Descrição dos cogumelos lamelares e seus nomes (+38 fotos)

Cogumelos

Um nicho importante no reino dos cogumelos é ocupado pela família Agaricaceae, um subgrupo dos Basidiomycetes. Até recentemente, todos os membros deste gênero eram agrupados na família Agaricales. A maioria dos membros deste gênero possui corpos de frutificação anuais, frequentemente carnudos ou, menos comumente, coriáceos. Esses cogumelos crescem em clareiras, bosques e plantações. Algumas espécies podem ser encontradas em coníferas e em arenito.

Existem muitos cogumelos venenosos, e para evitar ser enganado durante sua "caçada silenciosa" e coletar apenas cogumelos agaricáceos comestíveis, você precisa estudar cuidadosamente as fotos e os nomes dessas variedades.

Os cogumelos lamelares incluem o lactário-açafrão, o lactário-do-mel, o lactário-do-leite, o sorveira, a russula e o champignon. Esses cogumelos frutificam principalmente no outono, devido ao seu período de frutificação ativo. Seus chapéus podem variar muito em cor: branco, amarelo, cinza, marrom e até esverdeado.

Características típicas da espécie

Uma característica distintiva que diferencia os cogumelos lamelares dos cogumelos esponjosos é o himenóforo, responsável pela produção de esporos, constituído por placas radiais que se estendem do estipe até as margens. O formato do píleo varia, assemelhando-se a um cone invertido que se modifica à medida que cresce. Pode ser em forma de almofada, prostrado, em forma de sino ou apresentar um tubérculo ou depressão, dependendo da espécie. O corpo de frutificação possui uma estrutura frágil, ao contrário de seus congêneres esponjosos.

O caule é constituído por um grande número de hifas — fibras finas, semelhantes a fios, que se encontram muito compactadas. Elas são tipicamente cilíndricas e ocas, embora uma combinação de partes ocas e sólidas seja menos comum.

Frequentemente, nos estágios iniciais de crescimento, o estipe está conectado ao chapéu por uma película fina, geralmente branca. Conforme o crescimento progride, essa película se rompe, formando um anel característico no estipe. Esse anel serve como uma característica distintiva tanto para cogumelos comestíveis (como o cogumelo-de-mel e o cogumelo-anelado) quanto para cogumelos venenosos (como o amanita-muscaria e o amanita-da-morte).

Uma característica distintiva de algumas frutas lamelares é a presença de suco, que é liberado quando cortadas. Este líquido é leitoso ou transparente, espesso e aquoso, e tem um sabor ligeiramente amargo que pode ser removido por imersão e fervura. Esses cogumelos (lacrimônias, cogumelos-do-leite e cogumelos amargos) são frequentemente usados ​​para conservas. As variedades que não possuem líquido são chamadas de "sukhar" (literalmente, "rachaduras"); elas secam ao sol em vez de apodrecerem.

Tipos de cogumelos lamelares comestíveis

Essa subespécie abrange milhares de variedades. Existem muitas variedades semelhantes, falsas e venenosas, portanto, para sempre escolher cogumelos comestíveis, é necessário estudar as fotos, as características e os atributos da espécie.

As espécies mais famosas deste grupo são:

  1. O cogumelo-do-leite é comum nas regiões do norte da Rússia, incluindo os Montes Urais e a região do Volga. Prefere áreas úmidas e sombreadas e cresce rente ao solo. Possui um chapéu largo e branco preso a um estipe muito grosso. A carne do corpo de frutificação é firme, mas bastante quebradiça, liberando uma seiva leitosa quando rompida, que fica amarela quando exposta ao ar. Tem um aroma agradável e característico.
  2. O champignon comum tem um primo silvestre, que cresce por toda a Europa em florestas e semidesertos, e na Rússia, em zonas temperadas. Frutifica de junho a outubro. Este cogumelo tem um chapéu esférico castanho e um caule longo e fino, branco ou cinzento. A carne é densa e branca, escurecendo quando exposta a altas temperaturas. Tem um aroma agradável, amiláceo.
  3. Os cogumelos russula comestíveis são comuns na Europa, Ásia, Rússia, América e até mesmo na África. São frequentemente encontrados em florestas decíduas e coníferas e em áreas próximas a pântanos. Crescem de junho a outubro. O chapéu hemisférico pode ser marrom, avermelhado ou castanho, e está preso a um caule branco e grosso. A carne é branca, muito macia e crocante. Os cogumelos russula têm um aroma agradável de floresta e um sabor delicado.

Frutas comestíveis sob certas condições

A principal diferença entre cogumelos semicestáveis ​​e os comuns é que os primeiros não podem ser consumidos crus. Para torná-los comestíveis, é necessário um processamento adicional: alguns requerem fervura e drenagem repetidas, enquanto outros precisam apenas ser deixados de molho e fritos.

É muito difícil distinguir cogumelos comestíveis condicionalmente de outros com base em características externas, já que eles não se destacam de forma alguma.

Observe!
Se você não tiver certeza de que um cogumelo é comestível, em hipótese alguma o experimente cru, apenas após tratamento térmico.

Essas espécies não contêm substâncias alucinógenas ou tóxicas, mas algumas possuem um sabor específico que desaparece durante o cozimento.

Algumas dessas frutas contêm suco leitoso, como os lactários e a russula, ou substâncias levemente tóxicas, como as morelas. No primeiro caso, isso pode ser eliminado deixando o cogumelo de molho por um tempo; no segundo caso, a secagem e a fervura repetida podem ser eficazes.

As variedades mais famosas são:

  • cogumelos brancos e pretos do leite;
  • asclépia branca e asclépia marrom;
  • sorveira roxa;
  • álamo sorveira;
  • Fungo do mel de inverno.

Como distinguir das variedades venenosas?

O principal indicador de um cogumelo venenoso é a estrutura do himenóforo. Também é importante prestar atenção à cor e ao formato do fruto; o cheiro e o sabor nem sempre são desagradáveis, o que pode ser enganoso. Mesmo as variedades mais comuns podem ser perigosas para a vida e a saúde se estiverem muito maduras ou crescerem em áreas ambientalmente poluídas, como perto de zonas industriais ou rodovias. Existem cerca de 30 variedades de cogumelos do gênero Agaricus não comestíveis.

Nome chapéu Perna Corpo de frutificação
Cocar da morte Cor – acinzentada, com um tom esverdeado. Formato – redondo ou prostrado. Tem formato cilíndrico e apresenta um espessamento característico na base. A cor é branca. A textura é carnuda. Tem um sabor e aroma suaves de cogumelo.
Amanita muscaria-pantera A cor é marrom ou laranja-acinzentada. Apresenta numerosas manchas brancas. Tem formato cilíndrico. A estrutura é densa. Apresenta um espessamento na base e uma prega característica. Cor: branca. Cheiro: pungente, desagradável.
Fungo do mel falso Cor: amarelo-acinzentado, com um tom avermelhado no centro. Formato: convexo. Tem formato cilíndrico. É oco por dentro e possui uma coloração avermelhada na base. Cor: amarelo-acinzentado. Cheiro: muito desagradável. Tem um gosto amargo.

Distribuição por regiões

Cada região tem seus próprios cogumelos populares, que são encontrados com mais frequência nas florestas e acabam nas mesas dos catadores de cogumelos.

Cogumelos lamelares da região de Moscou

O ambiente natural da região de Moscou é rico em um grande número de áreas propícias ao cultivo de cogumelos, devido à presença de florestas decíduas, nas quais os mais comuns são:

  • cogumelos de mel;
  • cantarelos;
  • Cápsulas de leite de açafrão;
  • russula;
  • cogumelos do leite;
  • cogumelos;
  • Fileiras roxas e cinzas.

A colheita atinge o pico em agosto e setembro. Existem dezenas de locais na região onde se pode praticar a "caça silenciosa", sendo os mais populares os distritos de Ruzsky, Yegoryevsky, Odintsovsky, Kolomensky, Meshchersky e Dmitrovsky.

Cogumelos da região de Leningrado

A região de Leningrado é famosa por suas florestas de coníferas, onde você pode encontrar:

  • cantarelos;
  • Russula vermelha e amarela;
  • amargas;
  • Cogumelos pretos de leite.

A época da colheita começa no final de abril, com o pico em agosto, quando também florescem os cogumelos Amanita phalloides e Amanita muscaria. Locais férteis populares incluem as aldeias de Sosnovo e Snegirevka.

Vistas da Bielorrússia

O clima da Bielorrússia, juntamente com seus vastos bosques de coníferas, florestas mistas e decíduas, é ideal para o desenvolvimento de inúmeros locais de colheita de cogumelos. As seguintes espécies crescem na região:

  • cogumelo guarda-sol;
  • cogumelos do leite;
  • russula;
  • cantarelos;
  • Cápsulas de leite de açafrão.

A época da colheita vai de abril até a primeira geada, e em setembro, com o clima quente e úmido, os cogumelos de outono começam a crescer ativamente, como os cogumelos-de-mel, muito populares entre os coletores de cogumelos. As áreas mais produtivas estão localizadas perto de Minsk e Vitebsk, incluindo a Floresta de Khatyn, Logoyshchyna e a vila de Stolbtsy.

Propriedades úteis e restrições de uso

Não existe uma resposta definitiva sobre se os cogumelos são saudáveis ​​ou não, pois contêm uma série de micronutrientes que podem ter efeitos variados no organismo. São ricos em proteína pura e, ao mesmo tempo, têm baixo teor calórico. Também contêm vitaminas como B1, B2, C, PP, D e A, além de magnésio, potássio, fósforo e aminoácidos, que estimulam a função cerebral e promovem a resistência ao estresse.

Cogumelos lamelares venenosos
Cogumelos lamelares venenosos

Como ponto negativo, devido à sua estrutura esponjosa e rápido crescimento, os cogumelos podem absorver toxinas e radionuclídeos, portanto, tenha cuidado ao escolher os locais de colheita. Além de micronutrientes benéficos, os frutos contêm quitina, que é de difícil digestão.

Não é recomendado para pessoas com problemas estomacais, pois pode agravar essas condições. Este produto é estritamente proibido para quem sofre de pancreatite e úlceras pépticas. Qualquer variedade deve ser consumida em quantidades limitadas para evitar danos ao organismo.

Receitas e dicas de preparo para cogumelos lamelares

Embora esses cogumelos sejam do mesmo grupo, diferentes tipos exigem abordagens diferentes no preparo:

  • Os cogumelos do tipo "leite" contêm um líquido leitoso, por isso devem ser deixados de molho por pelo menos 3 dias antes de serem conservados em vinagre;
  • Os cogumelos ostra e os champignon são versáteis, adequados para qualquer prato e combinam com diferentes ingredientes;
  • Os cogumelos Russula podem ser cozidos, refogados, em conserva ou fritos. Não são adequados para secagem, pois são muito frágeis. A pele do chapéu deve ser removida antes do cozimento.

    Cogumelos russula cozidos
    Cogumelos russula cozidos
  • O cogumelo mel de outono é muito saboroso quando frito, e também pode ser salgado e em conserva.

Existem muitas maneiras de cozinhar esses cogumelos, sendo as mais básicas fritar e ensopar:

  • Cantarelos fritos:
    • Aqueça 100 ml de óleo de girassol em uma frigideira;
    • Adicione 300 gramas de cantarelos previamente cozidos e espremidos;
    • Aumente o fogo, doure, mexendo sempre;
    • Reduza o fogo e adicione 300 ml da mistura de creme azedo e água;
    • Adicione cebola picada e sal;
    • Leve ao fogo com a panela tampada até ferver.

      cantarelos fritos
      cantarelos fritos
  • Cogumelos assados:
    • Coloque 0,5 kg de fruta cozida e bem espremida numa assadeira untada;
    • Misture 150 g de maionese ou creme azedo com 200 g de queijo duro, adicione temperos e sal a gosto;
    • Despeje a mistura resultante sobre a camada de cogumelos e coloque em um forno pré-aquecido a 150 ºC;
    • Após 10 minutos, aumente a temperatura para 200 ºC e deixe repousar por 30 a 40 minutos.

      Cogumelos assados
      Cogumelos assados

Especiarias geralmente não são necessárias, mas, se desejar, você pode adicionar alho, cebola, pimenta-da-jamaica, manjericão, orégano e manjerona.

Respostas às perguntas mais frequentes

Se um cogumelo lamelar tem um cheiro desagradável, isso significa que ele é venenoso?
Um odor desagradável não é sinal infalível de um cogumelo venenoso; alguns cogumelos não comestíveis podem ter uma aparência atraente e um aroma agradável. A melhor maneira de identificar as variedades impróprias é pela observação. Certos cogumelos comestíveis possuem um aroma característico que desaparece durante o cozimento.
É possível ser envenenado por cogumelos comestíveis com restrições?
Se cogumelos comestíveis condicionalmente forem preparados de forma inadequada (por exemplo, sem escorrer o caldo, sem fervê-los corretamente ou sem salgá-los adequadamente), pode ocorrer intoxicação grave. Isso pode acontecer com russulas, morelas e cogumelos do gênero Lactobacillus. Os sintomas são semelhantes aos de distúrbios intestinais e os primeiros sinais podem aparecer em 4 a 12 horas.
Qual é o cogumelo agaricáceo mais perigoso?
O cogumelo mais perigoso, cujo veneno é praticamente impossível de eliminar do organismo, é o chapéu-da-morte. Pertencente à família Amanita, seus efeitos nocivos são causados ​​pelas amanitotoxinas, que afetam as células intestinais e hepáticas. Uma porção de 30 gramas pode ser fatal.

Existe uma enorme variedade dessa espécie, e ao planejar uma expedição de coleta na floresta, é importante estudar minuciosamente todas as características dos cogumelos para evitar problemas de saúde e garantir uma colheita agradável.

https://www.youtube.com/watch?v=sp6NcAl1aK0

Agaric
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates