Enquanto a fertilidade de outros cogumelos depende das condições climáticas, o cogumelo amargo pode ser encontrado em qualquer época do ano. Como o próprio nome sugere, ele tem um sabor amargo, o que o torna uma espécie comestível apenas em alguns casos. Portanto, ele é cozido antes do consumo. Aliás, é muito utilizado na culinária e constitui uma boa alternativa a outros cogumelos. Fotos e descrições do cogumelo amargo são apresentadas abaixo.
Características dos cogumelos amargos
Os cogumelos do gênero Lactaceae e da família Russulaceae também são conhecidos como bitterlings. Outros nomes comuns para essa espécie incluem bitterling vermelho, cogumelo do leite amargo, bitterling, goryanka e putik. Essa espécie também possui algumas características específicas.
Aparência e foto
O cogumelo possui uma parte frutífera de tamanho médio. O estipe é estreito e alto, e o chapéu é plano, com uma reentrância central e bordas curvadas para fora.

A cor é vermelho-acastanhado, vermelho-tijolo. O estipe pode ser ligeiramente mais claro. As lamelas na parte externa do chapéu são pálidas e finas. Você pode ver a aparência do cogumelo em detalhes na foto.
Morfologia
O chapéu pode atingir 12 cm de diâmetro, achatado e protuberante, tornando-se em forma de funil com o tempo. Tem uma textura carnosa e seca ao toque. Espécimes maduros podem desenvolver zonas concêntricas claras. A superfície do chapéu também é coberta por sulcos finos. A cor é predominantemente marrom, com um tom avermelhado. A superfície do chapéu é fosca, com um tubérculo no centro.
A polpa tem consistência fina e um aroma característico que lembra madeira resinosa. A polpa secreta uma seiva leitosa, cáustica e pungente, espessa e de cor branca. Na parte inferior do chapéu, encontram-se lamelas estreitas e próximas umas das outras. Sua coloração varia de vermelho claro com um tom amarelado a vermelho escuro com um tom acastanhado. O pó dos esporos é bege ou branco.
O estipe não ultrapassa 10 cm de altura e tem um diâmetro médio de 3 cm. É cilíndrico, com uma pequena quantidade de vilosidades na base, tornando-se oco com a idade. A cor do estipe em exemplares jovens é mais próxima do bege ou branco, adquirindo uma tonalidade rosada com o passar dos anos. Na maioria dos casos, o estipe apresenta a mesma cor do chapéu.
Local de distribuição
As espécies de Bitterling são encontradas com mais frequência em florestas de coníferas ou mistas. Elas geralmente formam micorrizas com pinheiros e bétulas.
A colheita atinge o pico no final do verão e início do outono. Mesmo em anos de escassez, os cogumelos amargos são altamente produtivos, razão pela qual são frequentemente usados em vez de outros cogumelos comuns.
Consumo
Especialistas em cogumelos de diferentes países têm opiniões divergentes sobre se este cogumelo é comestível ou não. Na Rússia, o cogumelo amargo é considerado comestível sob certas condições e pode ser consumido após cozimento completo. Na literatura ocidental, esta variedade é considerada não comestível devido ao líquido leitoso que produz, que possui um odor muito forte e um sabor amargo. No entanto, como esta espécie não contém nenhuma substância tóxica, é perfeitamente aceitável incluí-la na dieta.
Regras e locais para a coleta de cogumelos amargos
Como os cogumelos amargos são mais comuns em florestas de coníferas e mistas, é nesses locais que devem ser procurados. Eles crescem isoladamente ou em grupos. Coletores de cogumelos experientes recomendam procurar áreas com serapilheira seca perto de pinheiros e bétulas — é ali que os cogumelos amargos prosperam e formam micorrizas com as árvores. A coleta ocorre do final do verão ao início do outono.
Recomenda-se colher cogumelos pela manhã, antes que aqueçam ao sol. Leve um recipiente para coleta e uma faca afiada. Assim que encontrar um cogumelo, corte-o rente ao chão.
Os cogumelos cortados são cuidadosamente inspecionados, limpos de terra, folhas ou poeira e colocados em uma cesta, com o chapéu voltado para baixo, para melhor conservação. Ao chegarem, cada parte frutífera deve ser cuidadosamente inspecionada novamente para garantir que a espécie seja comestível. Antes do consumo, os cogumelos amargos devem ser fervidos em água fervente por 40 minutos.
Diferenciação dos cogumelos falsos e não comestíveis.
Não existem espécies de <i>Psilocybe flavescens</i> falsas, e esta espécie é frequentemente confundida com o <i>Psilocybe flavescens</i> e o <i>Psilocybe flavescens</i>. O primeiro possui um aroma característico de raízes secas, enquanto o segundo tem um chapéu castanho com um tom avermelhado, um centro escuro e um estipe de cor semelhante. Também pode ser confundido com o <i>Psilocybe brejensis</i>, que é idêntico na cor, mas prefere áreas úmidas e pantanosas para crescer.

O lactário-canforado possui um aroma floral agradável e uma cavidade central menos pronunciada, o que o distingue desta espécie. A cor mais clara do chapéu distingue o lactário-anão. O chapéu brilhante do lactário-liso pode ser usado para diferenciá-lo desta espécie. Essas variedades são consideradas semelhantes e comestíveis.
A hepática, uma espécie não comestível, é muito semelhante à erva-amarga. A principal diferença reside na seiva, que fica amarela quando exposta ao ar. A asclépia-dos-pântanos também é semelhante a esta espécie, preferindo áreas pantanosas e úmidas, ao contrário da erva-amarga.
Propriedades úteis e restrições de uso
O cogumelo tem encontrado amplo uso culinário. É utilizado para fritar e em conserva de diversas maneiras. Esta espécie também possui aplicações medicinais: especialistas observam resultados positivos no tratamento de pessoas com Staphylococcus aureus, cujo crescimento é suprimido pelas substâncias presentes no cogumelo.
A principal contraindicação é o consumo de grandes quantidades de corpos de frutificação. Comer em excesso pode causar sintomas dispépticos.
Receitas e dicas de culinária
Essa variedade é frequentemente usada na culinária devido à sua prevalência e disponibilidade.
Processamento pré-cozimento
Como essa variedade é considerada condicionalmente comestível, ela precisa ser preparada antes do consumo e do preparo de outros pratos. Para isso, coloque água em uma panela e leve para ferver. Adicione os cogumelos amargos lavados à água fervente e continue cozinhando em fogo médio por 40 minutos. Depois disso, limpe os cogumelos e utilize-os em suas receitas.

Os cogumelos amargos são fervidos para remover o sabor amargo e o odor característico que exalam. Cogumelos mais velhos podem manter o amargor mesmo após o cozimento, por isso, coletores de cogumelos experientes recomendam usar apenas exemplares jovens.
Fritar e cozinhar cogumelos
Após o primeiro tratamento térmico, os cogumelos são descascados e cozidos até ficarem bem fervidos. Se forem fritos, são descascados e cortados em fatias ou cubos, e colocados em uma frigideira pré-aquecida. Cebola picada é adicionada aos cogumelos fritos, e creme de leite com ervas pode ser acrescentado ao final do cozimento.
Salgar cogumelos amargos em casa
Os cogumelos amargos são frequentemente usados para conservas. Em casa, existem dois métodos para conservar cogumelos: a frio e a quente. Antes de usar qualquer um dos métodos, deixe os cogumelos amargos de molho em água morna por várias horas para remover o amargor.
O melhor método é considerado a imersão em água quente. Para isso, a colheita é lavada em água corrente, limpa, os talos são separados dos chapéus, os chapéus muito grandes são cortados em pedaços e toda a mistura é coberta com água. Deixa-se assim por cerca de uma semana. A água de imersão é trocada duas vezes ao dia. Este procedimento é realizado para remover completamente o suco, juntamente com o amargor e o odor forte. Só depois da imersão é que se inicia o processo de salga.
Primeiro, lave bem os cogumelos e coloque-os em água fervente com sal por meia hora, mexendo ocasionalmente. Após o tempo necessário, desligue o fogo, deixe o caldo e os cogumelos esfriarem e, em seguida, escorra-os em uma peneira. Coloque os cogumelos cozidos em um frasco ou outro recipiente e tempere com sal, pimenta, alho e cravo.

Folhas de groselha preta e raiz-forte podem ser colocadas no fundo e na tampa do recipiente. Um peso pode ser colocado por cima para manter os cogumelos constantemente submersos na salmoura e acelerar o processo de cozimento. Guarde o recipiente em local fresco e escuro para evitar que os cogumelos azedem. Remova qualquer mofo que possa se desenvolver. Água fervente também pode ser adicionada periodicamente.
Para conserva a frio, as bagas de bitterling também são deixadas de molho. Depois, são bem lavadas e colocadas num recipiente, com a tampa virada para baixo. Polvilhe com sal e adicione alho. Também podem ser adicionadas folhas de groselha, cereja, raiz-forte e endro.
Coloque um peso sobre os ingredientes para liberar o máximo de líquido possível. Você também pode adicionar cogumelos novos aos já salgados. Para isso, retire o peso e escorra o excesso de salmoura, mas o tempo de cozimento será maior. Os cogumelos curados a frio estarão prontos em cerca de seis semanas.
Respostas às perguntas mais frequentes
As perguntas mais frequentes incluem sobre a comestibilidade, instruções de preparo e tratamento térmico.
Os cogumelos do gênero <i>Psilocybe flavescens</i> são um dos tipos mais comuns de cogumelos encontrados em florestas e não são exigentes quanto às condições climáticas, o que os torna facilmente disponíveis. Por esse motivo, são considerados uma boa alternativa a outras espécies. No entanto, é crucial saber distinguir entre cogumelos falsos e não comestíveis, pois existem muitas variedades que se assemelham aos cogumelos do gênero <i>Psilocybe flavescens</i>.






















Quais são os benefícios e malefícios dos cogumelos ostra para os humanos (+27 fotos)?
O que fazer se os cogumelos em salmoura mofarem (+11 fotos)?
Quais cogumelos são considerados tubulares e sua descrição (+39 fotos)
Quando e onde você pode começar a colher cogumelos de mel na região de Moscou em 2021?