Injustamente esquecidos, mas não menos saudáveis e deliciosos, os cogumelos-de-cabra são encontrados em quase todas as florestas. Nem todo coletor de cogumelos conhece suas valiosas propriedades e a facilidade de preparo. No entanto, esses representantes do reino micológico não ficam nada a dever aos seus parentes, os cogumelos-manteiga, e têm uma aparência muito atraente e semelhante à de um cogumelo.
Características típicas da variedade
Suillus bovinus é uma espécie da família Oleraceae, conhecida popularmente como língua-de-cabra ou cogumelo-ardósia. O primeiro nome deriva do seu habitat — membros desta espécie são frequentemente encontrados em grande número em prados onde o gado pasta. O segundo nome deriva da estrutura da parte inferior do chapéu: contém uma camada tubular de himenóforo amarelo-acastanhado, onde os esporos são produzidos.
Esses cogumelos são pequenos, geralmente crescem em grupos compactos e preferem florestas de pinheiros. Possuem um leve aroma frutado, o que indica a rica composição química de sua carne.
A gama de cores do característico chapéu varia entre tons amarelados e bege, passando pelo castanho, por vezes com um tom avermelhado ou ruivo. A saborosa e comum língua de cabra é muito suscetível à infestação por pragas, portanto, você deve inspecionar cuidadosamente cada exemplar para evitar os que estão com vermes.
Descrição e aparência dos cogumelos cabra
A foto abaixo mostra a aparência das crianças. Suas características distintivas incluem:
- pequeno, tampa com até 10 cm de diâmetro;
- O chapéu, de cor castanho-amarelada, tem formato convexo ou almofadado e, à medida que o cogumelo envelhece, torna-se plano;
- Em tempo seco, a tampa fica brilhante e lisa ao toque; em tempo úmido, torna-se viscosa;
- A polpa é amarelo-pálida, densa, sem o aroma típico de cogumelo e insípida;
- O caule tem 5 a 10 cm de comprimento, geralmente é curvo e difere pouco em cor do chapéu.
Em algumas regiões, esse cogumelo é chamado de cogumelo-do-brejo, galega-de-cabra ou cogumelo-cornudo. Acredita-se que ele possua poderosas propriedades antibacterianas.
Morfologia (diferenças entre espécies)
Embora muitos apanhadores de cogumelos saibam como são os cogumelos-de-cabra, às vezes eles são confundidos com outros membros da família Maslenkovye. São muito semelhantes no sabor, mas diferem em alguns aspectos da aparência e das propriedades nutricionais.
A diferença mais marcante é a mudança no formato do chapéu com a idade. Além disso, o pequeno tamanho e os locais de crescimento preferidos ajudam a identificar a espécie do cogumelo. Os cogumelos do gênero <i>Psilocybe flavescens</i> não possuem saia no estipe e a pele na superfície do chapéu pode descamar ligeiramente.
A polpa fica rosada quando quebrada, uma característica não encontrada em outros membros da ordem Boletaceae. Por exemplo, é assim que se parecem os cogumelos-manteiga, bem conhecidos pelos coletores de cogumelos e frequentemente usados na culinária.
Local de distribuição
A língua-de-cabra é pouco exigente em condições naturais, mas necessita de umidade, preferindo, portanto, florestas de coníferas úmidas e áreas pantanosas. É mais frequentemente encontrada perto de pinheiros, onde formam uma micorriza mutuamente benéfica. Também é encontrada, ocasionalmente, em florestas decíduas. É comum nas regiões de Leningrado, Pskov e Novgorod, mas também é encontrada com frequência em outras áreas. Às vezes, espécimes solitários podem ser encontrados até mesmo muito perto de habitações humanas.
Comestível ou não comestível
A carne de cabra é comestível e completamente segura, embora geralmente não seja consumida crua. Quando crua, a carne tem sabor neutro ou ligeiramente ácido. Essas características são mantidas após o cozimento.

Devido à sua semelhança com os cogumelos-manteiga e outras espécies intimamente relacionadas, os cogumelos-cabra são por vezes agrupados. Cozidos ou marinados com vários outros cogumelos, acrescentam variedade a um prato final e até conferem algumas propriedades medicinais.
Regras de coleta
Reconhecer o cogumelo-cabra não é difícil, e as chances de confundi-lo com um venenoso são mínimas. No entanto, existem algumas regras para identificá-lo e prepará-lo que são importantes para quem está começando a coletar cogumelos dessa espécie.
Quando e como coletar corretamente?
Os esquilos-cabra aparecem nas florestas a partir de julho, atingindo o pico em agosto. Dependendo das condições climáticas, sua população se estende até outubro, garantindo uma caçada bem-sucedida quando espécies mais valiosas não são encontradas em seus habitats habituais.
Como distinguir cogumelos venenosos de cogumelos comestíveis?
Não existem espécies semelhantes ao cogumelo-cabra que sejam venenosas e perigosas. No entanto, podem ser confundidas com cogumelos do gênero Boletus, que exigem uma técnica de preparo ligeiramente diferente.
Caracterizam-se por um chapéu castanho-esverdeado e, na maioria dos casos, crescem em grupos.
Entre os cogumelos não comestíveis está o cogumelo pimenta. Ele é considerado inofensivo, mas tem um sabor excepcionalmente forte e desagradável. Após cozimento prolongado, pode se transformar em um tempero.
As falsas ervas-de-cabra podem ser distinguidas das ervas-de-cabra verdadeiras pela sua coloração mais clara, sem qualquer tom vermelho ou castanho. Além disso, as variedades não comestíveis não crescem muito e são mais frequentemente encontradas em florestas decíduas, que não são adequadas para o crescimento de ervas-de-cabra.
Propriedades úteis e restrições de uso
Embora o cogumelo-de-cabra não seja considerado um cogumelo comestível valioso, ainda é benéfico consumi-lo ocasionalmente. Seus principais benefícios são a presença de compostos químicos como:
- vitaminas B1, B2, PP;
- aminoácidos de fácil digestão;
- o elemento vital fósforo;
- substâncias imunoestimulantes.

Portanto, a carne de cabra fortalece a saúde geral do organismo. Ela também possui efeito antibacteriano, o que se traduz em sua capacidade de combater processos inflamatórios. É contraindicada para crianças e pessoas com dificuldade em digerir quitina ou que apresentem doenças hepáticas ou pancreáticas graves. Recomenda-se limitar o consumo de carne de cabra em caso de problemas gastrointestinais.
Receitas e dicas de culinária
Você pode cozinhar carne de cabra de diversas maneiras para agradar a todos os gostos:
- Os cabritos são cozidos em água salgada por 15 minutos. Essa etapa de cozimento é utilizada em muitas receitas como um passo intermediário para criar um prato único. Antes de qualquer cozimento, a fruta é lavada e cuidadosamente limpa de quaisquer impurezas. Bom saber!É melhor cortar cada um longitudinalmente e verificar se há vermes no chapéu e no caule, pois, caso contrário, os cogumelos treliçados ficarão impróprios para consumo.
- Os cogumelos podem ser simplesmente secos e usados para dar sabor a sopas e molhos. Lave os cogumelos-de-cabra, seque-os bem, fatie-os e pendure-os para secar ao sol, amarrados com um barbante. É melhor armazená-los fora de um saco plástico para evitar o desenvolvimento de mofo e outras pragas.

Cogumelos secos - Para conservar os cogumelos-de-cabra em conserva, após fervê-los por meia hora, enxágue-os novamente em água corrente e escorra-os em uma peneira. Em seguida, transfira-os para outro recipiente, adicione duas colheres de sopa de sal (dependendo da quantidade de cogumelos) e alho, coloque-os sob um peso e deixe descansar por três dias. Depois disso, podem ser enlatados e estarão prontos em apenas uma semana.
- A marinada segue um princípio semelhante. Orelhas de cabra cozidas e cortadas em cubos são fervidas novamente por cinco minutos em uma marinada de sal, açúcar, pimenta, cravo, alho e louro a gosto. Em seguida, adiciona-se vinagre e o saco é selado para armazenamento. A receita leva 1 kg de orelhas de cabra, 2 a 3 colheres de sopa de especiarias e ácido acético, e os ingredientes vegetais são usados em pequenas quantidades ou individualmente.

Carne de cabra em conserva - Os reshetniki também ficam ótimos fritos com cebola. Para preparar essa receita, basta cozinhá-los normalmente, fritar a cebola e deixar tudo cozinhar em fogo baixo em uma panela por cerca de dez minutos.
- Alguns apanhadores de cogumelos congelam os cogumelos-de-cabra, mas estes devem ser consumidos no prazo de seis meses.
Respostas às perguntas mais frequentes
Apesar de seu uso generalizado, nem todos os coletores de cogumelos estão familiarizados com elas. Diversas questões controversas confundem tanto iniciantes quanto amadores, causando dificuldades durante a coleta e o processamento. Aqui estão algumas perguntas frequentes:
Não subestime esses cogumelos discretos e atraentes. Eles podem ser valiosos para fortalecer o sistema imunológico, fornecendo ao corpo microelementos benéficos e aminoácidos essenciais. Praticamente não existem cogumelos venenosos para crianças, e eles são fáceis de encontrar e preparar. A ausência de um sabor característico permite que sejam combinados com sucesso com uma grande variedade de ingredientes.
























Quais são os benefícios e malefícios dos cogumelos ostra para os humanos (+27 fotos)?
O que fazer se os cogumelos em salmoura mofarem (+11 fotos)?
Quais cogumelos são considerados tubulares e sua descrição (+39 fotos)
Quando e onde você pode começar a colher cogumelos de mel na região de Moscou em 2021?
Alexey
Esses são cogumelos bons; nós os chamamos de sityaks. Muito poucos deles têm vermes.
Júlia
Obrigado! Esta é uma referência muito completa e interessante!