Para garantir que as videiras criem raízes saudáveis, as mudas jovens precisam passar por alguns procedimentos preliminares. Como plantar uvas corretamente para iniciantes: qual o melhor solo para o cultivo de uvas, o que fazer antes e depois do plantio, como regar e quando a planta não precisa de água, o que fertilizar, como podar e muitas outras informações úteis sobre o cultivo e os cuidados com as videiras.
O que você precisa saber sobre plantio
Antes de plantar mudas jovens de videira em local de cultivo permanente na região central da Rússia, elas devem passar por procedimentos preliminares e serem preparadas para o plantio.
Preparação
As mudas jovens precisam ser aclimatadas antes do plantio. Por 14 dias. mudas É essencial levar o cachorro para fora regularmente. No primeiro dia, o ideal é limitar o tempo de exposição ao ar livre a no máximo 15 minutos. Depois, aumente esse tempo em meia hora a cada dia.
Durante os primeiros sete dias, os brotos jovens precisam ser protegidos da luz solar. Nos três dias restantes de aclimatação, o ideal é manter os brotos de uva jovens ao ar livre o tempo todo. Geadas são uma exceção. Nesses casos, é melhor não expor as uvas jovens a temperaturas abaixo de zero.
Os procedimentos de pré-endurecimento são essenciais. Mudas jovens que não são aclimatadas podem enraizar mal ou não enraizar de todo, podendo até mesmo interromper seu desenvolvimento.
Que tipo de solo devo escolher para plantar uvas?
As uvas são uma cultura descomplicada e podem crescer em zona intermediária A Rússia possui uma grande variedade de solos. Existem apenas dois tipos de solo que são absolutamente inadequados para o cultivo de uvas: solo salino e solo com lençol freático elevado (solo pantanoso). A melhor opção é o solo arenoso e rochoso. Esse tipo de solo impede o acúmulo de água, o que é muito benéfico para o crescimento e desenvolvimento da uva. Essa cultura não tolera alta umidade.
As uvas são resistentes ao frio do inverno e podem suportar temperaturas de até -15-18°C, e algumas variedades até mesmo de -25°C.
Escolher um local
Quando você escolhe um lugar para plantações de uvasConsidere os seguintes pontos-chave:
- Esta é uma cultura que adora sol. Uma área com uma fonte constante de luz é ideal para o plantio de uvas no local principal;
- O local onde você planeja plantar uvas não deve ser exposto a ventos. Isso é especialmente importante no lado norte;
- Sudoeste e oeste são as direções mais favoráveis para o plantio de uvas na Rússia central;
- Os melhores locais para o cultivo de uvas são terrenos planos, mas encostas suaves (voltadas para o sul e sudoeste) também são adequadas. Terras baixas e encostas voltadas para o norte são perigosas para as videiras. Nessas áreas, há um alto risco de danos às gemas frutíferas devido à geada, que pode ocorrer no final da primavera.
- Ao escolher um local para o plantio, leve em consideração o que já crescia naquela área do terreno. Plantas frutíferas são as melhores opções. Se já havia videiras no local, então essa parte da terra não é adequada. Hortaliças e flores devem ser cultivadas na área por alguns anos antes do plantio.
Preparando a cova
A seguir, instruções passo a passo para preparar uma cova de plantio:
- Cave um buraco medindo 60 x 60 cm. A profundidade do buraco deve ser de 0,8 a 1 m.
- Certifique-se de forrar o fundo da cova com material de drenagem. Como as uvas preferem solos rochosos, a drenagem deve ser composta por pequenos fragmentos de tijolo, seixos e pedra britada.
- Após a camada de drenagem, preencha o buraco com uma mistura de areia, pedra britada e terra preta fértil. As proporções dos ingredientes são as seguintes: areia – 0,5 balde, pedra britada – 1 balde, terra preta – 3 baldes.
- Ao plantar uvas, certifique-se de ajustar a acidez do solo. Farinha ou cinzas de dolomita ajudam nesse processo. Adicione-as à cova. Se o solo for ligeiramente ácido, você precisará de 1 xícara de farinha de dolomita e 1,5 xícaras de cinzas. Para solo ácido, use 2 e 3 xícaras, respectivamente.
- Adicione a camada final de 25 cm de solo fértil.
- Não despeje tudo no buraco de uma vez. Faça isso gradualmente, regando cada camada e compactando-a levemente com as mãos.
Diagrama de plantio
As videiras não gostam de ser transplantadas, por isso você deve escolher um local de plantio definitivo desde o início. Mantenha a distância necessária entre as mudas. Essa distância depende do tamanho da videira:
- 3 m para comprimento (a partir de 2,5 m);
- 2 m para curto (1,5 m);
- 1,5 m para plantas com uma única trepadeira.
A distância necessária entre as fileiras também deve ser mantida: 2-2,5 m. Outras culturas podem ser plantadas nesses espaços. Morangos e verduras são as melhores companheiras para as uvas.
Profundidade de plantio
A profundidade de plantio das mudas dependerá do tipo de solo:
- até 45 cm se for solo preto ou argiloso;
- até 60 cm se o solo for arenoso;
- até 55 cm se o solo for franco ou franco-arenoso.
Se o nível do lençol freático na sua região estiver próximo da superfície da Terra, considere os seguintes pontos ao plantar:
- construir aterros de terra altos (1,5 m de largura e 0,5 m de altura);
- Forre o fundo da cova de plantio com ardósia. Isso permitirá que as raízes da planta se apoiem nela e comecem a crescer para fora, evitando que penetrem mais fundo na água.
- Crie um sistema de drenagem especial: cave dois buracos com 1 a 1,5 m de profundidade. Os buracos devem estar a 1 m de distância um do outro, em ambos os lados da planta. Preencha esses buracos com tijolos, pedras ou brita.
Ao plantar, fertilize o solo com minerais complexos. Também é uma boa ideia adicionar cinzas ao solo. Essa adubação terá duração de três anos.
Após o plantio da muda na terra, é necessário regá-la.
Inicialmente, após plantar a muda em seu local definitivo, regue-a com 1 a 2 baldes de água. Depois que a terra assentar, preencha o buraco com terra, sem compactá-la. A terra deve permanecer solta para garantir uma boa circulação de ar.
Após o plantio, cubra a cova com cobertura morta. Preencha-a com folhas secas, palha, etc. Isso ajudará a reter a umidade e evitará que ela evapore muito rapidamente.
Métodos de pouso
Diversos métodos de plantio podem ser utilizados. Suas diferenças residem nos diferentes métodos de preparação do local de plantio com diferentes materiais de plantio.
O jeito clássico
Com esse método de plantio, você deve cavar um buraco de 80 x 80 x 60 cm no outono. É melhor fazer isso com antecedência para evitar que o assentamento do solo danifique as mudas.
Forre o fundo do buraco com material de drenagem feito de tijolos quebrados, pedra britada e seixos. A camada seguinte deve ser composta de areia, pedra britada e solo fértil (proporção: 1 balde/0,5 balde/3 baldes). Além disso, certifique-se de ajustar a acidez do solo com farinha e cinzas de dolomita (descritas acima).
Antes de plantar, apare a estaca. Para isso, faça um corte diagonal na parte inferior, logo abaixo da gema. Na parte superior, faça um corte horizontal, a 3-4 cm da gema.
É uma boa ideia usar estimulantes de crescimento de raízes (Epin, Kornevin, etc.). Dissolva os estimulantes em água num balde e deixe as estacas de molho por 2 dias. Após esse período, transfira as estacas para frascos com água limpa. Os primeiros brotos de raiz devem aparecer em um mês.
Após o surgimento das primeiras raízes, estacas A planta deve ser transplantada para um recipiente para mudas. Preencha-o com terra até uma profundidade de 5 a 7 cm. Não se esqueça de adicionar uma camada de 2 a 3 cm de material de drenagem antes da camada de terra (descrita acima).
Certifique-se de regar as mudas plantadas. Regue com frequência, mas use pequenas quantidades de água.
Com o método clássico, transplante as mudas preparadas para o local definitivo em maio ou junho. A temperatura do solo deve ser o seu principal guia. Ela não deve ser inferior a 16°C. Após o plantio, regue com 1 a 2 baldes de água morna (a quantidade de água indicada é por planta) e cubra com uma mistura de areia, serragem e terra seca.
Na treliça
As videiras são plantas trepadeiras por natureza, então é lógico usar suportes ao cultivá-las.
A essência desse método de cultivo é a seguinte: coloque uma estaca de suporte ao lado do arbusto plantado. Estique um arame entre eles.
Você pode escolher os suportes a seu critério. Eles podem ser de madeira ou metal. Os de madeira duram cerca de 20 anos. No entanto, postes de aço são uma opção melhor. Os postes devem ter de 50 a 100 mm de diâmetro e o arame de 2 a 5 mm.
Nas cristas
Este método é mais adequado para territórios do norte.
Se você pretende cultivar uvas utilizando este método, precisará fazer o seguinte:
- Cave uma vala com as seguintes dimensões: comprimento - 10 m; profundidade - 30 cm; largura - 100 cm.
- Prepare o solo para o plantio utilizando o método descrito acima.
- Preencha a vala com solo preparado e fertilizado. A altura do canteiro acima do nível do solo deve ser de 35 cm.
- Plante as mudas de videira em um canteiro elevado no solo, a uma profundidade de 45 cm.
- Para regar e fertilizar a planta, utilize um pedaço de cano que fique imerso na vala.
Método de plantio em estufa
Método de estufa cultivo de uvas Este método permitirá que você colha as primeiras bagas dos arbustos mais cedo do que o habitual. O clima quente favorece a frutificação rápida. Para plantar uma muda desta forma, você precisa saber o seguinte:
- O solo para plantio é preparado da mesma forma que para todos os outros métodos de plantio;
- Antes de plantar uvas em estufa, faça o enraizamento das estacas. Coloque-as em um recipiente pequeno. Elas devem permanecer lá até que os primeiros brotos de raiz apareçam. Um ambiente quente é o mais benéfico para a formação de raízes, portanto, mantenha as estacas em um local aquecido.
- Ao plantar mudas em estufa, considere a distância entre elas. Deve ser de pelo menos 1,5 cm;
- Regue e fertilize uma vez a cada 7 dias.
O jeito moldavo
Para plantar uvas usando este método, você precisará de um galho com pelo menos 60 cm de comprimento. Siga os passos abaixo:
- Enrole o ramo de videira várias vezes formando um anel. Prenda as espirais com uma corda.
- Cave um buraco fundo e coloque a trepadeira retorcida lá dentro, de forma que 1 ou 2 brotos permaneçam na superfície.
- Regue conforme necessário. O principal a lembrar é que as uvas não gostam de muita água, mas também não toleram a seca.
O plantio utilizando este método deve ser feito na primavera.
Se você mora em uma região com clima quente e seco, considere um método de plantio denso. Esse método consiste em plantar até 7 ou 8 arbustos por metro quadrado, sem a necessidade de estacas, como ocorre em outros métodos.
Cuidado
As etapas que você realiza após o plantio são igualmente importantes no processo de cultivo da uva. A longevidade e a frutificação da planta dependem disso.
Rega
Após o plantio, a planta precisa ser regada. Imediatamente após o plantio, regue com 1 a 2 baldes de água por arbusto. Em seguida, ajuste a frequência da rega de acordo com o clima. Uma frequência comum é de uma vez a cada duas semanas. Se o clima estiver seco e quente, regue com mais frequência. Como mencionado anteriormente, use apenas água morna.
Fertilizantes
O fertilizante aplicado no plantio durará de 2 a 3 anos. Depois disso, fertilize anualmente na primavera. Você pode usar uma mistura de sulfato de potássio (10 g) e superfosfato (20 g).
Outra opção de fertilizante: uma mistura de superfosfato (30-50 g), sal de potássio (15-20 g) e nitrato de amônio (25-30 g). Dilua essa mistura em 5 litros de água. Use a dosagem recomendada por arbusto.
Aparar
Logo após o plantio, pode a videira, deixando apenas duas gemas. Isso é necessário para garantir a formação de dois novos brotos fortes. Posteriormente, pode a videira anualmente.
Preparando-se para o inverno
Com a chegada do frio, a plantação deve ser coberta. Cubra todas as variedades, independentemente de serem resistentes ao inverno ou não.
A cobertura é feita depois que as folhas caem e ocorre a primeira geada. Você pode usar diversos materiais para isso:
- ramos de abeto;
- ardósia;
- agrofibra.
A proteção das uvas durante o período de inverno é realizada da seguinte forma:
- Retire cuidadosamente a trepadeira do suporte e coloque-a no chão. Tenha cuidado para não quebrar nenhum galho.
- Certifique-se de colocar uma camada protetora no solo: feltro para telhado, plástico ou fibra de vidro.
- Fixe as videiras plantadas com arcos baixos.
- Coloque arcos sobre os galhos dispostos.
- Coloque o isolamento sobre os arcos, deixando um espaço de ar entre ele e as trepadeiras. Prenda as bordas do material colocado por cima.
O isolamento é removido na primavera, imediatamente após o derretimento da neve.
Proteção contra pragas e doenças
Durante a estação, pulverize seus arbustos para protegê-los de diversas pragas e doenças. Isso pode ser feito com produtos químicos, que você encontra em lojas de jardinagem, ou com remédios caseiros.
Para proteger as uvas de doenças fúngicas, pulverize-as com calda bordalesa. Traças, pulgões e ácaros também podem atacar os vinhedos. Para proteger a planta dessas pragas, dissolva sabão de lavar roupa comum em água (um pacote de sabão para cada 10 litros de água).
Não se esqueça de capinar seus canteiros regularmente. Isso será igualmente eficaz na prevenção de diversas doenças das suas videiras.
Seguindo todas as instruções e dicas acima, você pode plantar uvas mesmo sem ser um jardineiro profissional. Amor, atenção e cuidado são as coisas mais importantes que você pode dar à sua pequena videira. E então, com certeza, ela o recompensará com uma colheita rica e deliciosa.

Limpeza geral da vinha: lista de atividades obrigatórias
Quando colher as uvas para o vinho
Pode-se comer uvas com sementes? Benefícios e riscos para a saúde.
Óleo de semente de uva - propriedades e usos, benefícios e contraindicações
Nikolay
Obrigado! Muito informativo!!!
Elena
Boa tarde! Obrigada, este artigo é muito útil e interessante.