Qual a aparência e a descrição de um cogumelo Boletus? (+27 fotos)

Cogumelos

Boletus é um gênero de cogumelos da família Boletaceae. Alguns membros desse gênero possuem valor culinário excepcional, tornando-os um item indispensável na coleção de qualquer apreciador de cogumelos. Para evitar encontrar um cogumelo perigoso em vez de uma iguaria, estude atentamente as fotos e descrições dos cogumelos comestíveis do gênero Boletus.

Características típicas da variedade

Os representantes do gênero possuem algumas características individuais pelas quais podem ser facilmente distinguidos de outros cogumelos.

Aparência e foto do boleto

Em comparação com outros cogumelos, estes parecem simplesmente enormes. O chapéu grande e arredondado assenta sobre um caule maciço, engrossado na base ou no meio. É impossível descrever a cor de todas as espécies com uma cor específica — devido à grande diversidade de espécies, os cogumelos podem variar do branco ao castanho escuro.

O estipe geralmente é mais claro que o chapéu ou tem a mesma cor que ele. Os cogumelos do gênero Boletus são caracterizados por um padrão reticulado e uma superfície seca. Você pode ver os detalhes de sua aparência na foto.

Diferenças estruturais e entre espécies

O corpo de frutificação consiste em um chapéu e um estipe. O corpo é denso e maciço. O chapéu é arredondado, às vezes em forma de almofada. A superfície é seca, frequentemente rachada. A superfície do chapéu pode ser lisa ou aveludada, dependendo da espécie.

O caule é forte e grosso, sendo sempre mais espesso na base ou no meio. Quase todas as espécies apresentam um padrão reticulado no caule, e apenas algumas têm superfície lisa. O caule possui estrutura fibrosa.

A carne é densa e espessa, com uma tonalidade branca ou amarelada. Em muitas espécies, torna-se azul quando cortada. Algumas espécies têm carne que fica vermelha quando rompida. O himenóforo é tubular, com os tubos soltos ou semi-soltos. Os poros são amarelos ou avermelhados, e apenas em algumas espécies são brancos. O pó dos esporos está disponível em tons de marrom.

Diferenças em relação ao cogumelo porcini

As diferenças entre o popular cogumelo porcini e outros membros do gênero Borovik são as seguintes:

  1. O chapéu do cogumelo porcini distingue-se pelo seu tamanho grande.
  2. Sua polpa tem sabor adocicado e cheiro de nozes torradas.
  3. O cogumelo pertence à primeira categoria de comestibilidade.

Este cogumelo também é conhecido como Boletus. Esse nome deriva do fato de a espécie White pertencer ao gênero Boletus, e um nome englobar o outro. Essencialmente, também é um boleto, mas apresenta diferenças específicas da espécie.

Local de distribuição

O cogumelo é encontrado em todo o mundo. Sua ausência se restringe, talvez, a climas quentes e áreas de permafrost. Ele cresce nos seguintes locais:

  • florestas de coníferas;
  • florestas decíduas;
  • florestas mistas.

A espécie branca prefere florestas antigas. Os exemplares crescem tanto isoladamente quanto em grupos.

Interessante!
No habitat dessa espécie, é sempre possível encontrar o cogumelo Amanita muscaria.

Este cogumelo é encontrado em quase toda a Terra, exceto na Austrália. Na Rússia, ele pode ser encontrado até mesmo nas florestas de Kamchatka.

Comestibilidade

Considerando todo o gênero, é impossível afirmar com certeza se seus membros são comestíveis. A maioria das espécies é comestível. Além disso, cinco delas pertencem à Primeira Categoria, indicando alto valor nutricional. No entanto, diversas espécies são classificadas como não comestíveis ou condicionalmente comestíveis. Três membros do gênero são inclusive considerados tóxicos.

Tipos e suas descrições com fotos

Cada espécie possui características únicas. Abaixo, vamos conhecer as espécies mais saborosas do gênero Boletus.

Cogumelo branco

O chapéu é hemisférico ou em forma de almofada, convexo e carnudo. A superfície é lisa, ligeiramente aveludada. A cor do chapéu depende do local de crescimento. Os exemplares cultivados em clareiras ensolaradas têm uma superfície castanha escura, enquanto os cogumelos cultivados à sombra de árvores têm chapéus quase brancos.

Cogumelo branco
Cogumelo branco

O caule é maciço, cilíndrico e alargado na base. É esbranquiçado ou de cor castanho-claro. Um padrão leve, semelhante a uma rede, é claramente visível no topo. A polpa é densa e espessa. Quando cortada, é branca e não muda de cor quando exposta ao ar. A polpa tem cheiro de nozes torradas. Tem um sabor ligeiramente adocicado.

Os tubos dos cogumelos jovens são brancos. Nos adultos, adquirem uma tonalidade amarelo-esverdeada. O pó dos esporos é de cor verde-oliva.

Vidoeiro

Conhecida popularmente como "espigueta". O píleo tem inicialmente formato de almofada, mas torna-se mais plano com o tempo. A superfície é lisa e brilhante. Exemplares grandes ficam ligeiramente enrugados. A cor do píleo varia nos seguintes tons:

  • branco-ocre;
  • amarelo claro;
  • cinza-esbranquiçado.
Kolosovik
Kolosovik

O talo tem formato de barril. Geralmente é branco-acastanhado. Uma rede branca é visível na superfície. A polpa é densa e branca. Não muda de cor ao ser cortada. A polpa não tem sabor forte. Possui um leve aroma de cogumelo.

Cogumelo de bétula
Cogumelo de bétula

Os tubos são inicialmente brancos. À medida que amadurecem, adquirem uma tonalidade amarelo-clara. O pó dos esporos é marrom.

Boletus dourado

A tampa é convexa, mas pode achatar com o tempo. A superfície é seca e lisa. Com a idade, surgem várias rachaduras. A tampa pode ter uma tonalidade marrom-avermelhada ou marrom-arroxeada.

O caule é cilíndrico, afilando-se em direção ao ápice. Inicialmente, apresenta uma tonalidade dourada, mas com o tempo torna-se amarelo-avermelhado ou marrom. O caule possui um padrão longitudinal característico apenas desta espécie, mais visível quando visto de cima.

Boletus dourado
Boletus dourado

A polpa é densa, de cor branco-rosada ou branco-amarelada. Com a exposição prolongada ao ar, adquire lentamente uma tonalidade acastanhada. O sabor e o aroma da polpa são sutis. Os tubérculos são de cor dourada. O pó dos esporos é marrom-oliva.

Carvalho

Também conhecido como cogumelo reticulado ou cogumelo de verão, o chapéu é esférico. À medida que amadurece, adquire uma forma convexa, semelhante a uma almofada. A superfície é aveludada e fissurada, podendo ser encontrada nas seguintes tonalidades:

  • café;
  • castanho claro;
  • marrom-acinzentado;
  • ocre.

Inicialmente, o caule tem formato de clava, mas com o tempo torna-se cilíndrico. É de cor avelã clara e apresenta uma distinta malha marrom em sua superfície.

A polpa dos cogumelos boletus jovens é firme, mas torna-se esponjosa com o tempo. É branca e mantém a cor quando exposta ao ar. A polpa exala um aroma agradável de cogumelo e tem um sabor ligeiramente adocicado.

Os tubos são finos e pouco aderentes. Em espécimes jovens, são brancos; em espécimes mais velhos, tornam-se amarelo-esverdeados. O pó dos esporos é marrom-oliva.

Regras e locais de encontro

Os apanhadores de cogumelos experientes seguem sempre as regras básicas da colheita, que podem ser resumidas da seguinte forma:

  • Nunca coloque na sua cesta qualquer espécime que levante a menor dúvida;
  • Não quebre os cogumelos, corte-os com uma faca afiada;
  • Vá à caça de cogumelos de manhã cedo, quando o orvalho "ajuda os apanhadores de cogumelos";
  • Colete cogumelos somente em áreas ecologicamente limpas.

Os cogumelos do gênero Boletus crescem em clareiras ensolaradas ou à sombra de árvores na floresta. Eles preferem pinheiros, abetos, carvalhos e bétulas.

Diferenciação dos cogumelos falsos e não comestíveis.

Os cogumelos do gênero Boletus, comestíveis, podem ser confundidos com o venenoso cogumelo-de-satanás e com o cogumelo-galha, que é condicionalmente comestível. Esses falsos cogumelos podem ser identificados pelos seguintes sinais:

Nome da espécie Principais diferenças
satânico Tampa de expansão
A polpa do caule fica vermelha quando exposta ao ar.
Um cheiro forte e desagradável.
Vesícula biliar Tonalidade marrom claro da malha na perna
A carne fica marrom quando cortada.
Tonalidade rosada dos tubos

Para ser justo, vale ressaltar que apenas os coletores de cogumelos inexperientes confundem as espécies. Os coletores de cogumelos experientes reconhecem as espécies semelhantes à primeira vista.

Propriedades úteis e restrições de uso

Os cogumelos do gênero Boletus contêm muitos elementos benéficos para o corpo humano:

  • vitaminas A, B1, C, D;
  • cálcio;
  • ferro.

As propriedades benéficas dos cogumelos são amplamente utilizadas tanto na medicina tradicional quanto na medicina popular. Na medicina tradicional, os componentes do gênero Boletus são incluídos nas seguintes preparações:

  • fortalecimento das articulações;
  • prevenção da osteoporose;
  • tratamento da anemia;
  • manutenção do músculo cardíaco;
  • níveis elevados de hemoglobina no sangue;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • Prevenção da deposição de colesterol.
Descrição do cogumelo
Descrição do cogumelo

Os cogumelos do gênero Boletus contêm elementos utilizados como antibióticos para combater a E. coli e algumas formas de tuberculose. Cosmetólogos usam a riboflavina, abundante nos cogumelos, para estimular o crescimento de cabelos e unhas.

Na medicina popular, os cogumelos do gênero Boletus são usados ​​há muito tempo para tratar áreas do corpo afetadas por congelamento. Infusões desses cogumelos também são utilizadas para tratar distúrbios do sono e aliviar a tensão nervosa.

Observe!
O consumo de cogumelos deve ser moderado por pessoas com doenças crônicas do fígado, rins e trato gastrointestinal. Não devem ser consumidos durante a gravidez, amamentação ou por crianças menores de três anos de idade.

Receitas e dicas de culinária

Os cogumelos marinados são sempre muito elogiados. Prepará-los em casa é bastante simples. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Produto principal – 1 kg;
  • sal – 2 colheres de chá;
  • açúcar – 4 colheres de chá;
  • vinagre – 60 g;
  • Ervilhas com pimenta-da-jamaica – 10 unidades;
  • alho – 3 unidades;
  • Folha de louro – 3 unidades;
  • óleo vegetal – 100 g.
Cogumelos porcini em conserva
Cogumelos porcini em conserva

Cozinhe os cogumelos, corte-os em pedaços pequenos e coloque-os em uma panela. Adicione todos os ingredientes. Misture bem e deixe ferver. Assim que começar a ferver, reduza o fogo para baixo e cozinhe em fogo brando no próprio suco por cerca de 10 a 15 minutos. Sirva frio, misturado com meias rodelas de cebola crua.

Antes de cozinhar, os cogumelos porcini são fervidos duas vezes. Primeiro, são colocados em água fervente sem sal por 5 minutos. Em seguida, são enxaguados cuidadosamente, cobertos com água fria e levados novamente à fervura. A segunda fervura deve ser feita em água bem salgada. Os cogumelos são fervidos por 20 minutos, retirando-se constantemente a espuma que se forma. Depois, são enxaguados novamente em água corrente antes de serem usados ​​no preparo.

Respostas às perguntas mais frequentes

Apesar da prevalência dos cogumelos do gênero Boletus, surgem constantemente dúvidas sobre eles, em particular as seguintes:

É verdade que o boleto é o maior cogumelo?
Os cogumelos do gênero Boletus certamente atingem tamanhos grandes, mas as maiores espécies são consideradas da família Armillaria.
Quais são as propriedades medicinais do cogumelo?
Os cogumelos do gênero Boletus possuem efeitos antibióticos, fortalecedores e calmantes.
Os cogumelos do gênero Boletus podem ser consumidos crus?
Algumas espécies, como a White, podem ser consumidas cruas.
Qual é outro nome para o boletus?
Outro nome para o boleto é boletus.

Devido à grande diversidade de espécies, é muito difícil fornecer uma descrição geral dos cogumelos do gênero Boletus. A característica mais marcante dos representantes desse gênero é o padrão reticulado e claro no estipe.

Boletus
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates