A camada fértil do solo é o húmus, localizada a uma profundidade de até 20 cm. Contém restos decompostos de plantas, microrganismos, insetos e animais. Esses restos se decompõem e fornecem nutrientes para as plantas.
Com o tempo, os nutrientes se esgotam, reduzindo a produtividade das culturas. Para determinar a condição do solo em um determinado local, são coletadas amostras e realizadas análises laboratoriais. Cada cultura tem suas próprias necessidades nutricionais específicas. Uma camada de nutrientes pode ser formada naturalmente ou artificialmente.
Redução da camada fértil do solo
Cultivar plantas no mesmo canteiro por vários anos reduzirá significativamente a quantidade de nutrientes disponíveis. As plantas absorvem nutrientes constantemente e, com o tempo, o solo fica esgotado. Se você não adicionar fertilizantes e minerais ao solo, ele se esgotará.
Métodos para aumentar a fertilidade:
- Aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos;
- cobertura morta;
- descanso para a terra;
- rotação de culturas correta;
- tratamento térmico;
- uso de vermes;
- semear plantas mistas;
- Cultivo de adubo verde e ervas medicinais.
A adição de fertilizante orgânico melhora a condição da camada superficial do solo. Para resolver esse problema, enriqueça o solo: 4 a 5 baldes de esterco por metro quadrado, ou 3 baldes de composto, incorporando-os ao solo no outono. Em solos leves, adicione esterco bovino a cada dois anos, e em solos pesados e médios, a cada três anos. O esterco de galinha contém muitos nutrientes valiosos. Ele é usado para compostagem na proporção de 1 parte de esterco para 10 partes de água.
Você também pode se interessar por:As plantas de adubação verde são cultivadas para obter nutrientes. Seu poderoso sistema radicular mantém o solo superficial coeso, ajuda a enriquecê-lo com nitrogênio e suprime o crescimento de ervas daninhas. Elas são plantadas após a colheita. A semeadura da adubação verde varia de acordo com as culturas que serão plantadas. Por exemplo, a colza é semeada antes da cenoura e da beterraba, enquanto o tremoço é plantado antes do tomate e do pepino. Essas culturas podem ser plantadas ao longo de toda a estação.
As leguminosas são excelentes adubações verdes para solos empobrecidos. As plantas perenes, com seus rizomas robustos, extraem nutrientes das camadas mais profundas do solo para a superfície. Elas afrouxam o solo, enriquecem-no com húmus e fósforo e reduzem a acidez. As leguminosas não devem ser cortadas antes da floração, pois é nesse período que as bactérias noduladoras se formam nas raízes e repõem o nitrogênio no solo. Culturas de cereais (centeio, aveia e trigo) utilizadas como adubo verde repõem o húmus esgotado.
O solo se desfaz como poeira.
Quando vegetais que exigem muitos nutrientes são plantados na mesma área sem fertilização, o solo não só se esgota com o tempo, como também se transforma em pó. Por exemplo, tomates, abobrinhas, repolhos e pepinos consomem muitos nutrientes. Esse problema ocorre quando a superfície não é coberta com cobertura morta e o solo é frequentemente revolvido. Como resultado, a umidade é mal absorvida e o pó é carregado pelo vento.
Essa condição também depende do tipo de solo. Se a área for predominantemente arenosa, ela seca rapidamente e não retém umidade. Recomenda-se cavar o solo arenoso uma vez por ano.
Para dar mais peso à camada superficial, adicione 3 baldes de composto por metro quadrado de solo. Incorpore o fertilizante a uma profundidade de pelo menos 10 a 15 cm. Isso também fornecerá nutrientes para os vegetais.
Para evitar que a poeira se espalhe pelo jardim, a área é coberta com uma mistura de grama, palha, serragem e casca de árvore. Essa cobertura protege contra as intempéries e ervas daninhas e, à medida que se decompõe, nutre o solo.
Solo firme
Uma crosta de solo densa, impossível de cavar mesmo quando molhada, pode ser causada por má conservação ou solo argiloso. Em solos franco-argilosos Eles trazem isso por baixo da escavação. pelo menos 1 balde de areia por metro quadrado de área.
Arar o jardim antes da geada (a 10 cm de profundidade) ajudará a resolver o problema. Apenas tome cuidado para não quebrar ou revirar os torrões de terra. Depois de congelarem, eles se soltarão na primavera.
Você pode introduzir minhocas ou minhocas californianas no jardim. Elas irão afrouxar o solo. No entanto, se as minhocas não gostarem do novo local, elas não ficarão. Para garantir a presença de minhocas a longo prazo, você precisa de húmus em decomposição. Uma cobertura morta de composto bem curtido também é útil.
Uma infusão de dente-de-leão ajudará a atrair minhocas. Para alimentar as plantas, você precisará de 1 kg de caules ou raízes de dente-de-leão e 10 litros de água. Deixe em infusão por 13 a 14 dias, coe e dilua na proporção de 1:10.
O solo é ácido.
A irrigação incorreta altera a acidez do solo. Água mole aumenta a acidez, enquanto água dura a diminui. Plantas cultivadas e fertilizantes minerais também aumentam a acidez.
A calagem do solo é a única solução. A quantidade específica de fertilizante alcalino adicionada por metro quadrado depende da acidez do solo; quanto mais ácido o solo, mais alcalino ele precisa.
- Cinzas de madeira – 0,2-0,4 kg;
- Cal hidratada - 0,2-0,3 kg;
- Farinha de dolomita – 0,3-0,5 kg;
- Giz – 0,1-0,7 kg.
A farinha e as cinzas de dolomita, além de suas propriedades alcalinizantes, contêm muitos microelementos benéficos (cálcio e magnésio) que nutrem as plantas. A eficácia dessas substâncias aumenta quando complementadas com fertilizantes de boro e cobre. Na dosagem correta, o efeito da calagem dura até 8 anos.
Algumas culturas não toleram bem a calagem, por isso devem ser plantadas um ano após o procedimento. Culturas: tomate, abóbora, feijão, pepino, ervilha, cenoura, aipo, salsa. desoxidação do solo Adubação verde é plantada após a colheita: centeio, aveia, mostarda branca, facélia.
Solo alcalino
O excesso de alcalinidade no solo é incomum. Geralmente, resulta de práticas agrícolas inadequadas, como o excesso de alcalinização do solo.
Se o pH estiver acima de 7,5, o ferro não é absorvido pelas plantas. As folhas ficam amarelas e o desenvolvimento para.
A cobertura morta é feita de turfa, agulhas de pinheiro e casca de pinheiro. Ela é aplicada após a remoção de ervas daninhas, o afofamento do solo e a aplicação de fertilizante na primavera ou no outono.
Solo salino
Quando manchas brancas aparecem no solo, isso indica salinidade. Essa salinidade é causada pelo excesso de aditivos minerais, que contaminaram o solo. Com níveis tóxicos de sal de 0,15%, as perdas de produtividade podem chegar a 20%; com 0,25% de salinidade, as perdas podem atingir 50-60%.
A água dissolve o sal, e a rega abundante (15 litros por metro quadrado) ajuda. Um sistema de drenagem é essencial. No entanto, existe um problema: nem todas as plantas toleram o excesso de água, e a alta umidade também favorece o aparecimento de fungos.
O cultivo de plantas cujos rizomas afrouxam as camadas compactadas do solo ajuda a criar uma drenagem natural. Exemplos incluem painço, trevo-doce, capim-sudão e sorgo.
Após a dissolução do sal, a superfície fica coberta com turfa. A aplicação de fertilizantes deve ser monitorada, evitando-se a sobrealimentação.
Contaminação do solo por fungos e insetos
Pragas e doenças começam a infestar os jardins na primavera e continuam com força total durante todo o verão. Larvas e ovos permanecem no solo durante o inverno, portanto, o único método de controle é o tratamento com inseticidas. Larvicidas matam lagartas e larvas. Ovicidas agem sobre ovos de ácaros e insetos.
Revolver a terra no outono sem quebrar os torrões ajudará os pássaros a encontrar alimento. Isso impedirá que pragas, especialmente suas larvas, retornem ao solo para hibernar.
Todas as ervas daninhas, folhas e galhos caídos devem ser removidos da área. Insetos nocivos podem estar escondidos embaixo deles. Ervas daninhas e folhas frequentemente estão infectadas por fungos.
Para combater doenças, utilize Alirin B, uma microflora do solo que suprime infecções. É compatível com fungicidas, inseticidas e reguladores de crescimento. O ideal é usar soluções sem produtos químicos. Baikal EM-1 e EM-5, adicionados 20 dias antes da geada, melhoram a saúde do solo e suprimem patógenos de plantas graças aos seus microrganismos.
Os biofungicidas Trichodermin, Baktofit, Planzir, Fitosporin e Fitocide M são aplicados nas camadas superficiais do solo após a escavação no outono e na primavera.
Se o uso de produtos químicos for inevitável, adquira produtos de classe de risco 3-4. Após a colheita, pulverize com calda bordalesa a 3%. Em um dia seco de abril, aplique uma camada de 5 a 10 cm de solo com 2% de Oxychom ou uma solução de oxicloreto de cobre a 4%. Ao plantar mudas, adicione Bravo, Hom ou Quadris nas covas.
Para proteger contra doenças, plantam-se adubos verdes como mostarda, rabanete, calêndula e cravo-de-defunto. Suas propriedades curativas protegem as plantas vizinhas de muitas doenças. Para reduzir a umidade do solo, são necessárias plantas que exigem muita água, como o tremoço e o centeio. Culturas combinadas de adubação verde, como leguminosas e cereais, são frequentemente utilizadas.
Solo com tonalidade avermelhada
Ao regar um jardim com água dura contendo uma alta porcentagem de ferro, a superfície do solo acaba ficando coberta por uma película ferruginosa. Veios ferruginosos aparecem nas plantas. Outra causa da ferrugem pode ser a ação de fungos.
Em áreas sem plantas, o solo é regado com água fervente. No outono, utiliza-se o produto biológico Fitosporin-M, que elimina infecções fúngicas. As plantas devem ser regadas apenas com água de degelo, água da chuva ou água decantada. O produto não terá eficácia se for dissolvido em água clorada.
Você também pode se interessar por:O chão está coberto de musgo.
O crescimento de musgo no jardim pode ser resultado de umidade excessiva, solo duro ou ácido. Ele aparece com mais frequência em áreas sombreadas.
Canais de drenagem são criados para escoar o excesso de água da área. Musgo cresce em espaços vazios sem plantas. Para preencher o espaço vazio, plantas que prosperam sem luz solar direta são plantadas na sombra, como samambaias, hortênsias e miosótis.
O musgo é arrancado manualmente. Se for difícil de controlar, aplique sulfato de ferro: 50 ml para cada 10 litros de água. Essa quantidade é suficiente para 150 metros quadrados de terreno.
O musgo pode ser usado no paisagismo, em áreas livres de hortaliças, ao longo de caminhos de jardim e em jardins de pedra.
A escavação constante danificou a estrutura do solo.
É proibido cavar em áreas sujeitas à erosão eólica e hídrica, em solos arenosos e em áreas pantanosas. Não cave um jardim onde o solo esteja muito seco ou muito úmido. Se o solo for revolvido, não conseguirá sustentar uma grande quantidade de plantas. A flora benéfica morrerá, levando a doenças e ao enfraquecimento do sistema imunológico.
Se você cavar em clima quente, a maioria dos microrganismos benéficos morrerá e os torrões de terra secarão. Mesmo chuvas adicionais podem não ser suficientes para restaurar e saturar a camada fértil do solo. Revolver as camadas do solo destrói as bactérias que o enriquecem com nutrientes.
A aração é prejudicial a solos antigos ou leves. Esses solos contêm pouco húmus e são facilmente levados e dispersos pelo vento. Nesses casos, a camada fértil do solo deve ser preservada com o uso de rizomas de plantas adubadas verdes.
Cavar em volta de árvores frutíferas não só destrói a camada fértil do solo, como também corta as raízes que nutrem toda a árvore. Muitas árvores frutíferas têm raízes próximas à superfície. Danificar o rizoma pode causar doenças, portanto, enxadas e pás não devem ser usadas no jardim, especialmente perto dos troncos das árvores.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes