Qualquer jardineiro experiente, ou mesmo um jardineiro amador, dirá que cultivar hortaliças e plantar um jardim é complexo e tem suas próprias nuances. Cada variedade de hortaliça, fruta e flor requer uma abordagem individual. Por exemplo, a batata Natasha — com sua descrição, fotos e avaliações — aborda seu desempenho em diferentes tipos de solo, o tempo de maturação, sua aparência e se pode ser transportada. Essas informações ajudarão até mesmo o jardineiro mais inexperiente a obter uma boa colheita.
Característica
A variedade de batata "Natasha", com seu nome bonito e incomum para um vegetal, faz jus ao seu nome. Os tubérculos são bonitos, de formato oval, com uma casca fina e fácil de descascar. A casca é lisa, amarela, e os olhos são pequenos e rasos. A polpa interna tem uma cor amarelo-vivo.
Há ali 12-13% de amido, que é o valor médio.
As plantas são de porte médio, intermediário e semi-eretas. Suas folhas são grandes, variando em tonalidade de verde claro a um verde esmeralda intenso. As bordas são moderadamente onduladas. A cultivar foi submetida ao Registro Estadual pela Solana como uma variedade de mesa precoce, altamente produtiva e promissora. A Solana é uma produtora alemã. Recomendações de cultivo: A região do Médio Volga é a preferida.
Prós e contras
A variedade "Natasha" ainda não é muito popular entre jardineiros ou produtores de batata, mas as características apresentadas pela própria variedade apontam para suas vantagens:
1. Precoce, amadurece rapidamente;
2. Alto rendimento (se calculado em quantidade total);
3. Um arbusto geralmente produz muitos tubérculos;
4. Polpa saborosa e bonita;
5. A comercialização de tubérculos situa-se algures entre 76-93%;
6. Apresenta boa resistência a diversas doenças (infelizmente, vegetais e frutas também têm suas próprias doenças), incluindo o cancro da batata causado pelo nematoide dourado da batata, bem como o vírus U, e a podridão generalizada dos tubérculos causada pela rizoctonia;
7. Os tubérculos conservam-se bem, podem ser armazenados por um longo período e retêm aproximadamente 93% da sua qualidade.
A variedade "Natasha" tem uma aparência extremamente atraente, os tubérculos são agradavelmente lisos, a polpa é bonita e o formato é oval.
Não foram identificadas deficiências particularmente graves.
Características de tempo e plantio
Um ponto importante na descrição de qualquer variedade, pois para uma boa colheita, a cultura deve receber todas as condições necessárias. Poderia parecer que, afinal, o que uma batata precisa? Além, é claro, da amontoa de terra e da proteção contra diversas pragas. Quem se lembra da aldeia, da horta da avó, onde as batatas ocupavam um lugar de honra, representando 60% de toda a plantação? Fileiras intermináveis de pés verdes.
A maioria dos estudantes já tinha ido embora na época da colheita, mas certamente se lembram da frequente amontoa de terra, que exigia uma inspeção minuciosa dos arbustos, removendo todas as plantas indesejadas. E depois havia os besouros! Os besouros-da-batata-listrados-do-colorado adoram as folhas tenras da batata. Eles precisam ser coletados manualmente ou envenenados previamente.
O que torna a "Natasha" tão especial? Ela deve ser plantada como qualquer outra variedade precoce, levando em consideração as condições climáticas e meteorológicas:
- Primeiro, seleciona-se o material de plantio necessário e, aproximadamente 1,5 a 2 meses antes do plantio, ele é transferido do armazenamento para outro ambiente aquecido para permitir a aclimatação e a germinação;
- GerminarmudasA variedade Natasha deve ser cultivada em ambiente interno, com boa luminosidade e calor. Selecione tubérculos de tamanho médio e sem sinais de doenças.
- Quando germinarem, precisam ser tratadas cuidadosamente com Prestige como preventivo contra doenças e Heteroauxina, um conhecido estimulante de crescimento;
- Jardineiros experientes preparam seus canteiros para o plantio no outono, removendo o excesso de terra e cavando. Na primavera, quando a neve derrete e o solo aquece um pouco, eles cavam novamente e removem quaisquer ervas daninhas restantes. O solo é cuidadosamente nivelado.
Se a muda for grande, o plantio em si pode ser mecanizado. No entanto, os jardineiros costumam usar as mãos. É um processo demorado, mas eficaz. Mantenha uma distância de 30 cm entre as plantas, levando em consideração o tamanho futuro da planta e de suas raízes. A distância entre os canteiros deve ser de 70 cm. A maioria das variedades de maturação precoce são plantadas dessa forma.
O fertilizante deve ser aplicado com moderação em todas as covas de plantio de uma só vez, usando uma mistura de 700 g de composto seco e 5 colheres de sopa de cinzas de madeira. Misture tudo e aplique de uma só vez.
O plantio será feito em fileiras, com os arbustos espaçados uniformemente. Isso proporcionará às plantas futuras uma área de adubação conveniente e acessível, além de facilitar a inspeção e a amontoa de terra.
Após o plantio, nivele cuidadosamente a área com um ancinho. Os cuidados adicionais podem ser retomados em cerca de 10 a 11 dias.
Como cuidar
Preparar o terreno e plantar é metade da batalha. Depois, é preciso cuidar dos brotos de batata que estão surgindo. Felizmente, a variedade "Natasha" é bastante resistente às variações climáticas, principalmente durante o período de crescimento. Isso a torna acessível aos jardineiros, já que muitas regiões são conhecidas pelo clima instável. Outra vantagem é que os jardineiros modernos contam com um bom recurso: tecnologias agrícolas avançadas. Essas tecnologias os ajudarão a alcançar a desejada grande colheita.
Antes do surgimento dos primeiros brotos, cultive bem toda a área de plantio de batatas, removendo as ervas daninhas. Além disso, use uma enxada ou ancinho desde cedo para evitar que o solo forme uma crosta dura. Isso impede que o oxigênio chegue aos brotos e dificulta seu crescimento.
Quando os brotos aparecerem, é hora de amontoar terra na parte superior das plantas pela primeira vez, pois há risco de geadas noturnas no final da primavera. Cobrir a parte superior com terra irá protegê-la e reter melhor a umidade. Essa técnica também ajudará no controle de ervas daninhas.
Se o solo for bem fertilizado durante o preparo no outono e, em seguida, for adicionado fertilizante em cada cova durante o plantio, as batatas poderão ser fertilizadas apenas duas vezes, com uma aplicação foliar. Isso, é claro, também depende das propriedades do solo e da quantidade de nutrientes que ele contém.
A irrigação certamente beneficia as batatas, promovendo um melhor desenvolvimento dos tubérculos, mas o excesso de água frequentemente leva à podridão da cultura, portanto, a rega deve ser feita com moderação, levando em consideração a precipitação natural. Algumas variedades requerem apenas duas regas, enquanto outras preferem maior umidade. A variedade "Natasha" situa-se em algum ponto intermediário.
Recomendamos:Potato Luck: descrição da variedade, fotos, avaliações
Se a zona de cultivo escolhida apresentar condições agrícolas desfavoráveis, a inspeção frequente das batatas é essencial. Isso é especialmente importante quando as folhas ainda são jovens e estão começando a crescer. As folhas delicadas são particularmente suscetíveis a diversas pragas. Caso sejam observados sinais de danos, tome as medidas de proteção necessárias, tratando as plantas com inseticidas e fungicidas.
A variedade "Natasha" é muito valorizada por produtores estrangeiros, onde ainda é mais conhecida, por ser originária da Alemanha. As batatas também são apreciadas no exterior, cultivadas em larga escala, e os melhoristas trabalham constantemente no desenvolvimento de variedades aprimoradas. Afinal, é mais fácil desenvolver uma variedade resistente a pragas do que envenenar os vegetais com produtos químicos nocivos, cujos resíduos podem acabar na mesa dos consumidores. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de batatas. Na Rússia, milhares de toneladas de batatas são plantadas anualmente para abastecer mercados, lojas e bancas de supermercado.
As dicas de cultivo são realmente simples. A batata "Natasha" não exige insumos caros nem fertilizantes valiosos; em muitos aspectos, cuidar dela é semelhante a cultivar batatas comuns. Jardineiros experientes frequentemente conseguem colher duas safras em vez de uma, já que essa variedade é considerada de maturação precoce, ou seja, está pronta para a colheita mais cedo do que o normal. A maturação da batata é avaliada pela condição das folhas. Quando as folhas começam a secar, os tubérculos estão quase prontos para a colheita.
Os conhecedores procuram uma série de características que distinguem uma variedade de um produto de alta qualidade e bem-sucedido:
• Aparência;
• Qualidades gustativas;
• Exigente em termos de condições de cultivo;
• Quantidade na colheita;
• Facilidade de transporte.
Os grandes produtores valorizam o alto rendimento e a boa transportabilidade, pois lucram com a venda dos vegetais que produzem, que podem levar horas, ou até dias, para chegar ao destino. A variedade "Natasha" é considerada de alta qualidade. As avaliações dos chefs também são positivas. As batatas têm uma cor amarela agradável e quente, e o purê fica bonito, saboroso e sem grumos.
É utilizado em sopas e diversas saladas; pode ser cozido por um longo tempo, mantém a forma e não cozinha demais. Sua casca fina facilita o descascamento e o torna bastante econômico. Os frutos geralmente são de tamanho médio, o que também é conveniente. Chefs profissionais não gostam de frutos muito grandes ou muito pequenos. É mais difícil calcular as quantidades para os pratos e descascá-los. Pessoas comuns também preferem um tamanho médio.
Feedback dos profissionais
A maioria concorda que a batata "Natasha" é realmente fácil de cultivar em canteiros próximos, em jardins rurais típicos onde é impossível usar terra comprada em lojas. É uma variedade de mesa com alta produtividade. Jardineiros também comentaram sobre o sabor da batata, concordando com chefs experientes. A "Natasha" tem uma polpa amarela vibrante que se mantém mesmo após o cozimento. Os tubérculos são atraentes, compactos, fáceis de lavar e descascar, e têm um sabor excelente. Até mesmo cozinheiros inexperientes podem desfrutar de pratos nutritivos e bonitos.
É claro que a variedade "Natasha" ainda é pouco conhecida entre os jardineiros amadores, mas os especialistas acreditam que isso é temporário. A variedade tem todas as características de uma "colega" de peso das variedades locais, podendo até mesmo competir com elas. Quem não gostaria de cultivar uma batata bonita, resistente a doenças e altamente produtiva? Nenhuma deficiência significativa foi identificada, conforme observado pelos especialistas que estudaram a variedade minuciosamente quando a "Natasha" foi adicionada ao registro. E ela possui muitas vantagens. plantando batatas Variedade Natasha.
As batatas são adequadas tanto para produção em larga escala quanto para cultivo doméstico. Elas não são muito exigentes quanto ao solo, desde que recebam boa nutrição. Também toleram bem os climas, especialmente geadas inesperadas, ventos fortes ou granizo. Requerem cuidados regulares e minuciosos, portanto, um bom cultivador certamente colherá uma safra abundante. Em princípio, qualquer variedade de batata requer amontoamento e cultivo regulares do solo, principalmente logo após o plantio. As variedades diferem em sua tolerância ao solo, clima e umidade. Algumas variedades precisam apenas de duas regas completas durante todo o verão, enquanto outras requerem regas mais frequentes.

Datas de plantio de batata de acordo com as fases da lua para 2021 na região de Moscou
Variedades de batata: nomes com fotos, descrições e características.
Quando colher batatas em 2020 de acordo com a lua e qual a melhor forma de armazená-las.
Lista de variedades de batata com nomes, descrições e fotos.