Propagação de uvas no verão e outono por diversos métodos

Uva

Os métodos comuns de propagação de uvas, como estacas e alporquia, permitem que você faça o trabalho em casa sem custos adicionais. Seguindo as regras, é fácil cultivar variedades de uvas de mesa e viníferas. O ideal é realizar o procedimento quando não houver seca e a temperatura do ar não variar muito durante o dia. Portanto, início do verão e outono.

A diferença entre propagar uvas por alporquia no verão e no outono.

Durante o verão, a videira tem maior probabilidade de enraizar por meio da alporquia. Esse método consiste em manter a umidade ideal do solo e fornecer nutrientes adicionais. Graças à temperatura estável do solo, as gemas enraízam rapidamente.

No outono, é melhor usar o sistema de alporquia com trepadeiras perenes. No outono, é melhor realizar... plantando mudas.

Como propagar uvas por meio de estacas

Propagação de uvasA propagação por estacas ou enxertos pode ser feita no verão ou no outono. Isso ocorre porque o solo está úmido durante esse período e as trepadeiras estão fortes e lenhosas.

A estaca é um ramo podado de videira com pelo menos quatro gemas para enraizamento. A videira deve estar livre de gavinhas e folhas. A parte inferior da videira deve ser cortada em ângulo. Em seguida, coloque-a em uma solução de sulfato ferroso, desinfetando-a assim de diversas infecções.

Características da preparação de estacas no outono

O ideal é fazer as estacas antes da primeira geada. Isso garante um bom material de plantio com valor nutricional ideal. As mudas podem ser armazenadas na geladeira ou na adega. Como alternativa, os ramos podem ser enterrados no solo.

Dicas para armazenar mudas:

  1. Pequenos ligamentos Vale a pena guardar Em sacos plásticos grossos ou garrafas plásticas divididas ao meio.
  2. Anote na embalagem a variedade da uva.
  3. Mantenha o material de plantio em uma área bem ventilada.
  4. Regar de 1 a 2 vezes a cada 48 horas.
  5. Monitore a temperatura para garantir que não esteja muito quente e que os botões não se formem prematuramente.
Importante!
O período ideal para o plantio de estacas é de 15 de novembro a 15 de dezembro. As estacas devem ser feitas após a colheita e a queda das folhas.

Propagação de uvas por estacas verdes no verão

O procedimento deve ser realizado no início de junho. O material de plantio deve ser preparado à noite. Pequenos pedaços da videira devem ser separados manualmente. Coloque os ramos resultantes em água e cubra com um pano úmido.

Pela manhã, corte as estacas, deixando as pontas intactas. Faça os cortes de forma que cada seção tenha dois brotos e duas folhas. Deixe 1,5 cm acima do broto apical da trepadeira. Corte a folha superior ao meio e remova a folha inferior.

Plantar mudas Coloque as estacas em uma solução de heteroauxina a um terço. Armazene por 8 a 10 horas a uma temperatura de 18 a 22 °C (64 a 72 °F) em luz difusa. Plante as estacas em um recipiente profundo contendo 10% de solo fértil e 5 cm de areia.

Coloque as estacas em solo úmido a uma profundidade de 2 a 3 cm, com 10 cm de distância entre elas. Em seguida, cubra tudo com plástico ou vidro opaco. É importante monitorar a umidade do solo. Portanto, recomenda-se borrifar água nas mudas com um borrifador de 4 a 5 vezes ao dia ou regar o solo uma vez por dia.

Você pode aclimatá-las na 3ª ou 4ª semana, abrindo ligeiramente o recipiente por 10 a 15 horas à noite. As estacas, com raízes, devem ser plantadas em solo aberto. Se as raízes estiverem suficientemente desenvolvidas, a trepadeira crescerá de 40 a 50 cm até o outono.

Métodos para enraizar estacas de uva

Antes de plantar, faça um corte na muda com uma faca. Se sair uma gota transparente do corte, a muda está saudável. Se o líquido estiver turvo ou opaco, o material para plantio não é adequado.

Enraizando-se na serragem

A serragem de qualquer tipo de madeira é adequada para enraizamento. Coloque a serragem em um recipiente com 2 a 3 baldes de água e adicione água fervente. Deixe de molho até a água esfriar completamente. Enxágue a serragem, removendo quaisquer pedaços grandes e cascas de árvores. Em seguida, escorra todo o líquido.

Em seguida, encha sacos plásticos com serragem. A espessura da serragem deve corresponder à altura da muda, com o diâmetro do saco entre 10 e 12 cm. Corte a muda preparada em um ângulo abaixo da gema na parte inferior e na parte superior, 4 a 5 cm acima da gema, para formar um anel.

Coloque o material de plantio podado em um saco com serragem, de forma que a polpa de madeira cubra todo o comprimento da trepadeira. Armazene tudo da seguinte maneira:

  • Coloque as tábuas no fundo de uma panela grande;
  • Coloque os sacos de serragem na vertical sobre eles;
  • Regue as mudas uma vez por dia com água limpa;
  • Uma vez por semana, fertilize com uma solução contendo fertilizantes;
  • O excesso de água deve ser removido do recipiente utilizando um tubo ou seringa.
Importante!
As mudas criarão raízes em 1,5 a 2 meses. O ideal é plantá-las ao ar livre em maio, quando a temperatura do solo não cair abaixo de 8 graus Celsius.

Enraizamento no solo

As mudas devem ser imersas em água limpa e morna por dois dias. Em seguida, adicione uma solução estimulante para o crescimento das raízes. Assim que pequenas raízes aparecerem nas mudas, elas devem ser replantadas.

Para isso, você precisará de um recipiente com uma mistura de areia, húmus e terra em partes iguais. Insira as estacas na terra umedecida e cubra cada uma com um copo de plástico. Isso simula as condições de uma estufa.

Enraizamento na água

As estacas preparadas no outono devem ser retiradas do armazenamento na segunda quinzena de março. Faça um novo corte na base e mergulhe as trepadeiras em água morna por 24 horas. Encha um recipiente limpo com água fervida ou purificada até uma profundidade de 3 a 4 cm.

Coloque as estacas na água, trocando-a diariamente. Para evitar que o galho apodreça, lave-o em água corrente e remova cuidadosamente quaisquer detritos. Assim que a ponta da estaca inchar e ficar um pouco mais leve, você pode aumentar o nível da água para 7-8 cm.

Adicione alguns comprimidos de carvão ativado à água. Adicione mais líquido conforme as trepadeiras o consumirem. Quando as raízes atingirem 3 cm de comprimento, devem ser plantadas no solo. Caso contrário, as raízes morrerão por falta de oxigênio.

Como fazer camadas de uvas

A alporquia é um método simples de propagação da uva. Consiste em enraizar um broto sem separá-lo da planta-mãe. Existem diversas opções de alporquia, cada uma adequada para diferentes variedades de uva:

  1. O método subterrâneo (alporquia verde) consiste em utilizar um broto jovem do ano corrente. Este método é adequado para o crescimento de arbustos. Deve ser feito no outono, após a queda das folhas. A trepadeira deve ser colocada em um pequeno buraco, sem ser cortada da planta-mãe. Três a quatro gemas devem ser deixadas no ramo, enterradas no solo.
  2. A alporquia perene é feita no subsolo. Este método é adequado apenas para ramos maduros e de longa duração com várias mudas jovens que cresceram nesta estação. O ramo deve ser colocado em uma vala e coberto com terra solta. Várias camadas devem ser trazidas à superfície. Apare as mudas de forma que cada uma tenha de 3 a 4 gemas; remova as mudas restantes. Quando as mudas atingirem 20 cm de altura, adicione outra camada de terra por cima. Regue o solo regularmente para manter a umidade adequada. No outono, separe as mudas da planta-mãe e divida-as em seções.
  3. A amontoa na base da planta (método de primavera) consiste em utilizar a planta-mãe como fonte de nutrientes para as futuras mudas. O sistema radicular da planta principal é esgotado. Este método é adequado para variedades com arbustos pequenos. A alporquia deve ser feita no início da primavera. As mudas separadas são podadas a uma distância de 1 a 2 gemas. Quando as mudas atingirem 20-25 cm, devem ser cobertas com terra solta. O solo deve ser mantido úmido para permitir a formação das raízes. No outono, as mudas brotadas são cortadas a 15 cm do solo.
  4. Brotos verdes curtos devem ser preparados desde o início do verão, utilizando o método subterrâneo.
  5. A alporquia é adequada se houver espaço suficiente perto do arbusto. A trepadeira selecionada deve ser puxada ao longo de um arame esticado entre ripas, ou simplesmente rente ao chão. Ao entrar em contato com o solo, os ramos criarão raízes e se estabelecerão em seu novo local. Esse processo também nutre os frutos e os ramos com nutrientes provenientes do sistema radicular da planta-mãe.
  6. Kataviak, daldarama e lugenda são realizados no final do outono para rejuvenescer ou restaurar o arbusto. A poda prejudica a cicatrização, pois os ramos já estão feridos. O método kataviak é o mais indicado para a restauração do arbusto.
  7. A propagação por alporquia requer apenas uma trepadeira lenhosa; de resto, o método é o mesmo que o utilizado com trepadeiras perenes.
  8. O método chinês é utilizado para videiras de um ano no início da primavera. A videira jovem é podada, deixando-se de 8 a 10 gemas. Ela é colocada em uma vala rasa, removendo-se quaisquer gemas que estejam expostas na superfície. Após 15 cm de crescimento, a videira deve ser coberta com mais terra. Quando atingir 40 cm de altura, o solo é fertilizado com matéria orgânica. A estaquia é separada no final do outono e as mudas são distribuídas.
Importante!
Vale a pena instalar um sistema de irrigação por gotejamento para que as mudas não sequem.

Plantar mudas em campo aberto.

O ideal é plantar as mudas no solo no outono, quando as primeiras folhas surgirem nas trepadeiras. O procedimento envolve várias etapas:

  1. No terreno, cave um buraco com 40 a 60 cm de profundidade.
  2. Coloque o fertilizante no buraco e complete com água.
  3. Faça dois furos no fundo do buraco, a uma distância de 20 cm entre eles.
  4. Coloque uma muda em cada buraco, de forma que o broto fique voltado para a fileira.
  5. Preencha o buraco com terra solta. fechando os cortescompactando um pouco o solo.
Importante!
Antes do plantio, é importante verificar as mudas. Para isso, faça um pequeno corte na trepadeira. A seiva deve fluir pelo corte. Caso contrário, a muda está perdida.

Avaliações de viticultores

Maria, 59 anos, Arkhangelsk

Eu uso estacas. Preparo as estacas no verão e as planto imediatamente. Cerca de 50% dos ramos enraízam e ficam prontos para o plantio. Uso irrigação por gotejamento no meu jardim, então a umidade do solo se mantém em um nível ideal.

Oleg Petrovich, 47 anos, Rostov-on-Don

Propago uvas por estacas, mas para renovar as videiras, prefiro a alporquia, que não danifica a videira-mãe. Este método garante a produção de mudas.

Você pode propagar uvas em casa sem nenhuma habilidade especial. Seguindo regras simples, você pode renovar suas videiras ou aumentar seu número usando estacas e alporquia.

vinograd_sagenci
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates