desses ramos. Pode todas as videiras frutíferas que já produziram frutos.

Regras gerais para a poda de outono:

  • O broto localizado no entrenó deve estar voltado para cima. É aí que se faz a poda;
  • Os cortes devem ser lisos, sem quebras ou partes rasgadas da casca;
  • tesouras de poda afiadas;
  • A tesoura de poda é posicionada perpendicularmente ao broto;
  • Os galhos mais grossos são serrados com uma serra;
  • Os cortes são feitos na parte interna da planta.

Quantos olhos devem ser cortados?

Dependendo do método de formação da vinha, o número de gemas varia.

Métodos utilizados:

  • Método de poda curta que consiste na destruição da maior parte da videira. No máximo, quatro gemas permanecem no ramo frutífero;
  • Método médio - após a remoção do excesso, o ramo apresenta até dez gemas;
  • Método longo – restam cerca de dez olhos;
  • O método misto utiliza simultaneamente os métodos longo e curto. Três gemas são removidas dos ramos a serem substituídos, deixando os ramos frutíferos intactos. Isso cria um ciclo. Após a colheita dos frutos, tudo é removido e um novo broto frutífero cresce em seu lugar.

Quando podar

Dependendo da idade das uvas, da sua variedade e das condições climáticas, realiza-se um ou outro método. O evento pode ocorrer na primavera ou no outono.

Uma videira apresenta estágios de crescimento:

  1. Videiras jovens, com até cinco anos de idade. Durante esse período, elas não produzem frutos, mas estão desenvolvendo ramos frutíferos. A poda é necessária para isso.
  2. Uvas maduras. O vinhedo produz frutos por até 25 anos. A poda é feita para estimular o crescimento de novos brotos. Os brotos antigos são removidos para criar ramos frutíferos.
  3. Videiras antigas. Para garantir a frutificação contínua e o rejuvenescimento da videira, a poda é obrigatória. Esta é feita quando a planta começa a murchar.

Características da poda de primavera e outono

uvas podadas

A poda de primavera é realizada antes que as gemas inchem e a seiva comece a fluir pelos ramos. É importante lembrar que as videiras estão liberando seiva, o que pode danificar as gemas. Esse tipo de poda é utilizado em regiões mais ao sul e é adequado para variedades de uva que não necessitam de hibernação. Uma revitalização completa da videira também é realizada na primavera.

A poda de outono é feita após a queda de todas as folhas. Nessa época, a videira não recebe os nutrientes necessários. A adubação e a preparação para o inverno são essenciais. Esse método é utilizado em regiões mais frias.

Quando podar as videiras no outono

uvas de outono

Após o período de dormência, realiza-se a poda de outono. Quando o arbusto perde todas as folhas e seus processos metabólicos diminuem, a poda pode ser feita sem causar danos.

Se a poda for feita muito cedo, a planta pode adoecer, não receber todos os nutrientes necessários da folhagem ou começar a perder seiva. A videira só deve ser podada após a chegada da primeira geada. Nessa altura, a videira já terá absorvido os nutrientes da folhagem.

Instruções passo a passo: como podar videiras no outono

poda de uvas

Mesmo em casos sem esperança, os cuidados adequados e diversas manipulações ajudarão a restaurar a videira e a obter uma boa colheita.

  1. Você precisa começar limpando o terreno. Depois de colher todas as frutas do arbusto, você precisa remover os galhos que as sustentavam.
  2. Remova os ramos com menos de 7 gemas.
  3. Encurte os ramos laterais, deixando apenas 3 folhas, e corte os novos brotos nos ramos perenes que atingiram 50 cm de comprimento.
  4. Corte 10% dos galhos que atingiram 1 m de altura.
  5. Forme futuras ligações frutíferas em cada ramo: uma nova planta e ramos frutíferos. O ramo de substituição deve ter três gemas. Ele deve crescer abaixo da haste frutífera. Devem permanecer de cinco a 15 gemas, dependendo do comprimento e diâmetro do ramo.
  6. Crie uma ligação frutífera a partir das duas melhores trepadeiras ao longo do arbusto, a uma altura de cerca de 1 metro.
  7. No próximo ano, selecione e deixe dois brotos. Pode o broto superior para frutificar e o broto inferior para substituí-lo. Esses brotos darão frutos no ano seguinte. Em ramos jovens de um ano, apenas os brotos novos frutificam.
  8. Após a poda, as videiras devem ser curvadas até o solo e cobertas. As uvas hibernam bem sob uma cobertura de terra. É proibido o uso de materiais não respiráveis.

Como podar videiras jovens no outono

uvas jovens

Considera-se que as plantas jovens são mudas de um ou dois anos. Jardineiros experientes acreditam que o melhor é podar as videiras jovens. na primaveraComo um arbusto não podado sobrevive melhor ao inverno, as plantas ainda são jovens e, portanto, mais propensas a congelar do que as videiras maduras. As videiras jovens são podadas para criar um formato de copa. As regras de poda são as mesmas do primeiro ano.

No final do verão, as pontas do caule principal devem ser beliscadas. Na segunda quinzena de outubro, remova a parte imatura. Na primavera, quando a planta atingir dois anos de idade, faça a poda, deixando duas gemas nos ramos principais. No outono, para permitir o desenvolvimento da trepadeira, os brotos jovens são removidos e os brotos laterais são beliscados.

https://youtu.be/DxvAQTOiZeY

Cuidados com as uvas antes e depois da poda

arbusto

Assim como qualquer operação cirúrgica requer preparação e cuidados pós-operatórios, a "operação" com a videira também requer atenção.

Primeiro, você precisa fazer o seguinte:

  1. Inspecione o arbusto em busca de brotos doentes e remova-os.
  2. Limpe os galhos, removendo qualquer folhagem restante e os brotos verdes.
  3. Além disso, a planta precisa ser regada, adubada e as mudas precisam ser preparadas.
  4. Realize medidas de prevenção de doenças. Você pode usar sulfato de cobre ou outro remédio.
  5. Quando a trepadeira estiver completamente seca, o arbusto pode ser isolado e coberto.

 

Poda por ano

desenho

O outono é a época em que os viticultores colhem e preparam minuciosamente as vinhas para o inverno. Isso inclui a poda anual e outras manutenções.

Primeiro ano

No início de abril, você pode remover a cobertura e amarrar as trepadeiras de forma que as pontas fiquem em direções diferentes. Certifique-se de remover o broto central. Deixe os dois brotos inferiores. No verão, dois brotos surgirão deles.No outono, deixe os poucos brotos na base. Corte todo o resto. Proteja a planta contra o frio para o inverno.

Segundo ano

No outono, pode o ramo principal, deixando dois ramos. Remova também os ramos que crescem abaixo do ramo principal, deixando duas gemas em cada um. Forme um novo ramo. Forme os ramos frutíferos da seguinte maneira: pode os ramos verticais, deixando quatro gemas em cada um. No segundo ano, deverão existir quatro ramos. Cubra a trepadeira.

Terceiro ano

Deixe os rebentos verticais de substituição. No início de agosto, pode os caules em 10-20 cm, um processo chamado de pinçamento. Se for feito antes, a videira produzirá muitos rebentos desnecessários e inúteis. Este procedimento é necessário para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade das bagas.

No outono, na época determinada, remova quatro brotos verticais externos, juntamente com parte da bainha do broto. Cada broto deve manter um ramo com dois brotos. As regras são as mesmas do segundo ano. Remova o broto mais próximo do centro, deixando duas gemas, e quatro gemas nos brotos externos. Para garantir a segurança, caso alguma gema congele, você pode deixar até 10 gemas extras em cada broto. O excesso de gemas pode sempre ser removido na primavera. Um bom número é de três gemas nos brotos de substituição e seis nos brotos frutíferos.

Quarto ano e seguintes

Nos anos subsequentes de crescimento da videira, siga o mesmo método do terceiro ano. Após este procedimento, a videira terá quatro ramos e quatro ramos frutíferos. A poda deve ser feita da mesma maneira em todos os anos subsequentes.

No outono, corte o caule frutífero superior para 8 gemas e o caule inferior para 2-3 gemas. Amarre a trepadeira. Formação de um arbusto de uva termina durante esse período.

Poda para rejuvenescimento

poda

O rejuvenescimento da videira é feito através da renovação dos ramos ou do rejuvenescimento completo da planta. No primeiro caso, verifique se a videira ainda está viva. Corte a casca na base do ramo e inspecione-a: se as fibras ainda estiverem vivas, a planta pode ser revitalizada. Remova os brotos mortos e pode o ramo, cortando 2 a 3 gemas a partir da base. Isso cria "tocos de restauração".

Se o tronco de uma videira estiver danificado por doenças ou pragas, deve ser arrancado pela raiz; tal planta não pode ser salva. O rejuvenescimento deve ser feito na primavera para estimular o crescimento de novos brotos no verão. Deve-se deixar algumas videiras fortes e, no outono, podá-las deixando três gemas. Para rejuvenescer completamente a videira, todas as partes aéreas devem ser podadas e o solo removido a uma profundidade de 30 cm ao redor do tronco. Faça vários cortes no tronco. Cubra os cortes com terra úmida. O vinhedo rejuvenescido produzirá uvas em alguns anos.

Existe outra maneira de renovar suas videiras. Faça a alporquia. Enterre a videira adulta no solo a uma profundidade de 40 cm, estendendo o ramo longitudinalmente. Remova todas as gemas. Deixe a videira com duas gemas acima do solo. No próximo verão, novos brotos aparecerão.

Erros

broto

Os erros mais comuns levam à perda de colheita, ao desenvolvimento deficiente da planta ou até mesmo à sua morte.

Corte superior minimalista

É uma pena podar ramos longos, grandes e bonitos. A poda é feita "levemente". Como resultado, as trepadeiras ficam privadas de luz, tornando-se finas e o arbusto crescendo demais. Os frutos ficam pequenos. O método correto é remover de 70 a 90% dos novos brotos.

Os brotos errados estão sendo cortados.

Viticultores iniciantes costumam podar todos os brotos jovens e deixar as videiras mais velhas, ou, inversamente, remover as videiras maduras e deixar os brotos jovens. Isso pode levar a dois erros: anualmente, o ideal é podar os brotos que já deram frutos, bem como os ramos mais finos que estão muito próximos uns dos outros. Para garantir uma boa colheita no ano seguinte, o melhor é deixar o tronco com vários galhos e brotos jovens.

tocos

O tamanho do toco restante não é levado em consideração; ele é cortado completamente ou deixado muito grande. Em brotos maduros, de acordo com as regras, não devem restar mais de três centímetros. Em videiras novas, para evitar que o corte apodreça, o toco não deve ser deixado.

Beliscando enteados

Os brotos jovens são deixados sem cortar e crescem durante todo o verão. Como alternativa, podem ser cortados completamente, até o galho principal. A melhor abordagem é deixar duas folhas e cortar os brotos laterais acima, removendo a parte superior.

Avaliações

Viticultores experientes afirmam que, seguindo todos os conselhos e respeitando as regras, os resultados serão sempre positivos. É possível preservar e aumentar a colheita. Basta descobrir como podar as videiras corretamente no outono, quando e em que medida. Também é preciso entender quais gemas deixar, quais ramos podar, quais tratamentos aplicar e como protegê-las.

Comentários sobre o artigo: 2
  1. Olga

    Obrigado pela explicação clara e compreensível, acompanhada de um vídeo, sobre a técnica de plantio e cultivo de uvas.

    Responder
  2. Eu fiz a poda no outono e, na primavera, os ramos podados começaram a murchar, muitas trepadeiras morreram. Não encontro informações em lugar nenhum sobre como cobrir adequadamente as áreas podadas e se é realmente necessário cobri-las. Por favor, respondam, agradeço desde já.

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates