Descrição do cogumelo fígado e receitas para conservá-lo em conserva (+19 fotos)

Cogumelos

Todo catador de cogumelos já se deparou com pelo menos um dos cogumelos mais incomuns crescendo em troncos de árvores em nossas florestas. Na maioria das vezes, eles são ignorados ou simplesmente esquecidos. Poucas pessoas sabem que existem diversas variedades de fungos usados ​​como isca para acender fogueiras que são consideradas comestíveis e possuem alto valor nutricional. Uma delas é a hepática, também conhecida como "língua de sogra" ou hepática comum.

O cogumelo hepática recebe esse nome devido à sua aparência, já que o corpo de frutificação é descrito como muito semelhante ao fígado de um animal, o que é claramente visível na foto.

Características típicas dos fungos do fígado

A hepática é o único membro do gênero Fistulina. Em geral, assemelha-se a um fruto da família dos poliporos, da qual a espada-de-são-jorge é parente distante.

Aparência e foto

A hepática comum vive em troncos de árvores e leva uma vida parasitária, sugando a seiva da madeira. Seu formato lembra um casco de gado, o que muitas vezes afasta os coletores de cogumelos.

Em aparência, o cogumelo é muito semelhante ao fígado animal cru, e onde é cortado, chega a "sangrar", o que é claramente visível na foto.

Diferenças estruturais e entre espécies

O corpo de frutificação varia em tamanho de 10 a 30 cm, e sua espessura pode chegar a 6 cm. O cogumelo é carnudo e denso, podendo ser séssil ou apresentar um pequeno e grosso pedúnculo que se desenvolve lateralmente. Às vezes, o pedúnculo pode estar enterrado no solo, mas na maioria das vezes está preso ao tronco.

O fruto jovem é tuberoso, com aproximadamente 5 cm de comprimento, assemelhando-se a uma língua de boi. À medida que cresce, o cogumelo torna-se mais largo e com bordas pontiagudas. A superfície é úmida e de cor marrom ou vermelha. A pele áspera dos espécimes mais maduros torna-se gelatinosa.

A polpa do fruto é bastante densa, carnuda e suculenta. Tem uma tonalidade vermelho-escura com veios claros visíveis. A polpa, de textura fibrosa e radial, assemelha-se a fígado ou carne crua. O fruto possui um aroma suave, com notas frutadas. O sabor é ligeiramente ácido, por vezes com um toque amargo no final.

O himenóforo desta espécie possui uma estrutura incomum. Consiste em pequenos tubos individuais que podem ser facilmente separados. Em frutos jovens, os tubos são difíceis de visualizar, mas com a maturidade, a camada atinge uma espessura de 1 a 1,5 cm. A superfície é porosa e úmida. Gotículas de líquido avermelhado podem ser frequentemente observadas na superfície amarelo-palha ou rosa. Quando pressionado, a cor muda para um vermelho acastanhado.

O pó de esporos apresenta coloração que varia do rosa ao marrom-avermelhado e ao branco. Os esporos são arredondados e atingem dimensões de 4,5 x 5 µm.

Características ecológicas e distribuição

O fungo da hepática é um parasita e destruidor de árvores, pois sua presença desencadeia o desenvolvimento de podridão parda no cerne. Ele parasita os frutos de árvores mais velhas, mais comumente castanheiros e carvalhos. Também pode crescer em outras árvores decíduas e até mesmo em tocos. O corpo de frutificação é anual e se forma próximo ao sistema radicular ou na parte inferior da árvore. Os cogumelos podem crescer isoladamente ou em pequenos grupos.

Locais de crescimento de cogumelos
Locais de crescimento de cogumelos

As hepáticas prosperam em clima quente após uma boa chuva. Esta não é uma espécie muito comum, por isso encontrar um exemplar é raro. A coleta é possível do final de julho até a primeira geada. Procure o cogumelo em bosques de carvalho ou mistos.

Consumo

A hepática pertence à quarta categoria de alimentos. Recomenda-se colher apenas os exemplares jovens, pois os frutos mais velhos são duros e amargos.

Conselho!
Para remover o amargor, você deve deixar a colheita de molho em água fria por cerca de um dia.
O chapéu deve ser limpo de toda a baba e fervido por 30 minutos. Os cogumelos do fígado são preparados de diversas maneiras: cozidos, fritos, secos e conservados para o inverno.

Regras e condições da coleta

O cogumelo começa a frutificar em meados do verão. Em regiões mais quentes, essa espécie pode ser encontrada até mesmo em novembro, mas geralmente cresce até outubro. Seu crescimento é irregular e as quebras de safra são comuns. A hepática prospera em árvores decíduas velhas e enfraquecidas.

Prefere um clima moderado e quente, por isso deve ser procurada em regiões com invernos curtos e relativamente amenos. Em países europeus, na Bielorrússia e em algumas regiões da Rússia, esta espécie consta dos Livros Vermelhos locais, por ser considerada bastante rara.

Ao contrário da maioria dos cogumelos, a hepática não tem imitadores falsos ou venenosos, permitindo que até mesmo coletores de cogumelos inexperientes a encontrem. Entre os habitantes das florestas, não existe outro cogumelo que se assemelhe à hepática, com exceção da língua-de-sogra.

Propriedades úteis e restrições ao uso de hepáticas

Este cogumelo incomum não é apenas comestível, mas também possui uma série de propriedades benéficas para o corpo humano. Ele contém os seguintes elementos:

  • proteínas;
  • ácido ascórbico;
  • vitaminas PP e D;
  • fósforo;
  • minerais;
  • carboidratos.
Bom saber!
A hepática é recomendada para quem sofre de câncer, pois o fruto possui propriedades antitumorais. É um excelente antioxidante e também normaliza os processos metabólicos.

Somente os frutos jovens devem ser consumidos. Os frutos maduros são amargos e podem absorver toxinas ambientais. Pessoas com intolerância à fruta, doenças gastrointestinais crônicas ou doenças hepáticas ou renais devem excluir esses frutos de sua dieta. Este produto é contraindicado para crianças menores de 5 anos de idade.

Opções de processamento e cozimento

Preparar cogumelos de hepática é bastante simples. Antes de cozinhar, deixe-os de molho em água. O tempo de molho depende da idade do cogumelo — quanto mais velho, mais tempo deve ficar de molho. Cogumelos jovens precisam ficar de molho por várias horas, enquanto os maduros não precisam de mais de um dia. Após esse processo, remova a baba dos chapéus e lave-os em água corrente.

A língua-de-sogra é usada para fazer costeletas, caviar e sopas. Pode ser cozida, frita, seca ou conservada em potes para o inverno. Aqui estão algumas receitas populares:

  • Uma forma muito comum de cozinhar hepáticas é fritá-las na frigideira. Para prepará-las, você vai precisar de 2 kg de cogumelos, uma cebola, óleo vegetal e sal. A receita para fritar é bem simples:
    • Coloque as frutas preparadas em uma panela e cubra com água salgada. Leve a panela ao fogão e cozinhe em fogo médio por 20 minutos.
    • A massa cozida é escorrida em um escorredor, lavada e cortada em pedaços;

      fígado frito
      fígado frito
    • A cebola é descascada e cortada em meias-luas;
    • Coloque os cogumelos em uma frigideira pré-aquecida e frite por cerca de 20 minutos, mexendo regularmente;
    • Após a umidade evaporar, adicione a cebola e refogue até ficar macia. Tempere com sal e pimenta a gosto.

    Os cogumelos fritos são frequentemente temperados com creme azedo ou maionese. Os cogumelos do fígado são um excelente acompanhamento para pratos de batata.

  • A hepática também pode ser usada para fazer deliciosos bolinhos. Para isso, mergulhe os frutos colhidos em água fria. Isso removerá o excesso de ácido. Deixe os frutos de molho na água por várias horas, lembrando-se de trocar a água periodicamente.
    Cozinhando costeletas de cogumelo
    Cozinhando costeletas de cogumelo

    Os cogumelos hidratados são cozidos em fogo baixo por cerca de 30 minutos. A mistura de cogumelos é escorrida em um escorredor e enxaguada. Após esfriar, os cogumelos são moídos em um moedor de carne. Sal, pimenta, ovo e cebola são adicionados à mistura resultante. Modele a mistura moída em hambúrgueres, empane-os em farinha ou farinha de rosca e frite até dourar.

Métodos para conservar hepáticas em salmoura

As hepáticas podem ser usadas não apenas em primeiros e segundos pratos, mas também em conserva, salgadas e secas para o inverno. Antes de serem conservadas, as hepáticas precisam de um longo tratamento térmico. Ferva-as três vezes por 20 minutos, cada vez em água fresca. A última fervura deve ser em água levemente salgada. Para um frasco de 0,5 litro, use os seguintes ingredientes:

  • cogumelos cozidos;
  • 1 colher de chá de sal grosso e 1 colher de chá de açúcar;
  • 1 colher de sopa de vinagre de mesa;
  • 4 ervilhas com pimenta-da-jamaica;
  • 2 pimentas malaguetas;
  • 1 folha de louro;
  • 0,5 colher de chá de mostarda granulada.
Preparando para marinar
Preparando para marinar

Você pode adicionar um dente de alho e um pedaço de raiz-forte em cada frasco. Coloque os temperos, o açúcar e o sal em recipientes esterilizados. Despeje a mistura de cogumelos quente nos frascos e cubra com água fervente. Adicione 1 colher de sopa de óleo vegetal em cada frasco. Feche bem os frascos e mantenha-os isolados. Após esfriar, transfira a marinada para um local fresco e escuro.

Respostas às perguntas mais frequentes

É possível ser envenenado por cogumelos?
Essa espécie é considerada comestível e habitante de florestas, portanto, seu consumo é seguro. O envenenamento pode ocorrer com alimentos conservados que ultrapassaram em muito o prazo de validade. Se frutas salgadas ou em conserva forem armazenadas em local quente (acima de 10 °C), há risco de intoxicação.
Quanta proteína contém a hepática?
Algumas fontes indicam que este espécime pertence à categoria alimentar quatro. Livros de referência mais antigos afirmam que se trata de uma fruta da categoria um, com um teor proteico superior ao dos cogumelos porcini (71%). Além disso, 100 gramas de hepáticas cruas contêm a dose diária recomendada de vitamina C para um adulto.
Pode ser usado para preparar primeiros cursos?
A hepática pode ser preparada de diversas maneiras. Pode ser salgada, em conserva, cozida, frita ou seca. É possível fazer uma sopa leve e dietética com a erva-de-são-jorge. Alguns gourmets preparam solyanka e rassolnik (sopa de picles) com esse fruto.
O cogumelo tem gosto de fígado?
O nome da fruta deriva exclusivamente de sua semelhança com o fígado. Seu sabor lembra muito o de cantarelos ou cogumelos brancos. Quando crua, a polpa tem um sabor levemente ácido com um aroma frutado suave.

Seguindo todas as instruções de preparo desses cogumelos incomuns, você pode criar uma grande variedade de pratos que darão um toque especial a um jantar comum. Até mesmo iniciantes conseguem colher hepáticas, pois é impossível confundi-las com outros cogumelos.

Cogumelo do fígado
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates