O manjericão é uma erva cultivada não só comercialmente, mas também em jardins e até mesmo em ambientes internos. É representado por plantas herbáceas anuais com uma rica diversidade de espécies. Os melhoristas desenvolveram inúmeras cultivares a partir de variedades típicas. Suas principais diferenças formam a base para classificações baseadas no hábito de crescimento, cor, aroma e cuidados.
Diversidade varietal
Brotos aromáticos, tanto secos quanto frescos, são usados na culinária de diversas culturas. A combinação de manjericão e orégano é um clássico da gastronomia há muito tempo. Essa planta herbácea é fácil de cultivar e, com os cuidados básicos, produz uma colheita abundante de folhagem em jardins e quintais. Muitas variedades são adequadas para o cultivo em vasos em parapeitos de janelas. O segredo é calor e boa luminosidade.
Um fator importante a considerar é a escolha da variedade. Os arbustos podem variar muito entre si. Existem diversas classificações de variedades, baseadas em características distintivas como altura, cor e aroma. Com base na primeira característica, as variedades são divididas em três grupos: de porte baixo (até 30 cm), de porte médio (30 a 60 cm) e de porte alto (acima de 60 cm). De acordo com a cor dos brotos, o manjericão é classificado como verde ou roxo. Com base no aroma, distinguem-se as seguintes variedades:
- cravos;
- apimentado;
- cravo-da-índia,
- anis
- mentol.
Você também pode se interessar por:TOP 8 variedades populares de verduras picantes para latitudes temperadas
Os produtores continuam a desenvolver novas variedades desta erva. Ao escolher, é importante considerar a regionalização da variedade — a sua adaptabilidade às condições agroclimáticas da região de cultivo. Por exemplo, as espécies de manjericão da família do eugenol crescem apenas em países com climas amenos, devido à genética da espécie-tipo. Esta última é originária da África do Sul.
Opala escura
Esta variedade é representada por plantas anuais que atingem até 40 cm de altura. Os brotos curtos são cobertos por folhas roxas de tamanho médio. A folhagem é rica em óleos essenciais e fitoncidas.
O aroma picante mantém sua intensidade mesmo depois de seco. É usado como tempero para pratos de peixe e carne. É valorizado por suas propriedades medicinais.
- tônico;
- Estimulando o funcionamento do trato gastrointestinal;
- Estimula o apetite.
Marquês
Manjericão de meia estação e porte baixo. Os arbustos são compactos, com a folhagem bem próxima aos brotos vigorosos. As folhas pecioladas são pequenas, elípticas e verdes, com margens pouco serrilhadas. Cada planta pesa 150 g. Com práticas de cultivo adequadas, incluindo rega e adubação regulares, a produção por metro quadrado é de 2,0 a 2,5 kg.
"Veludo"
A planta possui folhagem abundante. Leva 65 dias da germinação à maturidade, o que classifica a variedade como de meia estação. Outra classificação a coloca no grupo das anãs, já que os brotos que formam os arbustos ramificados não ultrapassam 25 cm.
As folhas são alongadas e lisas (até 8 cm). Uma única planta pesa 300 g. Possui aroma de mentol e conserva suas qualidades mesmo congelada.
Aroma de baunilha
Os arbustos altos são compostos por brotos graciosos com folhagem densa. A folhagem tem bordas serrilhadas e é muito suculenta. As plantas jovens são verdes, mas no final da estação de crescimento, a folhagem fica roxa. A produção média por arbusto é de 200 g. Esta variedade gosta de umidade e luz, e prefere locais sem vento. Os brotos precisam ser podados para estimular a ramificação.
Você também pode se interessar por:Bogatyr de Moscou
Planta anual com brotos altos que, juntamente com a folhagem verde exuberante, são colhidos durante todo o verão. Pode ser usada tanto seca quanto fresca.
Excelente para conservas graças ao seu sabor picante de limão, que se harmoniza perfeitamente com o aroma ácido da cânfora. As folhas ovais têm 2-3 cm de comprimento.
Gigante Russo
Cultivada precocemente, floresce em apenas 50 dias após a germinação. O manjericão de folhas grandes tem um agradável sabor que lembra cravo. A variedade deve seu nome ao tamanho impressionante de sua folhagem, que cobre densamente caules de até 60 cm de altura. O tempero da erva adiciona um sabor picante a saladas e sopas, complementa pratos de peixe e carne e combina maravilhosamente com molho de alho.
"Maravilhoso"
Uma planta atraente com folhas lisas, verde-oliva com veios roxos e um agradável aroma de canela. Os brotos são ricos em vitaminas e minerais.
Utilizada como tempero para saladas de frutas, tortas doces e geleias. Cultivada a partir de mudas ou por semeadura direta. basílica em abrir preparaçãoSensível à falta de umidade.
"Troll"
A variedade foi desenvolvida com base na espécie-tipo. Manjericão doce. Em 2000, foi adicionado ao Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento Genético da Federação Russa e seu cultivo é aprovado em todo o país.
A variedade 'Troll' é apreciada por sua tolerância a mudanças bruscas de temperatura. O tamanho e a forma do arbusto (semi-espalhado, com 40 cm de altura) fazem dele uma planta atraente para janelas. O caule é roxo e muito ramificado. Cada planta pesa entre 170 e 280 g.

Três benefícios do manjericão: é fácil de cultivar, faz bem à saúde e é uma decoração de interiores deslumbrante.
Manjericão: Cultivado a partir de sementes em campo aberto.